Mo Dao Zu Shi #1

Mo Dao Zu Shi #1 Mo Xiang Tong Xiu

Resenhas - Grandmaster of Demonic Cultivation

renfcv 05/03/2020

MEU MAIOR XODÓ
A primeira vez que eu li esse livro eu fiquei de boca aberta com a estrutura da história. Voltando a ler agora depois de ter esquecido de muita coisa...nada mudou.
O jeito que cada personagem, relação e ambiente são bem desenvolvidos e como o passado e o presente nunca deixam de estarem interligados, continua a me deixar fascinada. Sem contar que a relação do Wuxian e Lan Zhan é exatamente o tipo de romance que me agrada, é lento mas não desgastante. E leva tempo o suficiente para a gente acompanhar sua relação e notar nas atitudes de ambos seus sentimentos se tornando algo muito maior do que eles podiam imaginar ou controlar. Além de o romance não ser o foco da história a todo tempo, mas uma parte que fluí com ela.
Uma coisa de Mo Dao Zu Shi que me agrada muito é o fato de seus personagem não serem preto ou branco. Nada se resume a ser mau ou bom; certo ou errado. Os personagens e a relação dos mesmo com o ambiente os tornam complexos. Não se assuste se você ficar com um pé atrás com as atitudes de um personagem considerado "bom" ou simpatizar com algo dito/feito por um personagem "mau". Eles podem ser cinzas os suficiente para nos deixar nesse limbo, mas é isso o que os tornam tão interessantes.
fe.pauli 22/05/2021minha estante
Fiquei interessada de ler por sua resenha, mas nao sei se tem em português...

renfcv 25/05/2021minha estante
Existe uma tradução completa em português no Wattpad!

fe.pauli 25/05/2021minha estante
Valeu

renfcv 11/07/2021minha estante
Para quem se interessar em ler e prefere mil vezes um livro físico, a editora NewPOP vai publicar a série de livros de MDZS em português!

Leit 12/08/2021minha estante
Eu amei

Mariana 08/08/2022minha estante
Posso dizer com toda a certeza do mundo que mo dao zu shi é o meu livro favorito é o que mais me marcou na minha vida. Essa história é uma que eu pretendo manter na minha pele com uma tatuagem, pq ela sempre vai fazer parte da minha vida

Naíza 02/10/2022minha estante
Li ano passado e foi umas das melhores decisões da minha vida . Estava em um momento de profunda depressão e lembro que todo dia lia alguns capítulos e era o que me soltava risadas, amo os personagens, a história... tudo e pra sempre vou amar .

Luiza 03/11/2022minha estante
Eu queria muito comprar romances bl,Mo dao zu shi está em primeiro lugar,mas enquanto eu morar com a minha mãe não vai dar ainda tem muito preconceito sobre namoro entre homens

Isadora243 30/11/2022minha estante
Amei sua resenha, não conhecia o autor, mas com certeza vou dar uma olhada. ??

akira 26/01/2023minha estante
realmente perfeito nunca li um livro mais perfeito que esse, simplesmente amo esse livro e nunca esquecerei disso esse livro ficou realmente marcado em mim.

Daniela720 28/07/2023minha estante
Faz um ano que eu li essa história e com toda certeza é o meu favorito de todos os tempos. A primeira vez que eu li, fiquei um pouco preocupada com tamanho do livro, uma vez que eu nunca havia lido um livro tão grande, porém cada tempo gasto valeu a pena. São um pouco mais de 1500 páginas( juntando todos os livros)e eu havia lido em mais ou menos 1 mês, além de ter assistido a série. Todos os personagens são bem construídos, com passados tão interessante e tão bem desenvolvido que fazem com o leitor ficar de boca aberta. Também gosto da forma com a autora soube trabalhar tão bem com relacionamentos, como são tão bem construídos e as passagens de sentimentos são claras, tão claras que e o leitor pode senti-las. Gosto de admirar o relacionamento que Lan Zhan nutria por Wei Wuxian, a maneira como ele sempre o críticara enquanto todos os outros o enchiam de elogios, mas no fim Lan Zhan foi o único a permanecer ao seu lado. É uma história tão linda...como uma inimizade acabou construindo uma amizade que eventualmente evoluiu para o amor incondicional. Há tanto no que se admirar nessa história. Simplesmente amo e recomendo que leiam e assistam a série também (Indomáveis - a história da série é muito fiel ao livro. Os atores também são incríveis).

