Feminismo em Comum

Compartilhe

Resenhas - Feminismo em Comum

Maria Luise (bookhead_) 12/09/2018

Feminismo dialógico
O próprio título resume o livro, porque realmente a autora mostra um feminismo aberto para todos os gêneros. A escrita começa com a experiência pessoal de Marcia, depois evolui para a apresentação do movimento, de forma simples e iniciando o leitor, aos poucos, nos conceitos do feminismo.
Os temas são divididos em 17 capítulos de forma sucinta, que nos leva a indagações e pensamentos críticos. Porém, talvez quem já esteja integrado no movimento sinta que a autora foi superficial em alguns tópicos, mas, achei excelente para quem terá o primeiro contato com os termos usados.
A Marcia defende que o feminismo deve ser dialógico, agregando outros grupos e minorias, e que deve exercitar o lugar de escuta, e não somente o de fala, o que achei bem interessante. Além disso, ela alerta que empresas e marcas estão usando o movimento como forma de venda.
Para finalizar, achei o livro de fácil entendimento, amarrando todos os assuntos e instigando o leitor a questionar vários pontos da sociedade.

Lêdo 02/09/2018

Para todas, todes e todos.
Não espere muito do livro.

Confesso que muitas vezes fiquei muito perdida na escrita da autora e com os seus argumentos que por vezes são disconexos. Porém, não acho que o livro seje um disserviço. Algumas questões levantadas propuserão a minha primeira reflexão sobre o assunto.

Não é um livro que recomendaria inicialmente para uma leitura inicial acerca do movimento feminista.

Marcus 01/09/2018

militou
O conteúdo do livro é bom e informativo. De fácil compreensão e boa narrativa, mas me trouxe muito a impressão de estar lendo um textão de Facebook. Também achei pouco fundamentado as questões e associações capitalistas que ela aborda.

Sabs 23/08/2018

- Abrindo os olhos -
Muitos termos relacionados a luta feminista têm sido usados, lidos e falados com grande frequência atualmente, e nem sempre temos a certeza de que as pessoas que se utilizam dessas palavras sabem mesmo seus significados. Respeitosamente falando, a ignorância é grande porque o debate é complexo e todos nós estamos - sempre - aprendendo.

Feminismo, Machismo, Lugar de fala, Patriarcado, Jogos de Poder e tanto outros. Se você não sabe o que esses termos significam e como esses sistemas ocorrem na nossa sociedade, esse livro pode ser esclarecedor. Talvez por estarmos tão acostumados e imersos nesses sitemas desde o dia em que viemos a esse mundo, as afirmações de Márcia Tiburi podem parecer radicais, mas acredito que se olharmos a fundo nas verdades que muitos sistemas como o capitalismo e o patriarcado reproduzem, entendemos o quão perverso esses sistemas de fato são.

Eu acredito que há muitos preconceitos em torno do palavra feminismo e tudo o que ela carrega, e esse livro vem descrever toda essa história de luta e de busca por uma sociedade mais justa. O livro destrói aquela imagem que muita gente sustenta de que o feminismo é apenas uma luta pelo direito das mulheres. Se você ainda pensa assim, precisa ler esse livro para tirar de uma vez dessa cabeça essa ideia distorcida!

A escrita da autora é bem enxuta, os capítulos são curtos e portanto a leitura flui rapidamente, ao passo que se consegue ler o livro em poucos ou até dois dias. Quem sabe um, se você for rápidx? Achei que por vezes ela utiliza termos mais sofisticados, digo, típico da linguagem e debates filosóficos - já que ela mesmo é filósofa. Isso ara mim pode dificultar o entendimento, embora por muitas vezes ela explique o que os termos querem dizer.

Eu, particularmente, senti falta de mais exemplos práticos. Entendo que o patriarcado oprime um grupo de pessoas e concede privilégios/poder a outros, mas acho que com exemplos que possam ser vistos e sentidos no dia-a-dia, os leitores e leitoras conseguiriam ter uma imagem mais nítida desse cenário na mente. Ainda que o livro venha com a proposta de fazernos refletir sobre diversas questões, exemplos práticos seriam muito bem vindos também.

Recomendo para aqueles que querem uma visão mais esclarecedora do mundo em que vivemos e, sobretudo, para quem quer entender porque o feminismo é a luta que materializa o que a democracia mais representa. Boa leitura!

Delirium Nerd 21/08/2018

Marcia Tiburi reinaugura o selo Rosa dos Tempos e reafirma o empoderamento através da união
Estamos em pleno 2018 e as mulheres ainda têm medo de se assumirem feministas. No entanto, ao mesmo tempo, o feminismo ganhou força e remodelagem dentro da era digital, abrindo diálogo para assuntos que as feministas históricas vinham construindo há anos, mas que eram muitas vezes desconhecidos ou negligenciados pela “nova geração”. Se enquanto indivíduo, assumir que o feminismo é empoderador, enquanto instituição, como é o caso do Grupo Editorial Record, retomar a proposta editorial feminista da Rosa dos Tempos¹ é um posicionamento corajoso e necessário diante de tempos sombrios e de retrocessos nos quais nos encontramos, e nada mais coerente do que reinaugurar o selo com um livro (Feminismo em Comum, de Marcia Tiburi) que se propõe a dialogar com as diversas vertentes do feminismo.

