As Oito Montanhas

As Oito Montanhas Paolo Cognetti

Resenhas - As Oito Montanhas

Monica Sobrinho 30/09/2021

Este livro fala sobre amizade, relação de pais e filhos, de vida, de morte. Para mim faltou aprofundar mais na vida dos personagens, mas isso não tirou o brilho da história.

Dudu 04/09/2021

Bela surpresa!

Comecei a ler totalmente no escuro, sem saber detalhes do enredo.

História altamente introspectiva. Revela uma abordagem reflexiva e melancólica.

Não apresenta reviravoltas, nem grandes acontecimentos, mas é uma leitura que se destaca pela visão e observações do personagem principal.

Gostei muito da escrita e do vocabulário.

rayumix 25/08/2021

Trilha
Toda vez que abria suas páginas, eu virava Pietro, nos alpes italianos com Bruno, e apenas isso bastava. Essa leitura foi uma experiência única, acompanhamos uma vida, então como esperado ela se torna enfastiante algumas vezes, mas todos os sentimentos tão crus sobre amizade, a relação com a família e a natureza fazem valer a pena.
Quero reler o livro e poder reviver esta vida novamente.

Vini 21/08/2021

Lindo, filosófico e tocante
Com certeza me tirou da zona de conforto. É um livro muito bem escrito, com personagens complexos e reflexões lindas sobre a vida.
Só consegui entender quão bonito ele é já no final, recomendo muuuito, é lindo!!!

bella 27/07/2021

Pietro é um garoto da cidade, solitário e pouco sociável. Ele vê sua vida transformada pelo montanhismo e por uma duradoura amizade, que nasce quando sua família descobre o vilarejo de Grana, aos pés do Monte Rosa. Pietro se encanta pela natureza do lugar e conhece outro garoto da sua idade, Bruno, com quem dá início a temporadas de explorações e aventuras em meio a trilhas íngremes, o moinho e casas abandonadas. Nesse tempo Pietro aprende que a montanha também guarda ensinamentos, um modo muito próprio e único de encarar a vida. Esse aprendizado é o maior legado de seu pai, que, muitos anos depois, deixa uma herança que reaproximará Bruno e Pietro.
As oito montanhas é um livro memorável, que explora relações complexas e fortes. De modo tocante, aborda a tentativa de aprender e de buscar nosso lugar no mundo com uma narrativa literária, intensa e lírica, que atravessa três décadas de uma amizade inigualável e nos inebria com o ar puro, a luz e as cores das estações alpinas.

Mah Mac Dowell 23/06/2021

Uma história que fala sobre amizade. Até que é bonitinho, mas senti que o livro não leva a lugar algum. Nada acontece. Não achei nada demais.

Christianne.Cintra 06/06/2021

A história de uma família que mora em Milão e passa todos os verões nas montanhas, suas relações, amizades, idas e vindas. Eu amo a Itália então qualquer livro que traga qualquer informação, seja sobre culinária, cultural, geografia, me encantam. Achei os capítulos muito longos.

Joo 29/04/2021

Reflita
Gostei bastante da leitura.
Incentiva a dar mais valor a pequenas coisas que temos na vida...

Mayara.Knoeller 02/04/2021

Um livro simples sobre a vida
Com uma escrita leve o autor nos apresenta a amizade de Bruno e Pietro, que apesar de tomarem rumos diferentes na vida conseguem encontrar paz apenas um no outro
Recomendo que seja lido de uma vez, pois o detalhamento dos cenários pode cansar a longo prazo

Suzi 01/04/2021

Precisei me esforçar para continuar a leitura, porque estranhava a narrativa muitas vezes, mas fiquei muito impactada com o final. Me deixou angustiada e incrédula.

Maria 21/01/2021

Linda demais
Gosto de histórias que retratam cidades pequenas (inclusive se alguém puder recomendar, por favor o faça). Talvez seja esse o motivo em que me conectei tanto a história. É realmente linda.

