Flores para Algernon

Flores para Algernon Daniel Keyes

Resenhas - Flores para Algernon

patricia1307 05/04/2024

Gosto da ideia, não gosto do desenvolvimento. é sim um livro emocionante no começo e no fim, me deixa triste que o desenrolar tenha sido tão incômodo a ponto de diminuir a qualidade da leitura pra mim

Barb 05/04/2024

Minha primeira ficção científica do ano: uma jornada
Fui ler este livro com expectativa demais, e este foi meu erro, mas mesmo assim, este livro é bom demais. A ideia é tão "simples", mas funciona muito bem. Em vários momentos dá vontade de entrar na história e ajudar/abraçar o personagem principal. E bom, se até meu avô que não gosta de ficção leu este e adorou, eu diria que recomendo pra todo mundo.

Raphael306 04/04/2024

Uma história maravilhosa, mas ao mesmo tempo agonizante. Identifiquei Charlie como um homem que queria apenas se sentir aceito e agradar as pessoas por o simples motivo de querer fazer parte de algo. Esses sentimentos são bastante comuns em cada um de nós e por isso acredito que todos nós temos um Charlie Gordon no nosso interior. A obra trás também uma reflexão sobre como pessoas que nascem com condições especiais sofrem no dia a dia, querendo apenas ter uma vida normal, trabalhar, estudar...Mas o preconceito torna esse desejo um desafio. Indico muito, pois trás muitas reflexões e pontos diferentes e importantes que deveriam ser debatidos na sociedade atual.

jevfurlan 04/04/2024

Ps: não se esqueça de colocar flores a algernon
Que livro lindo, profundo e doloroso.
senti uma certa dificuldade em me conectar com charlie?. principalmente depois da cirurgia, porém ao decorrer da narrativa o autor faz com que essa conexão aconteça e desde então sofri junto com ele a cada pagina.
é lindo
é brutal
primeiro 5 estrelas do ano e não me arrependo

cajuleituras 04/04/2024

Obrigada, Michella, por me me indicar esse livro. Estou com preguiça de fazer resenha para ele, mas achei muito bom.

Ana Cecilia 04/04/2024

Foi, decepcionante?
Flores para Algernon e um livro impressionante, mesmo não sendo atual sua temática e escrita parecem atemporais.
A leitura fluiu muito bem e me mantive curiosa durante toda a leitura, além de que poderia pensar por horas e mesmo assim não acharia o que criticar.
Na metade do livro já tinha deduzido o final, mas o ponto é que não sou de me sensibilizar e por isso nao senti a maior parte do impacto do livro.
É um livro que vale super a pena dar uma chance mas ele não funcionou tanto para MIM, na dúvida acho bom tirar suas próprias conclusões mas, para aqueles menos sensíveis, acho melhor não colocar TANTA expectativa assim.

Mari 04/04/2024

Chorei.
No meio eu confesso que fiquei meio perdida em relação ao sentido de tudo aquilo, mas o final me pegou. Muito bom.

Coquidré 03/04/2024

Um dos melhores que li esse ano e, com certeza, que li em toda a minha vida

Como psicólogo, esse livro surte uma curiosidade e um aproveitamento imenso que me faz crer que todo psicólogo, seja formado ou em formação, deve dar uma chance, pois ele te dará um soco no estômago

Como amante da ficção científica, digo que esse livro é impecável, desde a construção do personagem a forma da escrita. Do início ao fim este livro é bem construído

