Neandertal, Nosso Irmão

Neandertal, Nosso Irmão Silvana Condemi...

Resenhas - Neandertal, Nosso Irmão

Diego 12/01/2022

O assunto me apaixona
Sou um pouco suspeito para falar de livros sobre a pré-história: é, talvez, o meu assunto favorito!
Este livro me agradou muito, com revelações surpreendentes e exposições lógicas muito interessantes.
Para mim, o mais incrível disso tudo é que as coisas são descobertas através de ossos fossilizados e da lógica e inteligência humanas.
Para finalizar, pretendo rever, em breve o filme ?A Guerra do Fogo?, que me parece dizer muito respeito a este livro, embora tenha sido filmado décadas antes?
Para quem gosta do assunto mas não é especialista, recomendo muito a leitura!

Giordano.Melo 12/03/2021

Estudo muito aprofundado.
Apresenta várias hipóteses fundamentadas.
Leitura muito boa pra quem gosta de história e evolução das espécies.

Bia Sousa 10/07/2018

Enriquecedor
Tem alguém aqui que seja tão fã da história da humanidade quanto eu?! Sim?! Então venha cá pois precisamos falar do livro Neandertal que recebi do Grupo Autêntica, pelo selo da Vestígio.

Nesse livro conheceremos um pouco dos Neandertais, que nada mais é que uma espécie extinta do gênero Homo, cuja existência está ligada à evolução do homem moderno. Sua existência é comprovada por meio de vários fósseis encontrados na Europa e na Ásia datando do período Pleistoceno (cerca de 2 milhões e 500 mil a 12 mil anos atrás).

Há muito tempo atrás, acreditava-se que o Homo neanderthalensis não tinha nenhuma ligação com o Homo sapiens. Mas atualmente sabe-se que eles forram precursores da linha evolutiva da nossa espécie.

“Neandertal é nosso irmão, descendente de uma mesma “espécie mãe”, e não nosso ancestral primitivo.”

Nesse livro conheceremos algumas características físicas do Homo neanderthalensis, modo vida, costumes e etc.

Me surpreendi positivamente com a escrita pois pensei que seria um pouco demorada, mas devido aos capítulos curtos e bem objetivos a leitura se torna muito dinâmica, além disso ele é recheado de imagens que nos deixa ainda mais curiosos.

Confesso que assim que terminei a leitura me peguei fazendo inúmeras pesquisas para saber um pouco mais sobre os Homo neanderthalensis.

E você, ficou curioso também?! Então não perca a oportunidade de se deliciar com essa leitura tão importante e tão enriquecedora para o nosso intelecto, tenho certeza que não irá se arrepender.

Por Bia Sousa

site: https://bercoliterario.wordpress.com/2018/07/09/resenha-neandertal-silvana-codemi-e-francois-savatier/

readsaanna 06/07/2022

Panorama geral com varias informações importantes sobre os nossos irmãos Neandertais a partir das pesquisas dos dois autores.

Raphael Rostaizer 09/10/2022

Imersão total na história de nossos ancestrais.
Livro muito bem aprofundado na história de nossos ancestrais, rico em detalhes e estudos. Aprendendo coisas novas a cada dia.

Lina DC 11/07/2018

Antigamente, acreditava-se que o Homo neanderthalensis não tinha nenhuma ligação com o Homo sapiens, quando na verdade eles foram precursores da linha evolutiva da nossa espécie. "Neandertal, nosso irmão" é um livro de paleoantropologia, que discute de forma didática a evolução.

O livro é composto por Introdução, 10 capítulos, dois anexos e notas. Seguindo uma lógica clara, os autores discutem sobre a origem europeia dos neandertais, suas características físicas e sua capacidade de adaptar-se ao frio, seus hábitos alimentares, sua cultura e o seu fim.

Todos esses assuntos são discutidos de forma clara e concisa, com embasamento em inúmeros estudos (para aqueles que quiserem se aprofundar ainda mais é só conferir as referências bibliográficas nas notas) e consegue prender a atenção do leitor do início ao fim.

