If Beale Street Could Talk

If Beale Street Could Talk James Baldwin

Resenhas - If Beale Street Could Talk

Kel Cesar 20/07/2020

"If Beale Street Could Talk" é uma obra de ficção. Porém, qualquer semelhança com nomes, pessoas, fatos ou situações da vida real NÃO terá sido mera coincidência.

Seja nos anos 70, quando o livro foi escrito, seja agora em 2020, seja nos Estados Unidos, seja no Brasil, esses personagens ainda existem e histórias como estas, infelizmente, ainda são reais.

Quem viu a série "When They See Us", pode notar os paralelos. Não é coincidência. É projeto.

Leiam mais autores negros!

Marker 06/02/2019

Tenho a impressão de que Beale Street não é a melhor escolha para se adentrar no universo de James Baldwin. O caráter melodramático e por vezes fabular da trágica história de amor entre Tish e Fonny serve muito bem condutor de uma crônica sobre a crueldade enraizada na América branca e capitalista (e vice-versa), mas de certa forma se resume a isso também. Não que Baldwin almeje muito mais longe do que isso e só esse esforço já é louvável mas ouvir por tanto tempo que ele foi um dos grandes nomes da literatura americana garantiu uma carga de expectativa que não senti ser superada. Há algo de muito grandioso em registrar o drama negro mas isso não necessariamente implica em grande literatura.

Marcelo 12/05/2022

História de amor com uma boa descrição do contexto e situação de racismo nos eua, que certamente, com poucas adaptações, representam estas mesmas situações em diversas partes do mundo.
Para mim o livro terminou quando estava ficando bom, abruptamente, o que não costuma me agradar. Fora isso foi uma ótima leitura, bem curta e recomendo. Voltarei a ler outros trabalhos do autor.