Matheus.Soares 20/01/2021

Profundo e envolvente
No livro As Oito Montanhas, o autor Paolo Cognetti nos leva a uma viagem não só às montanhas e ao vilarejo gelado de Grana, na Itália, mas, principalmente, a uma viagem ao interior do ser humano. Como somos moldados a ser quem somos desde crianças, como as condições de vida, as decisões que tomamos e até mesmo o medo da mudança, do novo, podem nos "prender" a uma vida à qual enxergamos como única opção viável. Isso acontece com os dois protagonistas, Pietro e Bruno, melhores amigos de infância, e que, pelas circunstâncias e pelas próprias decisões viam, cada um, as vidas que levavam, como a única maneira possível de continuar vivendo, não se rendendo em momento algum à mudança, por menor que ela pudesse parecer.
Esse se trata de um livro com reflexões profundas sobre a importância que coisas como a amizade, família, amor, responsabilidade e escolhas; e como lidamos com isso.

Gerdson 17/01/2021

Leitura cativante, reflexiva, que nos pões em contato constante com os personagens. De certa forma um livro que fala sobre decisões e escolhas que podem mudar uma vida.

Arthur Figueiredo 13/01/2021

Boa leitura.
Boa leitura, linguagem tranquila.
Faz pensar em caminhos e escolhas que tomamos.

Eruditando trechos de livros 06/10/2020

Resenha As oito montanhas
Pietro, uma criança que não entende o por que de tanta mudança. Os pais, montanhistas, vivem mudando de um canto para o outro por conta das montanhas e suas aventuras. Um dia passam uma temporada em Grana, morando aos pés de várias montanhas. Seu pai logo sai para explorar e o leva junto. Mas Pietro não gosta de ir para as montanhas, ele vai meio que obrigado, fazendo com que ele não sinta nenhuma paixão por isso e também não entende o que o pai acha de tão bom assim. Além disso, sempre se sente indisposto. Filho único, muitas vezes se sente sozinho. Gosta de ler seus livros enquanto a mãe cozinha e o pai faz planos para as próximas trilhas.
Mas um dia ele conhece Bruno, filho de um montanhês e começa uma amizade. Começa a acompanhar o amigo para cima e para baixo, brincam no riacho e conhece lugares escondidos naquele pequeno vilarejo. Um dia, o pai convida Bruno para ir às montanhas com eles e ele aceita, então pedem autorização para o pai de Bruno. No dia seguinte, rumam à subir no pico da montanha. Pietro, que fica sempre indisposto, passa muito mal por conta da altitude se sente um fardo para o pai, pensando que atrapalha a aventura. Bruno, mais acostumado com essas condições, passa a ser atenção para o pai de Pietro, esse ficando com ciúme. Passam os anos, e um dia, Pietro decide não ir com seu pai... seu pai fica tão chateado que decide não ir mais, então começa aquele clima chato, entre eles e a mãe tenta mediar!! Mas acabam ficando sem se falar por muito tempo... cada um no seu caminho, vivendo sua vida. Ele decide tirar um tempo e voltar à pequena cidade de Grana e vê Bruno, totalmente diferente, mais duro. Bruno trabalha com construção agora, por conta desse trabalho seu corpo se modelou e se tornou mais forte. Eles se cumprimentam de longe, cada um no seu grupo de novos amigos. Pietro se envolve com uma galera da cidade e aprende coisas novas. Um dia, recebe uma triste notícia... então, sua vida muda novamente. Depois de anos, eles se reencontram, cada um vivendo sua própria vida, mas aquela amizade ainda pairava. Então, ele revela que ganhou um terreno na cidade, então decidiram construir uma casa... trabalharam arduamente. Pietro acaba descobrindo muitos segredos do pai e fica chocado por nunca perceber isso.
Enfim, para não alongar muito, achei um pouco difícil me entrosar com o livro no começo, tive que me forçar a lê-lo. Mas valeu a pena, apesar de alguns acontecimentos na história que não posso falar aqui se não é spoiler. Mas conta muito sobre relações familiares e amizade, montanhas e suas surpresas, muita transformação dos personagens, mas também muita coisa estagnada que nos faz refletir sobre a nossa própria vida. Uma história que vale a pena! Até a próxima!!

site: https://www.facebook.com/eruditando https://www.instagram.com/eruditando_trechosdeliv/ https://www.youtube.com/channel/UCzpRq2kjS0c88gJwXvMCEeg?view_as=subscriber