As Oito Montanhas

As Oito Montanhas Paolo Cognetti

Resenhas - As Oito Montanhas

Izabela.Leitte 11/10/2023

Encontra se no mundo nunca é um caminho simples. Significa que teremos altos e baixos assim como subir montanhas?
Somos natureza.

Fabricio.Fracaro 26/07/2023

As oito montanhas
Escolhi esse livro pelo simples motivo de ser um trilheiro, e quando vi esse título pensei, por que não?

Sem saber nada do que se tratava do livro, mas já imaginando como seria, encontrei nele um linda história, um livro que não há nada tão grandioso, é simples, e essa simplicidade faz com que ele tenha ganhada as 5 estrelas que dei, uma história de amizade, de vida, uma vida que é escolhida, outra que é muda pelo destino, como que cada vida foi vivida.

Não tenho muito a dizer, mas digo que valeu muito a leitura.

jota 24/07/2023

MUITO BOM: livro de Paolo Cognetti é basicamente sobre uma amizade nas alturas dos Alpes italianos, mas o título se refere mesmo ao Nepal
Lido entre 07 e 23 de julho de 2023. Avaliação da leitura: 4,5/5,0

No final do livro nos é informado que o autor nasceu em Milão, como o personagem principal, e há anos se divide entre a cidade e um chalé a dois mil metros de altura: tem um tanto disso também nessa história. Começando pelo título, que tem a ver com um velho nepalês, uma pergunta que ele faz a Pietro, o protagonista, se ele faria a volta das oito montanhas da cordilheira do Himalaia. Mas Pietro não é alpinista, está no país para fazer um documentário. Passado em Milão, Turim, nos Alpes italianos (Valle D’Aosta) e no Nepal, As Oito Montanhas é fundamentalmente sobre amizade, mas também sobre pais e filhos, incompreensão, perdas e, claro, montanhismo.

A amizade de Pietro, menino da cidade, com Bruno, criatura das montanhas, ambos com onze anos quando se conhecem, nos é contada desde a infância deles até quando atingem cerca de quarenta anos. Mas durante esse tempo ocorre uma interrupção nela, que durou quinze anos, e ficamos sabendo depois que foi nesse período que se intensificou a amizade de Bruno com Gianni Guasti, o pai de Pietro. Filho e pai se desentenderam e isso levou ao rompimento dos laços familiares: Pietro não queria mais acompanhar o pai nas suas subidas às montanhas do D’Aosta, as alturas lhe faziam mal. Também não pensava em estudar mais depois do colégio, queria ser documentarista.

Durante o tempo em que ficaram separados Bruno e Pietro não se esqueciam um do outro. E adultos voltam a se encontrar depois da morte de Gianni, que determinou a Bruno uma missão que tinha a ver com o próprio Pietro: reconstruir um abrigo nas montanhas que Pietro pudesse aproveitar, justo ele que a princípio não se sentia bem naquele lugar. Por sua vez, Bruno não se dava bem com seu pai, um bêbado insolente, mas sentia grande afeto por Gianni, o pai do amigo e nisso era correspondido, então aceitou essa tarefa e a levou a cabo. Ao saber de tudo, Pietro o ajuda e passa a intensificar suas caminhadas pelas montanhas, descobre o outro lado de seu pai, que desconhecia.

Bruno é um homem das montanhas, permanece fiel a elas; Pietro é muito mais um homem das cidades, é ele quem vai e vem pelo mundo. Mas isso não os impede de desenvolver uma amizade fraterna, que permanece mesmo à distância, no distante Nepal. Na maior parte do tempo em que passam juntos reconstruindo a cabana nas montanhas eles se dão muito bem, isso rende algumas das melhores páginas do livro. Basicamente a história é essa, sobre uma grande amizade, mas claro, resumida desse jeito fez com que eu deixasse de fora muita coisa interessante como os pensamentos de Pietro na sua solidão, sua paixão pelos livros, desenvolvida pela própria mãe, que também tentava dar alguma instrução a Bruno, para que progredisse na vida etc.

