Treine o seu cérebro para provas

Treine o seu cérebro para provas Augusto Cury

Resenhas -

Stefanie 17/04/2024

Muito bom!
Li para saber sobre provas e acabei compreendendo várias coisas sobre meu comportamento e minhas dificuldades em relação a provas. E ainda descobri que tenho síndrome do pensamento acelerado. rs
Adorei a leitura. Augusto Cury nunca decepciona, aprendi muito.

AlessandroNunes 10/02/2024

Agtegador
? Uma obra de leitura fluida, simples e repleta de ensinamentos e informações técnicas transformadas em ideias de fácil entendimento pelo leitor.
? Augusto Cury é psiquiatra, escritor e um dos escritores mais lidos no Brasil e em mais de 70 países. É criador da Teoria da Inteligência Multifocal (TIM).
?? Em "Treine seu Cérebro para Provas", o autor apresenta algumas técnicas para se ter uma mente saudável e em condições de ser utilizada durante a realizações de provas e outros desafios que exijam foco, concentração, memorização e raciocínio direcionado. É um manual de gestão da emoção, com dicas acessíveis e descomplicadas.
?? O mais interessante, e já considero ser a marca registrada do autor, é que contextualizado ao tema principal da obra, Augusto Cury consegue apresentar os pressupostos conceituais e teóricos de seus estudos na área da Psiquiatria e Psicologia, ambientando o leitor em todas as questões que dão suporte ao mote da história.
?? Durante todo o processo de leitura somos brindados com muitas informações, conceitos e exemplos práticos sobre o universo da nossa mente. O autor consegue aliar uma teoria científica ao cotidiano das pessoas, tornando o conhecimento sobre o assunto amplo, simples e de fácil acesso.
?? Outro ponto interessante também é que ao final de cada capítulo, Cury convida o leitor a verificar o que foi lido e apresentado, por meio de uma espécie de testes, check list e perguntas, materializando, com isso, o aprendizado sobre o assunto.
?? Um livro que pode ser lido por várias idades, proporcionando ao leitor um conhecimento prático e duradouro para a sua vida.
?? Leitura muito recomendada!

amandafffdo 19/01/2024

E, se sonhar, seja disciplinado
Apesar de ouvir bastante sobre Augusto Cury durante um tempo, nunca tinha lido nada do autor, mas, felizmente, a oportunidade chegou.

O que Cury faz nesse livro é apresentar sua tese relacionada ao funcionamento do cérebro e explicar como a saúde mental interfere no desempenho de alunos ou vida profissional. Dessa maneira, acaba conversando diretamente com pessoas ansiosas, abrindo o horizonte ao relacionar autoconhecimento, disciplina e descanso na preparação para provas ou dinamismo geral.

Embora alguns capítulos, no início, sejam densos e um pouco confusos, os últimos exploram de forma clara ferramentas coerentes com a proposta. Logo, excelente exemplar pra quem está no início da preparação ou deseja uma melhor qualidade de vida. Além disso, se tem uma coisa que o autor faz muito bem é motivar.

Portanto, um livro para quem duvida do próprio potencial ou para quem não alcançou os objetivos almejados, ainda.
Recomendo!
Fabio 19/01/2024minha estante
Adorei a resenha, Amanda!??

amandafffdo 19/01/2024minha estante
Obrigada Fabio! =)

Amanda 12/09/2023

Augusto Cury sempre incrivel
Eu iniciei esse livro no início do ano passado e deixei de lado para ler outros livros que no momento julgava serem mais importantes.
Porém agora que dei continuidade e finalizei, vi que estava errada sobre isso. Um livro muito explicativo, não só para quem quer aprender a treinar seu cérebro para provas e concursos, mas para quem quer treinar seu cérebro para a vida ??

Augusto Cury é um dos meus autores favoritos de todos os tempos ?

Sperfeld 23/06/2023

Dicas de como se preparar emocionante para as provas e também para a vida. Controlar os gatilhos da mente.
Não é um dos melhores livros do Augusto Cury.

Clarinhaa 29/08/2022

Interessante
Não é bem um manual de preparação para provas. Neste livro o autor traz diversas informações sobre o nosso cérebro, como ele funciona, memória e como lidamos com os fatores externos, que quando não são bem administrados pode muito interferir no nosso desempenho em uma prova. Eu esperava que fosse melhor, mas foi interessante...

Tete 08/12/2021

Sobre o livro: treine seu cérebro para provas.
Um livro carregado de técnicas de gestão da emoção e técnicas de estudos para maior absorção dos conteúdos, realmente ajuda bastante ??

Le Storrer 10/11/2021

Se você pensa em ler esse livro achando que vai encontrar dicas e métodos de estudo da matéria, está muito enganado. Esse livro ensina a importância de uma mente saudável para a boa realização de uma prova e as formas de alcançá-la.

Isis.Piasson 24/06/2021

Gostei bastante do livro. Me preparando para seguir as dicas que ele apresentou nesse livro

Lucas.Gabriel 23/12/2020

Essencial para quem for prestar vestibular
Um livro bastante interativo, além de dar ótimos conselhos de como buscar manter o foco e a saúde mental em situações de grande pressão. Além disso, fala de forma bem incisiva o conceito da SPA.