Vale a pena ressaltar o magnífico trabalho que a editora realizou na edição, com imagens, desenhos, tabelas e explicações.

Jéssica @paraisoliterario 15/07/2018

NEANDERTAL, NOSSO IRMÃO || Paraíso Literário
Neandertal, Nosso Irmão é baseado na descoberta recente (de 2013, para ser mais exata) que anunciava uma coisa que, até então, era tida como algo impensável: o Homo Neanderthalensis e o Homo Sapiens não apenas coexistiram durante um certo período de tempo da história como também interagiram. O que já seria uma descoberta e tanto para História, quanto para a Paleontologia E se tornou ainda maior quando, exames genéticos, confirmaram que nossos dois ancestrais se relacionaram.

O mais interessante é que isso não durou pouco, segundo os estudo feitos, essa interação se manteve por mais ou menos cinco mil anos, o que não poderia ter acontecido se o Homem de Neandertal fosse a figura que se tinha pensado anteriormente. E é exatamente a isso que a obra se propõe: desmistificar e apresentar esse antepassado da raça humana de uma maneira bastante real.

Confesso que Neandertal, Nosso Irmão não foi uma das leituras mais fáceis que fiz este ano. A narrativa é massante em alguns pontos, mas absolutamente interessante em outros, o que fez a obra ter altos e baixos enormes para mim. Além disso, termos que são ligados à paleontologia se fazem presentes na obra, o que não seria problema se tivéssemos notas de rodapé para explica-las. Mas isso não acontece.

Eu sempre fui uma pessoa apaixonada por biologia e paleontologia, então o livro acabou sendo uma leitura bastante esclarecedora sobre diversos aspectos de ambas as áreas que eu não conhecia e/ou sobre alguns pontos que acabei por entender errado ao longo dos anos ou ainda aqueles que estava desatualizados. Em suma, esta obra acabou se mostrando interessante para mim.

A escrita do Savatier é um pouco enrolada e tem um certo apelo romântico, o que foi bem interessante. Ele também faz algumas reflexões bem interessantes acerca do tema que se mostraram bastante relevantes, especialmente para pessoas apaixonadas pelo ramo, mas que não possuem ligações com ele (François Savatier é um jornalista). Já a contribuição de Silvana Condemi é clara quanto ao tema, ela é uma das paleontólogas e pesquisadoras mais renomadas da atualidade.

Gosto muito dessa capa, acho que tem uma arte bonita e amo o contraste entre o branco, vermelho e preto. Acho que a Editora Vestígio fez um trabalho impecável nela. A diagramação é bem simples, mas o livro traz imagens que servem para ilustrar certos argumentos usados. Acho que a única coisa que falta nesta edição são notas de rodapé para esclarecer certas coisas.

Este é um livro de não-ficção sobre um tema muito restrito, mas se você como eu é um apaixonado por história, biologia e paleontologia com certeza indico o livro, pois será uma leitura bastante reveladora, mas se você não é uma pessoa curiosa a respeito destes temas sugiro que passe a dica.

site: http://www.paraisoliterario.com/2018/07/resenha-neandertal-nosso-irmao.html
Lucas.Ferrari 12/06/2019minha estante
Não gostei muito do livro, mas concordo que a capa e as ilustrações são muito legais. A capa é simples mas chama muito a atenção. Da a impressão de que o homem neandertal nela representado ser alguém que a gente conhece, um cara comum que poderia passar por você na rua. Não sei explicar direito, mas me passou a sensação de ser alguém que eu conheço kkkkk

Jéssica Spuzzillo @pintandoasletras 24/08/2018

Uma breve história sobre a evolução...
Quando recebi de surpresa esse livro da Editora Vestígio fiquei com receio, afinal nunca me interessei muito pela evolução humana, mas resolvi dar uma chance e não é que eu me surpreendi?

Como o homem Neandertal se parecia? Como ele vivia? O que comia? A paleoantropóloga Silvana Condemi e o jornalista científico François Savatier escreveram este livro precisamente para nos contar de maneira clara e simples a sua história.

