Mongólia

Mongólia Bernardo Carvalho

Resenhas - Mongólia

Candace 08/07/2020

Diferente
Eu gosto bastante de sair da minha bolha literária, descobrir livros diferentes que abordem temas relevantes que me ensinem sobre algo. Esse livro narra a busca do Ocidental por um fotógrafo desaparecido na Mongólia. Eu não sabia nada sobre o país ou sua cultura e achei muito interessante (embora tenha achado algumas críticas do autor perigosas de se fazer...).

Foi um livro que gostei bastante, existem momentos que me emocionaram muito no livro. Também gostei muito do final que é completamente surpreendente e inesperado. Só não dei 5 estrelas porque a mudança de narradores e os nomes das personagens me deixaram um pouco confusa, tornando a leitura um pouco travada, mas é um livro genial.

Edu Trindade 13/08/2009

Poderia ter ido mais longe
O livro é apresentado com as belas credenciais de um autor premiado, mas, talvez por isso, cria uma expectativa que não consegue ser atingida. O tema, sem dúvida, é fascinante. Porém, na minha opinião, o livro demora a engrenar e, quando o faz, é de uma forma um tanto confusa, que deixa a desejar. Não é que seja um livro ruim, mas a verdade é que eu esperava mais dele.
Guilherme 06/06/2011minha estante
Oh, você buscou credenciais, apenas?Eu há algum tempo venho crendo que capas prejudicam a leitura.

Lílian 22/07/2012

DL 2012 - Julho
Ganhador do Prêmio Jabuti 2004, o romance Mongólia narra o diálogo entre um fotógrafo brasileiro e um embaixador enviado para resgatá-lo. O confronto cultural, a descrição de paisagens, ritos e costumes preenche a narrativa que apesar de agradável está longe de ser apaixonante. As cartas que invadem a narrativa garantem o interesse na leitura, porém o desfecho é decepcionante. Leitura para uma tarde, agradável mas nada fabulosa.
Juliana_alvernaz 03/01/2017minha estante
undefined

Ciça 01/04/2010

Excelente auto-ficcção!
A história é muito interessante! E não é somente pela procura ao brasileiro desaparecido na Mongólia, o que por si só já valeria a leitura, mas também pela descrição deste país diferente de tudo que o povo ocidental conhece: o budismo, o comunismo, os nômades... Considerei alguns "fatos" um pouco fatasiosos demais, mas ainda assim achei a leitura ótima!
Guilherme 06/06/2011minha estante
Oh, mas a intenção foi esta- busca pelo desconhecido, fantasia, choque cultural.. Quando eu avalio o livro observo os obstáculos que o autor nos impôs e o que a própria escrita impôs a ele.

Juliana_alvernaz 03/01/2017minha estante
Por que você classifica como autoficção?

guibre 04/10/2014

Sob a perspectiva do conhecimento de outras partes do mundo, os hábitos dos que lá residem e suas paisagens naturais, Mongólia é excelente. As descrições permitem ao leitor visualizar os locais em que o enredo se desenvolve, alguns deles paisagens fascinantes. Por outro lado, os apontamentos culturais são preciosos, tendo em vista que o país é pouco conhecido.
Entretanto, não considero que os elogios sejam extensíveis a história e a forma com que ela é contada. Em certos momentos não me agradou a falta de verossimilhança do enredo, enquanto que em outros era difícil discernir a voz narrativa, diante da mistura dos diários e das manifestações do narrador no texto. Faço ressalva elogiosa ao desfecho que pode ser muito surpreendente.

alex 31/07/2022

Mongólia, de Bernardo Carvalho (2003)
Uau! Q livro excepcional. História bem contada, bem carregada no realismo, com um suspense que te prende até as últimas páginas, quando, então, te surpreende de verdade.

No início, o tom me lembrou demais a escrita do Chico Buarque, mas depois essa impressão foi perdendo um pouco as cores.

Boa 1a leitura do autor!

26/10/2022

Viagem a Mongólia
A leitura já vale por si só ao se enredar na Mongolia, apresentando costumes e o modo de ser de um país e um povo dos quais temos pouco conhecimento. Atraente também as discussões iniciais sobre arte moderna ou não nos países orientais, especialmente a China. O enredo me prendeu, apesar do desfecho da busca do desaparecido me parecer um tanto forçado, mas não é algo que diminua a riqueza do livro. Outros pontos positivos são: a apresentação de debates do budismo, de roupas, tradições e etc do budismo, e até mesmo uma informação de uma espécie de cavalo mongol que estava em extinção e passou por um projeto de reintegração na natureza. Acho que o mais importante que posso dizer sobre é que é um livro que deve ser lido consultando o Google, pois parece ser escrito por alguém que em um nível verdadeiro conheceu a Mongólia e que pretende disseminar informações sobre. Não seria a grande graça da literatura te transportar para outros lugares do mundo? Bernardo Carvalho me transportou para a Mongólia

Leitorconvicto 23/12/2023

Os protagonistas
As diferenças culturais são importantes para entender a construção desse protagonista. A incerteza da narrativa é uma grande marca desse incrível escritor