Hit Makers

Hit Makers Derek Thompson

Resenhas - Hit Makers

Alisson 01/12/2023

Concordo com a premissa do livro de que tudo que viraliza é planejado e calculado, nada é criado ao acaso. Os exemplos são bons. Só penso que o livro não deveria ser tão grande, ficou prolixo.

Ju * 21/10/2023

Ótimo para entender cultura pop
Esse livro foi uma indicação da Débora Alcântara e foi uma leitura muito interessante.

Primeiro, porque gostei muito da temática do livro, ainda mais em uma época em que marcas e pessoas buscam ?criar virais?.

A proposta de Hit Makers é apresentar alguns cases de tendências e entender o que levou marcas, produtos e movimentos a atingir tantas pessoas, impactando o mundo como vivemos.

O autor faz uma viagem pela história e psicologia, então o livro é bem embasado, com exemplos bem claros e que podem ser compreendidos em outros cenários.

Apesar disso tudo, não achei a leitura tão fluida, mesmo com uma escrita muito leve do autor.

Mas o livro tem muuuuita informação. Ao ler rápido, eu perderia muitos pontos relevantes e a experiência não seria tão completa.

Indico Hit Makers para todos que gostam desta área de marketing, tanto para criar novos produtos e serviços quanto para entender o mercado e seus clientes.

Arthur 29/05/2023

Livro muito interessante pra quem gosta de cultura pop
Vou levar os insights desse livro pra vida, as perspectivas desse livro sobre marketing são bem reveladoras para quem ta começando a aprender!!

Anna 08/01/2023

Pelo tanto que demorei terminar essa leitura é de se esperar que eu desse um nota baixa. No entanto, apesar de não ter sido surpreendida com seu conteúdo, como estudante de relações-públicas, encontrei neste livro diversos paralelos práticos de ideias que constantemente debatemos em sala e essa interação foi muito preciosa para mim.

RAGGI0 03/12/2022

FENOMENAL E, AO MESMO TEMPO, ?PÉ NO CHÃO?
O fato de eu ter dado uma classificação 4,5 é pela expectativa (psicologicamente equivocada, diria a minha psicóloga) de esperar por um livro que me desse ?a fórmula mágica? para a criação de um hit.

No entanto, Derek Thompson já expõe esse dilema logo nas primeiras páginas, então esqueça meus 4,5 e foque no que realmente importa.

Extremamente embasado em várias fontes bibliográficas, esta obra expõe, não somente algumas análises sobre hits musicais, como de vários outros tipos de movimento artístico e comercial.

Este livro conta como grandes empresas de entretenimento, como Disney, por exemplo, alcançaram seus status de onipotências globais a partir de um prévio reconhecimento no mercado, ao passo que pessoas completamente desconhecidas e desprovidas de dinheiro, também conseguiram emplacar obras, hoje conhecidas no mundo todo.

Uma citação que, na minha opinião, é uma das mais importantes do livro está em sua última página, e acho que o resume: ?Ser um criador neste mundo é sacrificar a certeza pelo amor no altar da arte.?

kathrein.oliveira 16/11/2022

Bom, mas nem tanto...
Um livro sobre hits, um assunto que nos dias de hoje, é crucial.

Porém achei que o livro se perde um pouco, e se alonga muito no assunto da música, e passa rápido por outros assuntos e sobre alguns nichos ele nem fala...

Prega alguns conceitos do marketing que podem ser vistos em outros livros, mas em um geral é um livro bom.

Se você trabalhar com entretenimento, vai ser um prato cheio.

Rafa 24/08/2022

Livro incrível e cheio de insights
?Ser um criador neste mundo é sacrificar a certeza pelo amor no altar da arte?. Certamente a frase que mais me marcou nessa leitura.

Um livro que traz exemplos riquíssimos de produções que se tornaram hits, mas que muito além disse, fase com que a gente possa pensar em como esses modelos poderiam ser aplicados em coisas práticas em nossas vidas.

Fiquei super empolgada em ver e conhecer um pouco mais sobre hits que eu já conhecia, porém não fazia a menor ideia dos pormenores envolvidos.

Super leitura!