No livro Feminismo em comum, Marcia Tiburi varia entre o discurso acadêmico e uma conversa simpática entre amigas. Entre conceitos, reflexões e compartilhamento de histórias pessoais da autora, há uma proposta de construção de um “diálogo em comum” dentro do Feminismo como um todo.

Num primeiro momento, o livro nos parece ser uma proposta que varia entre o discurso feminista empírico da Chimamanda Ngozi Adichie, em seu livro Sejamos Todos Feministas, e o tom didático e acessível da Daniela Auad em Feminismo, que história é essa?. No entanto, no nosso ponto de vista, o livro perde um pouco da sua didática por conta da escrita prolixa e carregada de conceitos acadêmicos, próprio da autora.

Leia na íntegra:

site: https://deliriumnerd.com/2018/03/19/feminismo-para-todas-marcia-tiburi-resenha/

Brunynha 07/08/2018

Eficiente...
Livro com vários pontos discutíveis e indiscutível. Apesar da maneira como é dito, houve várias vezes que não concordei, algumas vezes em parte em outras nem um pouco o que resultou para mim foi um livro para leigos (no caso:eu), que servi para que possamos todos estar ciente do que se trata o FEMINISMO, a Autora tenta fazer com que entendemos o porquê da luta contra o patriarcado como ela mesmo diz repetidamente o livro Todo, em geral para mim trata-se de uma luta constante contra a discriminação de um todo não só com as mulheres em geral mais sim todos os gêneros existentes pela sociedade, a igualdade, o respeito precisa ser visto, eles tentam refletir isso. Enfim o livro te traz novas ideias e conceitos sociais.

Janaína Hanna 28/07/2018

O que achei da leitura...
Uma leitura que levanta questionamentos válidos e nos ensina mais sobre femininos e várias outras coisas, não apenas sobre esse assunto especificamente. Uma leitura muito boa e informativa.

Ariel 24/07/2018

Esperava mais. Acho que muitas ideias ficaram inacabadas, meio perdidas. Não é um livro ruim, mas é pouco profundo e ela poderia explorar mais alguns conceitos, algumas questões.

Michely 18/07/2018

Um livro sobre feminismo mas com um viés comunista
O livro propõe trazer reflexões sobre o machismo, o patriarcado e o feminismo. Mas, infelizmente, tais reflexões são desconexas, superficiais, e o livro é extremamente viesado. Em inúmeros momentos a autora se refere ao patriarcado como associado tão somente ao capitalismo. Como quando diz sobre o lar, que ?...nunca é um lugar doce para as mulheres, mas um núcleo fundamentalmente capitalista?. Se é assim, suponho que em países socialistas (Venezuela, Cuba...) as mulheres gozem de plenos direitos tais como os homens, que não sofram violência tão somente por serem mulheres e tampouco sejam vítimas de misoginia, confere? Não , não é a realidade. Elas sequer têm acesso a métodos contraceptivos, porque não é de interesse dos homens que estão no comando. Aliás, em regimes socialistas, não há mulheres no comando! Como não questionar isso? Faltou profundidade, faltou conexão de assuntos. O problema não me parece estar no modelo capitalista ou comunista (demonizando um e endeusando o outro, por exemplo), mas na forma com que se organizou e se hierarquizou a sociedade humana...enfim, não sou de direita nem de esquerda, e queria ter tido a oportunidade de ler algo sobre o assunto que realmente acrescentasse, o que pra mim, não foi o caso.
Aline.Mendel 21/07/2018minha estante
Comecei a ler ontem e tb achei as ideias bem enviesadas. Muito interessante a sua resenha.

Michely 29/09/2018minha estante
undefined

blablanah 12/07/2018

Uma utopia desejada
Não sou muito de livros com essa temática mas junto com minha amigas resolvemos fazer uma roda de leitura e me surpreendi. Seus olhos são aberto para um outro tipo de mundo e você começa a perceber as coisas erradas. Bem realista e bem franca falando sobre o feminismo, o livro passa a ser algo bem leve de ser lido.

