A Origem da Idolatria

A Origem da Idolatria Mauro Meister

Resenhas - A Origem da Idolatria

Cássia 03/07/2023

Necessário
Livro extremamente necessário, a gente começa a entender certos comportamentos, a entender o assunto de forma ampla e clara

Rapha 25/04/2023

Quem realmente está no trono?
Achei de extrema importância para os cristãos (me incluo aqui), pois esse livro levanta um tema muito falado no meio cristão mas eu vejo que é superestimado no que diz respeito a coisas externas.

Entendo que: coisas externas são apenas uma capa que esconde o verdadeiro ídolo. Ao decorrer do livro você perceberá que sempre aponta para o tal do "eu", Idolatramos a nos mesmos. A partir do momento que eu coloco como centro da minha adoração algo inferior a mim ou de igual importância, eu me torno semelhante a isso. Passamos então a adorar coisa criada ao invés do Criador.

Antes que pense: "Mas eu não preciso adorar ninguém, eu não sou assim...", vou te contar uma coisa, preste atenção! Todos os seres humanos adoram. Mas para um melhor entendimento, vou usar outras palavras. Todo ser humano precisa de alguém para influencia-lo, se espelhar, se comunicar, conviver e conhecer. Bebes não definem quem são sozinhos, precisam de outro para conduzi-lo: quando bebes, de uma mãe para nos amamentar; crianças, pais para disciplinar; adultos, contatos para crescer financeiramente. Contudo a todo momento precisamos de um ser maior, que nos ensina o que não compreendemos.

O que esse livro me trouxe foi o entendimento da minha incapacidade, do limite e da pequenez do meu próprio ser (Talvez não chegue a isso apenas lendo esse livro). O ponto é... Que esse entendimento do quão pequenos e limitados somos, possa servir como um combustível para buscar intensamente de todo o coração, alma e entendimento Aquele que não é limitado e que tudo criou, ou seja, o único capaz de saciar essa fome que temos. A Ele devemos adorar, pois claramente somos limitados para esse posto.

Domitila 18/10/2022

A idolatria
Esse livro vai para a minha lista de livros finos, que contém bastante preciosidades bíblicas e éticas sobre a nossa moral e Espiritualidade cristã.
Convido-te a ler algo que irá te confrontar em tantos aspectos, dentre eles como temos a imensa vontade em criar um ídolo sem nos darmos conta e como isso pode levar-nos a ruína.

Samuel.Alves 30/09/2022

Um opúsculo gigantesco
A idolatria tem sido um desafio para teólogos e pastores em geral, uma vez que não só seus corações são tendenciosos a esse mal, mas por causa do coração dos que devem ser cuidados por esses.

Nessa neste opúsculo, o Rev. Dr. Mauro Meister, aborda o cerne da questão de forma dinâmica e compreensível, de maneira que fica inegável não só a habilidade do Escritor/Pastor, mas também a necessidade do ouvinte em atentar para essas palavras.

O leitor tem apenas uma saída: ou rejeita o assunto e vive a loucura de sua idolatria, mesmo que ela não tenha imagens ou objetos como alvo (estejam apenas no coração), ou atende a iluminação abordada no livro, defendendo seu coração da idolatria.

A recomendação do livro se dá pelo fato do autor não ter proposto nada mais além dos conceitos bíblicos para fugirmos dessa rebelião, assim como aponta para a fé, confiança e obediência a Cristo e deleite em sua graça para guardar o coração desse mal.

Marlon.Batista 02/03/2022

Idolatria no coração
A idolatria é um pecado que está além de qualquer época, segundo o autor, está diretamente no coração da humanidade.
Se você deseja saber a origem desse pecado, tá aí um ótimo livro pra você ler e descobre as formas de não cair nesse pecado.

Gilles Dorneles 21/01/2022

Ótima Introdução para o tema
Podemos pensar que idolatria se resume a monumentos ou até mesmo os que já passaram dessa mera definição, achar que talvez se defina como algo que rouba nossa afeição e desejo de forma exagerada. Tudo isso está incluído, mas o que o autor coloca diante de nós é que algo mais profundo permeia a idolatria. Ele nos mostra que sua origem se deu lá no éden com Adão e Eva. O homem foi criado para um propósito, adorar somente a Deus e confiar nEle de todo seu coração, alma, forças e entendimento. O homem ao ser tentado pelo diabo, confiou em outro ser que não era Deus, colocou suas expectativas no próprio eu. O que se resume nesse breve livro é que a idolatria chegará em nosso coração quando darmos lugar a algo ou alguém que promete por meio de mentiras, ou meias verdades(que também são mentiras) o fim em si mesmo. O que se revela de forma mais comum não são imagens, ou coisas externas que podem torna-se ídolos em nosso coração, mas o nosso próprio coração, o nosso próprio eu que compete e tenta destronar Deus de sua posição.

