Feminismo em comum

Feminismo em comum Marcia Tiburi

Resenhas - Feminismo em Comum

cibelle.canto 08/08/2023

Feminismo em comum
Não tenho muito o que comentar sobre o livro, eu gostei, porém não acredito que seja a leitura que eu esperava.
A escrita é boa, em capítulos pequenos, porém eu senti que não cumpre a missão de ser um livro introdutório pra quem quer estudar feminismo, porém vale a pena a leitura.

gabi 07/08/2023

Um feminismo para todas as pessoas
Gostei muito do ponto de vista da Márcia e dos assuntos que ela trouxe, porém acho que o livro não cumpriu a função que a própria autora gostaria que tivesse cumprido. Em determinado trecho ela diz que seu objetivo era que os textos fossem fáceis de entender para que várias pessoas pudessem adentrar ao movimento feminista. Na realidade alguns textos são realmente fáceis de compreender, mas outros são um pouco complicados por conta da linguagem mais teórica e filosófica que a autora utiliza.

Estante do Gui 08/06/2023

Me despertou?
Um livro que li sem qualquer pretensão, mas que mudou meu jeito de ver muitos situações e pensamentos.
Detalhe, quando li não tinha qualquer conhecimento sobre o que era feminismo, esse livro foi essencial para mim.
Além de ter uma escrita ótima de ser entendida.

Loh Valente 19/05/2023

Razoável
Não gostei muito desse livro. Pra mim foi um livro chato, onde a autora escreveu pouca coisa que realmente me chamou atenção e que foi significativo. Como um todo não gostei desse livro.

Adriana 11/03/2023

Ah, esse feminismo?
Devo confessar que estou apaixonada pelos livros feministas que venho lendo, nesse último mês. Esse livro de Márcia Tiburi, não foi diferente. São poucas páginas, divididas em 17 capítulos de muito aprendizado e reflexões. É bem difícil destacar qual trecho do livro é mais interessante, porque ela cita os diversos aspectos pelos quais perpassa o feminismo. Acho que vale super a pena, a leitura, como ela disse, pra todas, todes e todos.

Alanna. 08/02/2023

Não é um bom livro para começar a ler sobre feminismo
Acredito que a proposta desse livro, considerando seu formato menor e o título, seja ser uma forma de iniciar as leituras sobre o movimento feminista, mas sinceramente eu acho que é uma péssima ideia começar leituras sobre o tema por esse livro.

Eu já li outro livro da autora, chamado "Complexo de vira-lata: Análise da humilhação colonial", e achei uma leitura muito proveitosa, com excelentes pontos importantes sendo levantados, o que infelizmente não ocorre aqui.

Pra começar, achei o livro mal escrito. Em certos pontos a autora utiliza uma linguagem mais próxima do leitor, e em outros utiliza uma linguagem quase acadêmica, o que já quebra a questão de uma leitura inicial, pra um leitor que não tem contato com o assunto. Outra questão é de temas que a autora levanta sem desenvolvimento, ou sem relevância, inclusive. Em certo ponto ela relata uma história de um padre que "sem querer" faz uma divisão machista de tarefas, ela comenta a questão com esse padre (passa um pano pra ação dele, devo acrescentar), e termina dizendo "não sei como isso terminou, espero que tenha dado tudo certo" (tô escrevendo com minhas palavras, mas o contexto é esse). E eu lendo fiquei ?!?!?!?!?! Pra que coloca um trecho desses se você nem sabe se sua ação teve um resultado produtivo?!

A autora fala bastante de lugar de fala, tanto no começo do livro quanto no final, e desenvolve para termos como lugar de escuta e lugar de dor. Nessa parte ela entra bastante em contradição, mas nem é disso que eu vou falar. Quando retoma esse assunto no final do livro, ela menciona Beauvoir, na clássica frase "Não se nasce mulher, torna-se", uma frase muito significante para o movimento, mas que Tiburi me completa dizendo que de acordo com isso é possível dizer que não se nasce feminista, torna-se, em um contexto de que homens também podem ser feministas. Aí ela me perdeu totalmente.

Teve um trecho que me fez refletir bastante, quando a autora comenta a frase que ficou marcada e até mesmo virou piada nas redes sociais "Bela, recatada e do lar". Ela comenta a questão do contexto em que essa frase surge, e como ela não é meramente uma frase, e tem toda uma questão por trás dela sendo dita, um contexto político e social, principalmente considerando o que aconteceu em 2016, e com a saída de Dilma Rousseff da presidência. Esse trecho eu realmente achei interessante.

