A Forma da Água

Daniel Kraus

Resenhas -

just.elis 18/03/2023

Venha conosco
Sinceramente, esse livro é incrível. Ele é muito mais do que eu podia esperar, mais do que qualquer pessoa possa esperar. Além da relação de amor entre humano e criatura (que não se resume a isso), fala sobre racismo, homofobia, machismo e sexismo, pobreza, e os heróis são a parte da sociedade que é considerada minoria. Fala sobre amizade. Sobre diferenças. Sobre amor, acima de tudo. É lindo, é lindo demais.
Tudo está interligado, e eu amo como os autores conseguem fazer uma conexão tão linda e poética entre os personagens.
Único.

Icaro.Santos 08/03/2023

Uma ficção muito realista
Eu preferi ler o livro antes de ver o filme e, por mais que eu tenha me entregado muito ao livro, se eu tivesse feito o contrário teria me jogado de cabeça de vez.

A questão aqui é, o livro é rico em detalhes, você entende exatamente a motivação, os sentimentos e desejos, a história e o contexto de cada ação dos personagens, você entende até mesmo como a ação de um personagem interfere na vida do outro e como tudo se conecta dentro de Baltimore.

Você consegue sentir raiva do Strickland, carinho pela Elisa (mesmo ela sendo tão bobinha às vezes), apego pela Zelda, temor pelo Hoffstetler, empatia pela Giles e até mesmo torce pela Elaine, além de todo o zelo e cuidado em criar um deus e fazê-lo o mais humano possível sem perder toda sua robusteza.

O que temos no livro é um Estados Unidos onde as pessoas finalmente estão tomando consciência de classe em massa e saindo para protestar, tomar o que é deles por direito. As manifestações citadas durante o livro não estao ali à toa, assim como cada personagem ser considerado inferior, socialmente falando à epoca, nao é uma mera coincidência. Cada personagem tem sua luta, tem seu interior explorado, evidenciando o potencial que possuem e que vai muito além de seu exterior. É gratificante ver a firmeza da Zelda, mesmo sendo uma mulher negra e que é ofendida até mesmo dentro de seu serviço, e como ela se mostra de extrema importância para todo o desenvolvimento da história, sem mencionar que algumas dos momentos mais engraçados são com ela, ela é essencial ate para o entretenimento do livro.

A escrita é um dos outros pontos positivos do livro, é tudo tão imersivo, as analogias são tão cruas, como se fosse a única coisa que poderia ser escrita no momento. Mas para eu não ficar aqui só elogiando o livro, admito que em alguns momentos tinha uns diálogos um pouco cringe e fora da caixinha, mas nada que comprometesse a história como um todo, e na verdade era até engraçado.

Por isso tudo que eu digo que se eu tivesse visto o filme primeiro, teria gostado mais do livro. O filme é bem pobre em relação a narrativa, é basicamente focado apenas na Elisa e no recurso enquanto o livro é uma cidade inteira para ser explorada e, se eu tomasse essa chuva de informações que o livro tem, enquanto esperava um hot de peixe, eu teria ficado em choque. Mas agora parando para pensar, não acho que teria como eu gostar mais desse livro!

Não vou ficar me alongando mais, eu realmente amei o livro e ele me tirou da maior ressaca literária que já tive. Obrigado Del toro!!

Emilly294 02/03/2023

Furry
Assim, o livro é bem escrito. Tem capítulo curtos, profundidade em cada personagem como se fossem os principais, enredo muito bom também. Um dos pontos que eu mais achei interessante foi que o livro se passa em 1960 né, da pra ver que os Estados Unidos está em conflito direto com a União soviética e a busca constante por ultrapassar os "inimigos" em termo de avanço tecnológico. Não vou negar que achei meio furry, super furry na vdd. Sei que o livro tem aquela temática de ter outras formas de amor e pipipipopopo mas ela transa c ele boe!!! Sempre que tem essa trope de "deus" c humanas ou "criaturas" c humanas, ele sempre é ou minimamente parecido com um humano ou pelo menos assume uma forma humana pra ficar com a menina po eu achei super estranho ? fiquei chocada. Eu gostei do final até, deu tudo errado incrivelmente rápido mas eu gostei.

nicorobin 01/02/2023

"Tudo é feio sob a superfície."
Foi uma leitura fácil, mas por vezes igualmente entediante, me apeguei mais à trama um pouco depois da metade do livro, o que é uma pena porque essa é a primeira obra do Del Toro que leio.

Sobre a história em si, eu até que gostei. A construção do romance entre a "bela" e a "fera" foi muito bem feita, podendo ser apenas um monster romance ou uma analogia a relacionamentos considerados tabus àquela época (não sei se todo monster romance é assim, é o primeiro do gênero que eu leio), mas além disso, é interessante como todos os personagens que se identificam com aquela pobre criatura encarcerada pertencem a um grupo marginalizado e/ou vilanizado pelos EUA. Temas como homofobia, racismo e misoginia foram bem abordados, os personagens secundários tiveram bons desenvolvimentos, e eu gosto da proposta do Strickland, um homem branco cheio de privilégios e preconceitos, ser o verdadeiro monstro. E o final, claro, é lindo, é feio, é racional, sem sentido, é doloroso, é prazeroso, é nunca, é eterno...

