Dibs - Em busca de si mesmo

Dibs - Em busca de si mesmo Virginia M. Axline

Resenhas - Dibs - Em busca de si mesmo

Isa409 03/07/2022

Incrível!
Tem mais de uma semana que terminei a leitura, mas estava refletindo sobre antes de escrever aqui. Uma leitura leve, revoltante e cativante, me fez pensar como nossa sociedade trata as crianças, a deficiência e o excesso de expectativa que os pais já colocam desde cedo. Achei incrível, que o mundo tenha mais terapeutas como essa, e cada vez mais pais que saibam ser compreensíveis e aceitar suas crianças como elas são.

Rony Diego 21/05/2022

Leitura acadêmica que quis terminar
Essa leitura foi uma grata surpresa. Foi para a disciplina Fundamentos da Clínica Psicológica do curso de Psicologia que faço, e ela me pegou bastante. Dibs, uma criança excepcional, aprende a lidar com seus traumas através da ludoterapia, muito bem conduzida pela dra. Axline. Super recomendo!

Sté 21/03/2022

Um baita processo de reflexão ??
Primeiro livro do curso que posso dizer com propriedade: Que lindo bom! Que história bacana! Finalmente um livro com leitura acessível, fluida, com uma história bem escrita, que possibilita muitos processos de reflexão e que se encaixam tão bem na Gestalt terapia. Aquele livro que não promete nada, mas entrega tudo!
Devo agradecer ao professor por pedir esse trabalho. Sem isso, eu não teria chegado até Dibs e seu processo de retomada de consciência. Sensacional! ?????+?

Isa 19/01/2022

Adorei
Peguei esse livro emprestado da minha psicóloga e ela disse que ia amar por dois motivos: 1- eu sou totalmente confusa quanto a minha própria identidade desde que me conheço por gente e 2- eu curso psicologia. Irônico, né? Mas faz parte da vida. Então, eu realmente amei demais o livro e achei muito incrível a abordagem usada. É muito interessante a forma como a terapeuta coloca a sala de brinquedo como um lugar seguro e único para Dibs. Em nenhum momento ela repreende ele por nenhuma fala e por nenhum comportamento, por mais estranho que seja. Naquele lugar ele pode ser quem quiser e fazer o que quiser. Essa liberdade experimentada por ele demonstra como ele foi reprimido por sua família e também rejeitado por isso era taxado como uma criança problema. Intelectualmente falando ele era incrível, inclusive era superdotado, mas emocionalmente existiam muitos problemas. Afinal, somos um compilado de características, né? Precisamos do emocional, intelectual, físico e espiritual em consonância para estarmos bem!

Trevosinha 19/01/2022

Li pra faculdade. É muito bom mesmo. História flue de maneira leve. Porém é um pouco parado. Não sei se é por que eu li pra uma matéria ou se foi porque demorei muito por causa da ressaca literária

bruisreading 09/01/2022

Leiam esse livro!!!!
Li esse livro, recomendado pela minha psicóloga, que fala sobre autoconhecimento, como o próprio nome já diz.

Profundo e reflexivo, me encantei com a história do pequeno Dibs, de apenas 5 anos, que embarca em uma jornada para conhecer a si mesmo, sair do seu mundo fechado e solitário e desenvolver as suas principais qualidades, se tornando a melhor versão de si mesmo.

Apesar de escrito há muitos anos, o livro possui uma leitura leve e fluida, nenhuma palavra que dificulte ou atrapalhe a compreensão da história. Portanto, só não darei nota 5, porque achei algumas partes repetitivas demais, como as que o Dibs brincava na sala de ludoterapia, o que acabou tornando-as um pouco chatas.

Me identifiquei com ele em muitas partes e espero fazer um progresso tão bom quanto o dele, é realmente um livro inspirador.
Lorena 10/01/2022minha estante
Coloquei na minha lista ?

bruisreading 10/01/2022minha estante
É uma leitura que vale muito a pena amg, se vc ler mesmo me diz o que achou ?

David.Dias 09/12/2021

Em busca de nós mesmos
Este livro conta a história de um menino com transtornos psicológicos, que não consegue e não sabe interagir com pessoas a sua volta. A história é contada através de relatórios de suas sessões de terapia.

