Feminismo em comum

Feminismo em comum Marcia Tiburi

Resenhas - Feminismo em Comum

Carol 11/12/2020

Feminismo como um convite e um chamado para o diálogo
Gostei muito do pequeno livro de Marcia Tiburi. A autora se preocupa em explicar com diversos exemplos diversas camadas do que é o feminismo e como esse movimento é importante para todas, todos e todes.

Em resumo, o conceito de liberdade para ser um indivíduo único.

Acho que o ponto negativo desse livro é o uso excessivo de algumas palavras "acadêmicas", o que torna a acessibilidade de compreensão desse conteúdo mais difícil para pessoas que não têm a oportunidade de conviver nesses espaços.

O triste é perceber que, embora o livro seja de 2018, a situação de nossa sociedade só piorou. Continuamos a se autodestruir ao seguir o modelo patriarcal, racista e capitalista que exige uma segregação de muitos e privilégios a poucos.

Radu 26/04/2022

Acabo de ouvir o audiobook desse livro
O tipo de livro que deveria ser obrigatório
Queria poder comprimi-lo numa dessas músicas de 4 minutos e alguns segundos, para que pudesse ter alcance e ser ouvida até mesmo pelas pessoas que não tem costume de ler, e só assim não ser esquecide à medida que notícias ruins diárias tomam a maior parte dos nossos pensamentos

Vanessa 18/02/2020

Livro fantástico para refletir sobre o feminismo. A importância da consciência e da participação das mulheres na vida pública para além do universo privado.

Sara 29/09/2021

Li esse livro logo que lançou em 2018 e li novamente hoje
A opinião é basicamente a mesma, ele se repete em vários pontos e torna a leitura meio maçante. O livro é pequeninho, mas com certeza poderia ser ainda menor.
Gosto da forma que Márcia explica sobre o feminismo e a relação do patriarcado com as mulheres, mas senti um pouco de falta de falar dessa mesma relação com a luta de classes
Enfim, é um livro ok, que pode ser muito útil para quem tá "começando" a ler sobre o feminismo e gostaria de ter uma opinião mais técnica do assunto :))

Larissa Tabosa 08/05/2021

Traz conceitos interessantes e por não ser muito aprofundado, pode ser um livro introdutório sobre o feminismo.

Tem livros melhores? Tem. Mas esse tem algumas frases boas e conceitos importantes. O importante é ler sobre o tema, internalizar, levar para vida e, obviamente, procurar outros livros para se aprofundar.

Sabrina758 27/09/2021

A impressão é que ela tentou fazer muito em poucas páginas e não conseguiu desenvolver muito bem as temáticas propostas. Há muita repetição de conceitos, palavras, às vezes frases inteiras, no decorrer do livro. Tem umas reflexões muito boas sim, mas tem umas partes atrozes e controversas que, confesso, me chocaram um pouco! Recomendo que leiam a resenha da queriaestarlendo para que já fiquem cientes do que vão encontrar. Uma coisa que também notei é que o livro carece de referências bibliográficas, tendo uma ou outra nota de rodapé.

Juliane.Cristina 19/05/2022

Feminismo em comum (para mim uma leitura rasa)
O livro ?feminismo em comum? de Márcia Tiburi, dividido em curtíssimos 17 capítulos, fala sobre diversos temas relacionados ao feminismo logicamente tratando do assunto no contexto capitalista em que vivemos. Por ser curto é possível ler em uma tarde.
O fato de ter sido avaliado como razoável por mim, é pq sinceramente o achei desse modo, não desmerecendo a escritora, uma feminista, filósofa, escritora e mulher de luta, mas achei que o livro introduziu muitos sub temas e não conseguiu se aprofundar em nenhum deles. Entendo que a premissa era justamente ser objetivo, direto e que instigasse os leitores a continuarem conhecendo cada vez mais sobre o assunto, mas já que a ideia era ser curtinho, que focasse em algo mais específico que possibilitasse uma leve aprofundada. Até o meio do livro eu curti, apesar de sentir essa necessidade de aprofundamento, mas a partir daí a leitura começou (pelo menos pra mim) se tornar muito repetitiva e enfadonha.
De certo modo pra quem tá iniciando a busca pela compreensão sobre feminismo, vale a pena a leitura como uma introdução, apesar de algumas partes do livro não serem de tão fácil compreensão pra iniciantes. Mas pra quem já tem leituras mais rebuscadas, não vai encontrar nada novo.
Richard 19/05/2022minha estante
os livros da bell hooks e Angela Davis são maravilhosos pra esses assuntos, recomendo super!

Juliane.Cristina 19/05/2022minha estante
Acabei de separar o próximo justamente da Bell, os da Ângela Davis ainda não tenho mas pretendo adquirir?depois da Bell vou ler o mito da beleza, já leu?

Obg pela recomendação ?

Richard 19/05/2022minha estante
ótimo, não vai se arrepender! já li "o feminismo é para todo mundo" da bell hooks e foi um divisor de águas pra mim, a escrita dela é simples e ao mesmo tempo profunda e necessária.

nunca li, mas está na minha lista. cada vez mais tento me aventurar nas leituras feministas e Naomi Wolf tá na lista tem um tempão, deve ser um livrasso. minha última leitura que terminei hoje foi: a liberdade é uma luta constante, da própria Angela Davis. Livrão!

Juliane.Cristina 19/05/2022minha estante
Ah que bom
Quanto mais conhecimento melhor, mais críticos nos tornamos e mais sabemos nos posicionar e reivindicar pelos nossos direitos e da coletividade

E boa leitura pra nós ?

