Flores para Algernon

Flores para Algernon Daniel Keyes

Resenhas - Flores para Algernon

Pedro.Farinha 05/02/2021

SORTEIO
O livro é narrado em primeira pessoa pelos olhos de Charlie, um adulto com QI de 65 e que trabalha em uma padaria. O começo do livro é cheio de erros gramáticas por conta da limitação do narrador. Charlie tem o sonho de se tornar inteligente, e por isso passa por uma cirurgia que promete aumentar em muitas vezes o seu QI. Os leitores acompanham, por meio de relatos, a evolução de Charlie. Os seus amigos mudam e os seus gostos também. Em pouco tempo Charlie se torna mais inteligente do que os médicos que o operaram. Porém, as coisas não permanecem bem para Charlie por muito tempo.A solidão lhe atormenta, e seu estado mental começa a desmoronar. A ideia principal desse livro é absurdamente criativa e a leitura é bastante rica. Como escritor, gostaria de ter escrito essa obra. Um livro simples, mas incrivelmente inovador pela ideia, que nos faz refletir sobre a pequena importância da inteligência em relação ao amor; mesmo que eu não ache a comparação válida. Leitura obrigatória.

No domingo sortearei esse livro para todos que comentarem uma ?. Será entregue por Sedex. Boa sorte.
Pedro.Henrique 05/02/2021minha estante

ujuara leitor 06/02/2021minha estante

Thais.Lara 06/02/2021minha estante

Caiooo_14 06/02/2021minha estante

Pedro.Farinha 06/02/2021minha estante
O vencedor vai se pronunciar quando receber

Laura.Gallio 06/02/2021minha estante

Ana 07/02/2021minha estante

Tay 07/02/2021minha estante

Caiooo_14 07/02/2021minha estante

Pedro.Farinha 07/02/2021minha estante
A vencedora foi o número 34, Jeane Nunes! Parabéns! Vou entrar em contato com você.

Jeane Nunes 07/02/2021minha estante
Muito Feliz por ter ganhado.Muito obrigada! Quero muito lê-lo ????

jordanpessanha1 07/02/2021minha estante

Rê Silva 09/02/2021minha estante
Esse livro é incrível !!!

Rê Silva 09/02/2021minha estante

Cassio Kendi 29/07/2021

Em uma sala sem ar condicionado, no verão do Maranhão em 2014, li este livro pela primeira vez. Estagiava em Alcântara, e lembro da sensação do suor constante, naquele trabalho que, apesar de ser na área de computação, era mais físico do que mental. Fiz o download do livro após o almoço, e foi como tomar um café forte: aquilo me atraiu a atenção de uma forma, um capítulo me puxando para o seguinte, que terminei o livro naquela noite. Deve ter sido o livro que li mais rápido na vida.
Depois disso, sempre que alguém pedia recomendação de um livro, eu mandava aquele pdf de 25Mb para o email da pessoa.
ATENÇÃO - SPOILER ABAIXO
23 de nov

Hoji eu tive um sonho. Sonhei que estava vendo o espelio e o homem no espelio comessou a falar comigo. Ele uzava umas palavras dificeis e eu tentei guardar as palavras na cabeça para olhar depois no disionario mas esqueci cuase tudo. Ele disse que cinco milioes de peçoas iam ler meu diario e meus relatorios de progreso e eu perguntei como que iscrevia e ele falou que era um numero 5 com seis zeros na frente assim - 5000000 - tive que conta treis vezes pra acerta. Era meio dificiu entender um numero tão grande emtão ele disse que se eu olhace pro ceu de noite e tivese cinco milião de estrelas seria igual quando é dia de tão claro.

Todo mundo vai passar por isso Charlie vai nacer ficar mais in telijente depois vai isquecendo das coisas, ele disse. O corpo e a cabessa vai parando de funcionar pouquinio a pouquinio igual voce, igual a gente Charlie. Mas pra nos isso foi mais rapido como si a nossa trajedia foi mais com centrada. Não entendi muito bem pra ser sinssero.

Perguntei se as pessoas que lerao o diario me axaram intelijente. Ele falou que sim, que me axaram muito isperto. Sorri, gosto di ser isperto. Mais importante, dise ele, elas axavam que eu tinha bom corassão. Eu sei que tenio bom corassão, purque quando aperto a mão no peito eu consigo sentir tum-tum tum-tum mas não sei como as peçoas sabe disso se eu não iscrevi nos meus diario. Ele disse que as pessoas iam gostar de mim, e eu perguntei igual a professora Kinnian e meus amigos na padaria, ele sorriu e disse que sim iço mesmo. Dai o homem desapareseu, e o sonho mudou e tinha um monte de estrela no ceu, e elas se transformava em jente e descia para me abrassar. Era noite mais era dia.

Acordei e iscrevi mais uma pagina aqui no diario porque não quiria isquecer deste sonho tão bom, inda mais qui agora vo pra residênsia Warren. Não quiria que aquela jente que mi abraçou mim isquessesse tambem.

Tenho medo de ficar sozinho numa caixa igual Algernon.
---
ps: o filme legendado 'Os dois Mundos de Charly' está no Youtube. O ator principal ganhou um Oscar merecido pela atuação. É o filme de 1968. Tem outro de 2000, mas é bem fraco na minha opinião.
ps2: que trabalho fantástico da tradutora, Luisa Geisler. Antes de ler a versão física em português, fiquei meio reticente, mas a leitura foi tão boa quanto a primeira lá em 2014.
ps3: quem quiser o livro físico em português emprestado, o pdf em inglês ou o filme legendado numa qualidade melhor, só me mandar mensagem.
Laura Gariani 29/07/2021minha estante
?????????

Wagner 29/07/2021minha estante
Um dos meus favoritos

luanabarcelosr 30/07/2021minha estante
Esse livro é maravilhoso ?

Vicky 30/07/2021minha estante
Muito bom!

Samara 30/07/2021minha estante
Resenha maravilhosa!
Morou no Maranhão?

Cíntia 31/07/2021minha estante
Eu amei esse livro

Maria Beatriz 01/08/2021minha estante
Gostei bastante da leitura deste livro, com certeza na lista de um dos meus favoritos.

raissarang 01/08/2021minha estante
Genial!!!

MahCordeiro*.* 01/08/2021minha estante
Meu surto com esse livro foi sem igual, precisei parar várias vezes para respirar, absorver e enxugar as lágrimas.

Jéssica 01/08/2021minha estante
Ele está entre os melhores livros que já li. E genial!

Michele Boroh 02/08/2021minha estante
Perfeito, Cassio! Esse também entrou em duas listas por aqui: a dos preferidos da vida e a dos que sempre recomendo/presenteio.

@heloisasilva21 02/08/2021minha estante
Meu favorito desse ano, com certeza. ?

Aliel 02/08/2021minha estante
Adorei o livro

Gustavo.Cesar 03/08/2021minha estante
Esse livro é incrível e ele faz isso cama gente mesmo, quando vi uma resenha dele no YouTube, eu comprei na mesma hora e quando chegou só larguei quando tinha terminado

@so mais 1 pagina 05/08/2021minha estante
Esse livro tocou minha alma....Acredito que o maior medo do Charlie, ao final do livro, seja o mesmo que a maioria dos leitores e consequentemente dos erutitos que estão sempre sedentos de conhecimento...

