Que Mico!

Que Mico! Dieison Engroff

Resenhas - Que Mico!

Monyque 25/07/2023

Roberta Fernandes Poeta é uma garota de 14 anos que vive aquele dilema de todo adolescente que é aprender a lidar com os pais e parentes quando a fase de mudança se inicia. Aquela fase onde os hormônios estão à flor da pele e os confrontos em família são constantes por conta da falta de diálogo que dá lugar às brigas e xingamentos. Bem vindo ao mundo dos aborrecentes! Roberta, com quase 15 anos, já recebeu esse título e claro que não gostou nada disso né? Ela acha que é incompreendida e não se considera de fato uma rebelde.

Quando sai da escola ajuda sua mãe a fazer doces. Elas vivem em pé de guerra, motivo? A mãe da Roberta é igual a todas as mães: superprotetora. E isso inclui ser bem indiscreta em certas situações. Nessa idade é normal querer parecer adulta e quando as mães começam a falar das travessuras de infância é pra matar qualquer um de vergonha, mas ela não se toca e acha muito divertido constranger a filha, para ela, Roberta sempre vai ser uma criança, não importa a idade que tenha.

Como toda garota da sua idade, Roberta quer sair para barzinhos, festas de aniversário e passeios no shopping na companhia das amigas e não na cola da mãe o tempo todo. Mas a dona Val usa uma frase que todas as mães usam: "você não é todo mundo". E é o suficiente pra deixar as meninas enfurecidas não é mesmo? Essa é uma fase na qual passamos, aquela em que queremos ser donas do próprio nariz, onde ficamos contando os dias, as horas, os minutos e até segundos para a chegada da tão sonhada independência.

Os parentes dela deveriam ganhar um prêmio em pagar mico e a vergonha toda sobra pra quem? Coitada! Não é legal ser motivo de piada na escola com aqueles "coleguinhas" nada simpáticos que estão apenas esperando uma oportunidade de te sacanear. Agora imagine acontecendo todo dia. Sempre que alguém da família de Roberta apronta algo tem que ter plateia e sempre chega nos ouvidos dos zombadores. A maioria dos micos são da própria mãe, que a trata como bebê em qualquer lugar que esteja, inclusive na escola. Ela aparece com cada apelido que a pobre garota fica com vontade de enfiar a cabeça dentro de um buraco e não sair nunca mais.

Dei altas risadas com esse livro, muito divertido mesmo. Me identifiquei muito com a protagonista, em muitas situações da minha adolescência tive vergonha e raiva ao mesmo tempo das inconveniências dos meus queridos parentes. Mas também ligava aquele "tô nem aí" e seguia em frente, se for ficar remoendo tudo que acontece vai ficar paranoica. Tem que deixar passar e esperar o próximo mico kkk.

Mãe é uma coisa de louco né? Como pode ser o nosso maior amor e nos deixar irritado constantemente? Claro que o único objetivo delas é proteger, mas a maioria não sabe muito bem o que significa a palavra "limites" rsrs. Relembrei muitas conversas com as minhas amigas à respeito de nossas mães, era cada pérola. E ai de quem reclamar, elas sempre vêm com aquela frase: "quando você for mãe vai entender". E a gente responde mentalmente "Deus me livre ser assim quando for mãe" porque se pronunciar essas palavras corremos sérios riscos de levar uma bofetada. Acredito que tenha uma sociedade das mães porque todas elas dizem as mesmas frases ao longo dos anos e no final das contas elas sempre estão certas. Feliz daquele filho que seguir todos os conselhos de suas mães ou corre outro risco que é o de quebrar a cara! Mas como todo adolescente prefere seguir o "fluxo" do que a própria mãe tem mesmo que pagar o preço. Eu fui uma delas e não me arrependo, pois pude cair sozinha e levantar sozinha pra poder reconhecer o valor que minha genitora tem e hoje não faço mais nada quando ela diz "não" kkkk. Livro maravilhoso gente, espero que vocês gostem da resenha e leiam.

Silvana 23/02/2018

A resenha de hoje vai ser bem curtinha, porque a história é bem curta também, o e book tem cerca de 100 páginas. Como vocês viram pela sinopse ele não tem um enredo propriamente dito, por isso a resenha vai ser diferente hoje, não vai ter os parágrafos que falo sobre a história, vou logo para as minhas impressões. Lendo a sinopse já dá para perceber que esse livro é daqueles feitos para dar risada. Mas além de me divertir muito lendo ele, teve outra coisa que amei nele: me deu uma nostalgia danada.

A forma como o autor narrou o livro, me pareceu que eu estava assistindo uma comédia stand-up. É como se a Roberta, a narradora, estivesse ali de pé na sua frente contando várias piadas. E é impossível não rir com as situações. E também é impossível não se identificar. Mesmo quem já passou da idade dela, uma adolescente na faixa dos quatorze anos, vai conseguir se ver nas situações que ela conta, porque quem aqui não tem parentes que só fazem a gente pagar mico? Principalmente a nossa mãe.

Por isso que dizem que mãe é tudo igual, só muda o endereço. Parecia que era da minha mãe que ela estava falando. Me identifiquei muito, em várias partes. E o pior, não importa a idade, porque eu já estou com 36 anos, ela não muda nunca, continua agindo igualzinho quando eu tinha 12 anos. Por isso que disse que mesmo se você for mais velho, vai gostar da história. Apesar de narrado por uma adolescente, bem da mimada diga-se de passagem, o livro é indicado para todas as idades.

Uma coisa que minha mãe faz igual a da Roberta é falar as coisas erradas e continuar falando mesmo que a gente ensine o certo. E tem as pragas de mãe tipo "leve um guarda-chuva/blusa", não leve para ver, vai chover ou esfriar com certeza hehe. Outra parte do livro que me identifiquei muito foi quando ela fala do natal. Aqui em casa é igualzinho hehe. Só que diferente da Roberta sou a velha da história. Até tem um teste no final do livro e meu resultado foi A chata que aparece na ceia hehe.

Enfim, é um livro que recomendo porque me diverti muito lendo ele e me lembrando das situações, que já vivi a maioria das citadas no livro. Só não dei nota máxima porque achei a Roberta um pouco mimada e chatinha. Mas de resto eu amei. Quem quiser pode adquirir o seu na Amazon e quem participa do KindleUnlimited, aproveite que ele faz parte do programa.

site: https://blogprefacio.blogspot.com.br/2018/02/resenha-que-mico-dieison-engroff.html

Hanna Carolina | @mundinhodahanna 08/02/2018

Gostei bastante!
Apesar de ser um livro escrito por uma personagem adolescente, e voltado para o público de mesma faixa etária, eu gostei bastante da leitura. É super fluida e terminei em dois dias (porque tive que interromper, se não leria tudo em um dia apenas). Apesar de muitas gírias e o jeito adolescente irritante da Rô, eu ri pacas pois muitas das coisas que a mãe dela faz, a minha também fazia e, se der mole, faz até hoje! Hahahahaha
Foi muito bom ler um livro mais leve e divertido! :)