A Forma da Água

A Forma da Água Guillermo del Toro
Daniel Kraus

Resenhas -

Cleber 20/11/2022

Spoiler: o ser humano é o pior dos monstros
Gostei muito da leitura, em alguns momentos a leitura é um pouco lenta, mas isso serviu para conhecer mais sobre as personagens. Adoro o filme e o livro deixa a gente se aprofundar ainda mais na vida e nas motivações das personagens, em partes até de uma forma poética. Para quem for se aventurar na leitura, não desanime logo no começo, pois a história vai num crescendo até terminar de uma forma linda e incrível.
Thamires Zambrano 20/11/2022minha estante
Adorei esse livro.

Leonhard 21/11/2022minha estante
Gostei muito da sua resenha. Me inspirou a ler o livro. O filme, achei ótimo.

Regis 21/11/2022minha estante
Agora que li sua resenha vou colocar o livro na lista. ?
Ótima resenha, Cleber! ? ???

Cleber 21/11/2022minha estante
Obrigado ??

Levi.Sabino 18/11/2022

Incrível!!
Tenho que parar com essa mania de só ler os livros depois de assistir aos filmes kkk... e esse aqui me surpreendeu MUITO! A história narrada, os pontos de vistas dos personagens, a profundidade dada a eles, simplesmente incrível!

Micaely.Gomes 22/10/2022

Li aos 16, hoje tenho 21...
Foi o primeiro livro que li quando voltei ao hábito de leitura fiquei um tempo sem ler, enfim a adolescência faz isso... é um dos meus livros favoritos e recomendo muito! Fala sobre abraçar o diferente e amor verdadeiro.?

SóFis 21/10/2022

é complicado sabe...
os personagens são fantásticos, na verdade as personagens femininas são sensacionais. Por outro lado, os homens eram sem sal algum, bem como a história. Leria de novo pela Laine e a Zelda (não gostei muito da Elisa).
Laine e Zelda são personagens maravilhosas, não esperava um desenvolvimento tão bom nelas duas, estou genuinamente surpresa.

Maressa 16/10/2022

Eu daria 1000 estrelas se o início do livro não fosse tão arrastado, demorei muito tempo para terminar e literalmente só depois da página 270 (quando a Elisa resgata o Ser do instituto) é que as coisas realmente começam a ficar boas e a leitura te absorve.

Esse livro é praticamente um poema, adorei as descrições da criatura e a forma mágica que os autores misturam a fantasia e mitos com poesia, é maravilhoso de se ler.
Se o livro fosse só isso teria sido incrível e com certeza eu teria devorado rapidinho, mas o livro fica alternando as narrativas entre uns 5 personagens diferentes. E por mais que seja interessante saber a perspectiva de outros personagens, alguns deles não tinham muito a ver com a história principal e isso meio que me desmotivou.

Em resumo, pra mim valeu MUITO a pena só pelo final. MEU DEUS QUE FINAL LINDO. Mágico, surpreendente, incrível, foi tudo e eu não esperava a revelação no final. Fiquei muito apaixonada pela relação da Criatura com a Elisa, a forma que eles dois se comunicavam e interagiam, é muito bonito ver essa relação se formar.

Nas últimas páginas quando tudo fica mais intenso, dá pra sentir a imensidão dos sentimentos deles e o quanto é algo tão mágico, incompreensível e eterno quanto a criatura.

É uma leitura um pouco lenta mas que valeu muito a pena por esse final emocionante!

Susie.Gameleira 13/10/2022

O amor transforma e transborda
A historia de Elisa que apresenta uma deficiência que a torna invisível para todos que a cerca, menos seu amigo Giles e Zelda, é motivo de paixão para uma estranha criatura aquática que veio do Brasil capturada para servir de cobaia a estudos cientificos. Ambos descobrem o florescer de um sentimento que parece impossivel. Ler este livro foi um deleite em trechos onde o autor inunda o leitor de sentimentos diversos. Super recomendo esse livro!

Caroline.Dagostim 07/10/2022

Um amor improvável
Leitura fluída nivel
Dificuldadena leitura: 6/10
Leitura que mostra varios lados e oque passa na cabeça de cada personagem, incluindo a do próprio homem peixe.
Amar um ser não humano que assim como a propria Elisa, não tem poder de falar, nos mostra que amor não é feito de palavras, e sim de gestos. Um amor improvavel que me fez pensar se no final ela ia abandonar a propria vida, ja sem sentido, pra viver a do "monstro" e sim, ela foi. E pelo que eu entendi se transformou, magicamente, em uma dele.