Estante.Naiara 05/08/2021minha estante
Cássio! Que legal!
Eu quero esse livro de 25Mb hahaha

Gleyce.Swellen 06/08/2021minha estante
Incrível, perfeito, emocionante

Regi 06/08/2021minha estante
É um dos meus favoritos da vida.

Tâmara Moya 07/08/2021minha estante
É um livro que me fez refletir principalmente sobre a natureza humana, sobre o amor, sobre a amizade, sobre empatia. É ma leitura profundamente triste, sensível e cruel. As páginas finais despedaçaram o meu coração.

Carla.Freitas 09/08/2021minha estante
Fiquei com vontade de ler!

fl.gil 10/08/2021minha estante
também gostei muito, entendo a rapidez da leitura!

AmadoThriller 20/08/2021minha estante
Esse livro tb eh um dos meus favoritos!!

Kel 22/08/2021minha estante
Li em maio desse ano, gostei demaisss, deu um aperto no coração ?

Let 31/08/2021minha estante
Que livro, meus amigos! Me tocou demais! Merece toda a fama. E quem não gostou, leia de novo pq leu errado kkkk

Siane 11/09/2021minha estante
Esse livro desperta nossa sensibilidade, toca o coração. Que escrita genial, a história de Charlie com certeza merece toda a fama que têm. Quem não leu ainda, leia! Você não irá se arrepender?

Ju 25/09/2021minha estante
Quando decidi reler Flores para Algernon, estava em puro impulso. Tinha lido no início do ano mas tinha abandonado a leitura por achar maçante, entretanto decidi fazer uma resenha sobre esse livro e finalmente retornei a leitura desde o início. Prestando e capturando cada detalhe, percebendo e anotando a complexidade de estar na mente de Charlie, a experiência foi devastadora.
Me recordo de pensar "meu Deus, será  que não enchergam como estão sendo cruéis com ele?" Eu queria defender Charlie, queria bater em quem estava te fazendo mal, o abraçar e dizer que está tudo bem.
Mergulhar em seus sentimentos, medos e angústia fez com que eu sentisse também. Eu nunca senti nada parecido.
Em cada página que eu parava, era puxada para a próxima, eu li esse livro em 1 dias, foi a história mais rápida da minha vida e com certeza a que mais me marcou.

Wagner 26/09/2021minha estante
É excelente mesmo.

Vanessa1772 28/09/2021minha estante
você ainda tem o filme legendado numa qualidade boa?

Mia 16/10/2021minha estante
Oi eu sou nova aqui e queria muito poder ler o PDF desse livro, ele aborda temas muito passados ou com gatilho?

Izabelle Kalks 26/10/2021minha estante
Que sinopse linda cara!!

Val 27/10/2021minha estante
Valeu! Obrigado Izabelle! Tenho um blog onde publico meus comentários sobre todos os livros que leio, gostando ou não. Se quiser dar uma olhadinha e me seguir, agradeço: https://contracapaladob.blogspot.com/

Gleis 09/11/2021minha estante
Obrigada pelas dicas do vídeo!! ????

Lipe 11/01/2022minha estante
Nossa, eu já li esses livro 2x e amei demais

Luriam 26/01/2022minha estante
Esse livro é o meu favorito da vida ?

Anselmo.Menezes 07/02/2022minha estante
Será minha próxima leitura.

jooniejou 14/03/2022minha estante
Esse livro me destruiu, várias vezes parei pra enxugar as lágrimas e seguir com a leitura. Charlie me encantou

Daniela.Lobato 09/04/2022minha estante
Dizem que todo o amante de leitura, teve o seu primeiro livro que lhe encantou de tal forma, que o amor pela leitura nasceu ? e flores para Algernon, foi esse livro na minha vida. Uma leitura simples, mas encantadora.

Ju Reimberg 24/04/2022minha estante
Que resenha linda!

Andre.Luiz 30/06/2022minha estante
Caraca, que resenha genial hahahah, parabéns!

Rafaella 28/07/2022minha estante
Esse relatório do dia 23 é um capítulo extra? Pq na versão que li ele não apareceu

Cassio Kendi 18/10/2022minha estante
Rafaella, o dia 23 eu que escrevi imaginando como seria se tivesse uma página a mais depois do fim do livro :)

Anna.Arnaud 10/01/2023minha estante
Esse livro me tocou de uma forma tão forte, me levou como leitora e psicóloga a uma lugar puro, mas inquietante e penoso.

gabi 15/01/2023minha estante
oii, pode me mandar o filme?

Dhandara.Lourena 25/01/2023minha estante
Maravilhoso chorei bastante

Lara 04/02/2023minha estante
essa parte estava no livro?

Milena912 07/02/2023minha estante
Graças a esse post descobri que tem filme, obrigada

RenatoVM 17/02/2023minha estante
Terminei d ele essa obra incrível agora. Fiquei curioso no spoiler. No livro não tinha essa parte. E eu adoraria ver o filme.

Pauliana.galdino 05/03/2023minha estante
Favoritado da vida ! ?

Michelle.Goulart 10/03/2023minha estante
Que livro. Estou Extasiada

Jose Ricardo 28/03/2023minha estante
O terminei agora e meu rosto chega está inchado de tanto que me emocionei, que livro espetacular

Marcos696 07/04/2023minha estante
Eu só criei esse perfil no skoob por conhecer pessoas que leram esse livro, mto bom mesmo !

LetAcia972 23/09/2023minha estante
eu acho que tem mta gente que não lê por causa da capa, tão perdendo a maior perfeição em complexidade e afetividade já escrita

laurasdiary 16/02/2024minha estante
oxe não tem essa parte no meu livro como assim

Núbia Cortinhas 22/05/2022

Delicado, profundo e comovente.
Está difícil escrever essa resenha. Não sei por onde começar, terminei o livro chorando muito. Até a capa do livro tem um novo significado, o título tem uma forte conexão com a estória, principalmente com a última frase do livro. Antes Flores para Algernon (título), não me chamava tanta atenção, mas agora tem um novo sentido todo especial.

Não quero escrever muito sobre, para que a expectativa de vocês não seja quebrada, leiam simplesmente leiam.

Não é só um livro triste, mas é um livro riquíssimo em lições.
Não é só sobre bullying, mas também sobre a falta de amor ao próximo.
Não é só sobre ser inteligente ou não o ser, mas também é sobre a soberba.
Não é só sobre família, mas também sobre abandono.
É sobre companheirismo e sobre rivalidades.
É sobre amor e também solidão.
É sobre cobaia e ser cobaia.
É sobre arrogância e sobre amargura.
É sobre vergonha e também raiva.
É sobre acúmulo de conhecimento e sobre inteligência emocional.
É sobre a razão e sobre sentimentos.
É sobre perdão e amizade.
É sobre pessoas.