SamaraF 03/04/2024

Triste, pesado e incrivelmente maravilhoso
Tô sofrendo sim, mas ao mesmo tempo contente por ter lido um livro tão incrível e bem construído! Amo quando as histórias me fazem acreditar de que tudo aquilo de fato poderia ser real. Só escritores muito habilidosos conseguem escrever uma ficção tão convincente como essa.
O livro conta a história de Charlie, que tinha um QI extremamente baixo (deficiência intelectual) mas que ao ser cobaia humano e passar por uma cirurgia na cabeça, começa a aprender extremamente rápido se tornando um gênio. Essa cirurgia foi antes testada em um rato, o Algernon, que acaba se tornando um companheiro de Charlie. Durante o livro acompanhamos toda a história de Charlie, visto que o mesmo é escrito a partir dos relatos do personagem. É como se estivéssemos lendo seu diário.
Conforme Charlie se torna mais inteligente, vai resignificando suas próprias memórias, portanto o que antes ele pensava ser ?um amigo riu para mim? consegue analisar que na verdade era ?um amigo riu de mim após me fazer passar vergonha por não ser inteligente?. Assim, a vontade que temos o tempo todo é de dar um abraço em Charlie e tentar protege-lo de alguma forma.
É um livro interessante para se refletir sobre a forma que olhamos para as diferenças, sobre as limitações das pessoas e a maneira de lidar com elas, sobre a importância da nossa inteligência emocional para além da intelectual, sobre o papel do afeto e a falta dele e também sobre a própria ciência em si, que por alguns é vista como salvadora e por outros é visto como algo pecaminoso que tenta se passar por deus.
Minha única pequena crítica é que no livro a Psicologia é tratada como uma só. Sou psicóloga e foi impossível não me incomodar com o fato de que as vertentes da Psicologia parecem não existir ali. As pesquisas com os ratos são mencionadas o tempo todo com muitas características da abordagem/linha teórica chamada Análise do Comportamento, mas ao mesmo tempo isso se mistura com Freud e a Psicanálise que vai totalmente contra a Análise do Comportamento. Como não é um livro que propõe explicar algo sobre psicologia, não vejo grandes problemas, mas teria sido muito mais crível se o autor tivesse chamado o psicólogo da pesquisa de cientista comportamental e deixado de lado a psicanálise.
Por fim, recomendo o livro de olhos fechados.

Talita405 03/04/2024

Sensacional
A trama é protagonizada por Charlie Gordon um homem com trinta e dois anos que é submetido a um experimento científico ousado e inédito, que tem como objetivo aumentar seu Q.I de inteligência até então muito abaixo da média. A partir daí a vida de Charlie passa por uma mudança radical e ele passa a ver o mundo com outros olhos e questionar a realidade.

Posso dizer que minha experiência com esse livro foi totalmente transformadora. Uma excelente e satisfatória leitura sobre a mente e intelecto humano. Um livro excepcional com pontos muito interessantes e um tema criativo, assim como a forma como foi escrito e estruturado, parecendo um conjunto real de "relatórios de progresso". Estar na mente do protagonista durante toda a sua trajetória foi incrível, me senti apegada a ele e a todo momento analisando o seu desempenho e progresso pela busca de se sentir alguém normal e aceito socialmente como ser humano.

Marina 03/04/2024

Flores para Algernon é um livro que apresenta o contraste do afeto humano e a inteligência, por meio da história de Charlie Gordon, um homem retardado, abandonado por sua família e rejeitado por sua mãe, que passa por um procedimento experimental para aumentar a inteligência.
Crescemos com Charlie, e tomamos consciência das coisas que ele passou como retardado e não tinha consciência. E junto com ele, aprendemos que inteligência não é o que define o sucesso ou a felicidade de uma pessoa.
"(?) inteligência e educação sem doses de afeto humano não valem droga nenhuma."
E ele fala isso com a propriedade de quem não sabia de nada e se torna um gênio.

Eu li em 5 dias. Achei uma leitura leve. Pode até travar em alguns momentos, mas é um livro maravilhoso e ótimo repertório.
Eu amo o Charlie Gordon

?P.S. porfavor si você tive uma opotunidadi colo qui umas flores no tumulo du Algernon nu quintau?

Graziela149 03/04/2024

Perfeito!!
Uma leitura tranquila de se fazer, que não dá vontade de parar. Nunca me conectei tanto com um livro, os sentimentos são explicados, sente-se o medo e a alegria.

lia.raquel 03/04/2024

Definitivamente esse livro deveria ser conhecido por todas as pessoas. Uma leitura envolvente, profunda e reflexiva, me prendeu do inicio ao fim.

Amanda 03/04/2024

Leitura profunda
Flores para Algernon é uma obra multifacetada que aborda temas complexos, desde o desejo de aceitação na sociedade até as consequências devastadoras da rejeição parental. A solidão, mesmo cercado por pessoas, é um elemento central, ressaltando a profunda conexão emocional que muitas vezes falta em relacionamentos superficiais. Além disso, a narrativa explora o avanço da tecnologia e suas implicações éticas, destacando como até mesmo as inovações mais bem-intencionadas podem resultar em consequências
imprevistas. Essa riqueza de temas torna "Flores para Algernon" uma leitura profunda, reflexiva e impactante.