1 Litro de Lágrimas

1 Litro de Lágrimas Aya Kito

Resenhas - 1 Litro de Lágrimas

Quintos 01/09/2020

É triste ver a dor que a Aya sente ao ter que viver com essa doença. Faz a gente pensar bastante sobre a vida.

JanaStolfi 27/05/2022

Entediante
A historia e triste, tudo bem, da muita pena da Aya. Mas tinham mts pensamentos repetitivos dela, e a historia nao conseguiu trazer aquela emoção que eu esperava. Gostei mt que ela não desistiu, mas e bem meia boca. Foi meu primeiro manga, e me sinto meio que decepcionada.

Raiza 09/12/2020

Estou vivendo....
Uma história linda e emocionante que nos ensina empatia, altruísmo, compaixão. Nos ensina o respeito. Nos ensina a gratidão pelo fato de simplesmente estarmos vivendo ?? Quero muito continuar essa história para ver mais sobre a trajetória da AYA.
Baseado em uma história real.

Helen.Caroline 25/12/2022

Uma história triste e emocionante
A história da Aya é bastante triste, mas as lições que este mangá trazem são muito valiosas.

Confesso que não chorei, mas fiquei bastante comovida com a luta dessa garota, e bastante triste com os obstáculos que ela teve que enfrentar para conseguir seguir adiante.

Todo o preconceito não a paralisaram, mas a fizeram aprender mais sobre a vida e valorizar os pequenos gestos de amor e carinho dos seus familiares e amigos.

Gostei muito desse mangá, e pretendo assistir a adaptação da triste história da Aya Kito.

Val 30/03/2022

Se ela chorou 1 litro eu chorei 2 litros
Meu deus que história meu amores. Nossa tô muito emocionado real. Quero colocar a Aya em um potinho e guardar para nada de ruim possa acontecer com ela! Meu sonho uma continuação.
Nossa não tô bem sai triste desse mangá

Junior 16/04/2022

3ª experiência
Depois de ver a série e ler ao livro, finalmente estou tendo contato com o Mangá, e definitivamente se trata de uma outra coisa. Cada meio trouxe sua peculiaridade, seu detalhamento, suas características que se complementam. Claro que houveram algumas adições aqui e ali para que as pessoas não largassem a história de lado mas há algo de muito particular e familiar nessa história. Não sei se a memória afetiva ou a minha insistência em consumi-la de todas as formas existentes, mas acredito que quanto mais se lê, se ouve, e nesse caso, se vê a história de Aya mais admiração é gerada, mais compreensão, um amadurecimento amargo é notado.
Entre aprendizados e lágrimas (bem mais que um litro), um misto de sentimentos é criado e absorvido. Ainda me pergunto como que as pessoas não conhecem essa história.

Amanda Souza 13/04/2022

Bem triste
Finalizei a leitura com o coração extremamente partido mas em parte feliz por ter conhecido a história de Aya. Acho que por isso demorei lê-lo, é bem emocionante e triste. Serve de inspiração e reflexão a história dela.🥺💔

Giovanna.Nogueira 26/06/2020

"1 litro de lágrimas" trás 1 litro de reflexões
O mangá é bem compacto, acompanha um período de tempo relativamente pequeno (acredito que o livro aborde a história mais a fundo, pretendo lê-lo futuramente), mas isso não impede a narrativa apresentada de ser muito tocante, a ilustração também é muito bonita.

Ver os acontecimentos pela perspectiva da Aya realmente nos faz refletir muito, é bastante impactante perceber como ter coordenação motora e realizar atividades "naturais" para as outras pessoas são desafios diários para ela, pensando que esses desafios se tornariam cada vez maiores sem possibilidade de melhora, e como a doença e o processo de aceitação da sua condição física a "força" a amadurecer.

