Com a maturidade fica-se mais jovem

Com a maturidade fica-se mais jovem Hermann Hesse

Resenhas - Com A Maturidade Fica-se Mais Jovem

Thamiris.Treigher 22/03/2023

Mais uma vez trazendo a palavra de Hesse
Esse é um livro com um formato diferente de outras obras de Hesse, como Sidarta, Demian e O Lobo da Estepe. É menos denso e traz trechos com histórias, repletas de referências e experiências pessoais, autoanálise e confissões literárias. Porém, as reflexões profundas e necessárias, que são sua marca, continuam presentes.

"Com a maturidade fica-se mais jovem" é uma obra íntima de Hesse sobre sua experiência em aceitar a velhice e a proximidade da morte. O livro traz recordações íntimas, pequenos poemas em prosa e verso, aforismos e breves tratados filosóficos sobre a vida, a morte, a velhice, corpo, mente, espiritualidade, materialismo, e sobre o que realmente passa a ser descartável e essencial durante o período em que "se espera a chegada da morte".

Trata-se de uma coletânea sobre a velhice, que começa com observações feitas pelo autor aos 43 anos. São reflexões sobre os ciclos da vida e a energia contida em cada um deles; sobre a juventude e a despedida de uma parte dela a cada ano que passa. Hesse aborda, com uma sinceridade íntima e espontânea, que a morte e a velhice não devem ser encaradas com medo ou tristeza, e sim como uma oportunidade de transformação e regeneração interior, como uma nova estação em nossas vidas.

"Hermann Hesse pertence a um grupo de artistas que tiveram a sorte de envelhecer e, com isso, conhecer e retratar, em suas peculiaridades, todas as etapas da vida."

Maravilhoso como sempre!

Diego55 25/04/2021

A velhice pode ser uma coisa boa...
Nessa obra prima repleta de lirismo e poesia, Hesse dá significado e sentido a velhice, nos fazendo refletir sobre essa fase da vida em que, aos olhos do autor, tudo tem brilho e cor diferentes, as memórias são o que a de mais especial e os pequenos detalhes são o que realmente importa.
O passado começa a ter mais relevância do que o presente e o futuro já não interessa tanto quando a certeza da morte se aproxima, mas é possível escolher fazer dessa certeza um espetáculo.

anna 11/07/2022

Desses livrinhos que a gente compra em sebo e furam a fila de toda a pilha de leituras pendentes ?

Hermann Hesse pra mim é um mistério, porque ou eu amo ou odeio a obra. No caso desse livro foi, felizmente, a primeira opção.
É um livro sobre o envelhecimento. Misturando prosa e poesia, o autor compara reiteradamente os ciclos vitais da vida às fases de estação do ano, de uma forma bem lírica.
São recortes dos 45 aos 85 anos do escritor.
Para quem não conhece, Hesse é um autor alemão nascido em 1877, desde os 21 anos escritor. Aos 46 anos escreveu o seu maior sucesso ?O lobo da Estepe?, um ano depois de sua segunda (e última)tentativa de suicidio. Meu primeiro contato foi com Sidarta, livro o qual mudou minha forma de enxergar o mundo, e com espiritualidade retratada de forma tão sublime , fiquei em choque inicialmente ao descobrir das tentativas prévias de suicidio e episódios de depressão que o autor passava.
Mas logo aterrizei na realidade. Parafraseando o próprio autor:
?Do arco-íris a poesia, é feitiço de luz em agonia?. E assim deve ter sido Hesse, como tantas pessoas que passaram pelo mundo deixando rastros de iluminação à despeito da própria escuridão que lhe rodeia a maior parte dos dias.

Paulo Sousa 14/07/2020

Leitura 35/2020
Com a maturidade, fica-se mais jovem [Copyright 2002]
Orig. Mit der reife wird man immer jünger
Herman Hesse (ALE, 1877-1962)
Record, 2018, 154 p.
_____________________________
?Somente na velhice conseguimos ver a raridade do que é belo e o verdadeiro milagre que ocorre quando entre fábricas e canhões também vicejam flores, e entre jornais e papéis da bolsa ainda há poesia? (Posição Kindle 609/40%)
O livro é uma bela reunião de poesias, aforismos e textos reflexivos sobre a maturidade, esse inevitável destino senão de todos, da maioria de nós. O lirismo com que Hesse, o notável escritor alemão a quem devo ler seus principais romances, é tocante, musical e embevecedor.
Como um ato de arte, memórias e pensamentos são misturados às belas paisagens no esplendor das estações do ano, quando a tendência é olhar mais para o entorno mas também para dentro, onde vicejam as lembranças das boas e necessárias amizades e onde a idade vai mostrar que a paz, esse tesouro a que muitos aspiram, dependerá da forma como se irá buscar a juventude na maturidade. Que livro! Vivamos plenamente!

