A Forma da Água

A Forma da Água Guillermo del Toro
Daniel Kraus

Resenhas -

understars 01/04/2024

Esse livro é bom depois que você passa da metade dele.
Até certo ponto não me agrada tanto o enfoque que tem em personagens secundários. Não acrescenta nada na história, fica cansativo, o plot principal é o que alimenta e demora muito pra ter o desenvolvimento.
Strickland gostei dos povs dele mais do que de qualquer um personagem nesse livro e da Elaine também. O resto não sei, não achei tão gostoso de ler.
Esse livro quase me fez cair num abismo de ressaca literária. Fiquei triste, mas amei os capítulos na visão do homem peixe lindico demais era tudo que não sei o que não sei o que não sei o que lá.
Pra escrever um negócio nesse naipe o homem tem que ser bom demais, Parabéns Guilhermo vc é pica
rafaelissima 10/04/2024minha estante
nossa, concordo com tudo

Kaylan3 29/03/2024

A forma d' água - Março
Simplesmente incrível. Amei demais ler essa história do começo ao fim, principalmente o desenrolar do romance do Deus Brânquia e da Elisa.
"[...] Até que eles se transformem em amigos. Lá no fundo, você não procura ser apenas um, mas todos os seres ao mesmo tempo, Deus e Quemós e tudo que há entre os dois."

Chico34 28/03/2024

O fato dele ser meio "peixe" me incomoda bastante e saber que ele não é 100% racional me preocupa um tiquinho
Mary Ann 28/03/2024minha estante
kkkk eu assisti o filme qnd era bem pequena e nunca esqueci da cena final (achei mt romantico) e dps de anos descobri o livro

Chico34 28/03/2024minha estante
Eu nem sabia da existência de um filme

Cmg o contrário kkk

Mary Ann 28/03/2024minha estante
Enfim, eu amei o filme, achei mt emocionante (qnd eu assisti eu tinha uns 5 anos)

Laura 28/03/2024

Mais uma obra INCRÍVEL de Guillermo del Toro
E o rei demonstra porquê tem seu nome aclamado pelos críticos, pela arte e pelos nosso próprios corações.
Eu posso ficar horas falando sobre essa "saga", não consigo falar do livro sem falar do filme, ambos se complementam de uma forma espetacular, o filme pelo seu uso adequado de imagem/cores e o livro pelo profundo mergulho na mente dos personagens. Pude entender muito melhor o que cada um sentia, assim como a conclusão satisfatória de arcos durante a narrativa.

É lindo, tem uma mensagem boa que, sinceramente, já estava praticando na minha vida e esse livro apenas solidifica e apoia essa crença, esse modo de viver. Precisamos de água, nossas celular pulsam em busca de vida. E é isso, a vida é maravilhosa, essa é a mensagem.

Além claro, dos momentos notáveis do livro, o sonho americano, a corrida espacial, o preconceito, a luta dos direitos, a violência, o psicológico, as risadas, a arte, o amor, a comunicação, são todos abordados, questionados e te fazem observar por outro ângulo aspectos da nossa sociedade.

Resumindo, amei

Ei, Bora Ler Mais! 23/03/2024

?[RESENHA LITERÁRIA]?
? Já no início da leitura, me senti totalmente cativada pela história. A escrita agradável de se ler fisga o leitor de forma rápida e a beleza por trás da história é avassaladora. Uma mistura incrível de fantasia, romance, horror e com um fundo poético, que aborda temas intensos e sensíveis de uma forma mais simples.

? Como a maioria já sabe, tanto a obra escrita quanto a sua adaptação para os cinemas foram criados juntos para serem complementares um ao outro, então tanto faz você ler primeiro o livro ou ver primeiro o filme.

? O livro começa um ano antes do filme, em que acompanhamos o personagem Strickland caçar um ser mitológico no meio da Amazônia. Essa linha temporal serve para contextualizar de onde veio essa criatura e o porquê ela é a última de sua espécie. E claro, aborda muito lendas brasileiras que inspiraram os autores a escrever a história.

? O livro intercala a narrativa entre vários personagens, em que o leitor consegue sentir o aprofundamento dos sentimentos deles, seus anseios e pensamentos. Como a protagonista Elisa é muda, no filme apenas vemos suas expressões faciais e gestos, mas na obra escrita lemos o turbilhão de pensamentos que se passa dentro da cabeça dessa personagem tão intensa. E os melhores capítulos que gostei muito são os narrados pela criatura, o deus Brânquia, é fascinante.

? Todo o livro é uma beleza única e encantadora, que carrega mensagens poderosas sobre diferenças e valorização que a sua aparência física não importa e nem seus status sociais.

