A Casa dos Pesadelos

A Casa dos Pesadelos Marcos DeBrito

Resenhas - O retorno à casa dos pesadelos

Marlonbsan 02/03/2020

A Casa Dos Pesadelos
Quando tinha 6 anos de idade, em uma visita a casa de sua avó, Tiago viu algo que o traumatizou, 10 anos de terapia depois, ele volta para lá, com sua mãe Laura, e seu irmão Bruno. Com intuito de enfrentar seus medos e provar para si que a assombração era apenas um medo irreal de criança. Nessa busca por respostas, Tiago descobre segredos terríveis naquela casa.

O livro é narrado em terceira pessoa e acompanhamos o que se passa com Tiago, tanto no presente quanto 10 anos atrás. A leitura é super fluida, não peca em fazer descrições muito profundas da ambientação, e tem como foco maior os pensamentos, conflitos internos e até a relação entre os personagens. Porém, a linguagem exagera um pouco no rebuscamento, utiliza alguns floreios, metáforas, que são interessantes e é bonito de ver, mas que para esse tipo de história não encaixa tão bem e ao mesmo tempo afasta um leitor mais ?simples?, sendo que a história em si é simples.

O personagem da Laura, mãe dos meninos, me incomodou muito em sua construção, tanto por suas atitudes, não muito coerentes para o papel dela, quanto na sua implicância com Tiago (parecendo uma irmã mais nova) e no seu desleixo ao lidar com Bruno em não levar em consideração os 10 anos de terapia de Tiago.

É uma história interessante, que traz um terror psicológico, que não me deu medo, mas realmente fiquei curioso para saber o que havia no quarto, mas quando foi revelado consegui entender tudo e ligar todos os pontos, tem uma mensagem e um aviso muito importante para os pais, mas só lendo para saber... o que posso dizer é: não seja igual a Laura!

Foto e resenhas no meu IG @marlonbsan, quem puder segue lá
Lilian 01/02/2021minha estante
A meu entender a Laura ficou omissa pq tmb passou pelo q os filhos passaram, principalmente o Tiago. Talvez por isso tenha se agarrado tanto ao pai. Ficou sub-entendido tmb q ela foi apenas juntando o quebra -cabeça qd Tiago falava do "monstro", acho q assim como ele, ela tmb não entendeu na época muito bem o que estava acontecendo a ela.

Alessandra 20/02/2021minha estante
Amei sua resenha!

@bibliotecafelina 02/05/2021minha estante
Concordo mto com a sua resenha e penso igual "Não seja igual a Laura!"

Lilian 16/05/2021minha estante
@bibiotecafelina não creio que ela tenha feito de propósito. Digo isso pq as vezes a mente da gente da mesmo esses apagões quando passamos por certos traumas. Digo por experiência própria. Quando perdi meus pais esqueci de muitas coisas tanto boas quanto ruins, que não somente fiz como tmb me fizeram. Aos poucos com as pessoas relatando coisas similares, eu fui juntando e me lembrando.

Lilian 16/05/2021minha estante
Alessandra, obrigada.

Ana Lucia F. Silva 13/08/2021minha estante
Livro muito bem escrito. A maneira como a autor amarra a história é perfeita.

Zana.Flor 11/08/2022minha estante
Só nao gostei do final, o autor poderia ter deixado um final mais amarrado, como sobre a reação do Thiago e tbm de Laura. Ficou mto em aberto, e essas coisas sempre tem suas consequências, então seria interessante o ponto de vista do escritor sobre esse desfecho.

@bibliotecafelina 11/08/2022minha estante
Zana eu concordo mto! O que ajudou a entender isto foi que fizemos um debate com o autor ao concluir a leitura coletiva no Telegram deste livro pelo grupo da Tribo dos Nacionais ajudou demais a entender a perspectiva e intenção dele ao deixar os finais dessa forma.

Larissa 26/12/2022minha estante
Fiquei perpétua com o final, (não esperava) ?

Crystal.Hoffman 08/01/2023minha estante
Como começo a ler, eu tinha o livro mas eu perdi e tô tentando ler por aqui, mas n consigo abrir o livro para ler, aparece um negócio de 4 hrs e 48 minutos

Lili 28/08/2020

Descobri o plot em dez páginas
O livro é totalmente previsível, descobri o plot nas primeiras páginas e isso acabou com todo o suspense que o autor criou (que se tornou desnecessário para mim). Achei enrolado. Poderia ter focado mais no que acontece DEPOIS. Ao meu ver seria mais interessante

Andressa 06/06/2021

Em choque.
A leitura é rápida, fluida e simples. Eu gostei da narrativa imposta pelo Marcos Debrito.

