As Oito Montanhas

As Oito Montanhas Paolo Cognetti

Resenhas - As Oito Montanhas

Matheus.Soares 20/01/2021

Profundo e envolvente
No livro As Oito Montanhas, o autor Paolo Cognetti nos leva a uma viagem não só às montanhas e ao vilarejo gelado de Grana, na Itália, mas, principalmente, a uma viagem ao interior do ser humano. Como somos moldados a ser quem somos desde crianças, como as condições de vida, as decisões que tomamos e até mesmo o medo da mudança, do novo, podem nos "prender" a uma vida à qual enxergamos como única opção viável. Isso acontece com os dois protagonistas, Pietro e Bruno, melhores amigos de infância, e que, pelas circunstâncias e pelas próprias decisões viam, cada um, as vidas que levavam, como a única maneira possível de continuar vivendo, não se rendendo em momento algum à mudança, por menor que ela pudesse parecer.
Esse se trata de um livro com reflexões profundas sobre a importância que coisas como a amizade, família, amor, responsabilidade e escolhas; e como lidamos com isso.

rayumix 25/08/2021

Trilha
Toda vez que abria suas páginas, eu virava Pietro, nos alpes italianos com Bruno, e apenas isso bastava. Essa leitura foi uma experiência única, acompanhamos uma vida, então como esperado ela se torna enfastiante algumas vezes, mas todos os sentimentos tão crus sobre amizade, a relação com a família e a natureza fazem valer a pena.
Quero reler o livro e poder reviver esta vida novamente.

Dudu 04/09/2021

Bela surpresa!

Comecei a ler totalmente no escuro, sem saber detalhes do enredo.

História altamente introspectiva. Revela uma abordagem reflexiva e melancólica.

Não apresenta reviravoltas, nem grandes acontecimentos, mas é uma leitura que se destaca pela visão e observações do personagem principal.

Gostei muito da escrita e do vocabulário.

Camila Faria 12/09/2018

Pietro é um jovem pouco sociável de Milão, que costuma passar os verões com os pais em Grana, um vilarejo isolado nos Alpes italianos. É lá que ele conhece Bruno, um menino da sua idade que parece personificar tudo o que o seu pai mais ama a respeito da vida campestre. Anos depois de abandonar suas temporadas de aventuras e explorações, já adulto, Pietro volta à montanha para resgatar uma herança deixada pelo pai e retoma o contato e a amizade de Bruno. O livro, ganhador de um dos prêmios mais importantes da Itália, o Prêmio Strega, parece não ter uma história muito robusta, mas é justamente na simplicidade da narrativa que ele ganha o leitor. Os temas abordados são muito delicados e, de certa forma, comoventes: a busca pelo autoconhecimento, o contraste entre a vida na cidade e a singeleza rural, o amadurecimento (e, com ele, a compreensão tardia de quem realmente foram os seus pais). Um livro surpreendentemente bonito, com o frescor e a leveza das paisagens alpinas.

site: http://naomemandeflores.com/os-quatro-ultimos-livros-23/

suele 22/11/2021

Há algo além das montanhas
Esse é um livro para o qual o leitor precisa estar em sintonia! Confesso que eu não estava muito, por isso acredito que não tenha compreendido de forma plena o impacto de tal história.
Mas, tenho que reconhecer que a escrita é impecável, a história muito bem direcionada e a narrativa em primeira pessoa é muito bem construída neste livro, pois podemos ver o mundo, as pessoas, a vida, pelos olhos de Pietro. E, não só isso, como podemos acompanhar seu crescimento, amadurecimento e principalmente seus relacionamentos familiares e amigáveis durante a vida.
Eu, pessoalmente, entendi muitas coisas e atitudes dos personagens no fim do livro, e isso não deixou de ser algo bom, pois pude me pegar pensando, surpresa, em como realmente a forma como somos criados, as pessoas ao nosso redor, entre outras circunstâncias podem facilmente moldar nossas escolhas e maneiras de pensar.
A amizade entre Pietro e Bruno fora construída e desenvolvida nesse livro de uma forma esplêndida, foi algo que consegui sentir além das folhas do papel, pois até sem precisar de descrição o leitor consegue sentir o quanto é forte tal laço, e isso foi, sem dúvidas, a coisa mais especial neste livro para mim.
Porém, particularmente percebi que o livro contém muitas descrições de cenário e ações, e isso pode ser um pouco maçante e tornar a leitura não tão fluída como alguns gostam, e confesso que me atrapalhou um pouco a me conectar com a história... Mas, mesmo assim, eu achei as descrições belíssimas, pois retrata de forma nítida e, de certa forma poética, os alpes, o alpinismo, a vida na montanha e a neve, geleiras e coisas relacionadas, coisas que eu não havia muito conhecimento, então foi, embora difícil de me conectar, uma experiência interessante.
É uma boa leitura, recomendo a pessoas que têm a mente aberta a novas experiências e coração aberto a conexões familiares.
Aquela que tá olhando pro céu 23/11/2021minha estante
Fiquei intrigada a ler!!!