*CURIOSIDADES :
- Publicado pela 1° vez em 1959 como um conto e em 1966 como um romance epistolar, ele é narrado em 1° pessoa através dos Relatórios de Progresso escritos pelo próprio Charlie Gordon.
- Tanto o conto como o romance foram premiados e um sucesso de público e crítica.
- Keyes teve sua primeira inspiração para Flores para Algernon na época em que escrevia roteiros de HQ para Stan Lee.
- Ele levou anos para reunir todas as inspirações, que vão desde artigos acadêmicos até a Poética, de Aristóteles.
- Keyes lecionava Inglês em uma turma especial de jovens com baixo Q. I. quando um estudante lhe procurou perguntando se, caso se esforçasse o bastante, poderia se tornar inteligente.
- No livro acompanhamos o progresso intelectual de Charlie através dos Relatórios de Progresso. Neles percebemos a grafia precária antes da cirurgia, assim como a sua evolução após o procedimento.
- A tradução foi feita por Luisa Geisler, que se manteve fiel ao texto original, mantendo os termos usados na época dos anos 50/60 e de acordo com o conhecimento acadêmico da época.

Obrigada Editora Aleph por ter trazido esse clássico para nós!
Aplaudindo de pé!!!
Elaine 22/05/2022minha estante
Wowww! Com certeza lerei este livro. Obrigada por compartilhar ??

Adriana 22/05/2022minha estante
Uau, q resenha ? Parabéns linda ???? já vai para minha estante também ?

Núbia Cortinhas 22/05/2022minha estante
Se joga nesta leitura, Elaine! ???

Núbia Cortinhas 22/05/2022minha estante
Mais um Drica, vc não vai se arrepender! Já favoritei. ???

Vinicius39 22/05/2022minha estante
muito boa sua resenha! Senti a mesma coisa quando eu li essa obra prima.

Núbia Cortinhas 22/05/2022minha estante
Vinny, realmente foi uma leitura bem marcante.

Cantinho dos livros 22/05/2022minha estante
????????

Jhaze 22/05/2022minha estante
Interessante Núbia. Algum dia acharei tempo para ler ele. O que li em sua resenha me lembrou um livro da Patricia Wood chamado Loteria que aborda essa questão de baixo Q.I na vida de alguém e como isso afeta a dinâmica do dia a dia, relacionamento com o próximo, dinâmica familiar, menosprezo de alguns, a falta de conhecimento das pessoas em geral para lidar com pessoas que nasceram com alguma síndrome que afeta o desempenho da mente.
O trabalho da Patricia Wood não aborda o lado científico como Flores para Algernon, lida com a questão do que acontece na vida de alguém quando ela ganha na loteria tendo essa pessoa uma síndrome que traz desafios á mente, o que faz com que o universo desse personagem mude da noite para o dia...

mpettrus 22/05/2022minha estante
Eu tenho ele em e-book. Mas nem estava nos meus projetos pra ler. Não agora no primeiro semestre de 2022, mas depois de ler sua resenha, vou adiantar a leitura desse livro ??????

Núbia Cortinhas 23/05/2022minha estante
Uauuuu Jhaze! Já fiquei curiosa nessa sua sugestão, kkkk. Olha eu querendo ler tudo!! ??

Núbia Cortinhas 23/05/2022minha estante
Mpettrus, você vai gostar!! Já prepara o lenço, pois não tem como não se emocionar. ?

Danyelle22 23/05/2022minha estante
Que resenha linda! ???
Não entregou spoiler e deu curiosidade de saber a razão do nome do livro.
Com certeza vou ler! ?

Muito obrigada Dany ?

Aline MSS 23/05/2022minha estante
Resenha impecável! Esse livro é um divisor de águas na vida de quem lê. ?

Núbia Cortinhas 23/05/2022minha estante
Obrigada Aline. Keyes soube cativar o leitor.

Marcos 02/06/2022minha estante
Resenha ótima. Ele já estava na minha lista, meu desejo aumentou em 100% agora.

CPF1964 03/06/2022minha estante
ieu guztei dieste libru

Núbia Cortinhas 03/06/2022minha estante
Marcos, eu também demorei para pegar o meu da estante, kkkk. Pode ler sem medo, é uma estória muito emocionante. Vc vai se perguntar: por que não li antes? ???

Núbia Cortinhas 03/06/2022minha estante
Eu "tumbem guztei" CPF1964

Luaa_ 05/06/2022minha estante
Que resenha perfeita!!!! ?

DANILÃO1505 19/06/2022minha estante
Parabéns, ótimo livro

Livro de Artista

Resenha de Artista!

Núbia Cortinhas 19/06/2022minha estante
Obrigada Luaa_ e Danilão! ???

Arty 04/12/2021

Acho que uma parte de mim morreu
Cara, esse livro entra facilmente na lista dos melhores que ja li, eu recomendo mas ao mesmo tempo não pois se vc quiser ficar com uma depressão ferrada igual a minha, blz esse é o livro ideal, mas tenha preparo para a leitura e leia ja esperando algo muito triste e não seja como eu que pensei que seria um pouco mais leve e nunca mais serei feliz na vida.
Ta tenso

Arty 04/12/2021minha estante
Sim Cams, ainda estou em crise existencial

Cams 04/12/2021minha estante
Não sei se paro de onde estou

Cams 04/12/2021minha estante
Mas não tem jeito, já desgraçou meu psicológico

Arty 04/12/2021minha estante
Para não, continua e dps me agradeça pelo sofrimento

Cams 04/12/2021minha estante
Então vou lá me deprimir mais um pouquinho

Arty 04/12/2021minha estante
Tem q continuar agr, o drama é inevitavel e o sofrimento é opcional

Cams 04/12/2021minha estante
Meu sonho é abraçar o Charlie

Arty 04/12/2021minha estante
O meu tb, fiquei querendo entrar no livro e abraçar ele, muito triste

Cams 04/12/2021minha estante
O Charlie não entende q ele é sim os mais inteligente e o mais humano tbm

Arty 04/12/2021minha estante
O final vai despedaçar o teu psicologico inteiro, prepare se

Meu Deus

Cams 04/12/2021minha estante
Vou prescisar de algo para me reconstruir depois, nunca mais serei a msm

