Ensaio sobre a Lucidez

Ensaio sobre a Lucidez José Saramago

Resenhas - Ensaio sobre a Lucidez

Mariana Rodrigues 15/04/2024

Ensaio Sobre a Lucidez
Numa manhã de votação que parecia como todas as outras, na capital de um país imaginário, os funcionários de uma das seções eleitorais se deparam com uma situação insólita, que mais tarde, durante as apurações, se confirmaria de maneira espantosa.
Aquele não seria um pleito como tantos outros, com a tradicional divisão dos votos entre os partidos "da direita", "do centro" e "da esquerda"; o que se verifica é uma opção radical pelo voto em branco. Usando o símbolo máximo da democracia - o voto -, os eleitores parecem questionar profundamente o sistema de sucessão governamental em seu país.
Ao narrar as providências de governo, polícia e imprensa para entender as razões da "epidemia branca" - ações estas que levam rapidamente a um devaneio autoritário -, o autor faz uma alegoria da fragilidade dos rituais democráticos, do sistema político e das instituições que nos governam.
O que se propõe não é a substituição da democracia por um sistema alternativo, mas o seu permanente questionamento. É pela via da ficção que José Saramago entrevê uma saída para esse impasse - pois é a potência simbólica da literatura (território em que reflexão, humor, arte e política se entrosam) que se revela capaz de vencer a mediocridade, a ignorância e o medo.

Camila Felicio 29/03/2024

Mais um livro incrível
Outra vez sem decepcionar-me! Incrível! Nunca peguei um livro do autor em que a minha nota fosse menor que um 4,5!
Saímos desiludidos com o final, é bem triste, a política chega a dar nojo como na vida real, concluo a leitura com vontade de entrar na mesma maré de lucidez que os personagens embarcaram! Livro necessário! Autor fantástico que eu admiro com todo meu coração! Saramago é minha porrada na cara e meu aconchego literário!
Gleidson 01/04/2024minha estante
Saramago é surreal de bom! Vou encarar esse ano ainda. ?

Camila Felicio 01/04/2024minha estante
Vai gostar!!! Espero kkkkk sou suspeita né? kkk

Gleidson 01/04/2024minha estante
Suspeitíssima! Praticamente um caso de amor eterno com o velho português. ?

Thales 20/03/2024

Saramago é um gênio da literatura. Sutil e diretamente aponta as falhas de um sistema político de forma certeira nos diálogos e passagens.

ARTISTA DE VERDADE

Mikaela 06/03/2024

Uivemos
Pra quem leu ensaio sobre a cegueira vale muito a pena dar continuidade nesse que é o considerado o par do primeiro. Aqui vemos uma nova epidemia branca, desta vez representada pelos votos em branco que em massa são depositados nas urnas.
É mais lento devido ao seu foco nas ações políticas que tentam a todo custo contornar a situação, mas fora isso não fica devendo em nada ao da cegueira. Queria que tivesse tido mais foco nas consequências fora dos gabinetes, mas entendo a escolha do autor por esse caminho.
Sigo na saga de ler tudo ou quase tudo do Saramago, próximo será o Evangelho Segundo Jesus Cristo.

Gisa 27/02/2024

Saramago é simplesmente um gênio.
A crítica a democracia consegue ser sutil e escancarada ao mesmo tempo, durante todo o decorrer da história.
O final causa choque e revolta, e a mensagem é clara: o sistema é falho e injusto.

amacarvw 20/02/2024

Segundo livro que leio do Saramago e no início senti a mesma coisa, aquela dificuldade de acompanhar o fluxo da escrita, até que em certo momento você pega o ritmo e tudo começa a se encaixar. O estilo sem marcação de diálogo me encanta, é como se nos colocasse no momento presente. E a narrativa se desenrola de uma maneira que nos convida a refletir sobre o funcionamento do sistema, no final é sempre aquela coisa né: o governo molda a realidade do jeito que é mais favorável e conveniente à ele e o povo segue tomando...

Thais.Tobal 17/02/2024

A história se passa 4 anos depois do livro Ensaio sobre a Cegueira, que se passa no dia da eleição política e as pessoas voltam e branco um índice muito alto como forma de protesto silencioso perante o governo opressor na sociedade. O voto branco tem como uma forma de manifestação e José Saramago questiona o que não é democracia, qual seria o papel do povo dentro de um país que se diz democrático. O aparecer de agirmos contra o sistema que não nos serve e que apenas obedientes e produtivos, tornando no final do livro um apelo pela a baixa esperança de uma melhoria na sociedade em que vivemos.

