Fogo e Fúria

Fogo e Fúria Michael Wolff

Resenhas - Fogo e Fúria

mans 16/01/2024

De nicho
É um livro que conversa quase que diretamente apenas com o eleitor americano, assumindo que quem está lendo sabe de alguns fatos específicos da era Trump e não perde muito tempo explicando. Isso deixa a leitura um tanto quanto cansativa. Mas é um trabalho de reportagem primoroso e que, vencida essa barreira, mostra força e justifica a fama do livro.

LisboaPB 07/10/2022

Não achei agregador e muito informativo. Na verdade nem vai agregar muito meu TCC. Tem muita informação que considero desnecessário e daria para reduzir este livro pela metade.

Antonio Maluco 31/07/2022

Bastidores políticos
O livro conta histórias depois que o Donald Trump se elegeu presidente dos Estados Unidos da América e os bastidores políticos desse governo e não sou Bolsonaro mas seria interessante fazer um livro nesse estilo mas o ex presidente americano pensa igual ao nosso atual presidente

Thaís Brito 19/09/2021

Seria cômico se não fosse trágico
Com um olhar jornalístico e uma narrativa eficiente, este livro nos leva para dentro da Casa Branca no primeiro ano do governo Trump. Com ele, conhecemos a dinâmica das pessoas diretamente envolvidas com o presidente, todos tentando se acomodar ao novo espaço de poder após vencer uma campanha que nem eles mesmos acreditavam que daria certo. É como assistir uma comédia pastelão em que dá para suspeitar que muitos personagens podem ser duas crianças disfarçadas dentro de um paletó se passando por um adulto. Trump é o primeiro. Uma grande criança mimada com mania de grandeza, necessidade de atenção, vaidade extrema e dificuldade de entender o que estava acontecendo e o peso das próprias ações.

Mesmo em uma história que já teve desfecho, é desesperador ver evidenciado o despreparo por trás de decisões e instituições importantes para a democracia naquele momento. Para leitores brasileiros, no entanto, tudo parece atual e bem semelhante. Alguém que tivesse a chance de relatar os bastidores do governo brasileiro com essa mesma proximidade certamente teria personagens e episódios igualmente ridículos para narrar. Resta ter a esperança de que, por aqui, também teremos o fim deste ciclo em que uma nação inteira se vê refém da pós-verdade, da realidade alternativa alimentada por lunáticos descompensados e inescrupulosos, representando o que há de pior e mais vil na humanidade.

Flávio 23/05/2021

Excelente livro
Muito bom o livro, para aqueles que gostam de política americana. Os bastidores do parlamento americano no governo mais controverso.

Felibalex 14/03/2021

Um detalhado relato
O livro é um ótimo relato dos primeiros meses do governo Trump. Comprei ele na pré venda em 2018 e por muito tempo ficou parado sem ser lido. A leitura, se tivesse ocorrido naquela época não teria sido tão proveitosa como foi agora, findado o governo. O texto apresenta vários pontos sobre a personalidade do presidente e os escândalos de seus primeiros dias. Sabendo como tudo terminou, o relato clareia os fatos ocorridos e ajudam a entender um pouco da realidade que temos no Brasil de Bolsonaro. Dois presidentes despreparados e que não deveriam estar ocupando essa posição, mas que por uma obra do destino possuem o mesmo comportamento infantil em sei trabalho. Recomendo o livro a quem se interessar por política e principalmente aos que sentem curiosidade quanto ao atual momento global que vivenciamos.

dai bugatti 17/01/2021

Foco e insistência
É uma leitura que exige bastante insistência daqueles que não são tão por dentro do mundo político, principalmente dos EUA. Demorei um bocado para ler e tinha voltar algumas partes quando me pegava viajando...rs

Vale para entender o que foi a loucura do começo da Casa Branca de Trump, mas não traz novidades quanto ao seu temperamento e falta de planejamento. Recomendo só para quem é fã do tema.

Bel 31/05/2020

Uma criança que quer atenção
Este é o resumo do que o Trump é, pelo olhar do Michael Wolff. Trump é uma criança que preza por constante atenção. Quer ser amado.
O livro traz a trajetória desde a campanha presidencial até a saída de Bannon do governo, com um pequeno panorama após este fato (Bannon, Trump e sua família revalizam o protagonismo até mesmo no livro).
É possível ter uma ideia de como é o caos que se tornou trabalhar na Casa Branca e é um bom começo para entender como chegou até lá.