Carvalho 03/10/2022

Achei a leitura pesada e cansativa em alguns momentos, apesar disso eu gosto bastante desse livro e da sua história. Gosto da forma que a narrativa é construída, das mudanças de perspectivas e de como todos os personagens são importantes.

Lara 22/09/2022

Pensa num livro bem escrito viu
Super bem escrito, faz você sentir na pele a tensão que o fela da p*ta do Strickland te faz sentir (tanto que fiquei 8 meses com a leitura parada pq não aguentei a agonia que esse personagem passava). Enfim, o livro tem um desfecho muito bom e com todas as pontas atadas, não assisti ao filme ainda, mas se ele for exatamente como o livro é, faz total sentido ele ter ganhado um Oscar.
Não tenho muito o que falar pois sinto que será spoiler, mas se você gosta do Guilherme Del Toro e de coisas do gênero, pode ler que com certeza vai gostar.

Daniela.Pinheiro 22/09/2022

é um bom livro?
achei um bom livro porém meio parado, quando comprei tinha mais expectativas.
do meio pro final comecei a me interessar um pouco mas achei a leitura bem parada

Geovana348 06/09/2022

É bom
Algumas coisas me incomodaram, achei muito lento e entediante as vezes, coisas que eu não via motivo para estarem lá, no final eu pude entender. A construção dos personagens secundários é essencial para que possamos entender porque eles agiram como agiram, e isso eu entendo.
Não achei o romance estranho, achei puro.

Raquel 05/09/2022

A forma da água
No auge da guerra fria, o militar Richard Strickland é designado para uma missão quase impossível: capturar um lendário ser amazônico, chamado de deus Brânquia, um misto entre homem e anfíbio. Após meses de buscas, ele finalmente consegue cumprir sua missão e leva o ser para uma unidade secreta de pesquisa aeroespacial, chamada Occan.

Elisa Esposito trabalha na equipe de limpeza da Occan no período noturno, onde todos os turnos são iguais (frios, calados e sem graça), até o dia em que ela, limpando um dos laboratórios, descobre o homem-anfíbio. Sua vida se enche de cor e sentimento e, apesar da enorme diferença entre eles, um amor sincero surge entre os dois.

Mas a obsessão de Strickland ameaça a vida do ser, e Elisa não consegue ficar imóvel diante de tanta violência. Ela precisa salvar o deus Brânquia, precisa libertá-lo. Ela não sabe como fará isso, mas está determinada a dar a sua vida por aquele ser que a viu como ela é, a aceitou como uma igual, e a amou mesmo apesar do abismo que separa as suas espécies.

Os personagens principais da trama, se excluirmos o vilão e a criatura, são três pessoas que representam minorias, principalmente para a época em que a história se passa, nos anos 60: Elisa, uma mulher muda, orfã e com um passado triste; sua melhor amiga Zelda, uma mulher gorda e negra que cuida sozinha da casa porque seu marido não consegue ficar em um emprego por muito tempo e Giles, um homem já não tão jovem, gay e que está perdendo lugar no mercado de trabalho, já que era pintor de anúncios e naquela época, as fotografias estavam em alta.

Gostei muito que os personagens foram crescendo com o passar da história, por exemplo Elisa uma mulher pequena, que exalava fragilidade, mas que, quando conhece o homem-anfíbio e se identifica com ele, descobre uma mulher forte em si que antes desconhecia.

Eu assisti o filme há alguns anos e achei bonitinho, mas o livro é muito bom! Ele mostra duas coisas que no filme não aparecem: a expedição na Amazônia para capturar o deus e os pensamentos doentios de Strickland, que o deixam mais amedrontador ainda. Aborda racismo, machismo, homofobia, o desespero dos americanos em conseguir uma arma efetiva contra os russos, o descaso do homem com a natureza por conta da ganância e muitos outros assuntos sérios.

Eu diria que a mensagem principal é que a bondade não vem do seu status social ou da cor da sua pele, ou de sua opção sexual. A bondade vem de dentro de cada um de nós, e somente nós é que podemos dá-la sem querer algo em troca.

Recomendo!

antribeiro 19/08/2022

Sinceramente não curti muito , achei a história muito morna e devagar o livro não conseguiu me pegar e fazer querer lê-lo, eu quase desisti , porém queria terminar não gosto de abandonar leituras , mais sinceramente não curti , achei bagunçado, chato e entediante , não seria um livro que eu recomendaria para alguém.