? É uma das obras mais incríveis da atualidade e todos deveriam ler, para sentir um mundo mágico e muitas das vezes é bem cruel.

Dhiulia.Moreira 20/03/2024

? Você é uma Deus, me desculpe..
A Forma da Água mostra como o amor pode se manifestar de diversas maneiras. Elisa se vê presa a uma rotina onde é confortável mas tudo muda com a chegada do Recurso, do Deus Brânquia, do Devoniano. Tantos nomes um único sentimento, amor.

Esse livro mostra como amar pode ser simples, leve e limitado. Guilhermo Del Touro trata o amor de forma suave, tranquila, sem presa.

O filme é muito bom mas nada se compra ao livro e sua magnitude.
pslover_ 20/03/2024minha estante
Meu fav da vidaa, amo esse livro.

Bia Cruz 17/03/2024

...
Muito bom mesmo
Não esperava nada deste final, mas me pareceu o único final possível.
E o livro tem cenas bem fortes, como a da história do Strickland, fiquei um pouco mal, porém, valeu a pena.
Recomendo.

Jaque Shine 16/02/2024

Perfeito
Que livro maravilhoso! O autor tem uma escrita mágica que nos faz sentir e ver todas as cenas! Já havia visto o filme e amado, mas o livro traz muitos detalhes que no filme nem são mencionados! Apenas leiam! Não vão se arrepender!

Mike 13/02/2024

Conseguir passar o começo desse livro foi um sufoco com os capítulos na Amazônia cheios de estereótipos e misticismo barato e quando você pensa que não pode piorar tem um plot com espionagem russa, tinha potencial de ser uma história muito boa com personagens interessantes e complexos mas foi pro lado mais básico mesmo.

Wania Cris 03/02/2024

Todos os gêneros literários em um...
Leitura atrasada que tenho tentado colocar em dia, reconheço que sempre tive medo dessa obra, não sabia bem o que esperar. Sorte a minha, não poderia mesmo prever o que seria.

A estória começa na América do Sul e até o Brasil aparece ali, inclusive recorrentemente citado uma vez que o Deus Brânquias é sequestrado de nossas paragens. Do nada o povo tá em Baltimore e todo mundo tem questão mental pra tratar que tenta resolver de formas diversas da terapia.

Alguns personagens são odiados na mesma medida em que outros são amados e ali do meio do livro pro final é um eita imenso! Daqueles que você diz "só mais um capítulo" e do nada o sol nasce.

A melhor coisa do livro é a construção das personagens que te faz se preocupar com tudo o que possa acontecer a eles. E desejando muito mal pra outros.

A tradução foi competentemente feita por Edmundo Barreiros, deixando-a leve e fluída.

Recomendo!

Suh Oliveira 27/01/2024

Não é meu gênero favorito. Amo o Del Toro mas sem dúvida este é o primeiro livro dele com o qual não me identifiquei. É fato que o livro aborda, além da fantasia e dos seres fantásticos a dificuldade humana em lidar om as diferenças. A construção dos personagens foi demorada demais. Não sei, não é um livro ruim porém não leria nem indicaria.

renaas079 26/01/2024

Lindo
Lindo, emocionante. Elisa, simplicidade. Deus-Brânquia, encantador. Giles, reencontro com a juventude. Zelda, sempre presente. Amizade. Strickland, besta-criada na amargura da guerra, solitario e mudo em seu mundo. Bob, sua sensibilidade aflorou. Laine liberdade.

Super recomendo a leitura.
Alegre, triste, comovente.
Ótima adaptação ao cinema

Carol 26/01/2024

Que narrativa!
A título de comparação, ler essa história foi como passar por um Romeu e Julieta "moderno", da década de 62. No entanto, adicionemos a isso um contexto hiper marcado pela Guerra Fria, pela rivalidade causada por conflitos e avanços internacionais e nacionais, por relações tensas, por traumas, e por diversos transtornos associados a preconceitos. A minoria e suas lutas diárias são representadas pela visão e história de negros, mulheres e homossexuais.
Além disso, a narração feita a partir das percepções que cada personagem possui em relação ao seu mundo é simplesmente magnífica. Tem-se a experiência de passar por mentes destroçadas pelo passado, inclusive uma que só se encaminha para a sua própria destruição, sendo esta a de Richard. Apesar deste último poder ser extremamente asqueroso, torna-se super possível o entendimento da sua motivação para fazer o que faz, de modo que nos identifiquemos até mesmo com pessoas como ele.
Enfim, uma leitura que certamente pode vir a ser um tanto prolongada em detrimentos dos recheados detalhes presentes, mas que vale a pena insistir.