Deus ajude essa criança

Deus ajude essa criança Toni Morrison

Resenhas - Deus Ajude a Criança

Adriana Naves 16/01/2024

Preciso reler...
"...Uma vida nova. Imune ao mal ou à doença, protegida de sequestro, surras, estupro, racismo, insulto, mágoa, autodepreciação, abandono. Livre de erros. Toda bondade. Sem raiva."

Eu nunca imaginei que leria o que li nessas poucas páginas, a forma como somos conduzidos a momentos da vida destas personagens é simplesmente incrível. Tantos assuntos são abordados, com tanta realidade que não tem como não se sentir impactado. Acredito que essa seja uma leitura que vai crescendo em valor a medida que for relendo. Aqui Toni Morrison fala sobre racismo, colorismo, maternidade, violência na infância e traumas tudo abordado através de sua perspectiva sensível e sua escrita linda e forte. Vou incluir em meus planos de leituras tudo que a autora escreveu.

Vii/ Vicky 24/12/2023

DEFINITIVAMENTE NECESSÁRIO!
Esse livro mostra como uma infelicidade, algo com que você se desagrada pode se tornar um combustível na sua vida. É muito prazeroso poder ver o quanto a Bride superou o que aconteceu com ela no seu passado e utilizou qualquer ódio dirigido a ela, devido a cor da sua pele, como combustível para realçar suas características e ter orgulho de quem ela é, sem se diminuir e se calar frente a qualquer branco racista.

Simplesmente amei esse livro, considero ele extremamente necessário e gostaria que fosse mais conhecido, pois a pauta que ele levanta é de extrema importância para os dias atuais porque, infelizmente, o preconceito racial ainda existe e é banalizado. Outras temáticas importantes abordadas são: abandono de crianças, prostituição de crianças, sequestro, violência sexual, assassinato. Estas são sem dúvida temáticas pesadas que demonstram o quanto o que é vivido por uma criança pode marca-la profundamente.

Adorei a maneira como a Toni apresentou um pouco da vida de cada personagem, evidenciando que todas têm histórias importantes marcadas por dores; feridas que cicatrizaram mas que seguem marcadas na pele. Todos enfrentaram alguma coisa sozinhos e se reinventaram, isso é tão bonito!

São poucos os livros sobre os quais resenho bastante, então se comentei muito sobre esse é porque ele me tocou muito, virou uma chave na minha cabeça e, sem dúvida, recomendo muuuuuito. Esse livro inclusive é interessante para trabalhar em sala de aula, porque é nesse ambiente que o bullying costuma se instaurar, e o fator cor da pele pode ser um forte ponto a ser descriminado.

Deixo aqui uma parte que gostei bastante:

"Tentar entender a malignidade racista só a alimenta, a infla como um balão voando alto lá em cima temendo afundar para a terra onde uma folha de grama poderia furá-lo deixando suas fezes líquidas sujarem a plateia em transe assim como o mofo arruína as teclas de um piano tanto brancas como pretas, bemóis ou sustenidos para produzir uma elegia da sua decadência."

Fantástico!

Paola.Grossl 06/12/2023

Primeiro
Meu primeiro contato com a Toni Morrison, sendo uma leitura em conjunto com o várias vezes citado por mim, Leia Mulheres.
Foi uma experiência muito boa e necessária.

GiArgia.Gschwendtner 26/11/2023

Intenso, complexo e necessário
Leitura convidativa e que prende a atenção, pois queremos saber o que está por trás daqueles personagens. Quais são as suas histórias.

A narrativa traz uma abordagem complexa envolvendo infância, questões raciais e abusos. Nem precisa dizer que pesa pensar sobre tudo isso, mas é inevitável pra criarmos e abrirmos outras possibilidades de mundo.

Foi a primeira leitura que fiz dessa autora e fiquei maravilhada com sua forma de expressão única e condução da história.

Hiária 09/08/2023

Pela sinopse, acreditei que fosse um livro que falava somente sobre a vida difícil a Lula Ann / Bride, mas no decorrer percebo que ?Deus ajude essa criança? se refere à todas as crianças.

É preciso ter muito zelo com os pequenos, pois o mau está sempre à espreita!

É preciso amar e muito as crianças, pois o amor muda uma criança, do adulto e da criança interior.

Também tem muito gatilhos, que causa náuseas. Homens, maioria homens são terríveis para mulheres e crianças. ?

Monaliza.Moraes 07/08/2023

Que livro!
?Escute o que eu digo. Você está pra descobrir como é a coisa, como é o mundo, como ele funciona e como ele muda quando a gente é mãe.
Boa sorte e que Deus ajude essa criança.?

Que livro!! Me rendeu 1h de terapia!
2º livro da Tony que leio!
Gosto como ela escreve sem medo de colocar o dedo na feriada!
A leitura trouxe boas reflexões! Recomendo!

Silvana 30/04/2023

Forte
A escrita de Toni Morrison é dilacerante, com temas super difíceis e que deixam a gente com gosto amargo. Lidar com uma realidade em que adultos sufocam dores no silêncio, e tentam proteger uma criança ao qual em seu passado foi tão machucada, seja pela violência e famílias disfuncionais.
Leitura obrigatória para pensar o quanto precisamos ser mais acolhedores e alertas quanto ao tempo da infância.