Então, se isso lhe interessou, leia o livro. E depois veja o filme homônimo. Eu o vi em seguida, depois da leitura; é realmente muito bom, tão bom quanto o livro. E com uma vantagem: temos as paisagens dos Alpes italianos, que são deslumbrantes, muito bem fotografadas pelos realizadores da versão cinematográfica. É de encher os olhos, numa história que em certos trechos mexe com nosso coração profundamente...

Ellie 16/04/2023

Amizade
Simples e de bom entendimento. Retrata uma amizade pura entre dois garotos e a amizade perdura, sem cobranças e que apesar da distância que vivem em determinados momentos, sempre estão presentes nos momentos mais importantes.

lipelimma 21/03/2023

⭐⭐ Elemento Surpresa ou Plot Twist ou Final
⭐⭐⭐ Escrita ou Narrativa
⭐⭐⭐⭐⭐ Frases ou Citações

marcele.Guima.22 01/10/2022

Bastante reflexivo, faz a gente pensar na nossa vida e nas nossas atitudes, leitura fluída e bem rápida .

Henrique.Santos 04/07/2022

Um bom livro de cabeceira
Não senti que foi a melhor leitura que fiz na vida, mas tambem não foi tão ruim. Meu único problema aqui é apenas a forma como o livro foi escrito: muito pensamento e pouco diálogo.

A relação do Pietro com o Bruno foi algo tão bom acompanhar que pra mim foi o único ponto do alto do livro. Só fiquei triste no final com o Pietro ter passado a vida inteira fugindo do pai e no fim seu melhor amigo acabou se tornando igual a ele.

E "as oito montanhas" é sobre isso. Sobre amizade, sobre problemas familiares e sobre a vida. A narrativa trata de mostrar a vida como ela é: incerta. No mais, o livro não tem nenhuma grande reviravolta, é apenas Pietro vivendo sua vida como um homem comum do século xx.

ariadne90210 28/02/2022

As Oito Montanhas
Esse livro me remeteu muito questões como Transgeracionalidade e Profecia auto realizadora. Gostei bem da forma como a história foi contada, não seria um livro que eu pegaria pra ler ou compraria, mas é mais um de um clube de assinatura e gostei de ter tido a experiência de leitura com esse livro.

Adriely.Yamamotto 20/02/2022

Dolomitas!
Peguei esse livro pra ler apenas por se passar nas montanhas dos alpes italianos, mas foi a escolha arbitrária mais acertada.
Amei a história e a forma como ela é narrada tinha tudo pra ser arrastada e chata mas não é.
Pietro e Bruno se tornam amigos quando a família do Pietro sobe as montanhas para passar o verão. Essa amizade dura 30 anos e nós vemos as mudanças acontecendo na vida dos dois.
Ao lado disso a relação do Pietro com o pai é retratada de forma intensa e, ironicamente, ao tentar se afastar da trajetória do pai Pietro se vê seguindo os mesmos passos pelas 8 montanhas ao redor de Maru.

Achei a história linda e nostálgica. Aumentou muito minha vontade de conhecer as Dolomitas. ?

Joanderson 12/02/2022

Achei que era um romance entre dois homens kkkkk
Comecei a ler o livro pensando que iria abordar um romance entre dois homens, foi o que entendi pela sinopse e durante alguns trechos do livro. Não foi isso. Espero que eu não tenha sido o único a pensar isso kkkkk. O livro possui muitas descrições (e eu entendo que tinha que ser assim) mas isso me afastou da leitura. Gostei das relações familiares ou não familiares do livro achei muito realistas. O final é muito triste??
Jaqueline 30/11/2022minha estante
Valeu por comentar que não é romance este livro. Tenho ele é só não li ainda por que não gosto de romances. Agora que li teu comentário vou ler.

Gabi 21/01/2022

As Oito montanhas??
É leve, de fácil leitura e traz ensinamentos muito bonitos pra quem entende a profundidade do livro. Se você gosta de leituras com reviravoltas e histórias mirabolantes e grandes mudanças de cenário e vida, esse livro não é pra você . Ou talvez seja, se vc quer experimentar leituras mais leves e não tão intrigantes.

