Instituições, Mudança Institucional e Desempenho Econômico

Instituições, Mudança Institucional e Desempenho Econômico Douglass C. North

Resenhas - INSTITUIÇÕES, MUDANÇA INSTITUCIONAL E DESEMPENHO ECONÔMICO

Eduardo 17/01/2019

São as instituições, estúpido!
É certamente um livro indispensável não apenas para economistas, mas para qualquer cientista social - principalmente para juristas e historiadores. Douglas North, logo nas primeiras páginas de sua obra questiona: o que faz com que países desenvolvidos e subdesenvolvidos tenham diferenças tão aparentes no que diz respeito à eficiência econômica?

É a partir dessa pergunta que o livro se desenvolve. Certamente a principal lição desse livro é que o crescimento econômico é um fenômeno institucional. O conjunto de regras formais (legislações, costumes jurídicos, direitos de propriedade; enfim, o ordenamento jurídico), informais (cultura e ideologia) e organizações (Congresso, agências reguladoras, etc) é que define os rumos do desenvolvimento de uma sociedade.

Para deixar o seu ponto de vista claro, North analisa a história institucional dos Estados Unidos, Inglaterra, Espanha e da América Espanhola, mostrando como a cultura, revoluções e evolução institucional incremental são as responsáveis pela diferença de desempenho econômico entre os dois países anglo-saxões e os hipânicos.

Em alguns pontos do livro, inclusive, Douglas North parece estar descrevendo a realidade brasileira. Por isso mesmo, a obra se torna ainda mais indispensável para repensar o Brasil. O nosso subdesenvolvimento não foi causado por Europeus que roubaram nossas riquezas; nossa crise não foi causada por eventos exógenos a nossa realidade; nossa indústria não é ineficiente por conta da competição desleal dos países desenvolvidos. Nós somos os culpados por nosso subdesenvolvimento.

São os fracos direitos de propriedade, o péssimo ambiente de negócios, a insegurança jurídica, são as empresas estatais e as agências reguladoras controladas por políticos.São as nossas instituições, estúpido!