A Confissão

A Confissão Flávio Carneiro

Resenhas - A Confissão

Thais645 31/10/2023

Virei fã de Flávio Carneiro depois de ler "O Campeonato" - um livro show de bola, com o perdão do "trocadalho". Fazia tempo que não ria tanto nos primeiros capítulos de um livro.

Neste "A Confissão" ele só reiterou minha admiração por sua escrita voraz e viciante.

Um homem sequestra uma mulher e passa a travar um monólogo incessante (o livro não tem travessões, nem aspas, e você lê de uma só tacada às sandices do sequestrador que discursa por horas com a mulher que não se manifesta).

E é como se estivesse conversando/confessando com o leitor que ele dá o pulo do gato, em suas confissões que não sabemos, num primeiro momento, onde vão dar.

É meio perturbador "ouvir" as histórias e observações deste homem, mas impossível deixar o livro de lado. Não sabemos suas motivações e o silêncio da mulher nos faz questionar a veracidade de tudo que se passa - e do que ela ouve.

Com o passar das páginas, você se sente um "voyeur" das histórias desse homem e questiona o quanto de tudo aquilo é verossímil.

E, a partir de determinado trecho, sente-se o próprio refém de uma mente que fervilha em busca de suas próprias verdades, loucuras e vicissitudes.

Espero ler mais desse autor, que nos prende a atenção como poucos e nos leva para os recantos mais sombrios da mente humana, sem perder o senso de humor.
Thais645 31/10/2023minha estante
Lê *as* sandices.

JurúMontalvao 02/11/2023minha estante
mt interessante

Rayane Flores 16/01/2009

Tem uma história peculiar, com os traços psicológicos dos personagens bem definidos. Torna o tema 'vampiros' que é meio clichê em uma obra totalmente original! É um livro excelente, daqueles que te prendem do início ao fim. Um dos melhores que já li.

Andre.28 10/12/2023

História meio sem sal e personagens sem muito carisma
O enredo não convence em muitos momentos, e a história tem uma narrativa bem viciada no sentido em que tem horas que parece meio forçada, mas não é de todo ruim não. Não é uma narrativa fluída, é lenta no começo, com expressões entrecortadas que emperram a fluidez do narrador. Para além disso, falta carisma nos personagens, trechos descartáveis em que o narrador perde um tempo enorme enchendo linguiça. Na realidade é aquele livro pra quem quer muito ler, mas a história em si é bem esquecível.

Anaaa 18/04/2021

Um livro único
Simplesmente único. Nunca li nada igual. A forma de abordagem pela história da personagem é simplesmente incrível, Flávio Carneiro conseguiu passar muito bem todas as emoções e sentimentos para o leitor.
A fato do personagem conseguir amar tão facilmente e várias mulheres, retrata bastante a sociedade moderna em que vivemos hoje, mas ele conseguiu retrata isso com um carinho e empatia. Pessoalmente falando eu li esse livro em um momento interessante de meu lado pessoal, serviu para analisar algumas coisas do meu cotidiano também.
E tem um final... que meu deus, ninguém nunca espera pelo que vai acontecer de verdade. Simplesmente um livro único.
Recomendo a todos, tanto para os que querem iniciar as leituras quanto para quem já tem a rotina de ler.

Máh 18/01/2010

A Confissão - Flávio Carneiro
Um homem sequestra uma mulher e a leva para uma casa numa praia deserta. Ali, ele a amarra a uma poltrona e diz que precisa lhe contar um longa história. Aos poucos, vamos sabendo que se trata de uma história de amor, medo e muitas surpresas, na qual a mulher sequestrada desempenha um importante, e inusitado papel. Nesta obra, Flávio Carneiro envereda pelo fantástico, escrevendo cada palavra sobre a linha finíssima que separa a sanidade e a loucura, realidade e fantasia. O narrador, anônimo, é um homem com muitas histórias para contar. Na impossibilidade de narrá-las todas, vai recortando cenam e montando-as num relato sinuoso, labiríntico, dentro do qual cada aparente desfecho é apenas a porta de entrada para uma nova história. O leitor acompanha passo a passo as aventuras deste sedutor um tanto atípico, que parece querer ao mesmo tempo atrair e amedrontar a mulher que tem diante de si. E assim como a mulher ouve com ansiedade o relato de seu sequestrador - querendo saber, afinal por que está naquela casa e qual o seu destino - também o leitor é, de certa forma, capturado. Com um ritmo ágil, a obra transporta o leitor para dentro da mente de um homem atormentado, sedento por retomar o controle de suas próprias experiências. De sua tentativa, resulta um romance forte, delicado, surpreendente.

