Batman: Criaturas da Noite

Batman: Criaturas da Noite Marie Lu

Resenhas - Batman: Criaturas da Noite

Danielle 15/07/2021

Muito interessante conhecer um Bruce Wayne jovem, antes de se tornar o Batman. É uma história bem empolgante.

Art 20/12/2021

Batman - Criaturas da Noite: a paixão proibida de Bruce Wayne
O livro coloca um foco maior na figura de Bruce Wayne, o qual é um jovem de 18 anos, e em sua aventura principal, a qual envolve algo além da justiça pregada por ele: um amor proibido. A obra tem um maior foco no lado detetive do jovem, ao invés do lutador, o que te faz quebrar a cabeça ao longo do livro no objetivo de prever o que vai acontecer. Há também uma introdução de personagens praticamente únicos da obra, mas que agregam muito. Uma dessas personagens brinca não só com a mente de Bruce, mas também com a sua, fazendo com que você fique cada vez mais ansioso pelo desfecho final.

Apesar de parecer em certos momentos, Batman - Criaturas da Noite não é um romance adolescente clichê ou coisa do tipo, a obra consegue ir muito além disso, construindo a base de um personagem que vai se tornar em um super herói e trazendo mais perspectivas sobre a triste vida em Gotham, além daquela de Bruce.

Lohanna12 17/09/2021

Batman: Criaturas da Noite
Batman é o meu herói preferido da DC e Mari Lu é uma autora que já li outros livros dela e gostei muito, então pra mim foi uma combinação perfeita.
Nessa historia temos um Bruce Wayne nos seus 18 anos e assim assumindo de vez toda sua herança e o controle da empresa da família. Na noite de sua festa de aniversario ele acaba interferindo numa operação policial e como punição é encaminhado para fazer serviço comunitário na prisão/hospital psiquiátrico Asilo Arkhan, onde abriga vário criminosos perigosos.
Nessa prisão Bruce conhece Madeleine uma garota que faz parte de um grupo de criminosos chamado "Criaturas da Noite" que tem como objetivo acabar com os ricos poderosos de Gothan. Desde que foi presa Madeleine sequer abriu a boca para dar alguma informação para a policia, no entanto, começa a conversar com Bruce e ele se ver em uma maneira de conseguir que ela revele informações ou ela o está apenas o manipulando.

Gostei muito de como foi abordado a historia de Bruce neste livro, claro que ele está longe de se tornar o Cavaleiro das Trevas, mas já dá para perceber indícios de como ele vai fazer para se tornar.
A escrita da autora é muito boa, trazendo um quê de suspense e mistério na história, tornando a leitura mais fluida.

Ana Rubia 04/07/2021

Minha primeira experiência com a autora e já estou rendida! Não sei se me apaixonei pela escrita da autora ou se foi por se tratar de um livro sobre o Bruce Wayne antes de se tornar o Batman.
Só sei que não conseguia parar de ler!
O plot não foi dos mais perfeitos e adivinhei pouco depois da metade do livro, ou melhor, suspeitei do que poderia ser e que acabou se concretizando.
Independente desse detalhe, valeu a pena acompanhar essa história.
Se quiser ler um livro com uma pegada psicológica e com cenas de ação que te prendem, então recomendo este livro!

Alessandro Heverton 10/04/2020

Releitura
Uma releitura do início da carreira do cruzado encapuzado. Leitura fácil e algumas reviravoltas que tornam tudo mais interessante. E uma vilã excelente, estilo Moriarty. Sinto apenas pela descrição das lutas.

Conchego das Letras 09/02/2018

Resenha Completa
Essa não será uma resenha técnica ou impessoal. Eu sou fã (fanática, obcecada, doida de pedra) do Batman. Coleciono quase tudo que é lançado sobre o personagem (só me recuso terminantemente a assistir Batman gordo, barbudo, bêbado e chorando).

Isso posto, vamos ao livro ilustrado Batman: Criaturas da Noite, de Marie Lu.
Primeiro sobre a autora – informações retiradas do site da Arqueiro e do Goodreads:

Marie Lu é a autora das séries Warcross e Jovens de Elite e da aclamadíssima trilogia Legend. Ela se formou na Universidade do Sul da Califórnia e trabalhou como designer na indústria de videogames. Atualmente escritora em tempo integral, passa as horas livres lendo e jogando. Mora em Los Angeles com o marido e um cãozinho mestiço de chihuahua e corgi.

Agora, sobre BATMAN: NIGHTWALKER.
Não é o melhor livro sobre Batman/Bruce Wayne. Pensando em livros, não em histórias em quadrinhos, eu ainda voto em Contos de Batman - volume 4: Apresentando a Mulher-Gato. Pensando em graphic novel, o voto ainda é Gritos na Noite.