@carlatunes 23/08/2020

Que dizer?! :D
Conheci Mo Dao Zu Shi pela série live action (muito boa por sinal) e depois de assistir duas vezes, busquei o livro. É uma leitura bem envolvente, com momentos de leveza e outros momentos bem tensos. O enredo segue no próximos volumes deixando o leitor bem ansioso pra saber qual será o desfecho de tudo.
Flor, onde vc leu?

@carlatunes 14/09/2020minha estante
No wattpad. Só lá que achei a tradução confiável da equipe do MDZS Brasil.

Nathane2 14/09/2020minha estante
Muito obrigada. Terminei hoje a série e quero começar o livro.

@carlatunes 14/09/2020minha estante
O live action é tudo de bom! O livro é mais completo e mostra oq a ditadura chinesa proíbe rsrsrs

Muito obrigada ??

??

Amy 28/09/2021

Famoso
É uma história interessante, boa até agora. Meu único problema mesmo é ficar perdida nos nomes e nas seitas, tendo que recorrer com frequência à parte do livro que fala deles.
Enfim, simbora.

Deslike em dobro

Amy 29/09/2021minha estante
Pior q agiota

Fernanda.Gabrielle 29/04/2020

Um das melhores leituras da minha vida!
Incrível! Vale cada minuto gasto ?
Essa autora escreve de uma forma tão mágica que não tem como não se apaixonar por essa história.
Anny Campos 29/04/2020minha estante
Maravilhosa né?

Fernanda.Gabrielle 29/04/2020minha estante
Uma das minhas autoras favoritas, sem dúvida!

Anny Campos 29/04/2020minha estante

Gabriel.Fernandes 15/09/2021

Incapaz de esquecer. ??
A autora nos apresenta um universo de fantasia chinesa, com muito romance, ação, aventura, drama e comédia. Mo Dao Zu Shi conta história de Wei Wuxian, um jovem cultivador que irá viver experiências incríveis, enfrentar inimigos poderosos, passar por momentos difíceis e encontrar o amor ao lado de Lan Wangji, seu arqui-inimigo.
Surrender_Nih 15/09/2021minha estante
Um dia eu ainda vou ler essa maravilha, amém!

Gabriel.Fernandes 15/09/2021minha estante
Leia sim, amg! Essa obra é tão maravilhosa que tô querendo reler de novo kkkk

Clara / Adhara 02/08/2020

Tive interesse em ler esse livro depois de ver tantas pessoas falando sobre as adaptações (live action disponível na Netflix, animação disponível no Youtube, etc) e tentei assisti-las. No entanto, me encontrei confusa, sem entender exatamente o que estava acontecendo afinal, é um mergulho completo numa cultura diferente (chinesa) além de ser uma fantasia.

Numa tentativa de compreender melhor o que estava assistindo, passei a tentar ler os capítulos intercalando-os com os episódios das adaptações. Isso ajudou bastante mas chegou um momento em que eu só queria consumir a história então isso de ler e assistir se tornou impraticável. Até porque o livro se passa em dois momentos diferentes: passado e presente, enquanto as adaptações preferiram começar no presente e logo depois embarcar num longo flashback (cerca de 30 episódios no live action) e depois volta para o futuro, ao contrário do livro que alterna entre presente e passado o tempo inteiro.

Assim, acabei focando mais nas adaptações, apesar de continuar curiosa quanto ao material original principalmente devido à censura que as adaptações sofreram. Então, depois de terminar de assistir o live action, resolvi tentar voltar à leitura do livro. E é aqui que tudo fica mais difícil.

É extremamente complicado avaliar essa história. De um ponto de vista crítico, eu jamais conseguiria dar cinco estrelas em sã consciência. Não é um livro perfeito, tem seus problemas e, ainda por cima, trata-se de uma tradução não oficial feita por fãs (já que não existe nenhuma tradução oficial do chinês para o inglês).