A dificuldade da Aya de locomoção e falta de apoio em diversos sentidos por parte dos funcionários da escola é outro ponto que me deixou bastante triste, é um contexto histórico diferente e houveram diversos avanços no quesito acessibilidade de lá pra cá, contudo, apesar da história se passar no Japão, esses aspectos me fizeram refletir bastante sobre a infraestrutura das instituições de ensino aqui do Brasil, me fez lembrar dos colegas que tive que precisavam de uma maior acessibilidade e ela ainda é bastante precária em muitos lugares.

Em suma, é um mangá muito triste, mas também muito bonito, é uma história que vale a pena ser conhecida.

FlorCavalcanti 16/08/2022

1 litro de lágrimas ?
1 litro de lágrimas, baseado na história real de Aya Kito, uma criança japonesa como qualquer outra no mundo, até sofrer de uma doença chamada degeneração espinocerebelar.
Essa doença é caracterizada pela destruição gradual das células nervosas do cerebelo, tronco cerebral e medula espinhal, entretanto não afeta o cérebro. Ou seja, durante toda a doença, a pessoa continua consciente, sem afetar suas capacidades intelectuais.
Essa destruição das células nervosas causa a perda de movimentos, da fala, falta de equilíbrio, formigamentos, cãimbras, até a paralisia total do corpo.
É uma das doenças mais cruéis que existe, já que não afeta as faculdades mentais. Se torna uma verdadeira tortura para o paciente que mantém-se consciente de sua situação até a morte. É preciso muita coragem, apoio e amor de amigos e familiares para aceitar sua condição e ainda sim continuar a viver.
Quando descobriu sua condição, Aya foi instigada por sua médica a começar um diário contando seus sentimentos e sensações a fim de ajudar no tratamento de sua doença. Embora fosse apenas uma garota de 15 anos na época, Aya aceitou sua condição e com o tempo soube aproveitar cada segundo de sua vida com coragem. Teve seus momentos de raiva, desespero, depressão, medo, aceitação e gratidão. A última frase em seu diário expressa claramente a postura de vida da garota: ?O fato de eu estar viva é uma coisa tão encantadora e maravilhosa que me faz querer viver mais e mais".
Aya viveu ate seus 25 anos.

zMattewz 04/02/2024

Preparem os baldes para aparar as lágrimas.
Uma história curta, mas que provavelmente ficar na sua mente por muito tempo.
Comecei a ler por indicação, não esperava ficar tão triste com essa história, mas é difícil não sentir pena pela personagem em muitos momentos.
Apesar de triste, esse livro passa uma lição bem importante para nós e me fez mudar a minha perspectiva sobre alguns assuntos.

Recomendo Muito lerem esse, mas se preparem para derramar 1 Litro de Lágrimas.

My | @pagesandseasons 17/02/2022

A história do mangá é bem curta e rápida de ler, mas cheia de sentimentos.

Aya nos causa muita empatia e passa muita sinceridade em seus sentimentos. Uma história triste, mas inspiradora.

Lua 07/10/2022

Nó na garganta...
É lindo de ser ler e triste também, Aya foi tão guerreira, tão inspiradora, meu Deus! É muito fácil e rápido de ler, vale a pena... sobre esse titulo, de fato é facil chorar 1 litro de lágrimas aqui...

*No momento que a Sati cantou Amazing Grace pra ela eu não aguentei...

Aline Fontes 09/04/2022

tristeza, tristeza e mais 1 litro de tristeza
esse mangá me fez pensar no modo de como estou vivendo, se estou realmente vivendo e como eu deveria ser grata pela vida que tenho. os gráficos do mangá são lindos, a história é emocionante e inspiradora.

Cassy 25/11/2020

Uma história sobre Aya, uma garota de 15 anos que descobre que tem uma doença degenerativa que irá fazer com que perca todos os movimentos do seu corpo. Aya realmente existiu, ela era muito doce e suportou essa fase de sua vida com muita determinação apesar da pouca idade, onde qualquer um cairia em depressão ou algo parecido. Muito triste a história, porém estou feliz por terem retratado isso para outras pessoas poderem conhecê-la, essa menina forte que sempre estará nos nossos corações.