A batalha das Ardenas

A batalha das Ardenas Antony Beevor

Resenhas - A batalha de Ardenas

Paulo 02/12/2023

Uma das batalhas mais importantes da 2a guerra
Me interessei pelo livro depois de ver que ele relata batalhas da segunda guerra mundial na região da Bélgica. Quando assisti Band of Brothers, na minha opinião o melhor episódio é sobre essa parte.

Gostei da maneira que o livro é escrito. Encontrei um pouco de dificuldade (nada que uma pesquisa no Google não resolva) na pronúncia das divisões do exército alemão, mas a maneira que escritor descreve as movimentações militares não deixa a leitura pesada.
O livro também descreve muito bem as dificuldades que ambos os exércitos encontraram na região: frio intenso, falta de munição e alimentos, roupas inadequados para enfrentar o inverno, doenças, terror psicológico.

O livro apresenta alguns mapas, mas acho que poderia ter mais pra facilitar o leitor a acompanhar melhor as movimentações dos 2 exércitos.

Sergio 13/01/2022

A última grande ofensiva alemã
Livro referência sobre esse episódio.

Embora o foco principal seja essa famosa batalha, 40% do texto descreve batalhas anteriores sem ligação ao acontecido nas Ardenas.

No entanto, quando começa a tratar desse fato histórico o autor expõe com bastante precisão os antecedentes da batalha, tanto do lado aliado quanto do lado alemão, bem como a(s) batalha(s) em sim que foi travada com uma selvageria semelhante à guerra no leste.

Um ponto alto da narrativa é quando expõe os conflitos de ego entre os britânicos e americanos.
Um livro imperdível sobre a II Guerra Mundial

Lucas 04/09/2021

Antony Beevor como de costume consegue mesclar o contexto geral do momento da guerra, as decisões dos comandos e generais e os fatos e momentos vividos pelos soldados e civis na linha de frente.
Relato como sempre muito bem embasado e detalhado.

EduardoCDias 10/06/2021

Sangue desperdiçado.
Explicação detalhada dessa batalha tão importante para a derrocada da Alemanha na II Guerra. Eisenhower, Montgomery, Patton, Bradley, DeGaulle, Churchill e outros se organizam para derrotar de vez os nazistas.

Márcio 09/01/2020

Ótimo
Como sempre um excelente livro sobre a guerra escrito por Beever, ele sabe mesclar informações táticas sobre a movimentação dos exércitos e as decisões do alto comando com a visão dos soldados de linha de frente. O único destaque negativo foi a falta de fotografias da batalha.

Arca Literária 10/01/2019

resenha disponivel, no link, a partir do dia 27/02/2019

site: http://www.arcaliteraria.com.br/a-batalha-das-ardenas-antony-beevor/

douglaseralldo 04/03/2018

10 CONSIDERAÇÕES SOBRE A BATALHA DAS ARDENAS, DE ANTONY BEEVOR OU SOBRE A CARTADA FINAL DE HITLER
* Completinha lá no blog ;)

1 - A Batalha das Ardenas é boa leitura, para quem procura por relatos de guerra e principalmente sobre movimentos e táticas militares, pois é o tipo de registro que não discute ou reflete a história, tão somente dedica-se a registra-la, no caso da obra de Beevor, com uma consistente bibliografia;
2 - O livro, portanto, dedica-se a narrar os acontecimentos de uma das principais batalhas da Segunda Guerra Mundial, nas Ardenas, cujos combates foram marcados por gigantescas baixas - de ambos os lados - combates encarniçados e que, como registra a narrativa de Beevor, expuseram as vísceras da guerra em seus piores lados - se é que haja a possibilidade de alguém com o mínimo de humanismo, poder considerar algum lado bom da guerra;
3 - Para isso, o autor por meio de sua narrativa coloca o leitor no fronto, em meio ao fogo cruzado e que de certa forma, pela ação intensa e o perigo constante permite-nos perceber com esta segura distancia a falta de sentido da guerra. Por seus parágrafos, surgem e morrem homens que travam disputas que pouco importa para quem de fato faz - e morre - na guerra, seus soldados de linha de frente;

site: http://www.listasliterarias.com/2018/03/10-consideracoes-sobre-batalha-das.html