Laura Brand 14/05/2018

Nostalgia Cinza
Fogo e fúria, além do mérito de ser um relato real é inédito de alguém que conseguiu conviver tanto tempo com a figura mais caricaturesca dos últimos anos, é um belo relato jornalístico de alguém que conseguiu, durante 200 dias, conviver lado a lado com suas fontes, conquistar sua confiança e observar como uma mosquinha na parede (terão utilizado pelo autor) a história sendo feita e o desenrolar de um furacão político que abalou a política americana de forma nunca vista desde o Watergate.
Fogo e Fúria traz um relato de uma das figuras mais midiáticas dos últimos tempos. É impressionante ver como Donald Trump é um personagem extremamente caricato, é quase inacreditável a forma como ele lida com o governo, com o fato de ser presidente dos Estados Unidos, como ele é um homem extremamente despreparado para o cargo. Sua inteligência deixa a desejar a cada discurso e seu tato social é praticamente nulo. É assustador perceber como tal homem conseguiu chegar ao maior cargo do executivo norte-americano.

É engraçado perceber como a Melania praticamente não é citada no livro, só existe uma menção no começo do livro, quando o autor fala sobre a campanha de Trump e quando fala sobre sua vitória, que retrata como a mulher do futuro presidente dos Estados Unidos ficou aos prantos quando descobriram que ele havia ganhado a eleição, o que ninguém, nem mesmo sua comitiva, esperava. Vimos no governo de Barack Obama uma primeira-dama muito presente, tanto no próprio governo de Obama como braço-direito do presidente, quanto na própria mídia e no entretenimento de forma geral. Durante oito anos de governo, Michelle foi uma figura muito popular, às vezes mais querida que o próprio presidente. Michelle Obama foi uma primeira-dama de expressão e o mesmo não acontece com Melania, o que mostra que nem a própria esposa de Donald Trump se faz presente em seu governo. O relacionamento de Trump e Melania praticamente não é mencionado e é curioso perceber como a própria esposa do presidente não consegue ficar perto, mantendo-se em grande parte do tempo na Trump Tower, em New York.
Um fato descrito por Michael Wolff que se destaca em meio a tantas polêmicas é o fato da própria equipe de Donald Trump desacreditar na sua vitória durante a campanha presidencial. Era como se sua candidatura fosse muito mais uma jogada de marketing com interesses supérfluos que passava longe de uma empreitada que realmente almejava o cargo mais alto do executivo estadunidense. Wolff relata que, quando o resultado é divulgado e Trump é eleito presidente, todos ficam incrédulos. Não houve um planejamento para depois das eleições, para eles esse depois nunca existiria. Um comentário frequente durante esse período é o de que “está acabando”, ou seja, não existia um futuro previsto para Trump como presidente. Esse mesmo despreparo é refletido nos primeiros anos do governo Trump que tanto enche os noticiários de manchetes escandalosas e dignas de um filme de ficção de mau gosto.

Outra característica que marca a leitura são os conflitos dentro da própria equipe e família de Trump. Muito mais do que relatar o governo de Donald, Michal Wollf acompanhou, por 200 dias, algumas das pessoas que convivem de perto com o presidente e retrata no livro como existem conflitos muito intensos entre essas figuras. Tanto do presidente com seus subordinados, quanto dos funcionários entre si. É um misto de animosidade, pensamentos antagônicos e péssima administração.
Michael Wolff transcreve alguns dos discursos de Donald e é impressionante ver como não existe preparo, não existe estudo, não existe embasamento. Trump simplesmente contraria tudo e todos e fala o que bem entender, sem se preocupar com os desdobramentos de suas palavras. É um sujeito que claramente não tem noção de causa e consequência e isso se reflete em seu governo.

Boa parte do livro, além de trabalhar a questão da conjuntura internacional e de polêmicas como o envolvimento da Rússia durante as eleições presidenciais e do encontro do genro de Trump com os russos, o discurso do presidente sobre a Coreia do Norte, a opinião sobre Charlottesville etc.
princípio pensei que o livro fosse falar mais sobre o Trump, diretamente em contato com ele. Havia ficado com a impressão de que o livro seria um relato mais pessoal, mas de bastidores do próprio Trump, com conversas dele, reflexões, pensamentos e ações que teriam sido acompanhadas de perto por Michael Wolff. Entretanto, ele faz um retrato pessoal e político quase aos olhos das pessoas que convivem com ele. O livro se torna um relato mais voltado para as pessoas que fazem parte do dia a dia na Casa Branca de Trump do que do próprio presidente em si. São mencionados Ivanka, a filha do presidente, Jared, seu genro, Bannon e Hicks, nomes de expressão em seu governo. O livro se torna uma história mais dos coadjuvantes do que do protagonista caricato que despertou a curiosidade do mundo inteiro. Isso prejudica a leitura para o leitor que não acompanha muito a política estadunidense e que queria apenas ter um olhar um pouco mais profundo sobre o governo da maior potência mundial.

