O Clube dos Oito

Resenhas - O Clube dos Oito

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Queria Estar Lendo 24/11/2018

Resenha: O Clube dos Oito
O Clube dos Oito foi o primeiro romance do autor Daniel Handler, mais conhecido por Desventuras em Série a qual escreveu sob o pseudônimo de Lemony Snicket. A obra publicada pela Editora Seguinte, que nos cedeu um exemplar para resenha, narra a história de Flannery Culp e como ela e mais sete amigos entraram para a história dos EUA como uma seita satânica de jovens assassinos.

Flannery inicia o relato explicando que o livro se trata de uma transcrição de seus diários, acrescido de alguns detalhes e sofrendo algumas pequenas modificações. Nas próximas páginas, ela promete, serão apresentados os acontecimentos envolvendo o Clube dos Oito que culminaram no assassinato que chocou o país. Mas para isso, é preciso primeiro entender o amor de Flan por Adam State e os postais apaixonados que ela o enviou naquele verão e que foram o estopim de uma grande trama que terminou no assassinato violento do mesmo.

A história se desenrola com o passar do ano, sempre pela perspectiva da protagonista, sendo os outros integrantes do Clube dos Oito meros espectadores do grande espetáculo que é a vida de Flannery. O grupo de amigos, unidos e fechados entre si, é parte essencial para o desenvolvimento da trama. A princípio não se identifica um líder ou uma figura proeminente, até próximo ao final, quando elementos surpresa se revelam e passa a ficar claro que Flan sempre foi a figura de destaque e o que unia o grupo.

Quanto aos acontecimentos do livro, O Clube dos Oito mostra um grupo de jovens adolescentes com uma situação financeira muito favorável e que vivem uma vida irreal. Seus jantares são regados a vinhos, boa gastronomia e tudo isso ao som de música clássica. A questão artística é muito presente, contemplando comentários sobre música, literatura, arte e teatro. Por sinal, a obra toda remete a um grande drama teatral do qual Flannery é a peça principal.

Daniel Handler não decepciona ao entregar uma história repleta de camadas, onde o leitor fica envolto a dúvidas e incertezas. Por ser narrado pela perspectiva da protagonista, que chega a admitir ter editado os diários aos quais está transcrevendo, os fatos contados não são confiáveis. O que faz o leitor se questionar a todo momento se as peças recebidas para encaixar esse quebra-cabeça são de fato verdadeiras ou falsas.

O livro vai muito além, no entanto, de apenas um mistério sobre como e por quê Adam foi assassinado. A vida e trajetória de Flanerry, e de todo o restante do Clube dos Oitos, são mais importantes do que a motivação do crime em si. Os meses que transcorrem entre os postais apaixonados e o assassinato, contém histórias que envolvem amor, traição, assédio e vingança.

As primeiras 100 páginas são uma espécie de apresentação dos personagem e da bolha na qual vivem, então existe um distanciamento e uma certa dificuldade de conexão com a leitura. Mas tão logo a trama passa a se desenvolver e elementos são adicionados a história, é inegável o aumento de interesse. Os assuntos tratados tomam forma e instigam o leitor para ver além das palavras.

O primeiro elemento a ser destacado é o consumo de álcool, que embora seja criticado pelos especialistas no livro, é naturalizado por Flan e portanto para o leitor. Precisei parar e rever alguns pontos durante a leitura para entender algumas coisas e perceber o excesso cometido, a presença constante e o quanto pequenas coisas podem passar desapercebidas.

A gordofobia também é algo presente, mas de uma maneira muito clara e que permite identificar o caráter distorcido da mesma. Para um livro escrito em 2006, quando infelizmente o assunto era visto apenas como uma piada ou mimimi. Esse aspecto se reduz principalmente a protagonista, como uma forma de diminuição de si mesma.

Um dos meus pontos favoritos, afora o humor da narrativa que é delicioso, é a crítica declarada aos "especialistas" e adultos da história. Enquanto o livro se volta para uma grande questão de adolescentes x adultos, onde os dois estão certos e errados ao mesmo tempo, é interessante observar que os comentários de Flannery não se resumem ao aspecto vilanesco atribuído aos especialistas dada a sua situação, mas a uma sátira da sociedade atual.