Pse, boa sorte

Bookster Pedro Pacifico 26/06/2020

Flores para Algernon, de Daniel Keyes - Nota 8/10
Até que ponto a ciência pode interferir na natureza humana? E quais as consequências? Nessa obra, o limite entre ciência e ética foi testado. Um experimento conduzido em uma universidade promete algo aparentemente louvável: melhorar a inteligência daqueles que, por motivos diversos, vivem com alguma deficiência intelectual. ⁣⁣
⁣⁣
Charlie é escolhido para testar essa nova tecnologia. E, ao longo da obra, vemos a sua evolução por meio dos “relatórios de progresso”, que nada mais são que um diário do dia a dia do personagem. A obra é, portanto, escrita a partir da perspectiva de Charlie, sempre em primeira pessoa.⁣⁣
⁣⁣
No início, os relatórios de progresso refletem a deficiência de Charlie, que tem extrema dificuldade de escrever e se expressar. Mas não é só isso: é possível perceber como Chralie tem uma visão inocente sobre as pessoas e as situações à sua volta. Ele não percebe as discriminações que sofre dos colegas de trabalho ou até mesmo não parece entender direito o que o procedimento inovador pode mudar em sua vida. É um indivíduo que vive em sua própria realidade e, muitas vezes, é incompreendido. ⁣⁣
⁣⁣
No decorrer de sua recuperação, a melhora da “inteligência” de Charlie começa a ser vista na sua escrita e na forma mais detalhada com que ele passa a descrever os momentos do seu dia. A melhora é, inclusive, percebida pelo personagem, que passa a ter consciência da discriminação que sofria e, com isso, sua inocência acaba virando revolta. Será que ele era mais feliz? E é justamente esse o ponto que achei mais interessante no livro, como o próprio personagem vai entendo a sua condição, analisando como era ser uma pessoa que vivia a par da sociedade. ⁣
⁣⁣
Confesso, contudo, que a leitura não me cativou tanto. Talvez pelo fato de ter sido escrito em forma relatos, não consegui me apegar tanto ao personagem, o que melhor no final (senti o começo da narrativa um pouco artificial e, por isso, demorei para engatar).

Mesmo assim, recomendo a leitura, principalmente pelas reflexões sobre a perspectiva daquele que é visto como inferior! Escrito em 1959, mas muito atual!

site: http://instagram.com/book.ster
Raquel 11/08/2020minha estante
Curioso que o que eu mais tenha gostado do livro foi a forma que o autor escolheu para escrever!

Ferreira.Souza 14/10/2020minha estante
livro interessante, que critica a erudição

Gabriel1994 12/12/2020minha estante
O autor deixa bem claro que os livros contam uma historia que apontam pra algo que apenas precisamos enxergar. Lembra que no começo é dito que ele escreveu esse livro inspirado em um garoto que ansiava ser inteligente e prometia isso ao professor Daniel Keyes? Pois então. Ele foi genio o suficiente para responder a esse garoto na forma dessa historia. Não é preciso mais que amor e simplicidade para ser feliz e que no mundo cruel, ser inteligente é ponto de fraqueza. Pois quanto mais ambicioso e inteligente o homem mais orgulhoso, egocentrico e rendido a erudição se tornará.

Gilliarde.Pereira 18/12/2020minha estante
Tá sendo o último livro do ano, e não tá decepcionando não viu.

Larissa.Abreu 12/01/2021minha estante
Tbm estou lendo!!?

smile 13/01/2021minha estante
Acabei agora, confesso que não tornou-se meu preferido, mas absorvi algumas coisas do personagem. Bem 8/10 mesmo

Mih 15/01/2021minha estante
Pra mim não está sendo um livro fácil de ler. Não porque a escrita é difícil, aliás, longe disso.
Mas esse Charlie tem aspectos que lembram muito meu filho, que é autista. As zombarias, o termo "retardado" e a ingenuidade dele me fazem sofrer muito e me levam a pensar no que meu filho pode sofrer no futuro. Puta gatilho para mim.

PhaAza 17/01/2021minha estante
Concluí a leitura recentemente. Adorei o livro, o final não foi o que eu esperava mas, nos faz refletir sobre a frase " A ignorância é uma bênção "

henriquessns 21/01/2021minha estante
Terminei recentemente a leitura do livro. Achei fantástica a história e gostei da narrativa em relatórios. Fica muito evidente a evolução do personagem, adoro quando ele aprender a usar as pontuações e usa várias vírgulas num primeiro momento e depois aprende a correta utilização. Gosto de como se mostrar que as pessoas podem mudar, a irmão dele, os colegas de trabalho parecem ter aprendido muito...todos aprendemos muito com o Charlie...

Quel 03/03/2021minha estante
Li! Gostei muito! Realmente é algo muito atual.

Leh 13/04/2021minha estante
Muito interessante sua análise ?

Bru_souza 23/04/2021minha estante
Terminei ontem o livro e chorei! ksksks... Ótimo análise, e realmente no início eu não me prendi ao livro mas no decorrer, a leitura foi fluindo

Delis 20/06/2021minha estante
esse livro me destruiu demais chorei pra caralho 5 estrelas

mah 29/07/2021minha estante
indico pra pessoas com dificuldades em ter empatia com o próximo, não sei se foi só eu, mas eu senti absolutamente tudo q ele sentiu

Michelle.Gandolfi 24/06/2022

O efeito Algernon-Gordon.
Aviso de antemão que, se você quiser ler este livro, esteja com o psicológico intacto.

Charlie Gordon é um homem de 32 anos, com deficiência intelectual grave. Por tal condição, é selecionado para um experimento científico, até então feito somente em ratos, que promete um aumento excessivo de QI.

Passado o tempo da cirurgia (necessária para o experimento), Charlie começa a ter diversos flashbacks de sua infância. São trechos do livro que nos sensibilizam, pois observamos uma pessoa sendo sempre ridicularizada (não somente no passado, mas também em sua vida adulta), com agressões verbais e gerando, consequentemente, traumas emocionais.

Charlie, de início, demonstra a sua inocência e ingenuidade sobre o que é a realidade. Não consegue perceber a complexidade da maldade que os outros podem ter. A vida, para Charlie, é tentar agradar as pessoas a sua volta, ter amigos e tornar-se inteligente o suficiente para ser aceito.

Sua vida quando criança girava em torno de sua mãe, que buscava em campos diversos, de forma abusiva (E PÕE ABUSIVA NISSO!!), a cura de seu filho para que ele se tornasse "normal", como todas as outras crianças.

É um livro que traz muitas reflexões. Não só como Charlie, sempre queremos mostrar, de alguma maneira, o quanto somos suficientemente "bons" para sermos aprovados socialmente.

O autor foi muito feliz em escrever o livro separado por "relatórios de progressos", como se fosse um diário de Charlie, para mostrar o seu desenvolvimento no experimento. De fato, podemos observar os erros ortográficos no começo e, ao longo do livro, sua escrita perfeita, com divagações intelectuais.

Aprendi tanto, que fico triste em ter terminado. É uma excelente obra também para nos atentarmos à maneira como tratamos pessoas com deficiência.

É um livro que cutuca a nossa consciência, que mutila o nosso ego...

Foi gratificante acompanhar a vida de Charlie.

OBS: Chorei horrores com o final! Hahhah
LeoR 24/06/2022minha estante
Bela resenha!??

Núbia Cortinhas 25/06/2022minha estante
Arrasouu! ???????

Felipe 25/06/2022minha estante
Ótima resenha, já coloquei na minha lista.

Alexandre 25/06/2022minha estante
Chorei mais do que o aceitável com esse livro, kkkk

DANILÃO1505 25/06/2022minha estante
Parabéns, ótimo livro

Livro de Artista

Resenha de Artista!

Michelle.Gandolfi 25/06/2022minha estante
Muito obrigada, pessoal!?

Dhewyd 27/06/2022minha estante
Resenha top, e que livro bommm

Gabriel Guterres 28/06/2022minha estante
Ferrou, psicológico intacto. Não tenho no momento.

Gabriel Guterres 28/06/2022minha estante
Mesmo assim quero ler até porque como professor gosto de conhecer esse aspecto das pessoas com necessidades especiais para poder melhorar minha prática docente. Bela resenha! ?

