As primeiras civilizações

Jaime Pinsky

Resenhas - As primeiras civilizações

1 | 2 | 3 | 4

melstulzer 07/08/2018

Com esse livro, Pinsky traz uma visão interessante da Pré-Historia e história social. É uma leitura rápida (mesmo que eu tenha demorado mais do que queria) e válida. Entretanto, não se aprofunda muito em questões chaves e coringas que já estamos acostumados em aulas e obras de história. É um bom ponto de vista se você já possui conhecimento sobre as primeiras civilizações ou um bom ponto de início caso queira conhecê-las. Mas não indico que o estudo seja feito apenas com essa obra.

Alberto 29/07/2018

Dizimado pela superficialidade
Um tanto superficial. A experiência só piora com opiniões do autor que não são devidamente comprovadas. A maneira com que os assuntos foram abordados e a pequena quantidade de páginas certamente prejudicam e muito a obra.

Alessandro 26/10/2017

Parcial
Não gostei. Faz alguns julgamentos que, infelizmente, muitos historiadores não conseguem ser científicos, práticos e diretos focando em fatos sem cair na tentação de ficar emitindo opiniões.
Sidnei 06/12/2017minha estante
Concordo, o autor simplesmente não consegue se ater ao assunto e começa a misturar alhos com bugalhos.
Querer comparar a situação de escribas há 4 mil anos com professores contemporâneos é um absurdo completo.

Daniel 11/10/2017

Deixou a desejar.
Partindo desde os momentos mais arcaicos, como a desconcentração do gênero Homo no continente africano até a estrutura política e religiosa do povo Hebreu, Jaime narra de maneira simples a história humana anterior à Antiguidade Clássica.
Apesar do livro contar com uma grande bagagem de informações, sinto que o historiador podia ter explicitado uma maior diversidade das sociedades que marcaram a Antiguidade Oriental.

andersonws 30/03/2014

Desmistificando o conceito de civilização
O livro aborda de maneira clara e interessante o desenvolvimento dos primeiros seres humanos no planeta, desde sua fase nômade até o surgimento das primeiras civilizações organizadas.
Além das boas referências e da clareza das ideias apresentadas, o principal mérito do autor é desconstruir muitos dos preconceitos e equívocos existentes no estudo desse período. É uma leitura interessante para quem tem curiosidade a respeito do período histórico e da construção da noção de civilização na antiguidade.

Giuliano 08/01/2012

As Primeiras Civilizações
Uma viagem pelo início da humanidade, desde as cavernas até as piramides, de uma maneira fácil e clara.

1 | 2 | 3 | 4