Os ditos especialistas do livro são psicólogos e demais profissionais da mídia que fizeram seu nome em cima de programas televisivos que cobriram a grande tragédia envolvendo O Clube dos Oito. É daí que surge toda a questão satanista, que nunca ocorreu, e que a história se corrompe e é apresentada ao público de uma maneira totalmente distorcida e sensacionalista.

A melhor parte disso é que, se olharmos para a mídia e a nossa sociedade conseguimos ver um reflexo perfeito do que acontece no livro. Podemos não ter nosso próprio grupo de adolescentes riquinhos que cometeram um assassinato, mas temos nosso kit gay e o fantasma do comunismo (dentre várias outras coisas).

Quanto ao que se refere ao assédio, ele é um tema recorrente do livro a partir de determinado ponto e fica evidente a busca do autor em apresentar mais de uma fase e forma do mesmo, nem sempre vindo do mesmo personagem. Acompanhei algumas resenhas do livro e percebi que existe um certo entendimento de que o tema teria sido banalizado, não concordo.

Acredito que Daniel deu evidências do assunto muitas vezes antes do grande episódio, mas que nem todos possam ter visto. Não acho que a atitude da personagem possa ser vista de forma negativa, também, pois nada mais é do que realista. Apontar o dedo para o ocorrido e criticar o autor pela escolha é negar a realidade na qual vivemos, e não farei isso.

Por fim, a grande revelação final e que serve para explicar e confundir ainda mais o leitor, fazendo com que seja preciso repensar toda a história (e dê vontade de reler tudo) fecha com chave de ouro uma narrativa que tem um humor sarcástico e muito particular. Gostei do livro mais do que imaginava.

O Clube dos Oito foi uma leitura que me surpreendeu, que me fez pensar e ficar brincando de tentar juntar as peças e descobrir onde tudo ia dar. Talvez eu nunca entrasse para o Clube ou fosse uma de suas amigas, mas foi impossível não me apaixonar por sua história. Se eu gostei de Flannery, eu com certeza amei Natasha.

site: http://www.queriaestarlendo.com.br/2018/11/resenha-o-clube-dos-oito.html

Bella 15/07/2020

O livro é até interessante, mas achei o final meio "rápido" demais e não foi tão impactante. Daria 3,5 se tivesse como.

Sthefany148 31/03/2022

Ninguém é confiável
Uma narradora totalmente transtornada e ?especialista? que cresceram em cima da trama? Obviamente, ninguém tem muita moral para explicar oque de fato aconteceu. É uma história inebriante; te prende e te faz questionar cada confusão explícita. Contem temas muito importantes tanto para a formação individual quanto para um olhar social: o estupro, o uso de drogas, as dificuldades da adolescência, a gordofobia e a visão distorcida que pode comprometer a realidade.

Kamyys_ 24/06/2021

queria apagar na minha memória
eu só queria o meu dinheiro de volta, e esquecer que eu li isso.
eu estava na esperando de ser bom, enfim, quebrei a cara!
Gente que livro ruim, não acontece nada, cansativo, os personagens insuportáveis, tudo de ruim e ainda pior.
Tirando que ele me colocou que em uma ressaca tremenda, fiquei meses sem ler!
Bom, não gastem o tempo de vocês lendo isso!!! (se eu pudesse da -5 estrelas, eu daria)

Simoneliza 29/12/2019

Decepção (sem spoiler)
Nunca pensei que leria um livro dele e me sentisse tão decepcionada, esse livro conseguiu ser péssimo pois não tem uma história envolvente, a protagonista super sem graça assim como todos os personagens, tudo muito confuso, o final dá uma pequena surpreendida, porém não vale a pena ler o livro inteiro por isso. Foi sem dúvidas a pior experiência literária que já tive até agora, o que me deixa triste pois sempre gostei muito desse autor.

camila.person 19/11/2020

A história contém gatilho, me decepcionei demais.
Primeiro livro que li do autor e sinceramente esperava mais. Os personagens são bem definidos mas a história não os valorizou. Esperava que a história focasse mais no crime, e no fim o crime foi resolvido em apenas 2 ou 3 capítulos. Poderia ter acontecido tanta coisa... Gostei apenas dos personagens e uma revelação que temos no final (que conclui minhas teorias de que a personagem principal é louca). Final foi aberto... Decepcionante.