Michelle.Gandolfi 28/06/2022minha estante
Dhewyd, obrigada!!
Realmente, esse livro é maravilhoso!!

Michelle.Gandolfi 28/06/2022minha estante
Gabriel, muito obrigada!
Achei o conteúdo do livro bem sensível, portando recomendo estar preparado psicologicamente.?
Poxa, fico muito feliz em saber que tem esse cuidado e carinho com o próximo. Ensinar é algo maravilhoso e, quando procuramos aprimorar, é melhor ainda!?
Vai sem medo, pois esse livro é um balde de água fria nos pontos em que citei na resenha.

Gabriel Guterres 28/06/2022minha estante
Sim Gabdolfi. Sabe me formei em 2018 em Biologia, colei grau em 2019. A pandemia tirou meu chão então fiz Pedagogia durante a Pandemia e acabo de me formar. Amo aprender e ensinar. Considero fundamental melhorar diariamente, a jornada de um professor é infinita. Precisamos estar ?prontos? para lhe dar com essas questões mais sensíveis. Até porque a educação deve ser algo acessível, plural e inclusiva. Então é sempre bom tentar expandir nossos horizontes.

Cjack 29/09/2023

Gghjj
Gghjhggtv6g6c6f6ff6f6f55ff5f5f5f5ff5f55f55ffff5f5f5ff5tffugyyfgyggyggygghhygghhhhuuuuijgfdertfffggfffg
maduulop 29/09/2023minha estante

belas palavras

Daiana.Weiss 29/09/2023minha estante
belas palavras

Rodrigo 29/09/2023minha estante
Não esperava por esses comentários da galera kkkkkkkkkkk

biaaa 29/09/2023minha estante
Nossa SIM

Benjamim Isac 29/09/2023minha estante
Resenha sensacional!

arie 29/09/2023minha estante
eu to assim depois de ler o livro

@aprendilendo_ 13/12/2020

Resenha de Flores para Algernon
Quando uma nova cirurgia surge com a promessa milagrosa de aumentar exponencialmente o Q.I de pessoas com deficiência mental, o doce e inocente Charlie Gordon é escolhido como o primeiro paciente humano a servir de teste para a eficácia de tais estudos. A partir disso, por meio de relatórios de progresso escritos pelo protagonista, acompanhamos seu desenvolvimento racional e emocional, enquanto o próprio passa a perceber toda a maldade a qual o circundava em forma de escárnios e entende suas novas capacidades.

De início, a obra tem como principal instrumento ao seu favor a maneira de narrar a história. A partir do momento o qual acompanhamos todo o desenvolvimento pelas palavras do próprio protagonista, criamos uma empatia singular com Charlie. Causa disso é a forma magistral pela qual o autor, Daniel Keyes, consegue dar profundidade à personalidade do homem, esta, demonstrada por pensamentos e digressões inicialmente infantis, os quais com o decorrer das páginas vão sofrendo uma metamorfose curiosa e propositiva. Tudo, em um nível excepcional de detalhes os quais, em cada expressão, tomam vida própria, com novos sentidos e interpretações na análise da psique do personagem. Como consequência, tal característica traz consigo tanto uma sensação de veracidade, a qual por vezes nos faz esquecer do fato de estarmos lendo uma ficção, quanto uma instigante leitura, responsável por tornar o livro algo prazeroso de ser lido mesmo em face da temática densa.

No tanger dos fatos, outro elemento essencial para a obra é seu forte teor filosófico. De formas diversas, como analogias à árvore do conhecimento, ou ao mito da caverna de Platão, a todo momento somos colocados contra uma parede de dúvidas sobre a solidão e a perspectiva da sociedade quanto aos seres humanos. Aqui, novamente o jeito com que o escritor molda a mente de Gordon ganha destaque. As crises de ansiedade, os medos do isolamento e a maneira desastrosa do personagem em lidar com o amor e traumas antigos são dignos de uma terapia real, cheia de minucias e revoltas justificáveis, as quais, aliadas à imersão já citada, incomodam e geram sérias ponderações sobre o assunto. Nesse sentido, os debates apresentados são dispostos de modo coeso e ponderado, sem tomar espaços desnecessários ou preencher páginas inteiras em conclusões como se fossem um manifesto. Ou seja, cada ponto e reflexão é devidamente encaixado em expressões rápidas e muitas vezes disfarçadas sem se tornarem estafantes e permitindo, assim, uma maior liberdade para o leitor ter algumas conclusões por si.

Por meio de uma incessante sensação de realidade, Daniel Keyes se sai muito bem ao criar obra imersiva e propositiva, a qual consegue um balanceamento excelente entre o desenvolvimento de uma boa história e a instauração de um duro questionamento sobre a forma como a sociedade trata pessoas com deficiências físicas ou mentais.

Nota 9.3
Siga-me no Instagram: @aprendilendo_
Catarina42 13/12/2020minha estante
Esse livro e incrivel

@aprendilendo_ 13/12/2020minha estante
Sem dúvidas!!

Isabela Comenta 14/12/2020minha estante
Uau, que vontade de ler que dá. Ótima resenha, instigante!

@aprendilendo_ 14/12/2020minha estante
Muito obrigado, isa!!

julwa 15/12/2020minha estante
Muito bom, fiquei curiosa pra conhecer

@aprendilendo_ 15/12/2020minha estante

Com certeza!!

dudsmacc 08/01/2021minha estante
Quero leeer

Nanda.Liberato 14/01/2021minha estante
Assisti uma resenha desse livro e estou louca pra ler

Mandy Nerújo 28/01/2021minha estante
"No tanger dos fatos, outro elemento essencial para a obra é seu forte teor filosófico"
Exatamente o que achei. Muito mais do que eu esperava da história. Debate temas bem fortes da filosofia. Adorei sua resenha.

Victor Dantas 13/08/2020

Relatório de Progressão: 13 ago. 2020
Oi, sou o Charlie.

Não, quero dizer, ele é o Charlie. Eu sou apenas um mero leitor, que se apegou profundamente a esse personagem a ponto de chorar e sonhar com a história. Pois é.
O Charlie vive em Nova York, tem 32 anos, trabalha numa padaria, e vive uma vida normal. Bom, para ele sim, para os zotros a vida do Charlie é uma piada. Ele é motivo de piada.
Só qui ele ainda não percebeu isso.
Mas, nós leitores sim. E isso nos enoja!

Vamos começar du começo. O Charlie nasceu com uma deficiência intelectual. Desde a infância até a faze adulta, o Charlie teve dificuldades em lidar com vocabulário, ex crita, coordenação motora, informações.

O mundo ex terior sempre foi uma barreira para ele e, isso se tornou mais grave a medida que sua família não entendia as necessidades do filho, não tinha um acompanhamento psicológico ou algo do tipo que ajudasse a compreender a condissão do Charlie, e assim, acompanhá-lo e auxiliá-lo a desenvolver suas abilidades aos poucos.
Na verdade, os seus pais, ou pelo menos sua mãe, sempre o viu como anormal e, sempre pressionou o filho para se comportar como alguém “normal”.