Vaneza | @garotado330 30/12/2020

É um livro muito pequeno para o tanto de coisa que se propõe a falar. No início eu achei que seria algo introdutório na discussão, na realidade, é um livro que pode ser uma casca de banana pra quem tá começando as leituras sobre feminismo. O livro fala muito sobre gênero, identidade e capitalismo, mas não desenvolve uma discussão básica sobre os temas. Acaba virando uma sopa de letrinhas confusas pra quem entra na discussão sem esse arcabouço teórico. Não recomendo como uma porta de entrada para as discussões.

Nicolas 28/07/2020

"O feminismo em comum é um convite e um chamado para o diálogo e a luta. Aceitá-lo é uma questão de inteligência sociopolítica e de amor ao mundo."

Ali 08/10/2021

Não sei se entendi bem.
Bom, não sou nenhuma expert no tema, e por isso, justamente por este motivo me propuso a ler esse livro. Possui uma narrativa difícil e é notório que tenta abordar inúmeros temas de forma rápida, mas sem conclusão de fala, o que me fez questionar muitas coisas.

Por favor se alguém estiver lendo isso, me indiquem livros sobre feminismo. Me sinto leiga nesse tema e com certeza quero saber mais!
Nicole 11/04/2022minha estante
Não sei se ainda interessa, mas um livro bom sobre o feminismo pra qm ta começando é O Feminismo é Para Todo Mundo, da Bell Hooks. (:

Katita 25/08/2020

"Aprenderam que o feminismolje devolves a biografia roubada"
Feminismo em comum é realmente para todos, todes e todos.
Em uma narrativa gentil em seu acolhimento longe dos julgamentos tradicionais, percebe-se inúmeros assuntos que se interagem com o tema e como todo o processo social esta devidamente estrutura na logica dos olhos crueis para com as mulheres.
Claro, a gentileza da autora vai permitir sugerir que determinados comportamentos, e eu concordo, esta inconsciente coletivo de um modo genérico.
O que se sugere com ações feministas e naturalmente o reconhecimento em se apresentar sendo é a verdade que o feminismo permite a cada pessoas quando se levanta os direitos e deveres de qualquer pessoas ser livre para se apresentar ao mundo como desejar e não seguir o padrão conservador de um patriarcado torturador.

!?"meu feminismo me faz lembrar e reinterpretar essas pessoas. Respeitar a miséria de cada um. O feminismo se torna meu gênero nesse momento, é um nome que dou à minha consciência política e ao espírito do meu corpo" ?¡

Se reconhecer feminista é ter consciencia de quem sou como pessoa no mundo.

É aqueles livros que você se sente na obrigação de presentear cada pessoa que cruza na rua (a um metro de distância, claro).
Leiam!!

Bianca 02/11/2021

leitura fundamental a todas, todes e todos
Esse livro abriu muitas portas na minha cabeça em relação ao feminismo. Me considero feminista já a alguns anos, mas sempre que me perguntavam oque era o feminismo, eu simplesmente dizia "um movimento que luta pelos direitos das mulheres", mas esse livro me fez entender que o feminismo é muito mais que isso, ele é não só um movimento, mas uma análise crítica social e política, uma desconstrução do patriarcado, e que luta pelos direitos de TODOS. Também me fez perceber que o feminismo está presente em inúmeras áreas das nossas vidas e que ele está profundamente ligado á política. Tirando isso, a única coisa que me incomodou no livro foi o fato da autora ter usado o termo "índio" ao invés de indígena, que é ocorreto. Além disso, a linguiagem do livro é um pouco massante, oque me fez distrair facilmente, e provavelmente entediaria muitos jovens que não tem o costume de ler, mas que poderiam se interessar pelo tema.

Catharina.Mattavel 01/09/2020

Patriarcado e sexismo
Marcia Tiburi, graduada e mestre em filosofia aborda em Feminismo em Comum de forma objetiva muitos assuntos acerca do tema, mas principalmente o que chamamos de patriarcado, explorando a dificuldade de desconstruir esse sistema enraizado na cultura e nas instituições. Muito além de discursos prontos e modismo, Marcia relembra que essa luta é um direito de todas, todos e todes.

Mesmo que sendo um livro introdutório, daqueles que a gente consegue ler de uma vez só, é muito difícil não se pegar refletindo sobre o quanto estamos contribuindo para esta luta que tem o objetivo de beneficiar todos os indivíduos. Por ser um livro brasileiro, a abordagem é muito próxima das realidades em que vivemos explorando políticas anti-sexistas. É bem possível que você, mulher, se identifique inclusive.

Sempre trago aqui propostas de livros de entrada, esse aqui é mais uma dica importante. Se você for uma pessoa que busca se informar acerca do movimento, aqui aborda vários assuntos que perpassam a esfera do feminismo de forma introdutória. Mas como sempre, existe dicas e referências para o aprofundamento. Por vezes, tem uma linguagem um tanto rebuscada mas que até instigar o leitor.

Pode ser ainda que não concorde com tudo escrito aqui, mas garanto que aprenderá muito. A ideia de um livro é justamente provocar debates e reflexões, certo? Marcia Tiburi atinge esse objetivo ao abordar classes, gênero e pessoalidade.

site: https://www.instagram.com/p/CEXBmqTjmf_/?hl=pt

Gabrielle.Ecks 18/01/2021

Feminismo como filosofia
Muito interessante como a autora relaciona o feminismo como uma força iniciada pelo capitalismo, uma vez que as mulheres tiveram que trabalhar fora de casa para contribuírem com as contas de casa. Se quer aprender o básico do feminismo, comece por outro livro. Neste aqui, a ideia é pensar o papel de cada um para uma sociedade mais gentil.