Crônicas Capitais

Crônicas Capitais Italo Guimarães

Resenhas - Crônicas Capitais

KeniaCandido 17/04/2024

Interessante.
Com uma escrita bastante ousada, Ítalo Guimarães consegue mergulhar o leitor em uma história repleta de mistério e terror cheio de cenas sombrias. Crônicas Capitais – Holzpuppe publicado pela Editora Garcia é um livro sensacional e merece um destaque entre as leituras nacionais do gênero. A história começa no norte de uma cidade pequena chamada Alencar para conhecer o jovem Titerius, um aprendiz de marceneiro que tinha uma vida tranquila e bastante pacata.

O jovem aprendiz passava os dias trabalhando com seu mestre Geppo fabricando e consertando diversos móveis, mas durante a noite Tite sempre sentia-se solitário devido a sua infertilidade. Para as mulheres da cidade, era repugnante um homem ser estéril e não ter um filho para levar seu legado adiante. Certo dia de trabalho, Tite encontrou uma madeira muito nobre de carvalho dentro da marcenaria e perguntou Geppo se podia levar o pedaço de tronco para casa e fabricar um boneco de madeira para chamá-lo de filho.

Com pena do pobre coitado, Geppo permitiu que Tite levasse a madeira de carvalho pra casa e após várias noites trabalhando na madeira, Tite conseguiu finalizar sua obra-prima e o boneco recebeu o nome de Holzpuppe. Entretanto ainda faltava um pequeno detalhe e durante uma chuva bem forte, Tite levou Holz até a casa da Waldhexe, a bruxa que morava na floresta e através de um feitiço macabro, o boneco adquiriu vida.

Finalmente a vida de Tite tinha alcançado a felicidade que tanto desejava, mas Holz era proibido de sair de casa por causa da sua aparência física. Tite tinha receio da reação da vizinhança, pois era uma situação que nitidamente fugia da compreensão humana. Depois de algumas semanas, o circo Seltsam Wal chegou à cidade. Prometia um espetáculo bizarro para população e proibido para crianças.

Rapidamente Tite convidou Geppo para assistir o espetáculo do circo, deixando Holz sozinho e desolado como fazia rotineiramente. No entanto, quando Titerius saiu de casa para trabalhar no dia seguinte e só retornaria após ir ao circo, esqueceu a porta destrancada e a vida de Holzpuppe nunca mais foi a mesma.

Crônicas Capitais pode trazer uma semelhança do personagem Holzpuppe com o Pinóquio, boneco de madeira eternizado pela Walt Disney, porém a história de Holz é completamente diferente e transmitiu uma experiência bem louca na mente do leitor. Foi dessa maneira que senti durante a leitura. Holz tinha uma personalidade forte, tinha muita inveja das crianças normais e desejava ser uma criança de carne e osso, mas era ingênuo e acreditava muito nas pessoas ao seu redor. Isso o tornava uma vítima da ganância.

Primeiramente do Titerius e depois nas mãos de Faustus, o dono do circo dos horrores. Ele descobriu um ponto fraco de Holzpuppe e tirou aproveito da situação o máximo. Além disso, os personagens do circo podiam ser aberrações por fora, mas demonstrava que cada um tinha coração bom. Ao contrário de Faustus que era uma pessoa normal por fora, contudo um monstro interiormente. O verdadeiro lobo em pele de cordeiro do circo dos horrores.

A leitura do livro flui tranquilamente e bastante criativa. O cenário é riquíssimo e desenvolve com várias cenas para qualquer leitor que aprecia terror, aventura-se de forma medonha. Pode ter certeza este conto de fadas nunca mais será o mesmo. Pena que o desfecho chegou muito rápido, mas provou que Ítalo não tem medo de mostrar suas ideias.

Enfim, se deseja descobrir mais sobre a história e principalmente como termina a história de Holzpuppe, aconselho que embarque neste enredo fantástico que trouxe uma forma macabra de refletir e descubra como a ira, inveja, ganância, soberba e cobiça pode prejudicar a vida de uma pessoa. Com toda certeza quero conhecer outros livros do autor.

site: https://consumidoradehistorias.blogspot.com/2023/06/cronicas-capitais-holzpuppe-italo.html

Luke Fernandes 08/01/2021

Resenha Crônicas Capitais
Comecei a leitura nos últimos dias
de 2020, e encerrei nos primeiros
deste novo ano. Eu adorei a história,
o desenvolvimento e condução do autor,
como diz na sinopse é repleto de sangue
e sentimentos que permeiam as ações
dos personagens e destoa totalmente
do conto de fadas de Pinóquio, que
claramente associamos por conta do enredo.

A escrita e o ritmo de narração é fluído,
eu fui me envolvendo pelos acontecimentos,
e por ser um livro curto (179 páginas),
rapidamente terminei.
Para quem curte uma história sangrenta,
repaginando um clássico para um perfil
macabro, vai adorar este livro.

