A Forma da Água

A Forma da Água Guillermo del Toro
Daniel Kraus

Resenhas -

Dhiulia.Moreira 20/03/2024

? Você é uma Deus, me desculpe..
A Forma da Água mostra como o amor pode se manifestar de diversas maneiras. Elisa se vê presa a uma rotina onde é confortável mas tudo muda com a chegada do Recurso, do Deus Brânquia, do Devoniano. Tantos nomes um único sentimento, amor.

Esse livro mostra como amar pode ser simples, leve e limitado. Guilhermo Del Touro trata o amor de forma suave, tranquila, sem presa.

O filme é muito bom mas nada se compra ao livro e sua magnitude.
pslover_ 20/03/2024minha estante
Meu fav da vidaa, amo esse livro.

Katykah 03/08/2021

Lindo e comovente
O livro logo de início não conseguiu me prender, achei ele chato, e por conta disso demorei meses para terminar ele, mas até que lá pro meio do livro começou a ficar interessante, a forma que Elisa foi se apaixonado gradativamente por ele é tão lindo de se ler, assim como o final que me deixou extremamente feliz e fez valer a pena continua lendo.
E só queria deixar registrado aqui meu ódio pelo Strickland. Achei merecido o fim que ele teve.

Fabricio.Macedo 03/05/2020

Não sei o que foi mais prazeroso: ler o livro ou assistir o filme. "A forma da água" é uma leitura que traz uma reflexão sobre o mundo, as pessoas, as relações... uma leitura que nos faz reconsiderar tantos porquês e rever tantos conceitos... Assista o filme! Leia o livro!
Caio 03/05/2020minha estante
Amo de paixão esse filme, e estava muito em dúvida em ler o livro, acho que vou dar uma chance!

Fabricio.Macedo 03/05/2020minha estante
Dê, Caio!!! ?

Karen 22/05/2020

Esse livro me irritou de tantas formas...
Nem sei o que falar
Tamires 23/09/2020minha estante
Obrigada!!!!!
Tava começando a achar que o problema era eu!!!!

Susie.Gameleira 13/10/2022

O amor transforma e transborda
A historia de Elisa que apresenta uma deficiência que a torna invisível para todos que a cerca, menos seu amigo Giles e Zelda, é motivo de paixão para uma estranha criatura aquática que veio do Brasil capturada para servir de cobaia a estudos cientificos. Ambos descobrem o florescer de um sentimento que parece impossivel. Ler este livro foi um deleite em trechos onde o autor inunda o leitor de sentimentos diversos. Super recomendo esse livro!

Vitória Mourão 21/08/2020

A personagem principal é maravilhosa, as emoções que esse livro exprime é tocante, amei muito esse livro por motivos que eu nem sei ao certo
Rafa 21/08/2020minha estante
Amei demais o filme e pretendo ler o livro em breve.

Vitória Mourão 21/08/2020minha estante
Não irá se arrepender, o livro tem uma carga emocional incrível

mila_09 23/08/2020minha estante
amei também =)

Liryan 06/09/2020minha estante
Que livro! Mds, eu me senti totalmente tocada pela história de todos os personagens, mesmo aqueles que tendemos a odiar. Incrível

Viviane Schneider 01/06/2020

Impressionante
Não sei porque esperei tanto tempo para ler este livro, por mais que via boas resenhas sobre ele, não me interessava, que arrependimento! Ele é perfeito, uma história bem desenvolvida, com drama, aventura, romance e muita fantasia. Simplesmente amei! ????

Plumalume89 23/01/2021

Muito além do filme
O livro vai além do filme, ampliando a participação de todos os personagens de maneira bastante significativa para o entendimento da história, principalmente mostrando a busca e a captura da criatura antes da chegada dela à OCCAM.
Andrea 23/01/2021minha estante
Assisti o filme, depois desse seu comentário com certeza vou ler o livro kkk

Plumalume89 23/01/2021minha estante
Eu amei o filme quando vi, comprei o livro imediatamente e só agora li. Aí revi o filme e achei quase regular depois do livro hauhau.