Joanderson 12/02/2022

Achei que era um romance entre dois homens kkkkk
Comecei a ler o livro pensando que iria abordar um romance entre dois homens, foi o que entendi pela sinopse e durante alguns trechos do livro. Não foi isso. Espero que eu não tenha sido o único a pensar isso kkkkk. O livro possui muitas descrições (e eu entendo que tinha que ser assim) mas isso me afastou da leitura. Gostei das relações familiares ou não familiares do livro achei muito realistas. O final é muito triste??
Jaqueline 30/11/2022minha estante
Valeu por comentar que não é romance este livro. Tenho ele é só não li ainda por que não gosto de romances. Agora que li teu comentário vou ler.

Mayara.Knoeller 02/04/2021

Um livro simples sobre a vida
Com uma escrita leve o autor nos apresenta a amizade de Bruno e Pietro, que apesar de tomarem rumos diferentes na vida conseguem encontrar paz apenas um no outro
Recomendo que seja lido de uma vez, pois o detalhamento dos cenários pode cansar a longo prazo

Mah Mac Dowell 23/06/2021

Uma história que fala sobre amizade. Até que é bonitinho, mas senti que o livro não leva a lugar algum. Nada acontece. Não achei nada demais.

Ferflus 20/08/2020

Diferente de tudo o que pensei
Sem dizer muito para não dar spoiler para futuros leitores... Esse livro me surpreendeu demais.
Mostrou como as relações podem ser fáceis e difíceis ao mesmo tempo. Como durante nossa vida estamos sempre indo embora, mas eventualmente voltando para o ponto de início.

Arthur Figueiredo 13/01/2021

Boa leitura.
Boa leitura, linguagem tranquila.
Faz pensar em caminhos e escolhas que tomamos.

lipelimma 21/03/2023

⭐⭐ Elemento Surpresa ou Plot Twist ou Final
⭐⭐⭐ Escrita ou Narrativa
⭐⭐⭐⭐⭐ Frases ou Citações

Christianne.Cintra 06/06/2021

A história de uma família que mora em Milão e passa todos os verões nas montanhas, suas relações, amizades, idas e vindas. Eu amo a Itália então qualquer livro que traga qualquer informação, seja sobre culinária, cultural, geografia, me encantam. Achei os capítulos muito longos.

Ezeq 22/11/2021minha estante
eu estou até agora pensando que isso é algum romance velado entre os dois, pra mim tinha uns trechos que eu achava muito "íntimos", sei lá, a própria releitura de Brokeback Mountain kkkkkkkkkk brincadeiras à parte, também amei a leitura

Gabi 21/01/2022

As Oito montanhas??
É leve, de fácil leitura e traz ensinamentos muito bonitos pra quem entende a profundidade do livro. Se você gosta de leituras com reviravoltas e histórias mirabolantes e grandes mudanças de cenário e vida, esse livro não é pra você . Ou talvez seja, se vc quer experimentar leituras mais leves e não tão intrigantes.

O livro fala de maneira muito realista sobre amizade, relacionamentos conjugais, vida adulta e etc.

Com certeza é uma leitura válida!