NIGHTWALKER mostra Bruce Wayne saindo da adolescência, prestes a colocar as mãos na herança. Com apenas 18 anos ele ainda não é o detetive frio e impassível, o homem que guardou o coração porque não quer perder mais nada. Ele é um rebelde rico, entediado e que apronta sempre que possível, em uma dessas vezes ele é pego e condenado a prestar serviços comunitários, claro que no Arkham, onde ele é abusado verbalmente o tempo todo. Bruce – sem essa de Batman – não parece ter um cérebro, porque ele nem mesmo usa dedução lógica para escolher o almoço. O maior detetive de todos os tempos é reduzido a... nada.
Alfred não é citado na sinopse, e quando aparece é uma babá. Não o mordomo cheio de humor britânico, com piadas desconcertantes; ou o pai adotivo, que criou e levantou o ânimo do menino de 8 anos, órfão depois que viu os pais serem assassinados a sangue frio. Alfred, a referência de sanidade em qualquer história de Bruce, foi transformado em uma babá, responsável por tentar manter na linha um adolescente que acha que o mundo deve alguma coisa a ele. Triste fim para um ex-agente da MI-6.
A história em si não é ruim, o que estraga é usar Bruce Wayne, o homem que se tornará o Batman, mas tirando a força que o personagem já recebeu em uma releitura em Ano Um. Essa reinvenção do personagem em Ano Um – assim como o ressurgimento do personagem com Cavaleiro das Trevas – deu tão certo, é tão aceita pelos fãs, que Christopher Nolan levou ao cinema.
Lu ignorou todas as informações sobre a formação de Bruce, sobre como o menino solitário, que vivenciou um dos maiores traumas que um ser humano pode viver, criou o seu próprio Wayne.

Um jovem que se encanta com uma das prisioneiras do Arkham a ponto de tentar ajudá-la, mas sem sua inteligência superior e bem treinada, Bruce nem mesmo nota que está sendo manipulado e “ajudando” o inimigo. A sedução e inteligência passam longe dessa equação.

Os vilões do livro, Madelaine e as Criaturas da Noite, não são profundos, multifacetados, eletrizantes. Isso também dificulta para que o livro evolua de maneira mais fácil.

Talvez por eu ser uma viciada em thrillers, suspenses e romances policiais – além de apaixonada pelo Batman – o suspense do livro me pareceu bastante fraco, para não dizer inexistente. O final não deixa a desejar porque a construção da história é toda moldada para aquele final específico, então não vai surpreender ninguém.

A avaliação dessa leitura será diferente das outras e no final vão entender os motivos:

Enredo original e escrita de Marie Lu: 4 estrelas
Envolvimento emocional: 2 estrelas
Desenvolvimento da história: 2 estrelas

Resumo da ópera? Se você é, como eu, fã do Batman e já leu tudo o que é possível conseguir sobre o personagem da DC, leia por sua conta e risco – a capa é linda, então é um ponto mega positivo.

Se você não conhece Batman, não viu os filmes do Nolan e não sabe nem que ele é um herói da DC, a leitura é bem agradável.

Se você é fã da Marvel e quer zoar os amigos que são fãs da DC, leia.

Avaliação final: 2 estrelas, mas só porque a Marie escreve bem.

site: http://www.conchegodasletras.com.br/2018/02/devaneios-da-bel-batman-criaturas-da.html
Bradley 10/02/2018minha estante
vou ler em breve.
espero que seja uma leitura bacana pra mim
Eu li WAYNE DE GOTHAM e ler esse livro foi um exercício de tortura

TioBriel 29/05/2021

Não é o Batman... é o Bruce
Sinceramente eu preciso dizer que a autora foi colocada numa sinuca de bico. Escrever uma história sobre o "Batman" é uma responsabilidade muito grande e devo admitir a coragem da mulher. Ela conseguiu entregar algo conciso e que oferece lá seu entretenimento. Mas não é o Batman é o Bruce...
Quiçá a autora optou por fazer dessa forma já tendo em mente que falar sobre o Batman em si pode causar comprometimento da própria reputação, dependendo do resultado. Talvez foi a própria editora que exigiu uma coisa mais adolescente e mais leve, para alcançar um público maior. O fato é que Marie Lu mostrou que não veio pra brincar.
Infelizmente, vim carregando expectativas baixíssimas por conta de "Jovens de elite" que eu queria elogiar mas a falta de sal só deixou eu pensar que poderia ser melhor. Nesse livro ela acerta o que errou naquele. Uma narrativa em terceira possibilitou uma maior riqueza de detalhes, porém até aqui a autora limitou. Um ponto positivo dessa limitação foi o envolvimento misterioso de Bruce com a personagem Madeleine, que do primeiro ao terceiro ato (eliminando todo o meio do terceiro ato) foi uma personagem peculiar e interessante. Para não alongar muito minhas críticas, eu posso resumir dizendo que a história só não é "ruim" porque é o Bruce. O Batman.
Nesse trabalho conjunto da editora e da Warner eu acredito que a mulher gato da Sara J Mas vai ser o mais promissor.

