A virtude da raiva

A virtude da raiva Arun Gandhi

Resenhas -

1 | 2 | 3 | 4 | 5

cartas livros e chas 15/04/2024

Comprei esse livro para ajudar uma ong que retira animais das ruas na minha cidade.
Das opções de livros que eles tinham disponíveis, esse foi o que me chamou atenção pelo título, e custou bem baratinho.
Eu não conhecia muito sobre o Gandhi, então, achei que o livro teria um viés mais religioso dentro dessas 11 lições.
Ví muita gente falando bem do livro, então decidi ler após ficar parado na estante por pelo menos 4 anos.
Gostei dos dois primeiros capítulos onde ví realmente sugestões de amadurecimento pessoal e vou aproveitá-las para o meu dia-a-dia, mas da terceira lição em diante ví o Arun introduzir suas ideologias políticas de forma bem sutíl pra tentar construir uma visão romântica sobre a pobreza, racismo, vitimismo e etc.
E ví várias contradições quando dentro de um mesmo contexto ele defende a não violência física e verbal, mas incentiva o leitor a acreditar que o branco, o rico e até mesmo os cristãos não são pessoas de bom caráter e conduta.
Esse livro é sobre política partidária progressista. Na visão de Arun, o pobre não precisa ficar rico, mas o rico deve ficar pobre pra se igualar aos demais.
E "rico" pra ele é qualquer um que consiga passar o mês sem sentir fome, ou tenha acesso à educação, coisas assim.
Ele romantiza a pobreza, demoniza a política conservadora, fala mal da polícia e dos brancos, mas é o cara que decide viver no País mais capitalista do mundo, com muita segurança e riqueza.
Não dá pra entender...
Todas as sugestões do livro são de linha "politicamente corretas", mas quando a gente pára pra analizar os efeitos de cada uma delas na prática, dá pra ver que não funciona.
Eu realmente achei que iria gostar do livro, mas não foi dessa vez.
Sobre a relação familiar, avô e neto, achei bonita a aproximação entre os dois.

Lívia Camargo 03/03/2024

Inspirador!!
Leitura leve e fácil. Conta história do neto de Gandhi com o avó e seus ensinamentos para uma vida na cultura da não violência. Muito bom!

Vanessa Daflon 28/02/2024

Muitas histórias e lições de vida compilados neste livro. É impressionante como a mensagem de paz e amor nos faz refletir sobre todos os aspectos da nossa vida e de nossas escolhas. Tudo parece muito mais simples e leve.

AmandaManu 31/01/2024

Valea a pena a leitura
"Olho por olho e o mundo acabará cego"
Quem diria que um livro comprado só porque estava barato rsrs (15,00) me traria tantos conhecimentos. Que leitura gostosa do início ao fim, este livro traz de uma maneira simples os ensinamentos de Gandhi na sua luta contra a violência. E o que mais me chamou a atenção é que quando se pensa em violência a primeira coisa que vem a cabeça é a violência física, mas não, a violência existe de várias formas, fiquei muito impressionada quando ele fala, por exemplo, que desperdício é uma violência. Enfim, recomendo a leitura.

Caroline.Brunoni 05/01/2024

Não violência
O livro fala pouco sobre a virtude da raiva, em como podemos canaliza-la como potência para o bem, destina-se mais a propagar os ideais de Gandhi e a cultura da não violência. Mas é um bom livro.

Aline.Roglio 26/12/2023

Exemplo a ser seguido
Com o legado de nao violencia, mjoto alem d apratica d apaz. Torna possivel agir com o coracao e humanidade.

Thainara Ramalho 01/12/2023

A virtude da raiva
Esse livro é muito bom! Muito bonito ver a admiração que o neto tinha e tem pelo avô e muito bom ele compartilhar vários ensinamentos do avô conosco.

deborajournal 11/11/2023

O livro é escrito pelo neto de Ghandi. O que o menino aprendeu convivendo com o avô e como ele fazia o neto aprender com as experiências do dia a dia e como administrar a raiva para uma abordagem pacificadora e altruísta.

