Sobre ter certeza

Sobre ter certeza Robert A. Burton

Resenhas - Sobre ter certeza

Felipe770 15/06/2021

Interessante livro sobre a sensação de saber, que não necessariamente surge associada à análise racional ou mesmo aos fatos que julgamos corretos. Bom para instigar humildade intelectual.

No entanto, achei o estilo do autor um pouco dispersivo, e algumas vezes forçando a argumentação desnecessariamente - até mesmo indo ligeiramente contra sua própria proposição de que a mente racional autônoma não existe e que pensamento dicotômico é uma armadilha (a parte sobre ciência e religião parece um aceno à fundação Templeton). Ainda assim, vale a leitura.

Lucas.Spanemberg 26/03/2023

Instigante
Um livro instigante e provocador, que traz reflexões embasadas sobre nossa sensação de saber, seus limites, suas imprecisões e consequências. Embasado em uma sólida argumentação de base científica, com muitas citações de evidências clínicas, o autor desafia vários conceitos e teorias do saber, apresentando a natureza biologia dessa propriedade que é tão peculiar e capciosa em todos nós: a convicção de que sabemos.

Geisalanis 21/12/2020

Livro confuso. Algumas partes foram muito interessantes e intrigantes. Mas outras confesso que fiz uma leitura muito rápida. Alguns assuntos se tornam específicos demais e qdo fogem ao interesse do leitor a leitura daquelas páginas se torna desinteressante.

Igor.Rodrigues 30/10/2023

Como você sabe o que sabe?
Vivemos em um universo que emergiu do completo caos e incerteza, mas apesar dessa origem nutrimos ao longo de toda a nossa história certezas absolutas e crenças convictas sobre nós, os outros e o mundo.

Sobre ter certeza é um livro que nos leva a questionar nossa consciência acerca daquilo que sabemos que sabemos (ou achamos que sabemos).

Além de como a nossa "intuição", "instinto" dentre outras sensações de saber, que apesar de gerarem fortes sensações de familiaridade e certeza, não necessariamente estão de acordo com a realidade, mais do que isso, estão extremamente sujeitas a vieses e ilusões de percepções.

O autor com uma escrita didática e impecável nos mostra por meio de evidências científicas, relatos e lógica, como não é nem um pouco lógico a forma como chegamos a conclusão de que algo é certo/errado ou verdade/mentira.

Você definitivamente não será o mesmo depois de ler Sobre ter certeza, além de levar consigo uma eterna pulga na orelha ao ouvir um "Eu sei".