O Assassino do Zodíaco

O Assassino do Zodíaco Sam Wilson

Resenhas - O Assassino do Zodíaco

Camilly137 23/05/2020

Confuso
É uma leitura que exige paciência, são muitos personagens e acontecimentos, além de demorar para pegar o ritmo temos que cuidar para não se perder, é uma leitura válida, mas que não é incrível.

17/12/2021

Marginalização numa sociedade
Ao ver os comentários do próprio Skoob, vejo o quão baixa é a média de avaliações do livro que considero um dos melhores lidos.
Isso se deve principalmente ao tamanho detalhismo e descrição que o livro carrega ao contar sua ficção. E, apesar de isso ser algo que me incomodou no começo e quase me fez abandonar o livro, valeu a pena continuar a leitura apenas pela sua mensagem por trás da história.
O assassino do zodíaco vai nos apresentar uma sociedade dividida em castas zodíacas, onde a alta sociedade é caracterizada pelos capricornianos e os marginais são os arianos. Ao longo da trama, veremos diversos assassinatos acometidos com pessoas da alta classe, e é dever dos taurinos, que ocupam a posição de segurança pública com a polícia, desvendar esse mistério. Porém, a trama também se divide em outras histórias que mostram o preconceito da sociedade de acordo com seu zodíaco. Já vivemos numa sociedade julgadora por sua classe econômica, então, você sobreviveria à este tipo de julgamento?
Este é um livro que nos faz refletir e enxergar de verdade como as pessoas se comportam diante ao deplorável e ao medo, que é o principal sentimento que envolve os personagens e impulsionam suas ações. Ao meu ver, é um dos melhores livros críticos que já li, e acho que é uma ótima admissão para todos que o leem.

Luca.Lopes 27/05/2022

O livro como um todo é bem bacana e traz muitas reflexões. Uma forma muito interessante de tratar questões sociais nada ficcionais em um universo de ficção.

LuizaCands 31/10/2020

Bom (só isso mesmo)
E vamos à saga de "Me interessei pelo título, já comecei". Não sei se minha resenha será tão válida assim porque sequer li a sinopse do livro e por isso comecei a leitura com a impressão totalmente errada. O que eu imaginava era um assassino, até um serial killer, que matava as pessoas baseado no signo do zodíaco. De certa forma, esse elemento está presente na obra, mas a história vai ainda além: é uma sociedade ambientada a partir de signos do zodíaco, em que as pessoas são analisadas, divididas e destinadas a viver em determinados lugares ou ocupar determinadas posições por causa dos astros no céu quando nasceu.

"-(...) nos chamam de violentos. Como poderíamos não ser, se essa é a única maneira de nos ouvirem? Como poderíamos não ser, se violência é o que encontramos todos os dias? Paz é silêncio, e não podemos mais permanecer em silêncio. Temos de ser ouvidos!"

Tenho muita curiosidade com relação à astrologia, gosto sempre de acompanhar as notícias e descobrir mais sobre esse assunto. Contudo, é difícil aceitar uma sociedade que descrimina baseado no signo zodiacal, em que filhos são separados de pais por simplesmente terem nascido em uma época diferente. E, apesar de muitas pessoas serem realmente muito parecidas com as descrições feitas por esse campo, isso não significa que elas não possam ser diferentes ou que não mudem com o decorrer da vida (fato que foi representado no livro por meio de um personagem que acreditava ser de um signo e por isso agia de acordo com a conduta esperada, mas descobre ter sido registrado erroneamente; não entrarei em mais detalhes para não dar spoiler).

Há uma série de tramas acontecendo ao mesmo tempo: assassinatos sem motivo aparente, revoltas em Ariesville (local onde vivem os arianos, extremamente injustiçados e em condições precárias), Burton e Lindi tentando lidar com essa bagunça e David em sua procura por sua filha até então desconhecida. São muitos personagens e cenários, como você pôde perceber, além da própria sociedade ser um pouco confusa, então talvez seja difícil entender e manter-se dentro da história.

"- Vou lhe dizer o que penso - disse por fim. - Penso que este lugar é um bote salva-vidas. O bote salva-vidas é necessário, mas não vai muito longe. O problema é que todos os outros botes nas imediações estão afundando. Pelo menos, estas crianças têm Maria para cuidar delas. As outras, em Ariesville, estão se virando sozinhas, bem ou mal. Não vamos melhorar a vida de nenhuma delas enquanto não melhorarmos Ariesville."

