Sobre a verdade

Sobre a verdade Harry G. Frankfurt

Resenhas - Sobre A Verdade

pipietro 12/12/2022

Ótima continuação!
Gosto muito da maneira que Harry escreve, mas admito que tive um pouco mais de dificuldade pela profundidade desse livro que me pegou de surpresa, depois de ter vindo imediatamente da leitura de Sobre Falar Merda. Mesmo assim, muito bom!

Adriano 08/06/2021

A mentira tem perna curta
Livrinho interessante demais.
Curto, mas cheios de grandes insights. Merece ser lido por todos. Só não gostei do pequeno capítulo sobre mentiras num relacionamento, até diverge do teor do resto do livro. Mas a necessidade de pensarmos sobre mentiras em nossa sociedade hipermoderna é urgente. Esse livro nos ajuda a refletir.
Agora, essa capa é de uma genialidade sem igual.

Leonardo.Broinizi 28/10/2022

Sequência do "sobre falar merda".
Como o anterior, é um livro bem curto, um ensaio filosófico. Se no outro o autor buscou definir um campo do estudo sobre o "falar merda" (ou melhor: falar besteira), diferenciando este conceito da simples mentira ou engano, neste ele procura falar sobre a importância da verdade, que é negada por pós-modernistas.
Lendo o livro fiquei com a impressão de que o autor tratou do tema de forma um tanto raza, pelo menos em alguns dos pontos da discussão. Não entendi claramente se o autor considera a verdade como algo 100% alcançável em qualquer situação (como em uma divergência de opiniões, de gostos). Parece besteira, pois pra mim é óbvio que em tais casos a "verdade" é relativa, mas senti que o autor não deixou claro a distinção entre essas questões e o pessoal que crê que tudo é relativo, o que eu considero tão errado quando o povo que acha que a verdade é absoluta.

De qualquer forma, é um bom livro que nos leva a refletir sobre o tema, eu indico.

alex 04/11/2022

Sobre a verdade, de Harry G. Frankfurt (2006)
Que livrinho bom. É gostoso demais qdo vc consegue falar sobre algo tão abstrato, como a "verdade", com substância a partir de um esforço sincero de reflexão.

Eu não conhecia o autor, mas já vou procurar mais sobre ele (parece q o título mais vendido dele é "On bullshit").

No livro, há uma discussão breve e simples sobre o que é a verdade e qual a importância dela na nossa vida individual e comunitária.

Partes interessantes:
- relação da verdade com a factuabilidade, realidade, confiança e segurança (p. 78);

- "O âmago da racionalidade é ser coerente (...)" (p. 97);

- a existência de experiências que não se submetem aos nossos desejos deixa claro que elas são externas, que não fazem parte de nós, são independentes. E é aí que reside a origem do conceito de realidade (p. 114)

Felipe.Camargo 03/04/2021

Falando a verdade sobre falar a verdade...
O livro do professor estadunidense Harrry G. Frankfurt é um complemento a um besta seller lançado por ele - Sobre falar merda. Neste pequeno livrinho, ele defende a importância da verdade, não só em aspectos filosóficos, mas também para a construção do mundo humano. No começo do livro, o pensador já faz ácidas críticas aos filósofos pós-modernos, que colocam toda a questão sobre a verdade sob suspeita (lembrei do livro da Elizabeth Roudinesco), o que é normal para um filósofo que traz a tona a crítica da escola anglo-saxã a respeito dos pensadores, principalmente franceses. Entretanto, em sua crítica vemos o que Nietzsche chama de platonismo disfarçado, ou seja, a concepção da verdade transcende o campo epistemológico e passa a assumir um campo moral. Mas a minha principal crítica, consiste no fato do autor reproduzir um erro filosófico milenar, a noção de que somos um ser puramente racional, o que ao meu ver, é um erro. Nietzsche, Freud e outros autores mostram o quanto a razão não passa de uma fantasia, uma ficção, construída e que boa parte do que fazemos está além da nossa racionalidade, nisso encaixo a mentira. Como disse doutor House, todo mundo mente, inclusive para nós mesmos.

ricardinho 17/11/2022

A verdade sempre
Estamos cercados de pessoas mentirosas, mas em busca da necessária verdade e, então, seguimos sobrevivendo. É sobre esse tema grandioso que o pequeno livro Sobre a Verdade fala. Escrito pelo respeitado filósofo americano H. G. Frankfurt, a obra, de leitura rápida, nos leva à reflexão sobre o importante tema.
Ignorância e erros nos deixam no escuro, mesmo quando involuntários, sob o risco de indistinção entre o verdadeiro e o falso, tendendo ao irracionalismo. Mas essa propensão ao irracional pode comprometer a capacidade de sobrevivência comunitária por inaptidão para discernir verdades, podendo, assim, induzir à ligitimação de mentiras. No entanto, a mentira corrói a coesão da sociedade humana, sendo, portanto, destrutiva e inviabilizando conexões comunitárias reais.
Outro fato importante é que, apesar das citadas conexões comunitárias, a busca pelo que é certo não está necessariamente na preocupação com a cidadania, mas na angústia em não se desejar ser lesado; em não ter o ego ferido. Quando isso ocorre, uma falsa verdade pode, inclusive, centelhar uma guerra. Portanto, a essência da mentira é inaceitável, mesmo que em alguns casos pequenas mentiras possam salvar relacionamentos ou, até mesmo, vidas.
Para finalizar, é relevante saber que a descoberta de uma mentira leva o indivíduo a desconfiar da própria capacidade de diferenciar uma verdade de uma falsidade, podendo, em meio a tal confusão mental, induzí-lo à desconfiança generalizada e, consequentemente, ao indesejado caos.
Leitura leve e super indicada.

site: @photobrincando