Feminismo em comum

Feminismo em comum Marcia Tiburi

Resenhas - Feminismo em Comum

J^! 16/03/2024

Abrangente no seu recorte
Um bom panorama sobre o tema do Feminismo com a apresentação de algumas questões rasas e outras não tão rasas assim.

Agnes Louyse 14/03/2024

Ótimo guia para iniciantes no assunto
Foi transformador para mim e minha primeira leitura sobre o feminismo e suas origens e como nossa sociedade atual é inserida no contexto. Vale mto a pena a leitura!

Chiara 04/03/2024

O livro é bom, porem eu senti que não agregou tanta coisa PARA MIM. Se vicê quer uma introdução ao feminismo esse livro precisa de ser interessante pra você. Em geral é um livro bom, com opiniões marcantes.

Bianckah 10/02/2024

Li algumas críticas negativas quanto ao livro mas o achei razoavelmente bom e com uma leitura fluida. Não é um livro para quem está começando a se interessar pelo feminismo e busca compreender o movimento. Ele não te apresenta um bê a bá sobre o assunto mas sim uma série de artigos na qual a autora vai costurando reflexões a cerca da realidade vivida pelas mulheres e a situação atual do movimento feminista e seus desafios e lutas. Os textos mais longos se tornaram um pouco cansativos e o rumo da narrativa parecia se perder. Gostei mais dos textos mais curtos e objetivos onde a leitura era mais fluida e compreensível.

Dani 25/01/2024

É um pouco complexo de entender, mas com certeza a autora nos faz várias reflexões sobre direitos, ética, política e lugar de fala. E claro o tema principal feminismo em comum.

Cecí 13/01/2024

Uma síntese filosófica válida, mas um tanto prolixa.
"O que seria a essência quando se trata de compreender um ser humano que, na história, na sociedade, na cultura e na vida cotidiana, se modifica dinamicamente?".

Encontrei esse livro em uma promoção nas Lojas Americanas e concluí que não haveria possibilidade melhor de conhecer mais do trabalho de Márcia, do qual tenho ressalvas, pagando apenas R$10.

Ele cumpre o que promete: sintetiza conceitos contemporâneos da luta feminista sob uma abordagem mais filosófica e é um ponto de partida pra quem deseja se iniciar no tema, com boas referências bibliográficas. Mas peca em ser prolixo e repetitivo, em especial nos capítulos finais, onde a conclusão parece um tanto apressada.

Thomaz32 12/01/2024

Discordo do caráter reformista e abordagem que sugere a desigualdade entre os sexos apenas num contexto não representativo no corporativismo, onde mulheres não ocupando espaços importantes seja a maior causa da opressão - e que, com uma predominância delas no mesmo, isso seria revertido. a desigualdade é, sobretudo, macroestrutural, e enquanto não houver um desmantelamento das estruturas - esta que origina e mantém todas as opressões no capitalismo -, não haverá emancipação.

Lisandra.Maria 08/01/2024

Reconhecer-se como feminista
O envolvimento que a Marcia traz a partir de suas experiências pessoais, da filosofia, da sociologia, da educação, fazem com que o livro seja a recomendação para qualquer acadêmica ou acadêmico que esteja tendo um contato inicial com o tema. Ela chama a todas, todes e todos para a luta, que é o princípio fundamental do feminismo: por fim aos sistemas de injustiças do patriarcado e do capitalismo.

"Enquanto a violência é sofrida por mulheres, o poder é exercido pelos homens"

Carina 04/01/2024

Inteligente e necessária!
É muito comum, conforme crescemos e vivemos em sociedade, absorver crenças, compreensões, hábitos... E acabamos não parando para pensar o por quê acreditamos em determinadas coisas, por quê fazemos o que fazemos e por aí vai. Sobre o feminismo, o patriarcado, as funções e normas atribuídas a cada gênero e outros tópicos, não seria diferente.
Nesse livro, incrivelmente inteligente e bem escrito, a autora aborda essa reflexão e muitas outras que são de muita importância.
Amei a leitura!

Biblioteca-.IFSD 21/12/2023

Feminismo em Comum: para todas, todes e todos é um convite acessível à reflexão, que inclui  todas as pessoas (e identidades) dispostas e comprometidas com a ampliação da visão de mundo. Acredito que, por mais que o livro apresente reflexões introdutórias, indivíduos em qualquer ponto da experiência feminista, em termos de leitura ou de ativismo, podem aproveitar a leitura. Seja porque sempre há conexões entre lutas as quais precisamos internalizar, seja porque em momentos  de luta direta necessitamos de desenvolver um vocabulário mais amplo e crítico para denunciar as opressões

site: http://www.pretaenerd.com.br/2018/04/feminismoemcomum.html

Paulinha 14/12/2023

Sensato
Mais uma obra fabulosa e sensata discutindo o real sentido de feminimo e feminismos
Recomendado para todo mundo

Renato 22/11/2023

Para todas, todes e todos
O livro de Márcia Tiburi se faz necessário ao colocar o termo Feminismo sob análise: afasta dele as adesões por puto modismo e, em contrapartida, afasta todos os preconceitos que foram, de forma consciente e injusta, atribuídos a ele.

Mas o livro não se apega somente a essa resignificação. Examinando o papel da mulher, explica que o feminismo é um caminho de libertação da ideologia capitalista/patriarcal e suas "verdades absolutas" o feminismo é uma posição política que tem em si a luta de classes, a emancipação da mulher e que estende essa luta também às questões raciais. Enfim, feminismo não é lutar apenas pelas mulheres, mas contra a qualquer forma de opressão social.

Aghata14 13/11/2023

Confuso
Não conheço a autora, não sei qual foi a proposta dela com o livro. Mas não me cativou, achei uma leitura fácil e rasa.

Se a leitura for direcionada para alguém que está começando acho que funciona. Agora alguém que já tem uma base, não funciona.

Jessy R. 12/10/2023

Um livro introdutório ao feminismo moderno.

O livro é fluido, debate sobre diversos temas pertinentes no feminismo de nosso século, inclusive, atualmente, o feminismo tornou-se além do gênero feminino e masculino, tornou-se algo que abarca (ou deveria) todos os gêneros. Ademais, tbm a autora trás a inquietação sobre o que é ser mulher, e como tem sido a construção do ser mulher desde algumas gerações passadas.

Porém, ele não pertence à literatura de boa prosa, há muitas passagens questionáveis e problemáticas que pode passar despercebido, mas continuam problemáticas. Há muito o que se questionar do livro em si, na forma como a autora aborda assuntos e trabalha ele, bem como deixa as linhas de pensamentos simplistas demais.

1Sbag 18/09/2023

Esperava mais
Não gostei do livro, em várias vezes as frases simplesmente não fazem muito sentido. Acho que a autora tenta fazer uma linha de pensamento mas em certo momento ela não conclui e tudo fica muito confuso.
Várias partes do texto em uma capítulo tem um argumento, chegando no próximo ela se contradiz.
Para uma pessoa que está começando a entrar e estudar mais sobre o feminismo, não acho que esse livro seja bom para isso, muitas vezes tem uma frase cheia de palavras mais rebuscadas e você fica sem entender muito bem.