A leitura se torna muito densa, com muitas informações e referências que não são explicadas. Michael Wolff cita muitos nomes e acontecimentos que, para o cidadão norte-americano, podem ser comuns, mas para o leitor brasileiro comum se tornam pouco contextualizados. Por isso a leitura pode se tornar cansativa e não flui tão bem.

Fogo e fúria é um livro interessante para entender um pouco melhor o governo de Donald Trump, o papel dos lobistas na política norte-americana, os interesses pessoais e financeiros por trás das nomeações para os cargos públicos e a agenda presidencial norte-americana. Entretanto, não é uma leitura fácil, é um livro de nicho muito bem definido e não é muito agradável de se ler porque exige certo embasamento prévio. Não é qualquer leitor que irá mergulhar na leitura. Michael Wolff escreve para o cidadão estadunidense que já acompanha o desenrolar dos acontecimentos há algum tempo e quer saber um pouco mais sobre os bastidores, então para o leitor comum é difícil entender com tanta facilidade esses bastidores se o contexto geral não é tão próximo. É um livro válido, que apresenta uma leitura diferente, mas não é para qualquer um.

site: http://nostalgiacinza.blogspot.com.br/2018/05/resenha-fogo-e-furia.html
Carolina 29/09/2019minha estante
Acabei de ler o livro e tive a mesma percepção. Concordo plenamente com o comentário.

Gramatura Alta 06/05/2018

Os Estados Unidos é a maior potência da atualidade, quase tudo que acontece lá reflete de alguma forma no mundo. Seu atual presidente, Donald Trump, dispensa apresentações. Talvez o presidente americano mais polêmico da história, reúne em menos de dois anos de mandato, vários escândalos e controversas. FOGO E FÚRIA vai detalhar seus cem primeiros dias no poder e como tudo foi de mal a pior, vamos conferir!

A trama foi desenvolvida através de diversas entrevistas com pessoas próximas ao presidente e a seu gabinete na Casa Branca. O autor se inspira nos fatos e transforma tudo em um livro com início, meio e fim, não é apenas uma série de entrevistas e pontos de vistas diferentes. O enredo é dividido por capítulos, que podem abordar qualquer aspécto da política americana e até mesmo fofocas.

O texto transborda polêmicas e consegue pintar bem o quadro de como esse homem foi se transformar no chefe de estado mais poderoso do mundo. Chega a ser bizarro saber que a vitória chocou a todos em sua campanha, pois ninguém acreditava que ele poderia ganhar. E porque é chocante a sua vitória? Pois talvez não existisse pessoa pior para assumir esse cargo. Trump é uma pessoa arrogante, preguiçosa, preconceituosa e vingativa. São diversos relatos onde vemos o “presidente” não se concentrando em suas tarefas, não querendo fazer realmente o bem para a população e, acima de tudo, buscando apenas inflar o próprio ego.

A trama também aborda o possível envolvimento russo nas eleições americanas, abrindo caminho, assim, para a vitória de Trump. Do nada, vários e-mails comprometedores sobre sua concorrente Hillary Clinton foram divulgados, prejudicando muito sua imagem. Várias evidências apontam o ataque para um grupo de hackers russos amigos de Trump. O livro apresenta outras provas, como encontros secretos com políticos russos e até participações de Trump em orgias sádicas em Moscou. Uma das coisas mais chocantes do livro, envolve seu gabinete. Todos têm seu espaço de desenvolvimento na trama e tudo gira em torno do caos. Várias pessoas tentando controlar Trump, tentando governar em seu nome, tentando ganhar cargos e favores sendo amigos do presidente. Trump também pratica muito nepotismo, botando até mesmo sua filha como sua assessora, desejando que futuramente a mesma o substitua na presidência do país.

O livro aborda sua estranha relação com a atual esposa e primeira dama, Melania Trump, seus preconceitos com negros, estrangeiros e LGBTs. Suas promessas de campanhas mais famosas, como construir um muro na fronteira com o México, e impedir a entrada de qualquer pessoa árabe, também são debatidos no texto. A parte mais nojenta fica por conta de sua possível afeição com o neo-nazismo e a supremacia branca conhecida como Ku Klux Klan.

Bom, o livro apresenta uma pessoa triste, mal preparada, preconceituosa e ignorante, com altos graus de burrice. Obviamente não é uma leitura fácil, mas consegue ser extremamente interessante. Tudo o que assistimos nos jornais e nas leituras em sites de notícias aqui, são aprofundados e explicados de uma forma que todos possam entender. A leitura suga um pouco a alma do leitor, é quase como ficar exposto a radiação de uma pessoa que não quer ser boa para todos, que na verdade mal sabe o que está fazendo dirigindo um país. FOGO E FÚRIA promete chocar e realmente atinge esse objetivo, não é um livro para todos, mas tem seu valor.

site: http://www.gettub.com.br/2018/05/fogo-e-furia.html