Acredito que muito do que foi representado, mesmo se tratando de uma sociedade baseada em signos, pode ser aplicado na vida real, especialmente as injustiças sofridas pelos arianos e as condições terríveis de Ariesville em si. O alvo muda, assim como o suposto motivo, mas a injustiça não é a mesma que vemos todos os dias?

Apesar de tudo, no meu caso, a história fluiu muito bem e fiquei super curiosa com os mistérios e as subdivisões de todas as tramas. Já sabia que não seria 5 estrelas, mas ainda assim estava caminhando bem e me mantendo interessada, por isso esperava gostar quando terminasse. Acontece que essas impressões foram completamente ofuscadas pelo final. As pontas se encaixaram, pelo menos, mas não consegui gostar de jeito nenhum.

Resumidamente, é uma leitura bem interessante que você pode até gostar, dependendo dos seus gostos pessoais. Contudo, não é excelente ou incrível, apenas boa. Então, não espere demais dessa leitura ou você vai se decepcionar.
Maiára Mirapalhete 26/07/2023minha estante
"Me interessei pelo título, já comecei", eu ri, porque foi exatamente assim comigo. E assim como você, pensei que se tratava de outra coisa também. Ainda não terminei, mas estou achando chato e arrastado pra caramba. Vim ler as resenhas para saber se era só comigo... Gostei da sua resenha, traduziu minha impressão até aqui.

Ariana87 17/07/2021

Signos
Imagine um mundo onde o jovem místico venceu, as pessoas realmente são julgadas pelos seus signos e são obrigadas a agir conforme eles.
Parece idiota não é mesmo?
Mas essa história é uma paródia de nosso mundo, Ao mostrar um mundo regido e organizado pelo Zodíaco, Sam Wilson aproveita para destacar como o preconceito e a discriminação se fazem presentes de forma até natural em tudo que envolve a nós, humanos. Independente da forma como a sociedade decida se organizar, a dominação de fortes sobre fracos, a desigualdade entre ricos e pobres, a balança do poder e da corrupção sempre vão se fazer presentes. Nas entrelinhas do livro, fica uma mensagem um tanto pessimista de que a humanidade, no fim das contas, sempre encontra um jeito de driblar os ideais mais básicos de convivência igualitária.

Isabel 18/11/2022

Sensacional
O autor retrata uma sociedade distópica regida pelos signos do zodíaco. Cada signo tem seu destino. Gostei muito da escrita bem fluída, com assassinatos e corrupção.
Michela Wakami 19/11/2022minha estante
Que maravilha.???????

Fran Luchetti 08/11/2022

Domesticação Zodíaca
Jerry Burton é um detetive de San Celeste que investiga o assassinato do chefe de polícia, porém uma série de outros assassinatos se inicia, fazendo com que a astróloga Lindi Childs o auxilie nas investigações.
A história de Daniel Lapton é contada de forma paralela com alguns desfechos importantes para o desenvolvimento da história e, por fim, se cruza com a temática do livro.

O livro possui uma narrativa simples e que traz assuntos do cotidiano como preconceito, emprego, repressão policial e política, educação...
Há um tom original na escrita do autor que aborda diversas características de uma sociedade segmentada pela exclusão e rejeição, uma sociedade distópica em que tudo se define de acordo com sua data de nascimento, conforme seu signo vc sabe se vai ser rico ou se vai ser perseguido.

Boa Leitura!

Ana Carolina 10/04/2021

10/04/2021

Nath_s9 27/04/2023

Bom? Ruim? Não sei!
Assassino do zodíaco foi uma história que me prendeu bastante, apesar de ser bastante confusa. São vários personagens, muitas coisas acontecem ao mesmo tempo e quase desisti de ler.

helenacruz 21/04/2021

Previsível demais para um suspense
O livro retrata uma sequência de assassinatos em uma cidade em que a sociedade se divide por signos. De início estes assassinatos parecem sem relação, mas logo visualizamos algumas coincidências que mostram que eles estão mais ligados do que se imagina. O caso cai na mão do detetive Jerome e a astróloga Lindi, uma dupla que não me convence.
O livro têm muitos personagens, mas poucos personagens bons, sabe? Que te fazem torcer por eles, compreender o que está sendo dito. Na minha opinião, o melhor personagem é Cray e sua relação (até certo ponto) com Daniel.
A dupla principal (Jerome e Lindi) parecem coadjuvantes perto de outros, eles não tem uma parceria forte nem juntos nem individualmente. O livro traz muitas informações astrológicas confusas e pouco pertinentes para o enredo, sendo que o plot twist não é tão "plot" assim, pois desde as primeiras páginas você usando um pouco de raciocínio consegue ver o único que teria dinheiro, poder e motivos para ocasionar assassinatos em série.