Foi uma verdadeira surpresa o desenvolver da história, e acho que aborda alguns pontos peculiares. Não dá para confiar em ninguém, e se uma criança tem um trauma, procure saber o porquê. Tenho certeza que nunca é atoa.
Fiquei surpresa com o comportamento totalmente inconsequente da mãe do Bruno e do Thiago, lamentável.

Acho que vale muitoooo a pena a leitura.

Mari.Vasconcelos 31/07/2021

Terror
Os fantasmas são reais...
E nunca estiveram tão vivos

A escrita do autor surpreende, mas não tenho estrutura pra ler nenhum livro desse conteúdo

Juliane Raquel 28/03/2021

Muito bom!
E o que falar sobre esse final!! De certa forma eu já esperava, mas não estava preparada para algumas revelações...

Bia 30/07/2020

Ainda bem que é um livro curto
A uma coisa que eu gostei foi a descoberta do final , eu realmente não tava esperando .Tirando isso, a leitura é bem chata , não tem desenvolvimento dos persobagens ( deve ser por que o livro é curto ) e os diálogos não foram bem construído .

Poderia ter sido melhor .

Delma 08/01/2023

Chocante
O autor escreve muito bem, a narrativa é fluída. A história prende do início ao fim, tanto que li em um dia. Mas é chocante.

Elfa 21/01/2021

Determinado a impedir que o caçula passe por um terror semelhante ao da sua infância, Tiago ,mesmo apavorado , decide enfrentar seus medos . E o que descobre expõe terríveis segredos do passado que ninguém poderia imaginar ??

Fernando.Francisco 01/04/2021

Um asqueroso terror romanticamente narrado.
Um dos melhores exemplos ao qual tive acesso, da arte não servindo tão somente à diversão, porém ao entretenimento envelopado em "desconfortável". Vai mexer com você, se não te assustar, vai te embrulhar. Uma história de terror, um ensaio de personificação de medo em uma forma realmente pavorosa. Agora tem-se que tirar o chapéu é para o lirismo linguístico empregado. As metáforas narrativas conversam muito bem, com a perspectiva do mundo visto pelos olhos de uma criança traumatizada.

Lu/Iza 11/01/2021

Não julgue livros pela capa
Primeiramente, dando a minha opinião, o livro surpreende de um jeito bem assustador.
Pela capa dá pra imaginar que ele vai ser no mínimo um pouco tenso, né? Até aí ok. Apesar da capa meio "fantasmagórica", o livro tem toda uma pegada de suspense e mistério com uma pequena parcela de fantasia fantasmagórica. No geral, o livro é incrível, realista e bem pesado. De início entende-se uma situação e no desenrolar de toda a história a situação se modifica e explode num fim extremamente surpreendente, bizarro e triste. Não recomendaria muito esse livro pra quase ninguém, mas ele é nitidamente condizente com a realidade de muitas pessoas que passam pela experiência que dois (ou quase) personagens do livro passaram.

Rhuan C. S. 27/10/2021

Não curti muito, mas...
...mas no geral é um bom livro se você contar com o plot twist. Ainda bem que não abandonei a leitura, embora tenha sido estranha pelo vocabulário utilizado na narrativa. Não sei bem o que achar, mas é razoável. É um livro que pode ser um gatilho mas não posso dar spoiler. Esperava mais.

Giovanna.paginasda 24/05/2021

Esperava um final melhor
Desde o início eu já imaginei quem seria o culpado e o que mais ou menos devia ter acontecido, mas eu esperava um final melhor e não um final em aberto. Eu queria que o Tiago tivesse feito um escandalo, chamado a mãe pra ela mesma ver quem foi o culpado de todos os traumas, mas a historia simplesmente acabou quando o vilão foi descoberto.
Tassio 24/05/2021minha estante
Também não gostei do final

Alan.Moura 24/11/2021

Bonzinho
Bem, a história em si é legalzinha, em momentos te prende, na ânsia dos próximos passos, masss, achei o final meio surpreendente e sem graça, fora que o livro terminou, sem " terminar"..
Celso.Onida 17/12/2021minha estante
Acredito que o final terminar sem ter terminado foi proposital, para manter o clima de mistério, mas concordo que poderia ter sido melhor trabalhado.