Noite Grande

Noite Grande Luis Gustavo Cardoso

Resenhas - Noite Grande

douglaseralldo 27/04/2018

10 CONSIDERAÇÕES SOBRE NOITE GRANDE, DE LUIS GUSTAVO CARDOSO
1 - Noite Grande reúne uma boa diversidade de versos que tratam dos diferentes anseios humanos e da própria arte de poetar, e que entre uma página e outra, alguns elementos que afligem os diferentes "eus líricos" vão sobressaindo-se de modo que constrói um todo deveras interessante e com algumas temáticas que se imbricam e interligam de forma notória;

2 - Por exemplo, os diferentes poemas que adentram a simbiose homem-natureza, que de forma até uma tanto naturalizada fazem disto uma coisa una e cuja relação demanda reflexões e pensamentos, que em geral, nos poemas, nos levam a um ciclo existencial e fortalece a temática da travessia, presente em muitos poemas. Dentre outros, esse uno, humano-natureza temos os poemas "De manhã", "Dois Cães", "Formiga Rainha"...

3 - Tais poemas, aliás, na soma do todo fazem transpirar de seus versos certa desolação e melancolia que apresentam alguma resignação, ou até mesmo desesperança e desilusão, que mesmo nas mais otimistas estão presentes, mesmo como um incômodo disfarçado que nos fala de coisas que nos provocam estranhamento e tensão;

+: http://www.listasliterarias.com/2018/04/10-consideracoes-sobre-noite-grande-de.html

site: http://www.listasliterarias.com/2018/04/10-consideracoes-sobre-noite-grande-de.html