Lorem 06/12/2021

A forma do amor
E mais uma vez um livro sobre um filme de Guillermo del Toro me arrebata. E tão, tão satisfatório conseguir ter desenvolvimento dos personagens secundários. Entender melhor os desejos, as ambições e a personalidade de cada um deles foi um deleite a mais de uma história que já havia conquistado meu coração.
Os personagens são tão apaixonantes, todos com suas particularidades e diferenças em um mundo e época em que ser diferente te exclui mais ainda: Uma mulher muda que quer ser ouvida, uma mulher negra em uma das piores épocas para se viver, um homem de meia-idade gay, uma dona de Casa que quer ser mais do que um enfeite. Em tudo isso, um Deus-peixe foi só a cereja do bolo. Todos ali eram peixes fora d'água (piada inserida com sucesso).
Enfim, a forma da água é uma história encantadora e muito mais do que um romance, mas sobre encontrar o amor, inclusive e principalmente o tipo mais importante, que é o amor próprio.

Omar.Junior 16/12/2021

Esperava muito mais da obra, pelo menos o final?
O livro retrata a história de Elisa( protagonista) e a criatura. Bom? pela capa já se deduz um romance entre eles, que só realmente é trabalho no final do livro. Eu particularmente achei que o escritor abordou mais a história de Strickland do que a da própria protagonista.
O alicerce da história não contou detalhadamente a origem de Elisa, apenas que ela viveu em um orfanato, não revelando nenhum trauma sofrido por ela- mas outros detalhes foram revelados no final. Já referente ao Strickland, temos detalhes demasiadamente claros sobre seus traumas de guerra e seus comportamentos patrióticos e machistas( sendo que a história deveria focar MUITO MAIS em Elisa e no ser )
O ponto principal da trama: o romance. Esse ocorreu de forma BEM OCULTA, porém ocorreu sim( mas queria que dominasse o livro). Sendo bem sincero, a única parte que valeu mesmo a pena é a 3 parte do livro, as 2 primeiras são bem enfadonhas #faleitoleve.
Luiza 07/01/2022minha estante
Dropei esse livro. Não assisti ao filme, então tenho a perspectiva da história apenas na adaptação literária. Aparentemente o recurso visual é MUITO importante nessa narrativa, assim como na maior parte das histórias do Guillermo del Toro, e o Daniel Kraus não conseguiu transpor essa dificuldade. Ficou um livro chato, expositivo e arrastado. As longas cenas descritivas não passam a emoção que supostamente deveriam passar, mas compreendo que é uma adaptação difícil.

Pedro 10/05/2020

Final Incrível
Uma história que faz a gente afundar na mente dos personagens no decorrer da leitura. De início parecia mais uma ambientação, mas conforme as coisas vão sendo relatadas, o autor descreve de forma única as intenções dos personagens e até os pensamentos mais sutis. A forma subjetiva como o anfíbio é retratado traz um ar de divindade a existência da criatura, e o envolvimento de Elisa com ele é de uma profundidade incrível.

understars 01/04/2024

Esse livro é bom depois que você passa da metade dele.
Até certo ponto não me agrada tanto o enfoque que tem em personagens secundários. Não acrescenta nada na história, fica cansativo, o plot principal é o que alimenta e demora muito pra ter o desenvolvimento.
Strickland gostei dos povs dele mais do que de qualquer um personagem nesse livro e da Elaine também. O resto não sei, não achei tão gostoso de ler.
Esse livro quase me fez cair num abismo de ressaca literária. Fiquei triste, mas amei os capítulos na visão do homem peixe lindico demais era tudo que não sei o que não sei o que não sei o que lá.
Pra escrever um negócio nesse naipe o homem tem que ser bom demais, Parabéns Guilhermo vc é pica
rafaelissima 10/04/2024minha estante
nossa, concordo com tudo

alissonferreira.c1 04/03/2021

Superou todas as minhas expectativas
Esse livro superou todas as minhas expectativas com relação a adaptação para o cinema. Eu gostei bastante do filme e achei bem bonito, mas o livro é muito mais bonito, intenso, profundo e revelador.

A maneira como os autores descrevem o deus Brânquia me deixou completamente fascinado pela criatura. A forma como a relação de amor entre ele e Elisa vai sendo construída aos poucos também me deixou vidrado o tempo inteiro. É lindo e visualmente poético em todos os momentos.

Pra quem curte fantasia, essa é uma ótima opção de leitura, mas o livro não se reduz só a isso. Ele também trás questões sociais bem forte, como por exemplo, racismo, homofobia, machismo e preconceitos diversos.

amanda 18/11/2021

"...e tudo é escuridão, tudo é luz, tudo é feio, tudo é lindo, tudo é dor, tudo é pesar, tudo é nunca, tudo é eterno."