A Forma da Água

A Forma da Água Guillermo del Toro
Daniel Kraus

Resenhas -

nicorobin 01/02/2023

"Tudo é feio sob a superfície."
Foi uma leitura fácil, mas por vezes igualmente entediante, me apeguei mais à trama um pouco depois da metade do livro, o que é uma pena porque essa é a primeira obra do Del Toro que leio.

Sobre a história em si, eu até que gostei. A construção do romance entre a "bela" e a "fera" foi muito bem feita, podendo ser apenas um monster romance ou uma analogia a relacionamentos considerados tabus àquela época (não sei se todo monster romance é assim, é o primeiro do gênero que eu leio), mas além disso, é interessante como todos os personagens que se identificam com aquela pobre criatura encarcerada pertencem a um grupo marginalizado e/ou vilanizado pelos EUA. Temas como homofobia, racismo e misoginia foram bem abordados, os personagens secundários tiveram bons desenvolvimentos, e eu gosto da proposta do Strickland, um homem branco cheio de privilégios e preconceitos, ser o verdadeiro monstro. E o final, claro, é lindo, é feio, é racional, sem sentido, é doloroso, é prazeroso, é nunca, é eterno...

Ana Bruno 17/07/2020

Um bom livro
Uma livro sobre as relações humanas. Em muitos aspectos! Um retrato do preconceito, da empatia, da intolerância, da bondade, da submissão, do abuso, do afeto, do medo, da subjugação, do desejo, da fraqueza, da descoberta... Um livro humano, no qual um ser inumano cataliza qualquer dessas possibilidades que pode haver no íntimo de cada pessoa e promover transformações... mesmo que não tenha a menor intenção disso..
Um bom livro!!

kito 27/04/2021

Qual a forma do amor?
A história se passa em 1962, e tem como personagem principal Elisa Esposito, uma mulher muda que vive sua vida pacata limpando salas e corredores na Occam, um centro de pesquisas em Baltimore, EUA.
A vida da faxineira ganha mais emoção quando Elisa encontra o recurso mais valioso da Occam, o qual ela alimenta uma grande conexão. Esse recurso é o deus Brânquia, um anfíbio com características humanas capturado na Amazônia por Richard Strickland. Strickland é um nacionalista nato, oficial do Exército Americano que almeja que sua missão acabe o mais breve possível.
A escrita de Guillermo del Toro é lenta e muito detalhada, pode ser cansativa ou pode te levar para a mais profunda imersão na mente dos personagens. Tinha momentos que eu me sentia dentro da cabeça do Strickland, via toda a maldade dele e a pressão que ele sofria pelo general Hoyt, era uma verdadeira nuvem cinzenta e bagunçada.
Os personagens são muito bem desenvolvidos, por mais que Strickland seja o vilão da história não há como negar a qualidade de sua construção.
Outra coisa que me chamou muita atenção no livro foi como o autor consegue deixar claro os pensamentos da sociedade naquela época, em algumas passagens é possível ver cenas claras de racismo, homofobia e machismo. Engana-se quem acha que o livro é só um romance clichê.
Por fim, minha nota é 4 por conta da escrita lenta, confesso que arrastei a leitura por bastante tempo, as passagens do começo e meio ocorrem muito devagar. Em compensação, no final eu devorei o livro, 4 horas de pura ansiedade para saber o que iria acontecer.

Marcela115 03/06/2020

Não me surpreendi que o filme tenha recebido tantas indicações ao Oscar e ganhado como melhor filme. De fato é uma narrativa poética, melancólica e nostálgica. Uma forma de mostrar que a bondade não vem do seu status ou da cor da sua pele, ou de sua opção sexual. A bondade vem de dentro de nós.
A forma da água é um romance delicado e apaixonante, que envolve e traz importantes reflexões sobre a sociedade e sobre nós mesmos.

site: https://vidanaminhaestante.blogspot.com/
Dear.Manoel.Neto 03/06/2020minha estante
Esse filme é simplesmente perfeito.