O segredo do livro, está na linha do tempo. Isso achei bacana, estava me perguntando como o assassino poderia estar em tantos lugares ao mesmo tempo, quando você saca que o mistério desse livro é a ordem cronológica que não é revelada desde o início, percebe que este é o grande ponto do autor.
A relação de Daniel e Cray é muito bonita de se ver, e é ruim acompanhar a destruição disso pela ganância, vaidade e vingançã que Daniel tem com quem prejudicou sua filha. Mesmo assim, são os personagens com mais pontos altos no livro.
Bella 21/04/2021minha estante
O livro pode ser "ruim" mas o caso real é de deixar qualquer um maluco

helenacruz 22/06/2021minha estante
Olá Bella, esse livro não é sobre o Serial Koller famoso, é uma ficção mesmo, sem ser baseada em fatos reais

Carol 22/06/2023

Bem mais profundo do que parece
Eu achei que seria um livro simples sobre um assassino que mata pessoas de certos signos, mas o livro me surpreendeu por ser muito mais do que isso
Tem muita crítica disfarçada e permeia muito mais do que só os signos
Escrita muuuuito fluida, mas confesso que podia ser menor
As vezes tem umas enchidas de linguiça, mas nada que atrapalhe na continuidade da história

Maria; 19/01/2023

Eu simplismente amei esse livro, já tava com a expectativa alta antes de ler, por causa da sinopse e tals, e ainda assim conseguiu superar tudo.

Adorei a escrita, é descritiva na medida certa. Amei o enredo e como as "duas" histórias se cruzam, sem nenhuma ponta solta. Adoro que os capítulos não são longos (adoro isso em livros) e os personagens são incríveis, apaixonantes, uma hora você ta odiando eles e na outra ta achando "super sensato nunca errou".

Esse livro é muito MUITO bom
Mateuzinhz 19/01/2023minha estante
Oi pode curtir minhas últimas publicações pfvr

Isa 26/12/2022

Um livro muito cansativo. Tem muitos personagens, acaba deixando a gente muito confuso, eu demorei muuuuito pra ler. A história é interessante, mas faria em 120 páginas kkkk

Cams 10/01/2023

Nada do que eu esperava
Quando adquiri o livro, pensei que fosse sobre o assassino do zodíaco (amas jura??), o real no caso.
A princípio é claro, me decepcionei quando vi que não era (a culpa é unicamente minha, a criatura não lê a sinopse, né?).
O que aconteceu, foi que, eu me surpreendi. Embora a premissa não fosse nada do que eu tinha em mente, o assassino do zodíaco se mostrou um livro muito rico.
A divisão de classes que o livro retrata é algo chocante e é triste saber que é o retrato da nossa própria sociedade. É tão semelhante que chega a doer.
Voltando ao livro, o privilégio, o preconceito e privilégio entre as classes (no caso, signos), a marginalização da sociedade... Tudo é muito bem expresso, muito bem ilustrado.
E com essa premissa em mente, o autor conseguiu desenvolver um romance surreal.

Ele se trata de uma investigação que consegue despertar todos os sentidos. Você sente medo, ansiedade, angústia, apreensão... É tudo perfeito. Você se sente como os personagens e em alguns casos, ainda mais do que eles.

No fim, embora eu estivesse decepcionada no início, o livro de fato me surpreendeu, o autor se esforça em todos os detalhes, criando uma narrativa que segue uma linha contínua até o fim e que ainda sim, consegue te deixar com uma pulguinha atrás da orelha, sempre se perguntando o famoso "e se?".
Eu recomendo pra 🤬 #$%!& este livro, principalmente se gosta de todo esse lance de zodíaco.