Evelyn 27/12/2019

O Clube dos Oito - Uma grande decepção
A sinopse do livro é digna de 5 estrelas, já o livro...
Assim que vi a capa e a sinopse, fiquei louca com o livro, ansiosa para ler. Agora que terminei a leitura, posso dar meu veredito: Estou completamente decepcionada, e com o sentimento de que perdi meu tempo ansiando e lendo esse livro.
O que falar da protagonista? Bem, Flannery Culp é o tipo de adolescente que a cada ação dela você tem vontade de morrer, sério, o que essa garota tem na cabeça?! Sem contar que ela tem que se colocar como centro das atenções a cada drama, esteja ele envolvendo ela ou não. Flan, entenda, bancar a vítima e ficar se menosprezando o tempo todo é cansativo, e completamente insuportável.
Agora, vamos falar da história... Dada a sinopse e a proposta do autor, tinha tudo para ser um livro incrível, muito bem construído e com uma narrativa envolvente. Mas, é completamente confuso e te faz duvidar da veracidade dos fatos a cada instante. E ao chegar ao prólogo você se pergunta: "Então tudo o que eu li até aqui foi uma mentira?" "Flannery é louca e criou tudo isso na cabeça, inclusive seus amigos e suas personalidades?" "Ela tem Transtorno de Dupla Identidade?" "O que aconteceu com o resto do clube dos Oito?", e muitas outras coisas, sendo a principal: "QUAL O NOME DA V.?" (e após ler o prólogo me perguntei, teria alguma ligação Natasha V. e a própria V.?")
Bom, estou completamente indignada em relação a este livro, esperava bem mais do que eu acabei de ler.

cat 16/01/2023

Clube dos oito
O começo foi difícil de ler, admiro que senti vontade até mesmo de parar de ler. Tudo estava muito calmo e eu não estava gostando disso. Mas do meio para o final realmente começa a parecer um suspense. Foi um final que realmente fez eu ficar surpresa, fiquei até mesmo alguns minutos refletindo sobre tudo.

Rony 24/04/2020

O início de um grande autor
ABRIL LITERÁRIO
Livro #4 - De um autor favorito

Este livro de estreia de Daniel Handler contém diversos temas e artifícios literários que se tornariam característicos de sua carreira enquanto autor. A paixão por literatura e música clássica, o jogo de palavras, o humor metalinguístico, a narração em primeira pessoa em retrospectiva... É tudo aquilo no qual ele se torna um mestre em livros como "O compositor está morto", "Por isso a gente acabou" e, claro, Desventuras em série. Talvez aqui este elementos não estejam tão afiados quanto em seus trabalhos posteriores, mas para um romance de estreia já é digno de nota!

Possivelmente a coisa que menos funciona seja o próprio clube. Enquanto em Desventuras ele pinta caricaturas para fazer críticas sociais, aqui, ao trabalhar com verossimilhança - dadas as proporções de termos uma narradora não-confiável -, ele gera um distanciamento do leitor com os protagonistas. Afinal de contas, quantos adolescentes de 16 ou 17 anos fazem jantares sofisticados ao som de música clássica? Nesse sentido a narrativa perde um pouco do "toque humano" e adquire valor de entretenimento, no qual eu só quero ver o desenrolar das intrigas desses jovens ricos e hipócritas.
Não por acaso o livro consegue ser mais engraçado (e, acredite-me, me peguei gargalhando alto em diversos momentos) ao colocar Flan em situações com as quais conseguimos nos identificar.

No mais gostaria de destacar e parabenizar Handler pelo desenvolvimento da sequência da "Festa Fatal". Considero um feito um livro conseguir criar tensão e tirar o fôlego pela forma como é escrito. E aquela sequência é simplesmente frenética!!!

Infelizmente o final fica bem apagado e se torna facilmente esquecível. Ele se apoia muito numa virada que se torna óbvia para qualquer leitor atento. Não vou entrar no critério de quando foi publicado e no histórico do uso dessa ferramenta narrativa (até para não gerar spoilers). Até porque a questão não é essa. A questão é como ele desenvolve isso dentro do livro. E chega um momento (durante umas cinquenta páginas ou mais, na realidade) em que: ou você não sacou ainda o twist e fica desnecessariamente confuso, ou você pegou e as voltas que ele dá se tornam desnecessariamente enfadonhas.

