O Livro do Assassino

O Livro do Assassino Jonathan Kellerman

Resenhas - O Livro do Assassino

Carla.Zuqueti 20/11/2012

Não gostei
Não gostei. Achei muito extenso, muito lento, pouca história, muito descritivo. Não recomendo. Foi uma dificuldade terminar esse livro.

Bruno T. 30/08/2013

Original e bem escrito
Apesar do ritmo aparentemente lento com o qual a narrativa é apresentada (e que, segundo outras resenhas, não agradou a vários leitores), trata-se de um romance muito bom, bem escrito e com personagens interessantes.
A história, bastante complexa, flui de forma a envolver o leitor a cada capítulo, graças à originalidade da ideia central (o próprio "Livro do assassino")e aos desdobramentos da investigação.
Foi o primeiro livro que li do autor e, comparando-o com o último livro de Jeffery Deaver lido alguns dias antes, coloca Kellerman numa posição superior ao citado e badalado Deaver.

Victor 27/11/2013

Asfixia.
"No dia em que recebi o Livro do Assassino minha cabeça ainda estava em Paris. Vinho tinto, árvores nuas, rio cinza, cidade do amor. Tudo o que acontecera lá. Agora, isto." - Alex Delaware

Sem dúvidas um dos livros mais asfixiantes que já li. Um romance policial bem estruturado, e surpreendente.

O autor narra com maestria o conflito de emoções em todas as cenas, além de ser muito detalhista, o que me agrada bastante.

Diogo Nunes 16/02/2009

Bom...
É um livro "meia-boca". Apesar de ter uma história legal, tem muita enrolação, na minha opinião. Se fosse mais objetivo, teria apreciado bem mais este livro.

Rogéria 29/01/2015

Decepcionante
A idéia para o livro era boa mas o autor não desenvolveu de uma forma que me agradasse. A história era narrada de forma lenta e sem a agilidade necessária para uma trama policial, e frequentemente perdia o ritmo. Os personagens eram rasos e não me cativaram, e eu não ligava nem um pouco para o que poderia acontecer com eles.

Havia um excesso de detalhismo desnecessário, como narrar com uma riqueza absurda de detalhes a roupa de um casal que o personagem pára na rua para pedir uma informação e que não tem qualquer importância para a história. Detalhismo não é defeito, e adoro livros bem detalhados. Mas feito de forma errada tornam a leitura cansativa e irritante.

A narração usava e abusava de termos racistas, homofóbicos e machistas, sem que isso fosse atribuído de forma convincente a um personagem, o que fazia parecer que era a voz narrativa que era assim e fazia a antipatia com o livro aumentar.

As transições entre cenários, tempos narrativos e voz narrativa eram muito ruins, a ponto de precisar reler a cena em alguns momentos para entender quem estava falando ou o que tinha acontecido. E depois de tanta enrolação pareceu que não sobrou tempo para desenvolver um clímax e fechar a história de forma coerente, e ficou tudo corrido e super-amarradinho. Enfim, não gostei e não recomendo.

luan_dal 08/10/2020

não dava nada pra esse livro mas ele foi TUDO
Comprei esse livro há algum tempo, mas nunca tive muita vontade de ler, porque pensava que seria ruinzinho/mediano. Aí eu falei pra mim mesmo que eu tinha que ler esse mês e então eu descobri que era o DÉCIMO SEXTO LIVRO DA SÉRIE DO DETETIVE eu fiquei tão troste, mas mesmo assim comecei a ler e foi uma grande surpresa.

A gente começa vendo o detetive Alex recebendo um livro com fotos de pessoas assassinadas. Quando ele mostra pro seu amigo Milo, ele fica inquieto e conta a história de seus primeiros casos na polícia há 20 anos. E um dos casos que mais chocou Milo foi o assassinato brutal de uma jovem, que mais tarde descobriu ser a Janie, mas nunca foi solucionado.

E quem era em uma dessas fotos?????????? Isso mesmo, a Janie. E então começa a investigação de quem enviou o livro, quem matou a Janie e quem estava envolvido em outras coisas mais.

Eu achei o livro bem interessante, mas meio cansativo, principalmente no começo. É bem escrito, as histórias são bem construídas; não é o livro mais eletrizante, daquele tipo que me deixou louco pra saber o que ia acontecer, mas foi muito bom. O final é foda, daquele tipo que acontece uma coisa, aí a gente pensa que acabou, mas tem outra coisa, e depois outra e mais uma e assim vai indo.

Eu amei o jeito como tudo foi resolvido, porque não tem aquela conversa com o vilão que dá detalhes de tudo o que fez e como planejou as coisas, e as coisas foram bem explicadas.

Não é um dos meus mais favoritos, mas não chega perto das últimas posições. Senti falta de uma construção melhor dos personagens, mas como é o 16º livro da série, tive que desculpar. Quero muito ler os outros livros pra ver se isso melhora.

gatilhos: homofobia (leve, se eu posso falar assim; são feitos comentários a respeito de um personagem gay), assédio sexual (cena mais detalhada no capítulo 23, e outra com menos detalhes, só fala de personagem foi estuprada em vários capítulos) e suicídio (capítulo 46, poucos detalhes)

Victor, the Reader 07/08/2023

O livro do Assassino
Confesso que adoro livros policiais. Todo o mistério envolvido, mortes, e todo o processo investigativo cheio de reviravoltas. Esse livro não é diferente, mas não vai muito além disso. Já li melhores da coleção negra.

Lili 01/02/2015

O livro do assassino
Achei o livro mal escrito. O autor não "respeitou" o gênero policial e abusou de descrições, tornando a leitura em diversos momentos bastante enfadonha. Se ele tivesse exagerado nas descrições importantes, mesmo que quebrasse um pouco o ritmo, seria perdoável; mas acontece que ele faz descrições absolutamente inúteis, que não acrescentam nada à história.

Outro problema é a falta de habilidade para alternar passado e presente, e voz narrativa. O livro nem tem muito vai e vem, mas ainda assim o autor conseguiu deixar várias partes bem confusas.

O enredo em si é interessante, e a história acaba se salvando por isso. As ligações entre todos os suspeitos e culpados (?) ficam satisfatoriamente esclarecidas, sem forçar a barra. Não recomendo a leitura, mas não chega a ser uma total perda de tempo.

Domino 02/11/2022

#lido

Nossa que livro que demorei para ler e por vários motivos , desde provas e trabalhos a própria linguagem do livro que é bastante pesada em alguns momentos focando bastante em aspectos psicológicos da relação entre os assassinatos apresentados e a investigação. Junto disso temos uma história paralela que fica nas relações interpessoais dos investigadores trazendo até uma espécie de humanidade. Um dos pontos negativos é que o autor as vezes enrola um pouco perdendo um pouco o time da leitura.

#3estrelas #romancepolicial #livro #lido #amoler #leiamais.