Bruna 14/06/2018

Altas Expectativas e Um Baita Tombo
Quem me conhece sabe que defendo muito o tema, mas estou longe de ser uma expert no assunto. Sou bem leiga, mas gosto muito de ler sobre o tema e ir formando opinião, agregando, sabem? ⠀⠀ ⠀⠀ ⠀
⠀⠀ ⠀⠀ ⠀
Então foi com grande empolgação e ânsia que iniciei esse livro. E o que eu achei? Bem, antes de mais nada, lembrem-se não sou uma estudante assídua sobre o feminismo, apesar de apoiar e defender. ⠀⠀ ⠀⠀ ⠀⠀
Achei que o livro aborda muitos sub-temas importantes dentro do livro. E que esses temas são extremamente densos, logo achei o livro pequeno para tanto conteúdo. Seria necessário um livro para cada tema sabe? Para que fizesse valer. ⠀⠀ ⠀⠀ ⠀
⠀⠀ ⠀⠀ ⠀
Os exemplos simples e relatos pessoais tornaram a compreensão panorâmica, visto que o vocabulário não é das mais fáceis. E confesso algumas palavras parei e fui procurar no dicionário. ⠀⠀ ⠀⠀ ⠀ ⠀⠀ ⠀⠀ ⠀
⠀⠀ ⠀⠀ ⠀⠀⠀ ⠀⠀ ⠀
Enfim, é um livro rico que deveria ter os temas mais explorados e com uma linguagem mais popular. Pois, assim tornaria a compreensão mais fácil a um público que tem menos acesso a tais informações. Não consigo ver minha mãe se empolgando com a leitura, mas já vi ela acompanhando blogs direcionados ao feminismo. ⠀⠀ ⠀⠀ ⠀ ⠀

site: https://www.instagram.com/naoemprestolivros/
Aline.Mendel 21/07/2018minha estante
Comecei a ler ontem e tb estava cheia de expectativas. Mas confesso q estou achando-o um pouco superficial e enviesado. Vamos ver se a leitura vai melhorando...

Bruna 16/09/2018minha estante
Aline, e ai? Concluiu a leitura? O que avhou? ?

Thai 01/06/2018

#RESENHADABIBLIOTECARIA
Livro: Feminismo em comum: para todas, todes e todos.
Ano: 2018
Páginas : 126
Editora: Rosa dos tempos
Gênero : História
Nota: 4,8.
Sinopse: Primeiro livro feminista escrito pela filósofa Marcia Tiburi. Podemos definir o feminismo como o desejo por democracia radical voltada à luta por direitos de todas, todes e todos que padecem sob injustiças sistematicamente armadas pelo patriarcado. O que chamamos de patriarcado é um sistema profundamente enraizado na cultura e nas instituições, o qual o feminismo busca desconstruir. Ele tem por estrutura a crença em uma verdade absoluta, que sustenta a ideia de haver uma identidade natural, dois sexos considerados normais, a diferença entre os gêneros, a superioridade masculina, a inferioridade das mulheres e outros pensamentos que soam bem limitados, mas ainda são seguidos por muitos. Com este livro, Marcia Tiburi nos convida a repensar essas estruturas e a levar o feminismo muito a sério, para além de modismos e discursos prontos. Espera-se que, ao criticar e repensar o movimento, com linguagem acessível tanto a iniciantes quanto aos mais entendidos do assunto, Feminismo em comum seja capaz de melhorar nosso modo de ver e de inventar a vida.

Conheci o movimento feminista quando entrei na faculdade e digo que é necessário para mudar o modo como a sociedade ver e trata a mulher.
Amei o livro e o li em apenas duas horas.
Narrativa bem explicativa e que vai de encontro ao objetivo do livro que é de informar aos seus leitores o que é o movimento.
Apenas gostaria que tivesse um pouco mais de aprofundamento mas espero que outro livro com esse viés seja publicado pela @editorarosadostempos e escrito pela belíssima @marciatiburi.

Alguns #quotes que amei do livro.

♀"Nosso feminismo não nasce em nós, foi herdado e transformado devido a um sistema de injustiças ao qual opomos a luta." ◾◾◾
♀“Feminismo se define pelo direito de lutar até a morte, se for o caso, por um outro desejo: o que nos livre dos sistemas de opressão objetivos e subjetivos aos quais estamos assujeitados”

site: https://www.instagram.com/p/BjLMdBaH82T/?taken-by=bibliotecariadalua

Thárin 27/05/2018

Esclarecedor
Esse livro é fundamental para qualquer pessoa que queira conhecer a teoria por trás do movimento feminista, entender suas origens e objetivos. A autora utiliza um tom racional, nada afetado ou "revoltado" para incitar a adesão ao movimento feminista em prol de uma socieadade melhor para todos!
Foi a leitura mais útil do ano até agora, super recomendo!

Naty 15/05/2018

Uma grande aula sobre feminismo - para todas todes e todos
Feminismo em Comum traz um feminismo que inclui grupos que ainda são tão lembrados pelo movimento feminista, e coloca em debate as lutas desses grupos para dentro do feminismo, além de trazer também os homens para juntar-se à essa luta tão e destaca a importância das vozes deles para esse movimento.
Me surpreendeu e agradou muito o fato da autora abordar outros grupos além das mulheres no movimento feminista, ela também usa termos específicos pra falar desses grupos, como a "plasticidade" pra falar de corpos, especialmente de pessoas com deficiências.
É um livro um tanto acadêmico, que ensina muito sobre o feminismo e como ele deve ser encarado pela sociedade, mas com uma escrita bastante acessível, como também é um livro bastante empoderador, quando fala de tomarmos o nosso lugar a partir de opressões, ou seja, quando um homossexual luta pelos seus direitos de cidadão a partir dessa bandeira que foi "criada" pra oprimir esse grupo, assim quando assumimos que somos mulheres, negros, pessoas com deficiência, etc.