O que gostei:

Desenvolvimento dos personagens
Romance
Relações familiares
Construção de mundo
Mistérios e revelações

O que não gostei:

Diálogos um tanto infantis
Leitura não muito fluida (o que talvez seja um problema de tradução)
O tratamento das personagens femininas: por mais que elas sejam bem desenvolvidas, caímos naquela velha história de que elas estão ou sendo criticadas ou mortas (às vezes, as duas coisas). Não, isso não é um spoiler, descobrimos isso logo nos primeiro capítulos.

Apesar dos defeitos, eu me apaixonei completamente por essa história. Dei risadas, chorei (sim, lágrimas reais saíram dos meus olhos em alguns momentos), me preocupei, fiquei com raiva... Enfim, uma montanha russa de emoções. Conheci personagens que estão sempre nos meus pensamentos e cujas jornadas me emocionaram.

No meu coração, é um livro cinco estrelas e favoritado. Como leitora, essa nota cai para 4 estrelas mas não deixa de ser um favorito da vida.
Fernand0oliveira 03/08/2020minha estante
Me identifiquei com seu comentário. Comecei ler por causa da série e agora to lendo e assistindo. Mas pela sua experiência acho que vou assistir primeiro e ler depois kkkk

Clara / Adhara 03/08/2020minha estante
Ler e assistir no começo me ajudou muito a entender como o mundo funciona kkkkkk

Kath 08/02/2020

Viciante!
Wei Wuxian, conhecido como Mestre Supremo ou Lorde da Magia Demoníaca, foi morto pelo seu shidi (irmão sem relação de sangue) em um complô que usou os líderes de todos os clãs e seitas. Sua reputação era a pior possível de modo que em todo o mundo das seitas de cultivação aos cultivadores errantes, o ato de traição do Patriarca Yiling era visto como um bem ao mundo.

Temendo que sua alma retornasse em outro corpo para buscar vingança, as seitas construíram grandes efígies na Colina LuanZhang e durante 13 anos nada aconteceu o que os levou a acreditar que o mestre da cultivação demoníaca havia sido definitivamente destruído. Nesse entremeio, Wei Wuxian nunca voltou para assombrar os demais ou tentar obter um corpo humano, mas permaneceu na escuridão.

Anos depois, ele acorda no corpo de Mo Xianyu, o filho de uma serva com o patriarca do clã Mo, que foi discriminado e humilhado por ser homossexual. Apesar de ter talento na cultivação a saúde mental de Mo Xianyu era instável e as constantes humilhações pela sua orientação sexual e origem, além do roubo de seus artefatos mágicos por parte de seu arrogante primo Mo Ziyuan, causaram tal colapso de ódio que ele usou magia proibida para oferecer seu corpo a Wei Wuxian em busca de vingança.

Sabendo que, se não cumprir o desejo de Mo Xianyu, sua alma seria destruída para sempre, mesmo contrariado o Patriarca Yiling cede à sua vontade levando em conta que fora sua reputação que o levara a ser considerado um espírito maligno mesmo que após sua morte nunca tenha feito nada que merecesse tal título. Uma turbulência está atingindo o clã Mo quando cadáveres rondando a vila estão assustando as pessoas, a matriarca do clã chama cultivadores de uma famosa seita para combater o mal e, ao mesmo tempo, tentar "vender" o filho como um potencial cultivador. Aproveitando-se da sua atual situação no corpo de um lunático homossexual, Wei Wuxian não precisa se preocupar com escrúpulos e vai até o salão leste para expor a família Mo.

Porém, ao contrário do que esperava, apenas devolver a humilhação não é suficiente para saciar o desejo de vingança de Mo Xianyu. Ele percebe que terá de matar a família Mo. Os cultivadores chamados até lá pertencem a seita GusuLan e, embora tenha pensado em vingança por um momento, Wei Ying sabe que aqueles novatos não tem qualquer culpa da traição que ele sofreu. Quando Mo Ziyuan aparece morto na noite que os cultivadores combatiam os cadáveres furiosos, a matriarca Mo colcoa a culpa em Wei Ying que é defendido por Sizhui, o líder do pequeno grupo de cultivadores. Um novo ataque matando também o marido da matriarca diz a Wei Ying que aquele é um espírito perigoso e tira de sua mente a ideia de ir embora uma vez que, caso o faça, mais pessoas podem ser mortas, incluindo os cultivadores. Correndo o risco de ser reconhecido por alguém que lutou no cerco contra ele, Wei Ying decide tomar a situação nas próprias mãos.

