Meninos sem Pátria

Meninos sem Pátria Luiz Puntel

Resenhas -

MANTEEIGA 13/12/2022

Eu achei o livro interessante. É um livro que possui uma narrativa simples e concreta. Espero que todos possam ter uma ótima experiência de leitura

Clara 01/08/2021

Bom, além de ter achado meio sem sal e uma leitura um pouco irritante não tenho nada a dizer sobre esse livro.

Vi_tori 20/05/2021

O Novo pode ser bom
A história se passa na época de ditadura, a família, fugida e suas aventuras. Posso te dizer que eu realmente deixei cair umas lágrimas.

Maria 19/05/2023

"finalmente vamos poder parar de ser meninos sem pátria!"
Livro curtinho e muito interessante! Adorei ler, sob a perspectiva de uma criança, a melancólica realidade daqueles que tiveram de fugir do Brasil por conta de perseguições políticas. Muito triste ver como os meninos iam se desconectando cada vez mais de suas raízes brasileiras.
Um infantojuvenil que vale a pena conhecer!

Karoline67 11/12/2021

Que delícia e necessário!
Gente, sério: vocês precisam ler Luiz Puntel. Depois de Açúcar Amargo, eu sabia que podia esperar coisa boa: e veio. Esse livro é uma grande obra-prima infantojuvenil sobre a ditadura e o exílio, super necessário de ser lido para os jovens de hoje em dia, principalmente nesse governo Bolsonaro. Também é um romance lindo, sensível e leve. Eu amei demais! ???

luna.gaia 19/03/2022

cada aeroporto é um nome no papel
neste livro, acompanhamos a história de um menino (marcão) e sua família, que é exilada por seu pai ser um dos principais jornalistas responsáveis por expor o governo durante a ditadura de 64 no Brasil. obrigados e ameaçados, eles deixam sua pequena cidade já com muita saudade e se mudam para o Chile, mas logo a situação por lá também se complica e, novamente, se adaptam a uma nova realidade, dessa vez na França. a história aborda a visão de vários brasileiros na mesma situação, perseguição e novos países enquanto se esquecem de sua pátria. marcão, por mais que atrasado nos estudos por conta de tantos imprevistos, faz novos amigos e até se apaixona! se acostuma com a novidade de morar em outro país, mas quando o professor de geografia pede para que pesquisem sobre o lugar de onde vieram, ele percebe que sabe tão pouco do Brasil quanto qualquer francês. nessa situação, ele, junto de outros brasileiros exilados em sua escola, montam uma aula para todas as classes falando um pouco mais sobre sua terra natal e a situação dela. logo depois, a anistia é assinada no Brasil e eles finalmente podem voltar pra sua cidadezinha, deixando um legado e muitas lembranças.

Julice 29/11/2022

meninos sem pátria
esse livro é necessário! eu li por conta da escola, mas me surpreendi bastante.
eu amei o modo como o livro flui, e nos mostra um sentimento real, uma situação real, pela qual muitas pessoas tiveram que passar!

Luma101 10/12/2022

Meninos sem pátria
TEMAS ABORDADOS ______________________

Ditadura militar - censura - romance adolescente - perseguição- terror psicológico - fuga e vida no Chile e na França - vida e preconceito com estrangeiros - vida doméstica

troy :) 12/01/2024

Saudade do meu Brasil
Narrativa simples, gostosa e fluida, mas que é eficaz em comover com atos simples. nada é mais brasileiro que se apaixonar pela brasilidade e frustrante é privar crianças brasileiras da sua origem. o Chile e a França, pouco demonstram a distância entre a liberdade e Brasil e exilados, mas sim a falta de um hino que une a nação, do conhecimento geográfico e ouso dizer, a saudade do samba em casa.

e talvez o pior do exílio tenha sido a falta de uma identidade nacional própria, a dificuldade de se encaixar em diferentes costumes. sendo uma abelha.

o que fez falta, foi o samba.

Majuzinha4 01/05/2024

Bom!????
No início é bem chato, mas no meio para o fim é mto bom,eu acabei ficando com dó da Claire. Mas deveria ter a continuação,como está a Ana Rosa, os amigos, qual é a reação da Ana Rosa ver ele depois de tanto tempo,se acontece alguma coisa entre eles,o mistério está no ar.

Luma 21/09/2022

Meninos sem pátria
Esse livro eu li por causa da escola e me fez despertar o interesse pela literatura. É um livro fácil e rápido, ótimo para adolecente. Tem algumas cenas que me emocionou e ver uma família tão linda com tantas dificuldades. Tenho um carinho gigante por esse livro é quero ler mais livros desse autor.

Lorena445 08/11/2022

Profundo
Nunca imaginei que um livro da série Vaga-Lume pudesse ser tão profundo e pesado. O exílio era algo comum na época do golpe militar, e pensar nisso é triste demais.

Elizabeth.Woolridg 16/06/2023

Meninos sem Pátria
Comecei o livro com nenhuma expectativa, até porque já havia me decepcionado com alguns dos livros da Coleção Vaga-Lume. Mas acabou que eu gostei, e me emocionei com cada página. Foi uma ótima leitura.

luiza 22/12/2023

Li por causa da escola, mas foi o melhor livro da escola que eu li, gostei dms e chorei com o final?