Tice 15/02/2024

Ensaio sobre a lucidez
Sem sombra de dúvida, José Saramago é um exímio escritor. Tratar de um assunto com o Sistema Eleitoral de uma Sociedade, apontar os demandes e fragilidades tão corriqueiros com a classe que ele fez nesse livro, sinceramente é inquestionável.
Um dia de votação e o eleitorado resolve não aparecer. Cancela essa votação e marca outro dia. Nova data e o eleitorado decide comparecer quase no final do dia e como uma ironia, ainda vota em branco, 85% do eleitorado.
O que um comportamento desse tipo revela?
Qual é a voz, o grito e a vez de uma população de votantes frente a tal comportamento?
Essas perguntas são facilmente respondidas no enredo de Saramago de maneira surpreendente e inevitavelmente detalhada.
Um livro que merece o leitor que tem.

Rosângela 10/02/2024

Incrivelmente chato
Propõe um problema e não dá solução. Nada acontece o livro inteiro, no final resolve acontecer alguma coisa mas é totalmente inútil pra história. Sem pé nem cabeça, não tem final, não tem uma explicação, não fez sentido. Achei uma perda de tempo e continuo ODIANDO com todas as forças a forma como Saramago escreve. O que ele tem contra pontuação correta, parágrafos, travessões, pontos finais? Que saco. Estou tão decepcionada, achei que seria um livro bom. A premissa é instigante, o livro é um cocô.
E os outros que eu li dele eu gostei, só pra constar: O Evangelho Segundo Jesus Cristo, Ensaio sobre a cegueira e Memorial do Convento.
Tiago.Boaventura 26/03/2024minha estante
Dizem que é difícil de ler Saramago. Ainda não senti a necessidade de encarar esse autor. Esse dia vai chegar e espero encontrar tudo aquilo que falam de bom dele.

Vitor530 28/01/2024

Uivemos, disse o cão
Slk, que livro sensacional, gostei tanto quanto o ensaio sobre a cegueira, muito louco ver coisas relacionas serem abordadas de formas bem diferentes. Finalmente li esse livro, o sant me deixou com curiosidade desde 2021. Provavelmente vai ser uma das melhores leituras do meu ano

annacsfraccaro 17/01/2024

Quase uma realidade!
A escrita do Saramago é bem complexa porque não tem travessão, vários parágrafo, e isso faz muita diferença para o ritmo da leitura, porque parece que a leitura demora muito mais.
Eu, particularmente, gostei muito mais do Ensaio sobre a Cegueira, achei a história mais envolvente, mas o final desse livro é surpreendente.

Aline 16/01/2024

Um livro cansativo que te conquista pelo final!
A leitura foi difícil pois o livro é diretão, sem parágrafos ou número de capítulos o que me fez enlouquecer cada vez que o marca página caia do livro pois não sabia mais onde tinha parado kkk o livro é um prato cheio pra quem gosta de discutir política (eu não gosto), mas minha gente, que final foi esse??? Eu realmente não esperava, mas pensando bem, isso é o que realmente acontece por aí...

Guilherme Amin 11/01/2024

Maravilhoso e engraçado, mas devastador
Ao ler ?Ensaio sobre a lucidez?, fui surpreendido pelo tom predominantemente leve e engraçado que substitui a carga dramática quase insuportável do romance que lhe antecede, ?Ensaio sobre a cegueira?.

Como em outros livros de Saramago, as personagens mais importantes de ?Ensaio sobre a lucidez? entram e saem de foco à medida que seus arcos narrativos se desenvolvem e se esgotam. Nesse aspecto, gostei muito de conhecer o comissário de polícia e de me aventurar em novos capítulos na companhia dos protagonistas de ?Ensaio sobre a cegueira?.

Foi uma leitura rápida e apaixonada. Mais que isso prefiro não contar, para não estragar sua experiência.
Flávia Menezes 11/01/2024minha estante
Bela resenha, meu querido! Tenho vontade de conhecer Saramago, e esse é um deles que tenho na listinha. Bom ver sua opinião sobre ele. ???