Lan Zhang aparece para ajudar seus juniores e como ele havia lutado ao seu lado, Wei Ying foge antes que seja reconhecido, caminhando sem rumo certo até ver uma movimentação estranha na direção da montanha Dafan onde, ao que parece, um espírito está consumindo a alma das pessoas. Essa jornada, entretanto, o coloca de frente com Jiang Cheng o atual patriarca do clã Yumenjiang do qual ele fez parte em sua outra vida e também com o filho de sua shijie, um arrogante menino de 14 anos. No meio da discussão com Jiang Cheng, Wei Ying é "salvo" por Lan Zhang que enfrenta o clã Jiang. Suas investigações finalmente apontam ao Patriarca Yiling a criatura comedora de almas e é muito pior do que qualquer um imaginava.

Na luta para salvar os desavisados cultivadores da deusa devoradora de almas - especialmente o filho podre da sua shijie - Wei Ying se vê em um beco sem saída, a alma do menino está para ser devorada e ele precisa agir rápido, sem pensar muito ele improvisa uma flauta e invoca um cadáver violento para combater a criatura, acontece que o morto que responde ao chamado é ninguém menos que Wen Ning, o general fantasma, braço direito do Patriarca Yiling e tão temido e odiado quanto.

Essa atitude, como era de se esperar, levanta suspeitas não somente em Lan Zhang como em Jiang Cheng que entra em uma disputa com Wanji para levar Wei Ying e torturá-lo pela certeza que ele não estava possuindo o corpo de Mo Xianyu. Contudo, Lan Zhang não permite assumindo levar Wei Ying para seita GusuLan. Em sua outra vida, Wei Ying havia estudado um tempo na inexorável seita GusuLan para onde havia jurado nunca mais voltar. Agora, ali estava ele. Apesar de ter feito tudo que podia para não ser obrigado a entrar ali dentro - uma vez que sabia que quando entrasse não poderia mais sair a menos que tivesse um selo de permissão - e mesmo os demais discípulos deixando claro que Lan Zhang o levara até ali para livrá-lo da tortura e morte nas mãos de Jiang Cheng, ele não queria ficar, tampouco é capaz de entender como, mesmo ofendendo Lan Zhang das piores formas ele não é expulso. Aparentemente, muita coisa mudou nos últimos anos e mesmo morto Wei Ying percebe que a sombra do Patriarca Yiling que ele foi nunca irá desaparecer.

A relação entre Wei Ying e Lang Zhang começou pelo lado esquerdo. Ao parar para pensar porque o honroso discípulo da seita GusuLan não gosta dele, Wei Ying nos transporta ao passado quando ele, Jiang Cheng e sua shijie, foram estudar por três meses lá. A personalidade extrovertida, despreocupada e travessa de Wei Ying não combinava em nada com o porte rígido, contido e sério de Lan Zhang. Frequentemente os dois batiam de frente em especial pelo fato de alguém como Wei Ying não caber em um lugar com tantas regras. Apesar disso, mesmo a inadequação de Wei Ying sendo inaceitável, no fundo Wanji não o odiava realmente.

O braço fantasma deu a WeiYing a possibilidade de sair de GusuLan, quando um ritual de invocação dá errado e vários cultivadores - incluindo o tio de Lan Zhang - ficam feridos, os dois partem em busca do restante do corpo ou do assassino. As investigações acerca do brao assassino colocam Wei Ying novamente frente a frente com Jiang Cheng, após salvar Jin Ling da montanha que devora homens, Wei Ying é capturado pelo seu ex-shidi que o pressiona de uma forma incapacitante com um segredo do passado impossibilitando que ele continue negando ser o Patriarca Yiling. Ajudando por Jin Ling, Wei Ying consegue fugir e tira dele a maldição colocada pelo espírito da montanha para o seu próprio corpo.

Nessa noite ele descobre que Lan Zhang também sabia desde o princípio que ele era Wei Wuxian, e dessa forma as atitudes nada usuais do perfeito garoto são de certa forma explicadas, uma aproximação vagarosa cerca os dois enquanto tentam desvendar o mistério da sombria montanha que come gente. Enquanto continuam buscando respostas uma sombria história envolvendo a mãe de Wei Ying surge e há suspeitas que alguém da seita GusuLan esteja envolvido. O laço entre os dois se estreita e Wei Ying passa a ser invadido por novas sensações em relação àquele que um dia foi seu inimigo.