A hostilidade e a negligência dos pais do Charlie para com ele foi ficando cada vez mais gravi, até que em um determinado momento da sua vida, o Charlie é mandado imbora de casa, pois, sua mãe o via como uma ameaça para sua irmã, a Norma.

Passam-se anos, e o Charlie começa a viver por conta própria em Nova York, trabalhando em uma padaria e, começa a frequentar uma escola para educação de jovens e adultos com dificuldades de aprendizagem. Sua professora, Kinnian, o tem como o melhor aluno da turma e, isso implicará em situassão que pode mudar a vida do Charlie. A professora, acaba recomendando-o para uma pesquisa científica comandada pelos pesquisadores, Strauss e Nemur, da Universidade de Beekman.

A pesquisa pretende, grosso modo, diminuir o retardamento mental do Charlie a zero e, torná-lo inteligenti, aumentando seu QI. Para tal procedimento, o Charlie será submetido a uma cirurgia.

Charlie, como você deve imaginar, fica eufórico, e com a esperança que vai se tornar um novo homem, um homem inteligente, que será admirado por todos a sua volta, principalmente seus pais.

Outro procedimentu da pesquisa, são os relatórios de progresso que o Charlie vai ter di escrever antes e após a cirurgia, como forma de documentar e verificar as mudanças que vão ocorrendo gradativamente no seu intelecto.
São esses relatórios que vamos ler, onde acompanharemos de pertu a evolução do Charlie.

Será que a cirurgia vai ter o sucesso esperado pelo Charlie, suprindo todas expectativas?
E quais as consequências desse processo na vida dele?

A escrita do autor é magnífica. A forma como ele moldou a obra, reflete na sua originalidade no nicho da ficção científica. Nas primeiras 50 páginas do livro, vemos o Charlie com sua dificuldade de escrita e vocabulário fielmente retratada, onde o autor escreve inúmeras palavras com erros ortográficos.
E isso talvez dificulte sua experiência de leitura, mas, eu motivo a você não desistir do livro por conta disso, pois logo a escrita muda, onde retrata o Charlie aprendendo a escrever corretamente e estender seu vocabulário com palavras até então consideradas complexas para ele.

A originalidade de “Flores para Algernon” não está apenas na escrita, mas, no enredo, a mensagem por trás da obra. Apesar de ser uma ficção científica, a história não se reduz ao experimento e as teorias em si.
O autor direciona essa experiência para o campo humano, ou seja, a subjetividade do personagem é o foco, onde surge o drama que envolve todos os que participam desse processo, principalmente o Charlie.

Nesse sentido, o leitor é bombardeado de reflexões e questionamentos, quais, o Charlie também possuí. Para mim, os principais foram:

1. Traumas de infância: vemos o Charlie revisitando suas memórias aos poucos, e temos passagens onde o Charlie é vítima de bullyng, intolerância e preconceito na escola, na vizinhança e até mesmo dentro de casa.
Chega a ser revoltante em muitos momentos.
Percebemos que as consequências de traumas da infância não tratados podem influenciar nossa vida adulta de uma forma cruel. E muito da sua infância traumática tem poder sobre o Charlie.

2. Busca incessante por aprovação: o Charlie não aceita passar pela cirurgia por motivos próprios, mas, para atender as expectativas dos outros em busca de aprovação, seus pais, seus “amigos”. Se existe coisa mais atual que esse sentimento na gente perante a sociedade, desconheço.

3. Comparação: pelo fato de buscar a aprovação do outro, o Charlie a todo momento fica se comparando as pessoas a sua volta.
A visão de si mesmo, é reflexo de um complexo de inferioridade que desde a infância foi introduzido nele. Em situações extremas, o Charlie se vê inferior até mesmo de um rato.
É difícil fazer um paralelo com a sociedade atual? Acredito que não né...

4. Normal x Anormal: o que nos define como normais? O que nos torna anormais?
Essa dicotomia, que não passa de uma construção social e histórica, é algo presente na vida do Charlie. A deficiência que o Charlie possui, e assim como outras pessoas do mundo possuem diversas deficiências, ou melhor, necessidades, é tratada com intolerância, desprezo, indiferença, por uma sociedade que sempre invisibilizou, negou, ignorou, ideias, crenças, sexualidade, pessoas, que não se enquadram no “padrão”, no “aceitável”, no “correto”.
E a forma como o Charlie vê os outros (normais) e ele próprio (anormal), é fruto desse processo.

5. Sentimentos: é nesse aspecto que o drama da história se desenrola. Vemos o Charlie buscando explicações científicas e racionais, para os sentimentos que se manifestam dentro dele. Até que em certo momento ele entende, que nem tudo é passivo de cirurgia. Sentimentos não são objetos, nem seres, e não podem ser reduzidos como tal.

6. Amizade: por buscar aprovação das pessoas em sua volta, o Charlie acredita que quanto mais inteligente ele ficar, mais amigos terá.
Mas, o que ele acaba percebendo, é que amizade é respeito ao próximo, permitir que o outro se expresse como ele é, de enxergar no outro diferenças, e não distâncias. E se o outro anula tudo isso, ele está longe de ser nosso amigo.
E é aqui compreendemos o porquê do título do livro, quando o Charlie encontra seu verdadeiro amigo.

7. Inteligência: o que nos torna inteligente de fato? Um QI alto? Um currículo acadêmico extenso? Nossa profissão? A quantidade de livros que lemos?
Para o Charlie a inteligência humana, sempre esteve relacionada a esses aspectos, mas, ao longo das situações que ele vai vivendo com os outros a sua volta após a cirurgia, e, o tratamento que ele recebe destes, o leva a compreender que a inteligência... é HUMANA.

Sendo assim, uma cirurgia, seja ela qual for, não nos torna mais ou menos humano.
A humanidade não é um estado, posse.
A humanidade é ser, valores.

Um livro necessário.
Douglas 13/08/2020minha estante
Belíssima (e inteligente) resenha! Com certeza vou conferir este livro quando puder. :)

Victor Dantas 13/08/2020minha estante
Obrigado Douglas, espero que você tenha uma experiência de leitura maravilhosa :)

Ingrid.Oliveira 14/08/2020minha estante
Sua resenha me convenceu a ler este livro.

Victor Dantas 14/08/2020minha estante
Oi Ingrid, fico feliz que gostou :)
O livro é maravilhoso!
Espero que dê uma chance e que tenha uma experiência positiva também.

Laura.Bianchini 07/09/2020minha estante
Ficou muito incrível, criativa demais também!!

Marcelo.Alencar 10/02/2021minha estante
Comecei hoje!

Victor Dantas 10/02/2021minha estante
Oi Marcelo, que bom! O livro é incrível :)

Marcelo.Alencar 10/02/2021minha estante
??

Aline Michele 31/03/2021minha estante
Que resenha!
Vou ler o livro

Victor Dantas 31/03/2021minha estante
Oi Ale, obrigado. Desejo uma ótima leitura!