Dai 11/06/2020

Título: A forma da água
Autora: Guillermo Del Toro e Daniel Kraus
Editora: Intrínseca
Páginas: 349
Nota: 5/5

A forma da água irá contar a história de Elisa Esposito, uma servente muda e órfã que trabalha no turno noturno de um grande centro de pesquisas especiais em Beltimore nos Estados Unidos, o OCCAM. Todos os seus dias são iguais, e só não são mais monótonos graças aos seus dois melhores amigos Zelda e Gilles. Toda a sua vida muda no momento em que ela e Zelda entra na sala F ? 1, a sala onde o recurso mais precioso da OCCAM vai ficar, elas se deparam com a chegada desse recurso. O deus Brânquia, esse tal recurso é um homem-anfíbio, capturado da Amazônia e será estudado em prol dos avanços tecnológicos do país durante a guerra fria.
A pessoa que capturou o deus Brânquia foi Strickland, um oficial do exército, que ficou embreado na selva amazônica por 17 meses e o seu maior desejo é que sua vida volte ao normal o mais rápido possível e por isso o que ele mais quer é dissecar o recuso.

Meu deus que livro! Eu simplesmente amei, e eu nem sei o que falar dele, eu gostei muito do fato dele ser ambientado em 1962, na guerra fria. Ele é bem fluído da metade pra frente, eu gostei muito da construção dos personagens e principalmente da amizade de Zelda e Elisa. Eu posso dizer com a maior certeza da minha vida que Strickland é o personagem que eu mais odiei em toda a minha vida literária, ele é muito racista e machista, e eu tenho certeza que a Amazônia enlouqueceu ele de vez, para quem for ler ou que já tenha lido a cena das balas no escritório foi a pior de todas eu li ela com o estômago embrulhando, eu odiei esse cara do começo ao fim.
Esse foi um livro muito especial pra mim, porque ele foi o primeiro que eu fiz com marcação com post it, e eu amei isso, agora eu que lute pra comprar mais kkk. O livro conta com algumas ilustrações, as quais eu vou colocar fotinha aqui e eu simplesmente amei isso, porque deixa a edição mais linda, e se vocês se lembra eu fiz um post sobre os meus livros mais lindos, então eles acabaram de ser destronado e o novo coroado é essa belezura aqui kkk.
E eu sei que ele tem um filme, nossa super humilde eu kkk uma senhora produção que venceu vários prêmios e foi indicado ao Oscar, eu pretendo assistir ele hoje ou amanhã e eu vou trazer minha opinião aqui, não sei se de forma escrita ou nos storys. Então pessoal me conte, vocês já leram ou viram o filme? O que vocês acharam?
#AFormadaAgua #GuillermoDelToro #DanielKraus #Elisa #DeusBrânquia # Strickland #Resenha #Livros #GuerraFria # TheShapeofWater

site: https://www.instagram.com/p/CBTT8UiDIr5/?utm_source=ig_web_copy_link

Books_duds 22/09/2020

Início muito lento. Algumas horas muito moroso. Porém, gostei do livro mesmo assim. Quando o livro me prendeu foi bom.
Polimorfada 22/09/2020minha estante
Eu vi o filme

Desa 27/04/2020

É o terceiro livro Guillermo Del Toro que leio e em todos eu fico encantada com a capacidade que ele tem de nós fazer imaginar todos os detalhes da história, sem a fazer ficar cansativa.
Esse livro em específico é de uma delicadeza sem igual. É lindo e com certeza eu ainda o relerei muitas mais

Vinicius 10/01/2020

Bom, porém, muito cansativo
Muita coisa desnecessária

A história do livro em si, é boa, com vários bons personagens. Interessante mostrar um pouco dos anos 1960 em plena guerra fria, tem várias temáticas importantes como pano de fundo (homofobia, racismo, machismo).

Porém, o livro tem um excesso de palavras e descrições que não eram necessárias ou que poderiam ter sido suprimidas. Na minha opinião isso tornaria o livro melhor, porque ele ficaria menos cansativo e de compreensão mais fácil. Eu pensei em abandonar ele varias vezes por causa do que citei acima.