É quando nos voltamos para Ele, mediados por Jesus, debaixo de sua inteira graça que encontraremos a plena satisfação. Só por meio de crermos, confiarmos e obedecermos em última instância a Ele que nos levaremos dos inúmeros ídolos que pairam por esse mundo e sobretudo em nosso coração. Nossa teologia, espiritualidade e ética devem estar alinhadas as sagradas Escrituras afim de não sermos idolatras em nosso viver.

Stephanye 08/12/2021

Ou amamos a Deus ou fazemos ídolos
?O exame cuidadoso da Palavra de Deus e? suficiente para revelar que, antes de ser um artefato de nossas ma?os, o i?dolo e? um artefato do corac?a?o.?

Ja? encontramos essas palavras no segundo para?grafo do prefa?cio de @mfmeister em seu livro ?A Origem da Idolatria?.

Como bem pontuou @igorpensar hoje no serma?o expositivo da @esperanca.igreja no livro de Joa?o, no?s sempre amamos alguma coisa. Se na?o amamos a Deus, amaremos a qualquer outra coisa (tendo a crer, no fim das contas, que sempre sera? a no?s mesmos).

Ou seja, ou somos ido?latras ou adoramos a Deus. Na?o tem pra onde correr. Por falar nisso, quero muito ler a dissertac?a?o da @normabragaoficial que pelo ti?tulo aborda esse assunto.

No fim das contas, o homem como ser desejante, como resgata @jonasmadureira em ?Intelige?ncia Humilhada? o conceito antropolo?gico de ne?fesh, sempre tera? desejo e necessidade por algo. Quando o homem na?o encontra em Deus a sua fonte, afinal ele e? desejo por Deus, sempre ira? se virar para buscar sua saciedade nas criaturas.

E na?o e? isso que nos diz Paulo no primeiro capi?tulo da carta aos Romanos?

Por isso disse Calvino com toda certeza: o corac?a?o do homem e? uma fa?brica de i?dolos. E tambe?m, por isso afirma Agostinho que nosso corac?a?o na?o descansa enquanto na?o acha descanso em Deus. Por fim, como diz Lewis, nosso pro?prio desejo aponta que nada nesse mundo pode nos satisfazer.

Somente um corac?a?o idolatra, cego e insensato pode dizer ?Na?o ha? Deus? e pode fazer de si ou da criatura o seu pro?prio ?deus?.

Will 13/08/2021

Você precisa ler e reler
Esse livro traz informações básicas e essenciais para a vida cristã. Recomendo a leitura e estudo nas páginas desse livro. Leia e entenda que idolatria tem muito mais sentidos do que normalmente consideramos, e se não tomarmos cuidado estaremos com ídolos errados em nosso coração.

Leonardo 11/08/2021

Cientes de quem adoramos
Livro que traz luz sobre o tema da idolatria. Mostra como o ser humano deixa de confiar em Deus e passa a confiar em sí próprio. Idolatria é sobre em quem você confia.

Taynara.Seabra 23/05/2021

Por muitas vezes idolatramos a imagem do homem, no caso a nossa mesmo.
Esse pecado tão presente em nosso cotidiano e tão pouco notado é pontuado neste livro que nos faz refletir de diversas maneiras

Mildred 24/01/2021

Idolatria
Excelente livro sobre o tema, bem prático e simples, mostra a origem desse pecado.

Marcus Martins 25/11/2020

"O coração do Homem é uma fábrica de Ídolos" - João Calvino
O livro tem uma exposição magistral de como funciona a idolatria, não só pela construção de imagens, mas pela própria vontade rebelde do homem em querer se colocar no lugar do Criador e tentar "domar" algo que é muito maior do que ele.

Lani's 02/10/2020

O pecado original
Esse livro me ensinou muito. Sobre mim mesma e meu coração que adora sempre. Mas que foi criado para adorar somente um Senhor. É chocante ler esse livro e ver que todos pecamos, diariamente, quando usamos nosso coração para se render à propósitos para o qual não foi criado. Leitura transformadora.

Larissa 07/09/2020

Atual, bíblico e objetivo. Um livreto bom de se ler, de forma resumida o autor consegue nos colocar contra parede junto com nossos ídolos

Mr. Torres 20/08/2020

Ler e reler sempre!!
Que reflexão incrível acerca de nossas falsas onipotências. Compreender os pontos centrais das distorções, a forma com a qual lidar e a quem recorrer para o processo de cura, são cirurgicamente descritos neste livro.
A fonte de nossas frustrações está em depositar a confiança no que não é real!