Dri 26/05/2020

Construção saudável do Eu
Augusto Cury é um psiquiatra, psicoterapeuta, cientista e escritor brasileiro que em seu livro "Treine o seu cérebro para provas" aborda questões de como o cérebro responde a situações ligadas a formação do Eu e como isso interfere diretamente no foco e nos estudos. Como transformar janelas killer em janelas light, fazendo uma autocrítica das emoções e as utilizando a nosso favor, analisando a síndrome do pensamento acelerado de forma a não cair mais nas armadilhas da mente. Não é um livro com fórmulas mágicas e prontas, é um exercício de como funciona a nossa inteligência, como entender nossos medos e como enfrenta-los. É um leitura que recomendo para o próprio auto conhecimento.

César 27/02/2020

Bom, mas esperava mais
Para mim a leitura não fluiu tão bem. Demorei mais que o normal para terminar. Achei demorado a pegar o foco, embora tenha gostado da explicação da teoria do Cury.

camila 30/12/2019

NOSSA EMOÇÃO PRECISA SER CONFIGURADA
RESENHA DO LIVRO: TREINE SEU CÉREBRO PARA AS PROVAS

A obra aborda ferramentas da Gestão da Emoçao, iniciando em destaque o Autofluxo: (Produz vários pensamentospara nos distrair, gerar sonhos e prazeres). Seguindo o embalo, a leitura nos mostra formas de organização nos estudos, e que não adianta seguir apenas um cronograma de estudo, e também não gerir a emoção que vai estar presente em uma prova, concurso, ou desafio a desempenhar.
No livro é citado duas Bases da Psicoterapia:
1- Investigar as Causas.
2- Atuar no palco da mente.
3- Se fazer perguntas.
É impossivél parar de pensar, mas podermos reeditar os pensamentos, e governa-los através de gestão emocional. A emoção é quem pode abrir ou fechar janelas que te ajudam a formular respostas buscadas, e pensamentos importantes. Há três formas de pensamentos:
Essencial: É inconsciênte.
Dialético: Linguagem e Imagem.
Antidialético: Imaginação.
A Nossa mente pode esconder informações que precisamos, ou apaga-lás, e neste embalo precisa-se ser reeditado, e aberto determinadas janelas que vão nos auxiliar a organizar e centralizar o pensar e sua memória: Janelas Neutras: Informações de Livros, Imagens, Números. Janelas Light: Alta Carga de Tensão, Expêriencias vividas. Janelas Killers: Aprisiona você, (EU), e possui alta carga de tensão.
Os Processos mentais dissolvem aquilo que nossa mente precisa adquirir em habilidade para informar dados que nela são buscados para acesso. Sendo eles: Construção do Pensamento: Autofluxo, Gatilho da Memória, Janela da Memória (Lógica do Pensar). Transformação da Emoção: Complexidade daquilo que se é formulado. História Intrapsíquica: Memória e seus dados armazenados. Consciência Existencial: Ver a partir de Nós mesmos, o que acreditamos, e construímos.
Os nossos pensamentos são induzidos com raciocínios como: Raciocionio Multifocal: Considera a necessidade dos outros também. Raciocinio Unifocal: Somente a própria necessidade. Raciocionio Lógico: Uso de Excesso de Informação. Raciocinio Dedutivo: Para analisar os dados e informações. Raciocinio Indutivo: Insere possibilidade de deduzir sem firmar um único pensamento.
Armadilhas da Mente: Conformismo: Aceitar as coisas como são. Enxergar a dificuldade a as derrotas. Coitadismo: Aceita que não é capaz. Asfixia o prazer pela vida. Medo de Reconhecer os Erros: Assumir defeitos, Fragilidades, Ser Julgado, ou Criticado. Medo de Correr Riscos: Ter receio em se expor, não ver as oportunidades.
A mente dissolve o desvendar de oito códigos: 1: Eu como Gestor da Emoção (dúvida, critica, determinação, pode construir pensamento, reeditando conflitos), 2: Autocrítica: (Avaliar nossos atos, condutas, pensamentos para melhorar,pensar nas consequências do comportamento, ela não afasta medos). 3: Psicoadaptação ou Resiliência: ( Calma quando estressado, Superar e adaptar novas ideias). 4: Altruísmo: (Colocar-se no lugar do outro, Bondade, Compaixão, Generoso). 5: Debate de ideias: Questioná –lás, expor ideias, trabalhar em grupo, expêriencias, expressar pensamentos, questionar o saber, conhecer sua história, defeitos etc..; Não possuir verdade absoluta, Procurar novos caminhos e metas, A verdade é um fim inatingivél na ciência. 6: Carisma- Admirar você mesmo, e aos outros, elogiar sempre antes de criticar, valorizar o momento da sua vida.7: Intuição Criativa: Novos conhecimentos, Criar oportunidades, Mudar o Pensamento, Desconstruir Crenças, e pensar comum. Enxergar novas soluções para os problemas. 8: Eu- Como gestor da Emoção (Controle e Equilibrio emocional, Confrontar as dúvidas, aceitar ajuda, administrar emoções é tão importante, quanto o conteúdo, o que te motiva a manter o foco, o que te faz continuar, desenvolver altruísmo e carisma. 9: Prazer de Viver: (Sentido da vida, motivação, construir oportunidade, Prazer de vida, não se autopunir, identificar o que esta te incomodando, resistir em perdas e frustrações.
Os detalhes desta obra são tantos, que é impossivél, inderi-los todos nesta resenha, mas recomendo você a ler, e abrir suas conclusões, se quiser debater comigo, vou adorar, pois sou fã e grande admiradora deste grande escritor Augusto Cury, que transformou minha vida, através de sua teoria e palavras, e o mais importante, me abriu uma nova abordagem para meu pensamento e redescoberta de eu mesma.