Demorei a engatar na leitura, mas consegui, eu tinha assistido o filme antes de ler o livro e não pude evitar comparações. No geral o filme é bem fiel, só a parte da Elaine (esposa do vilão) que é mais explorada no livro, a história da captura do devoniano por Strickland e seus problemas psicológicos são bem mais detalhados aqui também. Sobre o final eu gostaria de ter tido mais explicações sobre como ficou Elaine, Zelda e Giles.
Bruna Mayra 10/01/2020minha estante
Amo um amigo que faz resenhas. 0 defeitos ??

Geovana348 06/09/2022

É bom
Algumas coisas me incomodaram, achei muito lento e entediante as vezes, coisas que eu não via motivo para estarem lá, no final eu pude entender. A construção dos personagens secundários é essencial para que possamos entender porque eles agiram como agiram, e isso eu entendo.
Não achei o romance estranho, achei puro.

Fernanda 16/06/2023minha estante
Eu lembrei do Tanjiro e do Tomioka de demon slayer ksksks

Raquel 23/06/2021

O livro A forma da água é de autoria dos roteiristas Guillermo Del Toro e Daniel Krauss e tem um enredo muito semelhante ao filme, com os aprofundamentos que o formato escrito possibilita. A história se passa na década de 1960 e gira em torno da captura, na Amazônia, de uma criatura fantástica, uma espécie de homem anfíbio, com guelras e escamas, que é chamado de deus Brânquia e levado para a Occam, um centro de pesquisas nos Estados Unidos, a fim de ser estudado. O responsável pela captura é Richard Strickland, um detestável oficial do governo norte-americano muito cioso das suas obrigações para com o país, mas que vive atormentado pelas lembranças de tudo o que foi obrigado a fazer a fim de ocupar esse posto. Do outro lado, está Elisa Esposito, uma faxineira muda da Occam que tem uma inesperada e profunda interação com o deus Brânquia. Porém, o destino da criatura já está selado, o sacrifício e a dissecação, e Richard Strickland não mede esforços para que isso aconteça.
✔É inevitável relacionar A forma da água com o conto de A bela e a fera, pelo fato de ambas as histórias versarem sobre a paixão entre uma mulher e uma criatura não humana. Entretanto, em A forma da água a mocinha está longe de ser uma princesa da Disney. Órfã, sem voz e sem perspectivas, Elisa cria uma intensa afinidade com o homem anfíbio, permitindo que pela primeira vez ela se sinta compreendida e amada. Por isso, quando percebe que o deus Brânquia corre risco de vida, tenta salvá-lo, contando com a ajuda de seus dois únicos amigos, Zelda e Giles. ✔Mesmo sendo uma missão arriscadíssima, é compreensível o motivo pelo qual Zelda e Giles se engajaram no resgate do homem anfíbio. Afinal, assim como Elisa, seus dois amigos têm vidas tão descartáveis quanto a da criatura: Zelda é apenas uma faxineira negra, colega de Elisa na Occam, e Giles é um artista homossexual idoso. Não havia lugar para nenhum deles na pujante sociedade norte-americana da década de 1960. Então, a identificação ao deus Brânquia que tragou Elisa também atingiu seus amigos, ainda que no caso deles tenha sido de forma indireta e através da moça. Além do romance puro e bonito entre a mulher muda e o anfíbio, outro elemento que me emocionou bastante foi a parceria envolvendo Elisa, Zelda e Giles, e como todos foram capazes de compreender a urgência de salvar a criatura, como se estivessem salvando a si mesmos. Assim, A forma da água não é apenas uma comovente história de amor, mas também de amizade, lealdade e união.
✔A versão escrita de A forma da água tem elementos que tornam a história ainda mais interessante que no filme. No livro, os capítulos são narrados do ponto de vista dos personagens principais, e até a esposa de Richard Strickland ganha importância. Lainie Strickland é uma típica dona de casa norte-americana, que se vê em crise nesse papel e começa a buscar alternativas. Assim, há várias críticas à sociedade estadunidense através dos personagens: o lugar da mulher (Lainie), do homossexual, do artista, do idoso (Giles), dos negros (Zelda), e as consequências psicológicas que os deveres patrióticos impuseram a soldados em nome do American Way of Life (Richard). Eu recomendo fortemente as duas versões da obra: o premiado filme e o riquíssimo livro.

site: https://www.instagram.com/p/CO53SZojzMP/