Um dos livros de não ficção mais belos que já li. Fez-me refletir sobre várias coisas, principalmente sobre a psicologia infantil, que após esse livro é uma área que muito me interessei. A busca por si mesmo é algo que muitas pessoas, inclusive, adultos, almejam. É muito incrível o fato de o simples ato de deixar uma pessoa fazer o que ela bem desejar possui um impacto tão profundo na mesma.

Outro ponto interessante do livro foi a relação do Dibs com seus pais. Muitas vezes o fato da criança apresentar dificuldade em se relacionar está diretamente ligada à forma com que os pais a tratam. Recomendo a todos que possuem interesse na área da psicologia, sobretudo, psicologia infantil.

O epílogo possui um parágrafo lindíssimo, que achei que vale a pena mencioná-lo aqui:
"Talvez haja mais compreensão e beleza na vida quando os raios ofuscantes do sol são suavizados pelos contornos das sombras. Talvez haja raízes mais profundas numa amizade que tenha enfrentado algumas tormentas. Uma experiência que nunca desaponta ou entristece, que nunca toca nos sentimentos, é uma vivência neutra, com pequenos desafios e variação de cor."

Lari 01/12/2021

Um lindo processo terapêutico e um lindo final
"Dibs em busca de si mesmo" narra o processo terapêutico de uma criança de 5/6 anos. É um caso real, em que foram omitidas informações que identificariam o "Dibs" ou sua família. É narrada cada sessão, pois, na época, as sessões foram gravadas, claro que com a autorização dos pais (tanto para gravação quando para publicação sem identificação).

É muito interessante para quem é da área da psicologia, mas também para quem não é, pois é uma história bonita de conhecer. Podemos observar muito bem o processo de Dibs e da família, e, também, algumas técnicas utilizadas.

Alexi.a_n 26/11/2021

Cuidado emocional
Comecei a ler o livro como pré-requisito de um trabalho na faculdade em pleno final semestre. Minhas expectativas iniciais eram baixas, meu interesse também. No entanto, esse livro me surpreendeu.
Dibs é uma criança de 5 anos considerada retardada mental para os pais. Um enigma para a escola é uma oportunidade de aprendizado para Miss. A.
A família olhava o menino como um caso perdido para os seus padrões intelectuais, a escola observava uma criança extremamente retraída e a psicóloga queria ajudá-lo e saber o que ocasionou os seus compartimentos.
O livro trata do desenvolvimento da autonomia de Dibs, do protagonismo em sua vida. Uma criança emocionalmente carente começa a aprender por meio da ludoterapia a organizar seus sentimentos e a reconhecer o seu valor.
Várias passagens desse livro me marcaram!
Tenho a maioria das sessões vivas em minha mente, foi incrível ler o desenvolvimento de Dibs e a expressão dos seus sentimentos por meio do brincar.
O relacionamento com sua família foi o que mais me marcou, principalmente o posicionamento da brincadeira com o ?pai? ao longo das sessões.
Livro que mudou meu olhar sobre a psicologia clínica infantil. Me deixou bem mais sensibilizada.

Psicóloga Nathália 21/08/2021

Menino Dibs
Quando eu entrei na faculdade a primeira leitura que os professores nos fizeram ler foi ?Dibs - Em busca de si mesmo?. Com essa leitura eu me deparei com os conflitos e os prazeres que eu encontraria no decorrer do meu curso. Com Dibs aprendi tanto o papel do psicólogo e foi uma leitura muito marcante em que eu de fato comecei a entender o que era a Psicologia.

Lua 17/06/2021

Um dos meus favoritos
Um enorme carinho por este livro, a liberdade em sua expressão mais simples, ser criança é ser livre e seguro de si, é se sentir aceito e espontâneo, essa nossa criança interna boa que deseja somente se expressar como é nunca deve morrer.

júlia 07/06/2021

Como nós conversamos que queríamos.
Aiai foi uma delícia ler a liberdade do Dibs nesse livro, eu amava ler ele conversando e inventando um monte de coisa pra fazer durante as quintas feiras, e é isso.

O livro é inteiro baseado nas consultas dele e mostra a evolução maravilhosa que ele teve durante esse tempo, então chega uma hora, lá pro final, que fica tudo muito repetitivo, mas é um livro de psicologia e entregou muito a sua proposta.
Minha mãe pediu pra eu ler pq ela ama esse livro, é dela, e eu adoreiiiii ter me dado a oportunidade de conhecer o Dibs ? fofo perfeito