Iracema

Iracema José de Alencar

Resenhas -

All Star 07/12/2021

Iracema (José de Alencar)
Conta a história da índia tabajara, a virgem dos lábios de mel, que se apaixonou (e vice-versa) pelo primeiro colonizador português do Ceará.

José de Alencar tentou transmitir uma linguagem e caráter indígenas como se próprio índio estivesse contando a lenda.

É um romance trágico e envolvente sobre amor verdadeiro.

Considero este livro denso mesmo sendo curto, por causa da imensidão de palavras da linguagem indígena. Mas se você quer conhecer mais a cultura brasileira, antes mesmo, quando havia índios, é um livro muito bom.

Kami 12/04/2021

Leitura arrastada
O livro não é dos melhores de Alencar, achei o desenrolar muito rápido e para mim foi muito arrastado terminar. O final achei bem surpreende, realmente não esperava os acontecimento, mesmo assim não achei que valeu a pena a leitura.

sam_sllvn 11/07/2023

A escrita em si eu realmente gostei, porém não consegui deixar se passar raiva, me estressar profundamente e fechar o livro algumas vezes para respirar fundo por causa do retrato extremamente estereotipado de Iracema, entendo que é em razão da época e do movimento literário, o romantismo, porém a revolta ainda se instaura
Independente disso, é uma história bem construída e que foi importantíssima para a literatura nacional