Quel Heloise 09/03/2023

Triste e perturbador!!!
Nesse emaranhado narrativo vários pontos de vista serão apresentados conforme as impressões de cada personagem.Temas muito sensíveis como racismo e abuso infantil serão abordados ao longo de toda narrativa em relatos revoltantes que expõe toda crueldade humana e a incapacidade da sociedade em proteger os mais vulneráveis.Especialmente porque frequentemente essa violência física e psicológica,muitas vezes velada,se abriga no próprio seio familiar. Uma história,acima de tudo,de sobrevivência e sobre os caminhos percorridos ao longo da vida como um inevitável reflexo das feridas de infância e da conexão entre o passado e as atitudes do presente.Com pitadas de realismo fantástico a autora tenta explicar as transformações internas que são fundamentais à evolução psíquica da personagem principal em sua jornada de superação de suas dores. E mesmo sutilmente, sinalizam uma possibilidade de redenção através da reconciliação com um passado obscuro. Embora incômoda em vários trechos,a leitura nos permite reflexões importantes e nos instiga a ressignificar nossas vivências em busca de um caminho de libertação de pensamentos e conceitos que tantas vezes nos torturam e escravizam!

Joanne.G.P. 12/12/2022

Primeiro da Morrison
Minha primeira experiência lendo Morrison foi muito boa, achei o livro muito bom e diferente em alguns aspectos do que já li. A história me fisgou e gostei dos personagens, cheios de erros e acertos. Recomendo.

Ioneide 24/11/2022

História fluida
A história de uma menina que sofre desde que nasceu com o preconceito por causa da cor de sua pele. Torna-se uma profissional bem sucedida mas dentro dela ainda mora aquela menina carente de atenção e amor.

Cristiane174 27/07/2022

Forte e necessária
Precisamos sair da nossa zona de conforto, refletir sobre o que não é comum na nossa vida, mas que pode nos ensinar muito sobre nós mesmos. Um ponto de vista é apenas a visão de um ponto. Um livro sobre sobrevivência, autoconhecimento e esperança

Sabrine Amalia 31/05/2022

Primeiro da Toni Morrison e estou sem palavras...
Deus ajude ess criança.
Deus ajude essa criança.

Como pode um último capítulo fazer tanta diferença assim? Que impacto, que construção.
O fim traça um breve início. Um retrocesso. Uma completude que se finda perfeitamente.

Que escrita fantástica envolvente. Com personagens simples no entanto complexos.
Espetacular.

Nota 4,0.

O "gosto de quero mais" pelas escritas de Morisso .

evelynln 17/05/2022

Muito Bom!!!
Que livro fantástico!!! Você consegue ler em uma tacada por ser trato fluido. Só levei um tempo a mais para poder saborear cada personagem tão cativante!!! E cada história que se entrelaça de uma forma tão única. Me motivei a ler outros títulos dessa autora. E jamais poderei deixar de falar sobre a principal questão que trata esse livro, o Racismo tratado de forma absurdamente natural e o abuso sobre os corpos humanos! É um livro muito bom!!! Mas o alerta são os gatilhos!

Ziza 25/02/2022

O que mais me atrai na Toni Morrison é a sua capacidade de escancarar a complexidade do ser humano, suas dores e dilemas. "Deus ajude essa criança" carrega essa forte característica, assim como seus outros romances que li ("Sula" e "O Olho Mais Azul").

Já li algumas críticas relacionadas a "Deus ajude essa criança", colocando essa obra da Toni como uma das menos interessantes. Bom, eu discordo. O livro é um dos meus preferidos. Nele, Toni se debruça para falar sobre colorismo. Sua escrita nos envolve e gera desconforto ao mostrar as dores de ser uma mulher preta retinta desde seu nascimento.

Desde que chega ao mundo, a personagem principal Bride sofre. Sua jornada começa com o abandono do pai, que se recusa a aceitá-la pela sua cor retinta. A mãe também se envergonha, se preocupa com os comentários alheios sobre a cor da filha e sente dificuldade de demostrar amor por ela.

A mãe sofre, pensa demais, se preocupa com o preconceito que a bebê vai sofrer ao longo da vida e, dentro desses pensamentos, se perde num mar de ausência que demonstra a pequena Bride. Essa dualidade entre mãe e filha é triste. Bride desde cedo vive esse rivalidade com a mãe que a ensina a chamá-la de Mel, outra mulher negra, mas não retinta, que tem dificuldade em abraçar a própria filha.

A dor da rejeição e a necessidade de aprovação permeiam a história de Bride, que vai carregar essas cicatrizes mesmo quando chega à vida adulta e se torna uma mulher bem-sucedida e independente, sem proximidade com a mãe.

O livro nos conduz a reflexão também de Mel, mostrando que ela reconhece suas falhas, enquanto mãe, mas que tentou fazer seu melhor. É possível sentir a dor da maternidade que envolve Mel e a faz tomar decisões que tanto machucaram a filha. Ser mãe também é difícil.