Tempo nublado

Tempo nublado Octavio Paz

Resenhas -

Sarah.Raphaele 23/01/2018

Tempo Nublado: Resenha
Tempo Nublado é um ensaio, então é de se esperar a linguagem culta e uma escrita diferenciada. O livro é dividido em duas partes: a primeira contém visões mais “gerais”, do mundo Ocidental (em especial Estados Unidos), enquanto que a segunda parte foca na América Latina (em especial México).
Para esclarecer melhor a proposta da obra, é válido trazer palavras do próprio autor:

“Não sei se estes comentários contêm interpretações válidas ou hipóteses razoáveis; sei que expressam reações e sentimentos de um escritor independente da América Latina diante do mundo moderno. Se não é uma teoria, é um testemunho” (Paz, Octavio; p. 8).

O livro traz situações da época e a leitura é um pouco pesada (pelo menos pra mim que estou desacostumada com a quantidade de informação em uma única obra!), no entanto, Octavio Paz escreve de uma forma que chega a ser didática e poética em vários momentos. Expõe ideias, críticas e reflexões éticas e filosóficas sobre vários temas (tais como a “rebelião juvenil” dos anos 60, feminismo, imperialismo, democracia, capitalismo, socialismo, comunismo). É claro que se você tiver um “certo conhecimento” dos temas abordados pelo autor pode haver um aproveitamento reflexivo maior (talvez), mas nada impede que um curioso se aventure também. É um livro que requer releituras por ser tão rico!

site: http://minhacontracapa.com.br/2018/01/resenha-tempo-nublado-de-octavio-paz/