Enfim, acredito que existam livros melhores para quem quer começar a ler sobre feminismo. "Porque lutamos?", da Manuela D'Ávila, ou "Sejamos tomas feministas" da Chimamanda Ngozi Adichie" são alguns dos que consigo pensar agora.

onelaura 31/01/2023

Feminismo em Comum
Saí de uma leitura muito boa com Sejamos Todos Feministas, e fiquei chateada que não gostei de Feminismo em Comum, a escrita foi chata pra mim e a leitura não rendeu nem um pouco...

Ana Karolê || @anakaroline_gc 30/01/2023

Feminismo.

Uma Palavra. Um significado. Várias interpretações e conotações.

Esse é um livro teórico. Sobre o feminismo, a autora vai discorrendo. E tenta correlacionar o termo com outro termos socialmente e politicamente conhecidos e importantes.

Para um livro de bolso, ele traz muitas informações. As vezes, até um pouco emboladas e com situações repetitivas.

Nao foi das leituras do genero e da temática dos meus preferidos, mas com certeza, é um bom primeiro contato com o termo. Aproveito também, para indicar a propria bibliografia da usada para essa obra.

DLL23: com história sobre movimentos sociais

Nicolly 23/01/2023

Incrível do começo ao fim!
A última frase é maravilhosa: "O feminismo em comum é um convite e um chamado para o diálogo e a luta. Aceitá-lo é a questão de inteligência sociopolítica e de amor ao mundo."

Marry 23/01/2023

Para a pessoa falar que sexo é uma construção história antropológica é pq vive em uma bolha e alienada de se mesma! Péssimo!
Lucas | @luagonoslivros 02/07/2023minha estante
te amo, marry kkk

Maria4735 20/01/2023

Bom começar a ler sobre o Feminismo, ou não...
Devo admitir que escrever essa resenha foi um pouco difícil, principalmente por esse livro ter muitos pontos bons, mas alguns mais ou menos...
Porém uma coisa é certa, o que Tiburi expõe aqui, é como o feminismo é uma luta de todos por uma sociedade melhor, e não uma luta apenas das mulheres.
Minha maior questão foi com a forma que isso foi exposto... devo dizer que os capítulos curtos são uma vantagem, mas dão margem para a repetição de assuntos que deixam o livro prolixo, como se um capítulo falasse da mesma coisa que o outro.
É um bom livro para começar a ler sobre Feminismo? Talvez... se você tiver algum conhecimento, pelo menos mínimo, creio que já irá conseguir se situar bem nas pautas.

Luisa 18/01/2023

Leitura rápida,fácil e enriquecedora! Pra quem tem interesse em adentrar nas ideias do feminismo é uma ótima opção!!!

Lisboa 31/12/2022

O livro é bem denso, mas dá pra entender. Da primeira vez que li esse livro tinha odiado isso, mas dessa vez achei até legal, talvez na próxima leitura eu goste mais ainda.

naosxi 13/12/2022

Serve como repertório no enem também
O meu objetivo principal ao começar esse livro, era procurar ter mais conhecimento sobre o feminismo por ser um tema tratado com tanta polêmica. Posso dizer, que consegui entender muito mais do que eu sabia que, claro, era uma opinião formada pelo o que o patriarcado prega por aí. Que o feminismo era coisa de mulher histérica, maluca e perigoso.
Mas só é perigoso porque ele afeta toda essa injustiça da sociedade que vivemos que sempre insiste em colocar os homens em um pedestal, e quem tá no poder não quer sair de lá, né?

Mas falando sobre o livro agora, gostei bastante dos assuntos tratados e acho que minha leitura seria muito mais proveitosa se eu tivesse conseguido me adaptar com a escrita da autora, o que realmente não foi possível, tiveram horas que eu realmente tinha que reler mais de uma vez os trechos por não conseguir assimilar o que a autora estava querendo dizer, por isso dei 3.5. Não sei se foi o livro certo pra eu começar a entender o feminismo, mas lerei muitos outros livros que tratam do mesmo assunto.

Indico sim, mas não pra quem quer começar a entender.

Naine 28/11/2022

Alguma parte eu achei interessante, mas o conjunto da obra não me agradou. A linguagem também não contribuiu para eu ter gostado.