Essa é minha primeira novel. Eu já havia tentado ler outras como The King's Avatar, mas é difícil encontrar novels com traduções decentes, gente, sei que é de fã pra fã, mas não é por isso que se deve dar o texto de qualquer jeito! Muita repetição, alguns erros bem absurdos de ortografia, enfim, desisti. Contudo, desde o ano passado eu estava curiosa com The Untamed, todo mundo falava muito desse drama e minha curiosidade só ia aumentando, ainda mais depois que ouvi a maravilhosa OST dele. Então, uma alma boa traduziu a novel inteira e colocou no Wattpad, decidi colocar na meta de leitura e aqui estamos.

A linguagem é muito simples, a leitura é rápida e instigante ao ponto de você ficar muito viciado, os capítulos apenas voam e você nem percebe. Isso, claro, graças ao maravilhoso trabalho de tradução que não tem aquelas repetições irritantes da mesma coisa ou erros absurdos a cada duas linhas. Deixa explicar uma coisa, o mandarim usa a mesma estrutura frasal que a gente: S-V-O (sujeito, verbo, objeto), mas ao contrário do PT, não há como omitir o sujeito nas orações. Então, quando o camarada vai lá traduzir, encontra, por exemplo, Amuleto do Tigre estígio dez vezes no mesmo parágrafo. Cabe ao próprio tradutor remodelar o texto de modo que fique coerente ao seu idioma. Entende? É difícil encontrar uma novel em que isso aconteça, então parabéns De OnlyMiss_Sw, Boys Love Brasil e Min Lolla pelo maravilhoso trabalho!

Não há muitas descrições, o que é próprio do gênero mesmo, as novels asiáticas são de escrita simples mesmo, mas isso não atrapalha em nada o ritmo da trama, as personagens são incrivelmente bem construídas ao ponto de parecerem reais, há muitos mistérios envolventes que só nos fazem querer ler mais! E o próprio romance entre Wei Ying e Wanji é tão natural e simbólico que se torna fofo. O glossário e as notas de rodapé ajudam muito na compreensão e imersão na história, fazia muito tempo que não me via tão presa e viciada em um livro, não consigo parar de pensar nele e a cada novo capítulo lido minha avidez de continuar aumenta a um nível que preciso me policiar para não passar o dia todo com a cara grudada no tablet! Dito isso, nem preciso dizer que recomendo, não é?
Alice 30/06/2020minha estante
como faco pra baixar nao consigo de jeito nenhum. alguem pode me ajudar?

Noblejie 31/08/2021

Meu livro preferido
Eu sou muito apegada nessa novel, estou relendo uns pedacinhos mais uma vez pra ter aquela sensação boa mais uma vez. O romance é do tipo slow-burn (como fala isso em português???) Que te dá vontade de morar dentro do abraço deles, a agonia que te passa só faz você valorizar mais os momentos com os personagens. Uma coisa que eu gosto foi o que foi dito no outro comentário, os personagens não são totalmente bons ou maus, cabe a interpretação de cada um. Parabéns para a MXTX por todas as suas obras!
Noblejie 31/08/2021minha estante
Gnt pq vcs n gostam de flashbackkkkk???

aghatalvf 05/01/2023

incrível
assisti a animação de mo dao zu shi antes de começar os livros, acho que foi a melhor coisa que já fiz. é simplesmente incrível ler e associar tudo ja sabendo o que significa, cada detalhe que ficou de fora na animação agora faz sentido. a relação do lan zhan com o wei wuxian fluindo aos poucos. é lindo. tô muito ansiosa pros próximos livros !!!
Viviane 18/01/2023minha estante
de nada ??