Larissa.Giorgetti 08/01/2023minha estante
Gente que isso? Clap, clap ( palmas)
Nunca vi uma resenha tão boa assim ?

arilopes 09/06/2022

Flores para Algernon
Humano. É a única palavra que consigo exprimir ao finalizar esta leitura!

É fato que já li livros que retratam sobre nossa peculiar capacidade de humanidade, mas este, é de longe, o mais sensível, verdadeiro, lindo, límpido, sincero, cru, vívido, simbólico, tocante e humano. Eu queria ter um imenso campo lexical para descrever essa obra, mas me faltam palavras para descrevê-la. Para expressar o quão delicada e honesta ela é e quantidade de Charlie's que existe em nós mesmos e ao nosso redor. Todo ser capaz de pensar além do próprio ego, deveria lê-la!

Outro ponto que mais uma vez acentua a delicadeza desse livro, é como Keyes retrata a ignorância daqueles personagens que não sabem como lidar com nosso querido Charlie Gordon, o autor nos apresenta personagens tão alheios a empatia, ao altruísmo e a vulnerabilidade, que é impossível você não se questionar como nosso mundo ainda consegue (sobre)viver alheio a tais sentimentos. Terminei esse livro da mesma maneira como me senti após assistir/ler 13 Reasons Why, querendo, a cada dia, ser mais humanamente possível um ser melhor.

Ao que cabe a Charlie, eu sinto tanta pena dele, e não é no sentido dele ser um coitado ou inválido. É, simplesmente, pela pureza dele. A inocência e ingenuidade de querer ser aceito em um mundo em que pessoas como ele são marginalizadas, discriminadas e violentadas. Eu só consigo sentir que a busca de Charlie sempre foi para ser reconhecido como ser humano, como parte desse mundo. A única coisa que Charlie sempre buscou não foi uma superinteligência ou um Q.I. acima da média, embora ele pensasse que fosse, ele buscou a única coisa que nos conecta e torna seres humanos: construir laços com outros seres humanos. O único fim para justificar seus meios foi a necessidade de se relacionar, de se sentir incluído e amado entre os seus semelhantes. Infelizmente, talvez, o único que Charlie reconheceu como igual foi Algernon, nosso pequeno e peludo amiguinho!

Por fim, destaco o quanto a escrita de Keyes é ? e aqui, fui em busca de sinônimos para expressar a exata sensação ? singela, conscienciosa e contemplativa. Keyes não mediu esforços para criar uma narrativa íntegra e complacente para um mundo dotado de indivíduos tão, metaforicamente, análogos a Gordon! Tanto que me vejo preso no mesmo labirinto de Charlie, na incessante procura do meu lugar na mórbida humanidade.

"Nada nas nossas mentes realmente vai embora."

"Existem muitas pessoas que darão dinheiro ou bens materiais, mas poucas que darão tempo e atenção."

"O tempo é um fator fundamental."

"Sinto medo. Não da vida ou da morte ou do nada, mas de desperdiçá-la como se eu nunca tivesse existido."
karoollp 09/06/2022minha estante
Tuas resenhas são excelentes!! ??

arilopes 09/06/2022minha estante
aaaaaa obrigado Karoollp, ganhei o dia com seu comentário!! ??

Brenda 09/06/2022minha estante
Caracaaaa Ari, sério, dessa vez você se superou. Que. Resenha. É. Essa. Faço minha as suas palavras "Eu queria ter um imenso campo lexical para descrever..." essa perfeição!

arilopes 09/06/2022minha estante
obrigado mesmoo Brenda!!! ??
quis expressar o tanto que senti lendo esse livro, e o fato de ter comentários tão significativos para mim demonstra o quanto me sinto realizado por ter passado adiante a mensagem deste livro. obrigado, muito obrigadoo!

Brenda 09/06/2022minha estante

Núbia Cortinhas 10/06/2022minha estante
Uauuuu! Perfeição é a palavra para essa resenha maravilhosa! ????????

arilopes 10/06/2022minha estante
fico lisonjeado com seu comentário! ????

Núbia Cortinhas 10/06/2022minha estante
Quando eu crescer quero escrever igual à você ?????

arilopes 10/06/2022minha estante
aaaaaaa ??
a gente chega lá, confia ?

Alinesmne 21/05/2023minha estante
Adorei sua resenha, tô com vontade de ler esse livro, mas deu um medinho... ?

Obrigado Aline ?

Marcos 21/05/2023minha estante
Olha, é uma baita livro, mas existem alguns temas delicados sabe? o que mais pegou pra mim foi a questão da solidão.

Alinesmne 21/05/2023minha estante
Como dizia Renato Russo "O mal do século é a solidão, cada um de nós imerso em sua própria arrogância esperando por um pouco de atenção." Vou ler.?

Marcos 21/05/2023minha estante
Baita referência Aline ???? depois de ler, pega pra ouvir ?Eu era um Lobisomem juvenil.?

Geovana Rodrigues 22/05/2023minha estante
Chorei largado com esse livro, volta e meia ainda penso nele

Marcos 22/05/2023minha estante
É bem triste né Ge ? Fora que faz a gente refletir bastante sobre diversas coisas

Fabianna1 01/06/2023minha estante
Maravilhoso esse livro

Marcos 01/06/2023minha estante
Demais Fabianna ???

Gustavo Rodrigues 14/08/2021

Até tentei, mas não consegui gostar. Mesmo sendo favoritado por uma infinidade de gente, quase não terminei e dei alguns cochilos enquanto lia. ?

Respeito demais a opinião de todo mundo, mas dessa vez não tenho como concordar com a grande maioria. Não consegui me envolver com a história, achei a narrativa extremamente lenta e desinteressante.

Obviamente existem algumas coisas bacanas, umas reflexões legais, mas o fato da história focalizar 100% na vida e evolução do Charlie não me conquistou. Faltou alguma coisa, mas não sei bem o quê.

Mesmo não gostando, de forma alguma deixo de recomendar a leitura. Se é um livro tão adorado por muita gente, não é a minha opinião que vai determinar que não é tão bom.

Cada pessoa tem uma experiência diferente com o mesmo livro, então vai na fé que tu pode gostar. ??
- Ana Paula - 14/08/2021minha estante
Estou me sentindo assim com um livro q estou lendo e penso em abandona-lo. A premissa é boa, mas a narrativa está arrastada demais..

Roberta 14/08/2021minha estante
????????

Stutz 14/08/2021minha estante
eu também não curti!!! e nossa, por causa do favoritismo, eu fui com uma expectativa danada...

NatyNatalia 14/08/2021minha estante
Literatura não é consenso, parabéns pela resenha honesta

Ana Luiza 15/08/2021minha estante
Ótima resenha. Que pena que essa leitura não deu certo pra você :(

Viick 15/08/2021minha estante
Que pena que não gostou :(

Mara Islanne 17/08/2021minha estante
Tb não gostei como esperava, demorei muito pra terminar, foi sofrido.

Dessa 01/09/2021minha estante
Parabéns pela resenha Gustavo, gostei do jeito que vc colocou sem denegrir a obra. Que pena que não foi uma boa experiência pra vc, Esse livro acabou comigo...