O livro fala de maneira muito realista sobre amizade, relacionamentos conjugais, vida adulta e etc.

Com certeza é uma leitura válida!

suele 22/11/2021

Há algo além das montanhas
Esse é um livro para o qual o leitor precisa estar em sintonia! Confesso que eu não estava muito, por isso acredito que não tenha compreendido de forma plena o impacto de tal história.
Mas, tenho que reconhecer que a escrita é impecável, a história muito bem direcionada e a narrativa em primeira pessoa é muito bem construída neste livro, pois podemos ver o mundo, as pessoas, a vida, pelos olhos de Pietro. E, não só isso, como podemos acompanhar seu crescimento, amadurecimento e principalmente seus relacionamentos familiares e amigáveis durante a vida.
Eu, pessoalmente, entendi muitas coisas e atitudes dos personagens no fim do livro, e isso não deixou de ser algo bom, pois pude me pegar pensando, surpresa, em como realmente a forma como somos criados, as pessoas ao nosso redor, entre outras circunstâncias podem facilmente moldar nossas escolhas e maneiras de pensar.
A amizade entre Pietro e Bruno fora construída e desenvolvida nesse livro de uma forma esplêndida, foi algo que consegui sentir além das folhas do papel, pois até sem precisar de descrição o leitor consegue sentir o quanto é forte tal laço, e isso foi, sem dúvidas, a coisa mais especial neste livro para mim.
Porém, particularmente percebi que o livro contém muitas descrições de cenário e ações, e isso pode ser um pouco maçante e tornar a leitura não tão fluída como alguns gostam, e confesso que me atrapalhou um pouco a me conectar com a história... Mas, mesmo assim, eu achei as descrições belíssimas, pois retrata de forma nítida e, de certa forma poética, os alpes, o alpinismo, a vida na montanha e a neve, geleiras e coisas relacionadas, coisas que eu não havia muito conhecimento, então foi, embora difícil de me conectar, uma experiência interessante.
É uma boa leitura, recomendo a pessoas que têm a mente aberta a novas experiências e coração aberto a conexões familiares.
Aquela que tá olhando pro céu 23/11/2021minha estante
Fiquei intrigada a ler!!!

Ezeq 22/11/2021

Reflexões sobre a solitude
Recentemente, tenho pensado muito sobre o que é se sentir, de verdade, pertencente a algum lugar. Lendo esse livro, me senti como se eu também pudesse me sentir muito mais vivo e pleno vivendo na calmaria (às vezes não tão calma assim rsrs) das montanhas. Durante várias partes da leitura, dei uma pausa e refleti sobre a vida, sobre os rumos que tomamos, sobre histórias que deixamos para trás ao iniciar outras, etc. Pra ser sincero, fiquei um pouquinho melancólico.
Sobre a história em si, eu acho que queria algo a mais, não sei bem... Fiquei com uma sensação de incompletude por alguns pontos que foram deixados de lado, já que ambos os protagonistas não dominavam muito bem o dom do diálogo, o que fez com que acontecimentos do passado raramente fossem trazidos à tona, e isso me incomodou um pouco, porque fiquei querendo saber a todo o tempo sobre uma lacuna enorme que existe na história. No mais, eu gostei muito do livro, mas, por esse quesito mencionado, perdeu a chance de se tornar um dos meus favoritos.
Para terminar, deixo uma rápida citação de Byron, que, para mim, dialoga muito bem com a obra:
"Existe prazer nas matas densas.
Existe êxtase na costa deserta.
Existe convivência sem que haja intromissão no mar profundo, e música em seu ruído.
Ao homem não amo pouco, porém muito a natureza."

JL Marcal 20/11/2021

Uma bela história
Uma linda história sobre família, amizade, escolhas e reconciliação. O final foi bem inesperado, mas, ironicamente, também não foi. Recomendo demais!!

Ezeq 22/11/2021minha estante
eu estou até agora pensando que isso é algum romance velado entre os dois, pra mim tinha uns trechos que eu achava muito "íntimos", sei lá, a própria releitura de Brokeback Mountain kkkkkkkkkk brincadeiras à parte, também amei a leitura