Aaliya 30/08/2021minha estante
quem quer** ops, kkkkk

Júpiter 06/06/2021

Mo dao zu shi.
Eu gostaria de poder descrever tudo o que eu senti lendo esse livro e todas as reflexões que ele me trouxe, mas eu nunca conseguiria explicar tudo isso apenas com palavras. É uma história intensa e instigante, te faz sentir tristeza, alegria, raiva e euforia a cada parágrafo, tornando cada momento único.
A construção e a complexidade de cada personagem é definitivamente uma das melhores partes da novel, a autora trabalha isso muito bem, o que te leva a olhar tudo com outros olhos. Você aprende muitas coisas sobre empatia, reflete e entende que nem sempre os "vilões" são realmente os vilões, que nem sempre as boas aparências condizem com a realidade e que, portanto, você precisa sempre tentar entender os dois lados de uma história.
O livro também te ensina um pouco sobre amor e você percebe como ele pode ser doloroso e se manifestar nas pequenas ações, o que deixa a história ainda mais bonita. Acima de tudo, a novel te mostra como a dor marca e transforma as pessoas, do mesmo modo que esse livro me marcou e transformou.
Aly 09/06/2021minha estante
eu tô com lágrimas nos olhos

Mari 11/11/2022

eu amo mais wengxiao do que eu amo a mim mesma.

Emilly 18/12/2022minha estante
kkkkk eu tbm!!

lucky5 15/04/2023

Confesso que eu não esperava me conectar tão rapidamente com essa história, pois geralmente acho o início lento em novels. Mas, considerando se tratar do mesmo autor(a) de SVSSS (que diga-se de passagem é minha novel favorita), tinha como ser diferente?

O Wei WuXian é um personagem muito engraçado desde o começo, facilmente você se apega a ele. Em TODOS os momentos que ele se fingia de lunático ou descaradamente desafinava as notas da flauta, eu gargalhava com as reações dos personagens. Já, o Lan WangJi, uma incógnita no início, mas igualmente fácil você se apega e gostar dele, achei engraçado que ele com expressão de nada e o irmão dele conseguindo lê-lo totalmente. E quem nunca teve um amor não correspondido na infância, né? Tadinho.

Gostei bastante também do foco de quando os dois ainda eram crianças, o Wei WuXian tem muita imaginação, sempre pensou fora da caixinha e a língua igual um chicote, enquanto o Lan WangJi estava preso em meio a milhares de regras e de repente apareceu esse furacão na vida dele.
weityun 15/04/2023minha estante
Esse casal é maravilhoso ? foi a primeira novel que eu li, e a mxtx é muito foda, tenho que ler as outras duas novels dela

marieamuro 04/03/2022

Wei Wuxian está morto... Até agora.
Que sabor que é reler está história! Como foi divertido e empolgante voltar para esse universo, relembrar a história incrível de cada um desses personagens.
Por ser uma releitura me diverti muito mais, li cada parágrafo com um sorriso e um gritinho preso nos lábios, por saber o que cada fala -e se tratando de alguns, a NÃO FALA- significava. Como foi divertido cada personagem aparecendo e analisar cada ação... realmente é um livro que tem camadas, você vai entendendo muito mais depois de ler de novo, então deixou minha leitura mais divertida ainda mesmo eu >sabendo< todas as reviravoltas.
Esse primeiro arco é muito bom, eu gosto como ele foca mais no presente, que é a parte mais divertida pra mim se tratando de dinâmica e pela própria situação em si.
Wei Wuxian é divertidíssimo, cara de pau demais, ou melhor! Face dura igual aço, situações ali que fiquei tão chocada como ele age com destreza e naturalidade. Isso em qualquer fase da vida, realmente difícil não cair em seus encantos...
Mesmo que tenha um trecho que conte um pouco do início de tudo e a forma como esses personagens se conhecem não é tão lento, e mostrar amadurecimento dos principais. Você vê um ótimo contrate entre Lan Wanji de 15 anos e o de seus quase 36...
O final desta primeira parte acaba em seu auge, assim como descobrimos milhões de coisas, ainda estamos no mesmo lugar o que só me faz querer devorar o segundo volume
_juuj_ 04/03/2022minha estante
Impossível não se apaixonar pelo Wuxian

Batauaui 22/04/2024

Que novel, meus amigoz
KKKKKKKK.
EU Não sei como começar a falar dessa belezinha. Só apenas ela sendo uma das melhores e primeiras que já li sobre cultivo.
Eu amo a relação do wei com o lan, eles são tão fofos!!!
Amo como essa obra me fez chorar igual uma abestada