Estante do Gui 14/02/2024minha estante
Gosto de resenha assim. O leitor fala o que realmente sentiu lendo, afinal não é porque todo mundo amou um livro, que temos que falar que amamos também.

Pavozzo 05/04/2021

Relatorio de progreso
Oi meu nome é Felipi e eu queria dize que gostei muintu da leitura. Fiquei felis de ve que o Charlie iscreve tudu o que ele pensa por que é isso o que tentu faze aqui. E eu tambem queru fica mais intelijente. Axo que eu e Charlie pudia se amigo.

Não sei se fiquei mais intelijente depois de le ese livru. Tem algumas palavras difíseis. Pelo menos eu pude rir e chora então não foi un livru chato.

Às vezes digo pra Deus que nada está acontesendo. Quando vou ficar mais intelijente. Acho que tenhu que ter pasiência. Eu quero ser intelijente porque as pesoas intelijentes tem muitos amigos.

De qualquer maneira, foi interessante observar ao choque de realidade sofrido por Charlie quando o mesmo passou a ter um novo nível de compreensão das coisas ao seu redor.

Se eu puder levar uma frase desse livro para a minha vida, será esta: "inteligência e educação sem doses de afeto humano não valem droga nenhuma".
Ique 06/04/2021minha estante
Ótima resenha. Esse é um dos livros mais resenhados do Skoob e realmente parece ser muito incrível!

TonyStarkss 06/04/2021minha estante
Ótímu

Biancabcp_ 06/04/2021minha estante
Não li o livro, não entendi a resenha, mas achei genial, ahahha.

Pavozzo 06/04/2021minha estante
@Ique Verdade Caique, eu descobri esse livro justamente porque o via freqüentemente no feed! E estou até agora esperando você colocá-lo na sua meta de leitura... hehe

@Mr.Bunny Brigadú!

Pavozzo 06/04/2021minha estante
@Biancabcp_ É que no início do livro a personagem principal escreve com muitos erros ortográficos, e tentei reproduzir isso em parte do meu texto rs. A parte do "genial" é gentileza sua! =)

Bruno Gordiano 07/04/2021minha estante
Genial sua resenha, amei hahaha

Pavozzo 07/04/2021minha estante
@Bruno Gordiano ?

Bia.Ribeiro 02/02/2022minha estante
Parabéns pela sacada ;)

Pedro 25/01/2021

Flores Para Algernon
A proposta é muito interessante mas a história é bem fraca. Eu tenho duas teorias sobre o fato de eu não ter gostado muito do livro. A primeira delas é que criaram muita expectativa em cima dele e eu me decepcionei, todo mundo que eu conheço que já leu o livro fala que é a coisa mais triste do mundo, que ficou no chão por horas e bateu a famosa depressão pós término, mas a real é que eu fiquei tipo "tão tá né". E a segunda é a narrativa como romance epistolar, que eu acho bem chata e me distancia bastante dos personagens, já que eles mudam (principalmente o Charlie) de um dia pro outro. De qualquer forma vale a pena ler pra dar hate comigo KKKKKKKKKKKKKKK
DUAS ESTRELAS? Respeito sua opinião, mas você leu errado AKAKAK aqls

Felps / @felpssevero 25/01/2021minha estante
Também não me envolvi muito com esse livro. A premissa é ótima, mas no momento que você entende ela, consegue sacar pra onde o livro vai e ele não traz surpresa nenhuma.

@Karol ME DESCULPA OK ? KKKKKKKKKKKKK

karol 25/01/2021minha estante
KKKKKKKKK dessa vez tá perdoado ?

Pedro 25/01/2021minha estante
@Felps SIIIIM CARA no começo quando eles falam que a maioria dos ratos voltaram ao QI normal, já dava pra saber como iria terminar. Além disso, o autor poderia ter trabalhado muito mais nas consequências de ter um QI extremo, mas ele focou basicamente em um romance meia boca

dmitrivileheart 25/01/2021minha estante
eu odeie esse livro khkkk tbm tinha ficado com as expectativas altas e até achava q ia acabar chorando mas foi muito decepcionante..uma pena ?

gente ?

Pedro 25/01/2021minha estante
@Karol acho que foi tu que leu errado hein KKKKKKKKKKKKKKKKK

paro KKKKKKKKKK

Feu Franco de Yamesh | @feu_franco 15/07/2020

RELATORIU DI PROGRESSU FINAL
2 di juliu Essi livru conta a istoria di Charlie qui é uma peçoa que sonha em ser inteligenti e ele comessa di forma bem bonita por causa di qui ele tem uma iscrita bem carinhoza qui nos faiz impatizar bem rapido com eli. nessi iniciu ele perdi para um ratu em testis di corrida. Essi ratu chamasse Algernon.

4 di juliu - Charlie passa por uma sirurgia cirurgia que almenta gradativamente a sua intelijencia e nois leitores acompanhamos em sua iscrita, tanto qui consideru um ápice o momento em que, ele, descobre, a, vírgula, e, começa, a, usar, em, seus, textos, Logo em seguida, Charlie devora livros complexos e descobre outros sinais de pontuação! Assim acompanhamos ele ficando cada vez mais inteligente e como ele lida com os sentimentos complexos dos quais começa a ter consciência da existência. Sinal da evolução? Talvez!

10 de Julho - Percebemos uma narrativa completa e cheia de nuances e significantes. Flores para Algernon é uma metáfora para a vida. Acompanhamos as percepções de Charlie Gordon em sua progressão aritmética em complexidade de pensamentos e ao mesmo tempo inexperiência de sentimentos. Assim como uma criança superdotada ou em um adolescente inseguro. É um livro cuidado em cada escolha, cena, sequencia, atos e narrativa. Uma ideia clara e explorada com perfeição, uma trama envolvente que mistura a antitrama, a minitrama com a arquitrama, disfarçadas de história simples e encantadora.

14 de Julho - Um dos melhores livros que li, o carinho que habita o espaço entre as palavras me lembrou outro livro maravilhoso (mas só lembrou), O Gigante Enterrado. Ainda assim, mesmo iscrito há 60 anos, Flores para Algernon é um livro completo e atemporal que convidará gerassões gerações a refletir sobre o que é importante na vida. Os amigos, o conhecimento, a experiência, o amor, a realização.

(leia Yamesh)

site: https://www.instagram.com/feu_franco/
Lucas.Otniel 19/08/2020minha estante
O livro que estou lendo no momento! Genial seu relatório. Parabéns

Jess 06/11/2020minha estante
Muito afim de lwr esse livro, mas ainda nao tenho pscicologico forte...para tantas emoções .

Raquel 15/01/2021minha estante
Sensacional seu relatório/resenha

Mandy Nerújo 28/01/2021minha estante
Sua resenha é muito criativa, adorei!

Mica CM7 04/02/2021minha estante
Vou ler só por conta da sua resenha. ??

Lara 13/06/2021minha estante
que resenha perfeita ????

Mandy Corajo 09/11/2021minha estante
Melhor resenha q já vi por aqui ???

Helo Machado 11/11/2021minha estante
Uau! Agora se faz urgente e necessária a leitura desse livro! Obrigada! ?

Rfgaugustin 28/04/2022minha estante
Spoileeerrrr