Paulo1584 02/10/2020

O velho é "jovem a mais tempo"
Herman Hesse, em seu "Com a maturidade fica-se mais jovem", traz - em aforismos, poemas e breves "diários", uma lucidez imensa sobre o "lado bom" da maturidade. Entender que não estaremos aqui ad infinito é uma tarefa dolorosa, porém muito necessária. Neste livro passamos por impressões que transitam entre os dois pólos, maturidade e velhice, não os opondo como se um estivesse próximo a vida e o outro a morte, mas como se pudessem coexistir, tanto em forma de jovens velhos e velhos jovens...
Hesse é mesmo um "ponto fora da curva" por vários motivos, mas acho que o principal é pela forma como ele consegue ter um novo olhar sobre algo que já mirou infinitas vezes. É realmente uma aula que não responde a pergunta do jovem que lhe envia uma carta, a pergunta que todos queria saber a resposta, mas indica em alguma medida que há outras maneiras de formular a pergunta e de ensaiar algumas respostas, a própria vida é de certa maneira uma resposta para estas inquietações.

Wagner 07/04/2018

PASSEIO EM FINAL DE OUTONO

Brotei amor, e o fruto foi sofrimento
Brotei fé, o fruto foi ódio,
Se o vento quebra meus galhos secos,
Dele me rio, ainda aguento as tempestades

In:HESSE, Hermann. Com a maturidade fica-se mais jovem. Rio de Janeiro : Record, 2016. Pp 125

Gustavogl 01/02/2023

Eu sempre me senti empolgado com o envelhecimento e por isto o título do livro me chamou a atenção. Comecei a ler com curiosidade acerca da tradução uma vez que se tratam de textos poéticos e bem subjetivos, e também do nível de escrita dado que Herman Hesse ganhou Nobel de Literatura.
Algumas partes são bem etéreas, mas o recado é ENVELHECER NAO É UM DELITO = APROVEITE O PROCESSO.

Erika 15/12/2019

Cruel sem perder a ternura jamás!
Manual de cabeceira para não se tornar um velho chato e sem noção

GIPA_RJ 13/01/2024

Com a maturidade fica-se mais jovem
Quando o comprei , tive a ideia de fazer do livro a primeira leitura de 2024 , no sentido de poder refletir sobre a passagem do tempo e o envelhecer ,a partir da percepçao de H Hesse , Premio Nobel de literatura.
Por ser bem curto , imaginei que daria cabo da leitura num final de semana...estava enganado.
Eu saboreei as sábias reflexões ali contidas por vários dias.
?ntercalando com poesias e usando muito a alegoria da vicissitude das estações do ano , os capítulos foram me levando a muitas reflexões.
Concluindo , trata-se de um livro edificante ,.que merece ser "de cabeceira" , além de ser um excelente presente de aniversário .

Pedro Medeiros 24/12/2023

Suave, agradável, como uma doce lembrança
Ler esse livro é como absorver as memórias de uma vida que chega ao fim, mas que não sede ao tempo, que desafia a mortandade e se mantém viril, enérgica. Hesse foi um homem amargurado, sofrido, com dores na alma, mas que chegou ao fim da vida com sabedoria e leveza. Esse livro é um ensaio, quase uma ode a sua vida.

books_resenha 19/04/2020

Perfeito
Uma obra em que o autor fez suas primeiras anotações anos 43 anos e terminou aos 85 é para ser levada a sério. Poética, a forma com que encara a velhice a cada ano que ganha é enriquecedora. Sua visão voltada à natureza, impressões sobre tudo estar repetindo-se, sensação em perder amigos é só um começo para quem aventura-se no mundo desse autor maravilhoso.

luisfelipe.monteiro2 19/10/2020

Relativamente bom.
Livro de poesias e contos de Hermann Hesse. Por se tratar desse grande autor, confesso que espera mais da sua prosa. Apesar disso alguns poemas são dignos de memória, e certamente serão lembrados por um bom tempo.

Pedro Arcela 24/05/2022

Um ensaio muito reconfortante e poético de enxergar a velhice; da beleza de viver através de ciclos de renovação e aceitar a morte como parte desse processo.