Cyberpunk 2020

Cyberpunk 2020 Mike Pondsmith

Resenhas - Cyberpunk 2020

Marques 13/07/2015

Cyberpunk 2020 é sem sombra de dúvidas um divisor de águas no quesito RPG de futuros distópicos.
Ambientado num futuro longínquo e tão sonhado pela geração dos anos 80, Cyberpunk 2020 introduz os jogadores num mundo sombrio, anárquico e perigoso, controlado por grandes corporações que buscam cada vez mais dominar todos os setores da sociedade.

E é nesse mundo que a revolução punk, ou melhor, cyberpunk surge. Tal revolução foge aos moldes das já acontecidas ao longo da História, pois essa preza pela sobrevivência dos oprimidos em primeiro lugar.

E como se as ruas escuras e melindronsas de Night City não fossem o suficiente, esse RPG nos traz a realidade virtual como um 'segundo mundo'. Tal realidade virtual foi muito bem explorada no filme dos irmãos Wachowski, "Matrix".

Recomendo a todos que queiram se arriscar infiltrando-se numa empresa de dados cadastrais para apagar seus antecedentes criminais, ou enveredar numa "justa medieval de motos" nas ruas infernais de New Toquio.

Brega 21/06/2014

Cyberpunk 2020: O Clássico dos clássicos na temática
Feito no final dos anos 80 e começo dos anos 90 é o clássico supremo em Cyberpunk. e elogiado pelo próprio Gibson.

Foram mais de 70 suplementos criados para o sistema, o que mostra sua força em periodos passados. Estes suplementos dão, mesmo para moutros sistemas, algumas boas idéias de aventuras, armas e implantes, e sugiro como leitura suplementar a maioria deles.

O sistema utiliza dados de 10 lados para a maior parte das resoluções e fala de um ambiente sombrio, 30 anos no futuro (como se falássemos hoje de 2044), com algumas previsões confirmadas e outras, no mínimo, anacrônicas, como o uso de videotape.

Aimda assim plenamento jogável e divertido.