Jana 20/10/2023

Inspirador
Um dos melhores livros que li em 2023. A história de amor e admiração entre Gandhi e seu neto é linda! A forma como Gandhi educa, através do exemplo, nos constrange. Ele nos deixou um legado de não-violência lindo e nos ensina que a raiva não é uma emoção ruim e que deve, por conseguinte, ser repreendida e ignorada, muito pelo contrário. Gandhi era vulnerável dizer que sentia muita raiva, mas mostra, mais uma vez através do exemplo, que aprendeu a canalizar a raiva no lugar certo. Ele mostra que isso é possível. Precisamos educar nossas crianças através dos nossos exemplos, validar as emoções e os sentimentos delas é mostrar, através da nossa vida que se quisermos uma mudança no mundo, primeiro precisamos mudar a nós mesmos.

Rosiene5 12/07/2023

Os ensinamentos de Gandhi é atemporal
Escrito pelo neto do grande Mahatma Gandhi, este livro traz grandes lições que o autor teve com o seu avô. A leitura é muito boa e nos proporciona grandes mensagens sobre o poder de mudar o mundo com as nossas boas ações. Durante a leitura podemos ver o quanto Ghandi foi um líder respeitoso, uma inspiração para todos nós. É sobre o poder de lutar contra as injustiças em um mundo tão cruel. Questões sobre o racismo, intolerância religiosa, consumismo em excesso, pobreza, desigualdade social e diversas problemáticas do mundo são tratadas aqui.
É um livro que realmente nos faz evoluir.

Naiara 19/06/2023

Leitura fluida e rapida, fez eu me sentir tao bem enquanto lia, acho incrivel como existe pessoas boas no mundo e é tao bom ler algo que motiva a alma e nao o buscar sucesso, dinheiro, se melhorar pra ser melhor que os outros..
É tao bonito quando entendemos que todos nos somos humanos e compartilhamos a mesma e e isso deveria ser motivo suficiente para sermos melhores uns para os outroa...
Vale a pena lembrar da essencia de Gandhi.

Jamile.Massad 17/02/2023

Perfeito!
O livro traz onze lições que Arun Gandhi, neto de Mahatma Gandhi, aprendeu com seu avô. Dentre elas, a comunicação não violenta foi o pilar da vida de Gandhi, que deveria ser seguido por todos na Terra. Se todos pudessem ler esse livro e interiorizar as lições, viveríamos em um mundo melhor.
Indico de olhos fechados essa leitura. Ela é muito edificante!

Jefaine 14/02/2023

Leitura leve
Gostei da forma que é narrado, como se realmente estivesse ouvindo Arun falar de memórias com o avô.
Passa uma mensagem excelente de calma e não violência e que a raiva pode ser utilizada como combustível para combater injustiças.
"Olho por olho e o mundo inteiro acabará cego"
"Se quisermos que esse mundo mude, temos que mudar a nós mesmos"

As palavras ditas num momento de raiva são como um tiro de arma de fogo, não tem como voltar atrás.

Ani 28/01/2023

"As palavras podem causar mágoas irreparáveis às pessoas que mais devíamos tratar com gentileza e amor. O que não percebemos é que a raiva nos fere também."

vicmanduuu 09/01/2023

satyagraha
simplesmente incrível! no início o livro fala sobre a raiva e como podemos fazer coisas maravilhosas com ela. foi escrito pelo neto do gandhi e quem conhece um pouco da sua história sabe que o cara foi um dos "grandes" (não em altura kkkkk). seu neto, arun, conta um pouco da sua experiência morando dois anos com o bapuji e nos mostra como gandhi aplicava seu princípio de não violência na sua vida, enchi os olhos de lágrimas em diversas partes das histórias que são emocionantes e servem de exemplos. gandhi era envolvido com política e questões sociais, sendo assim o livro não poderia deixar de tratar tais temas, sua luta contra o preconceito e as "castas" nos mostra o quanto o amor daquele homem era igualitário. arun mostra também um pouco de seus feitos e como tiveram influência de seu avô, é incrivel como a educação de não violência pode transformar a vida das pessoas. recomendaria mil vezes esse livro, estou simplesmente encantada!!!!

1 | 2 | 3 | 4 | 5