Gabi 30/01/2023

Quando o bizarro vem à Tona
Apesar de ter gostado bastante da leitura, devo dizer que ela é repleta de cenas estranhas e perturbadoras. Alguns personagens são gatilhos em forma de gente, por isso não o recomendo para pessoas que estão atualmente sensíveis a conteúdos como violência, abuso, pressão psicológica e outras coisinhas mais. O personagem principal, nosso homem peixe, até que é encantador, faz você ficar interessado na narrativa, porém.... a moça.... ela é bem insossa, com pensamentos confusos, atitudes pouco admiradas e de um falta de animo que chega a te deixar levemente triste. Hhahahahaha, mais não me leve a mal, é uma história extremamente interessante. Senti ânsia de vomito em uma parte especifica, e vc vai sentir também. As cenas de ação são bem escritas. O romance vai se estruturando devagar, este é um ponto muito positivo.

Lobo 21/01/2023

Tem potencial, mas não é bom
Devo confessar que eu esperava muito desse livro, principalmente por causa da aclamação do filme que eu não vi, e depois do livro não verei.
Vamos lá, por ser Guilherme del Toro, me decepcione muito a colocação da Amazônia nesse livro, sempre colocando como povos não civilizados, sempre sendo colocado como selvagem, pessoas que comem carne de onça crua, sujas, a parte do suja me deixou indignado, e o primeiro capítulo se passa no Peru, mas tem que frisar que lá se fala português. Sério? Precisava dessa gafe? E nem vou comentar do assassinato do boto, eu entendi que demostra como o vilão é muito mau e que odeia tudo que é místico, apesar que frequenta a igreja, enfim a hipocrisia.
Mas sobre o livro em sim, o início é muito arrastado ao ponto de te dá sono e o final é muito frenético ao ponto de se perder, o livro não sabe encontrar o ritmo. Existe discursos e termos que por saber quem escreveu me deixou muito decepcionado como as trocentas vezes que Richard vai ser racista com Zelda, eu já entendi que ele é um lixo de ser humano, chega ao ponto que é só para causar desconforto, e a expressão "maricas" foi tão desnecessária, e a questão do homofobia teve a profundidade de um pires.
Outro ponto foi que eu não gostei do casal protagonista, simpatizava com o Bob, mas já era uma alma perdida, Elisa tinha muito mais o que falar, mas o autor tava procurando meios de te causar desconforto e não procurando atrativos para alguém se apegar ao livro, e deus Branquia queria um livro sobre ele, sem esses capítulos de ponto de vista dele com expressões super caricato usando esteriótipos indígenas. E outras questão sobre o deus Branquia, como ele vivia no rio e depois falam que ele precisa de água salgada para viver? Realmente o povo não estuda geografia, mas os indígenas e os ribeirinhos que não são civilizados né?
Ao tudo, história chata com pontos muitos incríveis que tinha potencial, mas não foi aprofundado, o que teve aprofundamento o suficiente que me deixou interessado foi a história da Elaine, queria que tivesse tido um final melhor.
E sobre o final do livro, prefiro o final da novela alma gêmea, muito melhor.

Mandi 19/01/2023

Apaixonante
Uma adaptação do roteiro do filme vencedor do Oscar, que traz mais informações e aprofunda tanto os personagens quanto o universo apaixonante dessa história linda!

Edna Rocha 19/01/2023

Perfeição
Sabemos que o livro realmente é bom quando você termina ele e tem aquela vontade de continuar naquele mundinho que o autor criou e que fica gravado em nossas memórias. Esse livro é incrível.
A reta final dele é tão eletrizante, o significado da chuva para cada personagem foi tão bem explicado que parece que a gente se liberta junto com cada um deles ... simplesmente perfeito!

Rosy :) 14/01/2023

A fórmula da água, por esse nome você nem imagina que é um romance, mas a própria capa já diz tudo.
Muitos ao lerem talvez gostem muito da personagem Elisa após a reviravolta que deu na sua vida, desde nova com diversas complicações na vida e quando entrou na maioridade não foi diferente, só piorou.
O livro conta do começo ao fim desde seu primeiro emprego até a saída dele ( onde tudo começou). Com todas as suas dificuldades e sendo mal compreendida ela, Elisa, fez oq pode para conter seus instintos mas o sentimento que sentia foi mais forte no final.
De certo modo o livro conta também uma história de superação de alguns personagens, como a própria Elisa, Zelda e Giles.
O livro retrata muito bem as situações ocorridas no dia a dia de Elisa e as situações fora de sua concepção. Todos os personagens estão interligados de algum modo, se no início não estão no final vão estar, pode ter certeza.
Strickland, o personagem que provavelmente será odiado por você mas que você também sentirá pena de certo modo, é uma relação de amor e ódio, mais ódio do que amor.
Cada personagem tem seu próprio problema ali, mas todos os problemas estão interligados de algum modo que os personagens acabam tendo uma ligação como dito anteriormente.
Livro por Guillermo Del Toro, não dá pra esperar menos que uma história caótica.
Mesmo com tudo isso ainda não foi um livro que sob minha ótica valesse 5 estrelas, pra mim o romance que existe alí não é dos melhores embora as situações sejam engraçadas até, e agoniante as vezes vai chegar uma hora que ele vai lhe prender mas não vai chegar a ser o melhor romance que você vai ter lido ( meu primeiro romance foi esse, mas acho que coloquei altas expectativas ksk).