Wesleyotio 25/05/2024

Mistério e suavidade
Um homem realiza um sequestro e resolver fazer uma confissão a sua vítima, esse é o ponta pé inicial deste conto, onde podemos apreciar como a forma da escrita pode deixar uma história tão envolvente.

Mesmo o conto seguir uma linha temporal bem definida: início, meio e fim. Ainda sim o autor faz questão de adicionar muitas conexões que vão adicionando mais tempero e mistério ao acontecido inicialmente.

Com um protagonista cheio de esquisitices o que o tornam tão único e divertido, acabamos por nos sentir como a própria vítima dele, que invés de ter cordas e nos amarrando a uma poltrona temos uma escrita e mistério que fica oculto até os últimos momentos.

Multiverso Fantástico 15/06/2023

Vale a pena! Diferente e intrigante
Um homem sequestra uma mulher e começa a contar a sua história para ela. Não sabemos o por quê aquela mulher, por quê ele está contando a história e nem o que ele pretende.

O livro todo é um monólogo, ele fala com a mulher mas ela nunca responde. No início estranhei um pouco o estilo da escrita: não há travessão, nada que indique as ações de um ou outro personagem. Tudo é mostrado através da fala do sequ3strad0r e, assim como na vida real, ela às vezes é meio caótica.

Mas a gente logo se acostuma com esse estilo e ficamos cada vez mais imersos na história.
No início de sua narrativa do passado, o personagem parece não saber muito bem o que estava acontecendo com ele. Mas ao mesmo tempo em que ele diz que vai contar tudo e que ele não mente, ele omite algumas coisas. Então você nunca sabe se ele está de fato dizendo a verdade ou se ele é louco.

É um livro bem interessante que nos faz refletir sobre vários aspectos da vida e ainda tem um mistério que te deixa intrigado por todo o livro.

Uma das reflexões que podemos fazer é como o nosso relacionamento com o outro nos molda, nos transforma, nos faz aprender e ver o mundo de outra forma.
Ou como a sede de sempre querer aprender algo novo, estar sempre correndo atrás do que nos falta, pode nos fazer esquecer de nós mesmos e de dar valor ao que somos e temos no presente.

brenin 03/05/2021

Dracula sonha
A narrativa desse livro eh muito interessante e a forma que eh escrita mais ainda. Gostei de como as coisas se desenrolaram.

Bia F. 15/11/2013

A historia é muito interessante mas a narrativa é tao chata que não consegui terminar de ler.

Pri Gabarron 27/08/2016

Cativante o livro é, isso não se pode negar, mas em alguns momentos, a narrativa cheia de lirismo chega a cansar. Teria sido mais satisfatório terminar em aberto do que como terminou, esperava mais, muito mais do final.

drinha 22/09/2016

Bom romance, mas não muito original
Li esse romance e me parece totalmente inspirado no romance A PELE DO OGRO de Miguel M. Abrahão, atualmente esgotado. Até o estilo da narrativa me lembra o protagonista André Duroseille que revela a uma moça num motel sua origem e seu drama por sugar a energia daqueles com quem dorme e assim matá-los.
De 23/09/2016minha estante
Oi Drinha. Concordo contigo. Também li esse A Confissão e tal qual em A PELE DO OGRO, o protagonista suga a vida e a alma da pessoa com quem transa. Se não é inspirado no romance do Abrahão, a coincidência é grande.

Leo 20/12/2016minha estante
Não li ainda. Mas se for parecido com o A Pele do Ogro, me interessa, drinha. É tão bom quanto?

Mila 31/12/2009

A CONFISSÃO é uns dos melhores livros que eu já li. Flávio Carneiro dá uma nova ropagem a lenda dos vampiros, dando um ar realista a história.

Isabella.Marques 31/01/2023

Ok, confesso que não me entreguei ao livro como queria, tendo em vista que só o lia em locais barulhentos, talvez porque eu não estava no clima da leitura, não sei. Apesar disso, quero lê-lo no futuro!!

Canal Hibiscus e Livros 11/06/2020

Interessante.
São 230 páginas de monólogo, e a escrita é boa, você lê o livro bem rápido, até porque você não esquece que está lendo um diálogo de uma pessoa só...

O meu problema com esse livro é que teve partes da história do narrador que não me pareceram de toda importância. Então acho que mesmo sendo um livro curto, poderia ter sido um pouco mais curto e sucinto, e até talvez desse mais impacto para o fim.

Gostei de como o livro terminou e gostei da escrita, achei interessante um livro inteiramente de monólogo. Mas no momento em que terminei de ler fiquei lembrando de outras partes da história e pensando que na verdade não faziam diferença ou que não davam peso emocional para o final.