Iparisclarke 15/11/2022

Nhe
Não sou fã do Batman e nem chegada a esse personagem, mas admito que a escrita da Marie humanizou muito ele. O livro é bom, a escrita é leve e fluída e recomendo pra quem gosta desse tema.

Pensei que a série era de 4 livros e já estava cogitando fingir que o do Superman não existia, imagine minha surpresa ao ver que tem 7 livros...... Vou encerrar no terceiro, mas caso se interessem:

1. Mulher-Maravilha ? Sementes da Guerra (Leigh Bardugo)
2. Batman ? Criaturas da Noite (Marie Lu)
3. Mulher-Gato ? Ladra de Almas (Sarah J. Maas)
4. Superman ? Dawnbreaker (Matt de la Peña)
5. Black Canary ? Breaking Silence (Alexandra Monir)
6. Harley Quinn ? Reckoning (Rachael Allen)
7. Harley Quinn ? Ravenous (Rachael Allen)

Jeh Diário dos Livros 23/12/2021

“Para alguém que tem tudo, há trevas em seu coração.”
Batman Criaturas da Noite consegue nos trazer uma história criativa e Marie Lu conseguiu trazer a essência do Batman, mas em uma versão mais jovem e adolescente do personagem.
Gostei da escrita da autora nesse livro, pois é simples e objetiva, não temos nada acelerado demais e cansativo. Marie Lu vai direto ao ponto de uma forma bem positiva.

Falando nos personagens, não posso dar uma opinião profunda sobre Bruce Wayne, pois acompanho só algumas coisas relacionado ao Batman, então tem muita coisa na história do personagem da DC que eu não conheço, mas pelo meu conhecimento e pela escrita da autora eu gostei muito da forma que ela trabalhou seu personagem, um jovem cheio de sombras de um passado terrível, que carrega até hoje esse peso, mas, mesmo assim, ela não tirou a essência jovem de um garoto prestes a se formar na escola e conhecer mais do mundo adulto.

Os personagens secundários são bem trabalhados, principalmente nossa vilã Madeleine para quem leu os livros da autora especificadamente Jovens de Elite, sabe que ela escreve bem no ponto de vista de vilã, e com esse livro não foi diferente. Marie trabalha bem nossa vilã e apesar de uma história rápida a gente consegue ver uma profundidade nos personagens e confesso que eu facilmente leria uma sequência se ela escrevesse.

A ambientação também não passa despercebida na história e conhecemos um pouquinho da cidade Gotham, apesar de não ser o ponto principal da trama. Gostei muito forma que a autora abordou os temas de poder, dinheiro e corrupção e como aquele mundo é tão realístico ao nosso.

A diagramação da editora foi muito bem feita, desde a capa que retrata bem o personagem, assim como as letras e artes do texto. Tambem não encontrei erros durante a leitura.

Por fim, posso dizer que Batman Criaturas da Noite foi um bom livro e uma excelente história desse universo tão querido para muitos, foi muito legal conhecer Bruce Wayne mais jovem sem ser literalmente o Batman ainda, mas já vê o porque ele se tornou quem era. A história é bem trabalha, com uma escrita fluida e direto ao ponto e acima de tudo com a garantia de qualidade que a Marie Lu tem em suas histórias.

site: https://diariodoslivrosblog.blogspot.com/2020/08/resenha-batman-criaturas-da-noite.html

LRMatheus 16/10/2020

Muito bom livro - Muito Bruce e Pouco Batman
Criaturas da Noite realmente me surpreendeu. Li por conta da recomendação de uma amiga e ela me alertou q seria Bruce Wayne no comando e não o Batman. De fato, aqui vemos o jovem Bruce que por mais ousado q seja não chega nem perto da inteligência e preparo do morcegão. Não leia esperando a inteligência, combate e raciocínio lógico do homem morcego, ou então vai se frustrar. Adorei a personagem que divide a cena com nosso jovem bilionário e a forma que foi conduzido tudo me deixou muito apegado a ela. Não há necessidade, mas dá vontade de uma continuação para ver ambos se esbarrarem novamente. Leitura rápida e dinâmica, em 1 dia dá pra ler tranquilamente.

Helena_ 10/04/2024

Um livro ok
Nada de inovador, não foi uma leitura que me surpreendeu ou me deixou com borboletas na barriga, só foi uma leitura ok, que a cada acontecimento era ?ok, e daí ??. Bem pra passar o tempo mesmo e vê uma versão sobre outra perspectiva do batman que é um personagem bastante famoso mundo a fora

Kethy 11/04/2020

...
Gostei do que Marie Lu fez com a história do Batman. Confesso que da DC esse é um dos personagens que eu menos gosto e a forma com que Marie escreve melhorou um pouco.

Recomendo muito