De todo modo, este é o exemplo de como mesmo um livro mediano de um autor bom pode se fazer relevante.
E a verdade é que, de uma forma ou de outra, ainda pretendo ler absolutamente tudo que Daniel Handler publicar.

PS: vamos tirar um momento pra apreciar o quão linda é essa capa brasileira e o trabalho sempre excepcional da Cia das Letras.
Bruna | @bmartinssss 24/04/2020minha estante
Tenho vontade de ler esse livro.

Rony 24/04/2020minha estante
Como você pode notar, sou beeeeem suspeito, mas recomendo!

Arisse 13/02/2020

Talvez eu seja uma das poucas pessoas que gostou!
Talvez por gostar mesmo da forma de escrita do Daniel Handler, talvez por ser totalmente imparcial e desde a primeira página eu decidi que ia gostar, só por ter sido desse autor. Mas não ligo, eu gostei. Hahahaha.
O livro nem de longe é de fácil leitura, eu demorei pra terminar, e em determinados momentos eu achei que não ia aguentar o ritmo lento. Mas por motivos já explicados, eu decidi terminar e gostar. A história é realmente Boa, a visão da personagem é de um humor ácido e posso dizer negro. Ela não é uma personagem pra se gostar, e muito menos acreditar. Ela mesma diz que é uma narradora não-confiável e é aí que eu gostei, duvidar dela durante o livro foi minha diversão. Se eu não tivesse lido um spoiler do tamanho do mundo todo aqui no skoob, eu teria gostado mais.
(Spoiler, nem sempre eu consigo fugir) kkkkkkk

Lucas 30/07/2020

O clube dos chatos deveria ser o nome
Talvez se eu tivesse lido na época que lançou (1999) eu teria gostado. Mas é uma revelação batida e rebatida. Bem óbvio o final.

Mas achei a escrita super confusa do meio pro fim. Personagens rasos e super chatos. Não me apeguei a ninguém.

Criei muita expectativa em cima desse livro já que a premissa me lembrou muito How To Get Away With Murder. Realmente foi um livro que eu me arrependo de ter lido.

Giovanna Leles 21/02/2020

O Clube dos Oito
O Clube dos Oito, do Daniel Handler, é um livro sobre mistérios, lidar com pressões sociais e padrões quando se é jovem, e todas as loucuras que somos capazes de fazer por amor. o autor é o alter ego por trás de Lemony Snicket, que escreveu Desventuras em Série, então esse romance segue o mesmo estilo de desafio e interação com o leitor. uma história muito divertida e instigante, mas meio decepcionante às vezes.

Robin 16/06/2018

"A Regra de Baker. A Regra de Baker. A Regra de Baker: Faça alguma coisa!"
O Clube dos Oito é o primeiro romance publicado por Daniel Handler (autor de Desventuras em Série sob o pseudônimo de Lemony Snicket). Foi escrito originalmente em 1998.

O livro é baseado no diário original de Flannery Culp e nas edições que são realizadas enquanto está presa. A história conta sobre o seu grupo de amigos, paixões, inseguranças, paranóias e como cometeu o crime de homicídio durante a fase do ensino médio.

Por ser um livro cujo final já fora revelado, o interessante da história é seu desenvolvimento e o que levou Flannery a cometer tal ato. É um livro inteligente, que não subestima o seu leitor uma vez que não apela para esclarecimentos detalhados e traz algumas informações entrelinhas, característica clássica do autor. Outro traço de Daniel Handler que podemos observar é o humor negro com o qual descreve as situações.

Os personagens são estereotipados e não demonstram muita evolução ao longo da história, o que é totalmente compreensível pelo estilo de vida que levam e refletem a maneira de agir de cada personagem em particular. Vemos a decadência de jovens da alta sociedade, a falta de futuro e a desesperança de Flannery desde o início de sua história.

O livro é cheio de referências históricas e literárias, que harmonizam a baixa evolução dos personagens. Podemos ver alguns elementos de histórias semelhantes como O Clube da Luta (1996) e Bling Ring (2013) devido ao atraso de publicação do livro no Brasil, o que torna a premissa do livro batida atualmente. O plot twist pode acabar não sendo surpresa para quem está familiarizado com este tipo de leitura, mas ainda acaba sendo um livro bom.

1 | 2 | 3 | 4 | 5