A Cabala Desvendada

A Cabala Desvendada biblioteca Rosa Cruz

Resenhas - A Cabala Desvendada

Isotilia 31/07/2013

Um livro fiel à Cabala original
Não sou da Ordem Rosa Cruz, nem mística, nem esotérica. Eu li muito a Bíblia dos 12 até uns 22 anos. Eu me interessava tanto pelo assunto que comecei a estudar hebraico. Quando eu fiz isso, um judeu me convidou para participar de um curso de 8 horas sobre Cabala. Achei interessante, mas não tive interesse em me aprofundar.
Um amigo Rosa Cruz ficou sabendo que eu fiz um curso de Cabala e me presenteou com este livro. Ele ficou guardado numa gaveta por uns 5 anos. Eu temia que seria um livro cheio de invenções sem nenhuma afinidade com o pensamento místico judaico (como são tantos livros sobre Cabala que a gente vê por aí).
Tive uma grande surpresa ao lê-lo. O livro é baseado no 'Zohar' e no 'Sepher Yetzirah', e ele trata exclusivamente da Cabala Dogmática, aquela dedicada à metafísica, ao entendimento de Deus e de sua Criação. Em alguns capítulos, ele faz um resumo do 'Sepher Yetzirah' (estou com vontade de lê-lo). E os autores reclamam sobre pessoas que desenvolveram pensamentos muito posteriores e os atribuem à Cabala original (como por exemplo, o Tarô e a "Árvore da Vida"). Ou seja, os autores, assim como eu, não concordam com muitos acréscimos posteriores.