Também mencionado na sinopse
e destoando totalmente de um conto
de fadas, o final é bem trágico,
elemento que acho interessante ter
em algumas histórias, pois assim
como na vida real, nem tudo termina
bem, por qual motivo seria diferente
na ficção? Minha avaliação foi de
quatro caveiras, só não completou
cinco pois tem pequenos erros
de revisão, mas não atrapalha
muito o processo de leitura!
Super recomendo.

site: www.instagram.com/covildaabducao

Luigi 20/11/2018

O maior espetáculo da terra!
Ítalo Guimarães, nosso amado Diabo, nos apresenta sua própria versão de Pinóquio. Embora, veja bem, criança alguma vá ter bons sonhos imaginando a narrativa de Holzpuppe. Sem dúvidas ele seguiu com uma excelente evolução de seu trabalho desde Poker com o Diabo, estou ansioso por mais obras do barbeiro demoníaco.
Acompanhamos a história de um jovem marceneiro que se vê sozinho por sua condição de infértil, tido como um pária pelas mulheres por não poder gerar um herdeiro para seguir sua linhagem, então, ele esculpe o próprio filho. E, bem, nós sabemos o que acontece. O garoto está vivo, mas não pelas condições conhecidas pelo clássico infantil. Ítalo nos apresentou uma versão tão única que pôde nos causar desespero. Holz, o boneco vivo, é tomado pela inveja e o medo da humanidade e acaba cometendo o assassinato de uma criança, é, e para fugir se esconde com um grupo de um circo itinerante, um grande circo de aberrações gerenciado por um homem que guarda dentro de si uma ganância tão grande que é a própria aberração. Eu não quero entrar muito fundo em detalhes porque tem tanta coisa para contar que eu acabaria revelando segredos curiosos sobre a história.
Ítalo nos mostra em sua narrativa os caminhos que a própria humanidade pode levar e temos um cenário fluído, com a viagem do circo, que se mostra bastante criativo e muito visual, dando o gosto que os fãs do terror merecem provar.
O livro está na minha estante de livros favoritos, porque, sinceramente, a história é incrível. Horripilante, tomada de caminhos assustadores e, às vezes, bem nojentos – h-eh.
Eu garanto que a leitura não será enfadonha, podem ter certeza de que vão encontrar em Holzpuppe uma imagem que nunca imaginaram ter para o clássico. E, Ítalo, meu querido, o sangue realmente gelou enquanto lia. Especialmente com o final.

Vincento Hughes 14/03/2018

O SHOW NÃO PODE PARAR
Já pensou o que pode acontecer quando um jovem marceneiro que não pode ter filhos decide criar um boneco de madeira e, por meio de uma bruxaria, doa seu próprio sangue para que o boneco ganhe vida?

Essa é a história de Holzpuppe, o boneco de madeira em questão. Seu criador, porém, não imaginava as consequências nefastas de sua criação. Principalmente quando o boneco Holzpuppe se junta à trupe de um circo que passa pela cidade onde mora. E não é um circo comum. É um circo de horrores onde todos os artistas são aberrações da natureza.

Mas quem é a maior aberração de todas neste surpreendente e criativo livro de terror? Recomendo que abra a cortina e assista ao espetáculo! Conheça Holzpuppe, a Menina Bocarra e sua trupe. Afinal, o show não pode parar.

Jorge 05/02/2018

Muito bom!
Se você curte revisitar histórias já conhecidas sob um ponto de vista mais humano e sob uma ótica fora dos padrões Disney (o que é definitivamente bom, sai do politicamente correto), recomendo fortemente. Você não verá essa história de contos de fada com os mesmos olhos novamente.

Nilton Alves 24/01/2018

Resenha
Crônicas Capitais: Holzpuppe é um livro de terror baseado em um conto de fadas.

A história narrada em terceira pessoa tem como protagonistas: Titerius e Holzpuppe.

Todo homem sonha em casar, ter filhos. Com Titerius não é diferente mas ele é infértil e por causa dessa condição nenhuma mulher o quer. Isso o torna um personagem bastante depressivo, triste, sozinho. Ate que decide criar um boneco de madeira e, através de um ato de bruxaria, dar vida a ele através do seu sangue, para que possa ter o prazer de ser pai. O que ele não esperava, é que esse boneco seria um motivo de morte e dor.

Tem uma hora que ele fica obcecado na construção do boneco que devido às ferramentas disponíveis fica horroroso com olhos enormes e um sorriso macabro mas que aos seus olhos é lindo e ele o ama.

Conheça Holzpuppe, o boneco de madeira que, por inveja da humanidade, queria se tornar um menino de verdade, viajando em um circo de horrores onde todos a sua volta, também são aberrações como ele.

Holzpuppe, representa muito bem o pecado da inveja e ao logo da leitura vamos ver várias cenas de mortes com muito sangue para todos os lados para que seu desejo seja realizado.

Muitos inocentes vão morrer mas será que vai valer a pena? Afinal uma hora ou outra haverá um preço a ser pago...

Você vai gostar de alguns personagens e vai odiar outros.

O final é surpreendente.

A leitura é fluida,
os personagens são bem constituídos e tem suas personalidades bem definidas.

Eu gostei da história e não mudaria nada.

Apesar da história retratar esse lado obscuro do ser humano (ódio, ganância, inveja) também fala de Amor, Família, Perdão, de aceitar o outro da maneira que ele é.

Uma história macabra que nos faz refletir sobre vários temas.