Rafael Dias 07/08/2022

Bom pra pensar fora da casinha
Leitura muito boa. O autor traz muitos exemplos históricos pra expor os assuntos o que facilita muito entender o assunto proposto. No final do livro dá aquela sensação "ah já acabou ?"

oviniciussilveira 07/02/2022

Um livro sobre o NADA!
Gosto da temática do livro e gostei de alguns cases que ele apresentou, mas o formato em si nada me agradou.

O autor sempre inicia os capítulos contando uma história. Na metade, ele interrompe e inicia uma nova história para então. no final, ligar as duas histórias e tirar uma lição do que foi apresentado. Para mim, essa estrutura quebra o raciocínio, dificulta a compreensão e faz a leitura do livro ficar enfadonha.

Algumas teorias que o livro apresenta são boas, te fazem pensar, mas em outras partes, ou ficou repetitivo, ou pareceu que o autor não tinha uma definição clara sobre como criar popularidade e que ela dependia de fatores nas quais não se pode controlar.

Sinceramente? Esperava mais deste livro.
Cesar Marcondes 06/06/2022minha estante
Eu ia comprar o livro agora, depois dessa resenha mudei o meu plano.

Rapha 13/11/2021

Virou várias chaves na minha mente.
Esse é um livro que fala sobre como algo vira "tendência". Ele não lhe mostra exatamente como faz para criar um hit, é você que tem que fazê-lo, mas ele mostra técnicas que pessoas que o fizeram aplicam.
Um livro que meu deu muitos insights, pois ele não apresenta as coisas como se fossem simples, pelo contrário, mostra o qual complexo e caótico é.
Mas eu tirei uma esperança desse "caos dos hits": muitos deles possuíram um rede e um trabalho antes daquele "momento bum", e eles não mudaram a essência do que faziam até esse momento. A constância e a coerência nesses sucessos foi o que chamou a atenção.

joana.ayres 04/10/2021

Não leia esse livro se você não for da área do marketing
Como posso explicar? Eu tive que reunir toda minha raiva, ódio e paciência pra conseguir ler esse livro.

Não posso descascar e falar que ele é horrível, pois tem muitas histórias legais. Além do mais, não tem como você ler 345 páginas e não ter um mísero insight.
Então, sim, dá pra tirar coisas boas. Conhecimento nunca é demais.

PORÉM, que leitura arrastada cara!!!! Demorei um mês pra ler esse cacete, todo dia tinha que respirar e me forçar a ler nem que fosse cinco páginas. E mesmo quando eu engatava tinha que voltar e reler tudo de novo. O máximo que consegui num dia foram 18 páginas, de resto variava de 5 a 10 páginas por dia.

O resumo é que eu lia: via sobre o que tava falando.
Voltava e lia de novo: entendia.
As vezes lia de novo e em raras partes sentia prazer pelo o que aprendi.

Eu só queria acabar.

No fim tendências são repetições e reciclagens com um toque de novo. O famoso: na natureza nada se cria, tudo se copia.
Cesar Marcondes 06/06/2022minha estante
Muito obrigado pela resenha. Quando vi 300 e poucas páginas, logo imaginei que tinha "algo" para enrolar.

Vai ser o ultimo 30/07/2021

É difícil pra caramba pra entender a cabeça das pessoas quando cê trata em seguir uma tendência, mas no fim faz sentido :)

Duda Nascimento 27/05/2021

Excelente
Esse livro é muito bom, tanto a escrita quanto a base de pesquisa. Fui lendo aos poucos porque é denso (de um jeito leve, será que posso exemplificar assim?) e tem muitas informações importantes, porém nunca representou uma leitura cansativa. Adorei e guardei muitas notas para consultar depois.

Tulio.Gama 23/05/2021

Foi uma das melhores coisas que li sobre a aleatoriedade dos eventos que fazem pessoas terem relativo sucesso em algo. O melhor deste ensaio é a jornada de descoberta de um funcionamento das circunstâncias que envolve fama, exposição e (muita) sorte. Quem imagina (como eu imaginei) que irá encontrar ferramentas ou métodos para aplicar e garantir êxitos no trabalho, vai descobrir algo mais esclarecedor e lúcido.