Classificação

Classificação Derek Langridge

Resenhas - Classificação

Jana Tenório 01/02/2012

Trata a classificação e indexação de forma breve e geral , abordando exemplos claros, expondo suas respectivas funções e objetivos.

Kamila.Rodrigues 05/04/2020

O autor mostra, principalmente a quem está iniciando os estudos na área de Biblioteconomia e Ciências da Informação, no que consiste a classificação, as diferentes formas de classificar uma obra e estabelece diferenças entre o processo de classificação e indexação de a obra.

Lucas 08/02/2015

"Um lugar para cada coisa e cada coisa no seu lugar".
Estamos ininterruptamente classificando tudo que nos rodeia, pensamos e fazemos; classificar é uma característica inerente ao homem, passamos a classificar desde o momento em que acordamos e julgamos ter sido "ruim" ter levantado cedo ou cremos ter sido "bom" para aproveitarmos melhor o dia. Desde que a humanidade passou a identificar-se como espécie e passou a compreender a própria existência como ser vivo, ela classifica.

Classificação é um processo sócio-cognitivo presente em todos os momentos de nossa existência, rotineiramente. Classificar é subjetivo e pode ser feita de diversas formas com múltiplos resultados, essa relatividade, que depende do ponto de vista de quem classifica, pode ser compreendida no seguinte diálogo entre Alice e a Pomba, do livro As aventuras de Alice no País das Maravilhas:

"Serpente! gritou a Pomba.
"NÃO sou uma serpente!" disse Alice indignada. "Deixe-me em paz!"
"Serpente, digo novamente!" repetiu a Pomba mais controlada e acrescentou em soluços, "Já experimentei todos os meios e não consigo livrar-me delas!"
"Não tenho a menor ideia sobre o que você está falando", disse a Alice.
"Experimentei as raízes das árvores, os barrancos mais íngremes e as rochas escarpadas", continuou a Pomba como falando para si mesma, "mas aquelas serpentes! Nada adianta!"
"Alice estava cada vez mais intrigada, mas não tinha sentido dizer nada até que a Pomba tivesse terminado.
"Como se não fosse trabalho bastante chocar os ovos", disse a Pomba, "ainda tenho que estar atenta às serpentes dia e noite! Há três semanas que não fecho os olhos!"
"Sinto muito tê-la inquietado", disse Alice, que já estava começando a compreender o sentido de suas queixas.
"E eu que tinha escolhido a árvore mais alta da floresta", continuou a Pomba aumentando a sua voz em tom de desespero, "pensando que assim poderia me livrar delas facilmente; parece que elas têm necessidade até de caírem do céu! Malditas serpentes!"
"Mas eu já disse que eu NÃO sou uma serpente!" retrucou Alice. "Eu sou uma - Eu sou uma -".
Bem, O QUE você é?" disse a Pomba, "posso ver que você está tentando inventar alguma coisa!"
"Eu - eu sou uma menina!" disse Alice quase duvidando, porque se lembrou do número de transformações que tinha passado naquele dia.
"Mas que bela história!" disse a Pomba em tom de ironia. "Tenho visto muitas meninas, mas nunca vi NENHUMA com pescoço assim! Não, não! Você é uma serpente e não há porque negá-lo. Daqui a pouco acaba afirmando que jamais provou um ovo!"
"É claro que já provei ovos!" disse Alice que era uma menina que nunca mentia, "mas, como você sabe, meninas comem ovos tanto quanto as serpentes".
"Eu não acredito nisso", disse a Pomba; "porque se fosse verdade de que as meninas comem ovos, então elas seriam um tipo de serpente e isso é tudo o que posso dizer".
Essa era uma nova ideia para Alice, que permaneceu em silêncio por um minuto ou dois, o que deu à Pomba a oportunidade de acrescentar, "Você está à procura de ovos, BEM SEI; sendo assim, o que me importa que você seja uma menina ou uma serpente?"

O livro, como o próprio prefácio nos diz, não tem nenhuma intenção de explicar profundamente o assunto classificação. É um livro introdutório para estudantes de Biblioteconomia que estejam cursando as disciplinas de Classificação, Representação Temática, Indexação etc, a depender do conceito empregado na grade do curso.

É um livro generalista e que não propõe responsabilizar-se com especificidades da Classificação, porém é um ótimo guia que referencia outras obras para serem consultadas (apesar de serem, em muitos casos, referências descontextualizadas com a atualidade) e é considerado um dos livros base dessa temática, inserido na bibliografia básica da maioria dos cursos de Biblioteconomia.

Apesar de estar desatualizado e utilizar de alguns termos que caíram em desuso e foram substituídos, além de estar totalmente ignorante das novas tecnologias de informação e de como a classificação é vista atualmente, ainda contém o néctar da classificação, dos sistemas de classificação, como eles funcionam, quais são eles e quais são as práticas e a utilização dos mesmos nos centros de informação e bibliotecas.

Livro chave para quem pretende introduzir-se no mundo da classificação bibliográfica e reforçar os estudos na graduação e no cotidiano da profissão.

ThaiRodrigues 31/08/2022

Abordagem básica sobre classificação dá uma ideia do porque se classifica e da classificação e indexação em uma biblioteca