Graças ao grande número de fósseis encontrados em um século e meio de escavações e graças a novas técnicas de estudo, eles conseguiram reunir muitas informações nesse livro com uma narrativa simples e objetiva.

Curiosidades sobre os Neandertais:

• Os primeiros já viviam na Europa há 300 mil anos;
• Eles são ancestrais do Homo Sapiens, portanto nossos irmãos;
• Eles falavam, comiam muita carne, caçavam e viviam em clãs dispersos por um vasto território entre a Europa, o Norte da Ásia e o Oriente Médio;
• Há evidências que eles praticavam a medicina, visto que restos de plantas com propriedades anti-inflamatórias foram encontradas nos dentes de alguns restos mortais;

Aprendi essas e muitas outras curiosidades com esse livro, eu tinha uma imagem sobre os Neandertais como homens primitivos e de pouca capacidade, o famoso homem das cavernas, mas essa imagem estava completamente errada. Eles eram grandes artesões, habilidosos e sociáveis.

Adorei que no começo de cada capitulo os autores colocaram uma passagem narrando uma cena da vida cotidiana deles, apesar de ser ficcional conseguimos ter um vislumbre de como era. Desde que os primeiros restos da espécie foram encontrados em 1856 a paleoantropologia fez uma longa jornada, amei aprender um pouco mais sobre todo processo.

A Editora Vestígio fez um ótimo trabalho na edição com imagens, mapas, tabelas e desenhos. Para quem gosta de expandir o conhecimento anotem essa dica! Vale muito a pena essa leitura.

#Neandertal #EvoluçãodoHomem #História #NãoFicção

site: https://www.instagram.com/pintandoasletras

Jez 23/03/2021

Um livro interessante, traz vários aspectos paleontólogicos e diversas hipóteses que tentam justificar a extinção dessa espécie hominídea.

Ana Cristina 07/05/2023

Nosso irmão
O livro é muito interessante e traz informações atualizadas sobre a vida, características e cultura Neandertal. É interessante quebrar paradigmas ultrapassados sobre nossos parentes mais próximos.

Ricardo.Vibranovski 22/07/2018

Um excelente livro de divulgação científica.
Muito interessante! O livro é bem sucedido em mostrar a complexidade do nosso irmão evolutivo neandertal, desmontando a visão estereotipada que temos sobre a sua inferioridade e rusticidade. É verdade que os autores tomam partido por ele, explorando pouco as razões pelas quais os sapiens terem prevalecido no contato entre as duas espécies (afinal, estamos aqui e eles não). De qualquer forma é um excelente livro de divulgação científica. Outro ponto forte foi a dedicação dos autores em explicar as técnicas inovadoras que ampliaram muito o que se sabe sobre essa espécie humana desaparecida.

Fábio 09/01/2019

Neandertal, nosso irmão
Uma comovente história sobre nosso irmão homo mais próximo, o qual provavelmente hoje nos habita em nossos genes.

Lucas.Ferrari 12/06/2019

Esperava mais
Após ler "Sapiens" do Yuval Harari, o hype pra esse livro estava altíssimo.
Não correspondeu a minha expectativa. Na minha opinião, a abordagem dos autores não foi a melhor. Mas o pior de tudo foi a escrita, truncada e repetitiva. Acaba com a experiência.
O documentário antigo do Discovery é ótimo e esse livro não chegou nem perto da experiência que é o doc.

Volnei 06/05/2023

Neandertal Nosso irmão
Explorando muito bem a história do desenvolvimento do homem no planeta os autores mostram como foi o desenvolvimento do homem e suas peculiaridades e seus desafios nas eras iniciais de sua vida na terra O livro faz uma analise muito bem feita sobre o desaparecimento do neandertal apresentando o que alguns chamariam de hipótese sobre o desaparecimento desta que seria uma primeira raça do humano mas segundo a ciência muito bem baseado que o neandertal e o sapiens teriam se fundido em uma só espécie e assim o neandertal teria se fundido Diz também que o Sapiens conseguia se reproduzir com a mulher neandertal mas que isso não era possível com a mulher do sapiens e por isso o neandertal foi extinto