Minha Jornada

Minha Jornada Donna Karan

Resenhas - Minha Jornada

MãeLiteratura 31/03/2018

Adorei esta biografia!!
Escolhi Minha jornada por dois motivos, adoro biografias e fiquei curiosa para saber mais sobre esta americana que sempre foi sinônimo de charme e sucesso. Não me decepcionei, pelo contrário, o livro me surpreendeu positivamente!

O livro foi uma leitura muito gostosa e fluida. Tive a impressão que Donna conversava comigo, contando sobre sua trajetória. Uma vida de escolhas, aprendizado e algumas cabeçadas pelo caminho. A autora é honesta e conta sobre passagens difíceis. Não mostra uma vida apenas glamourosa, embora viva cercada de luxo e dinheiro. Construiu uma família linda e um império graças a muito trabalho e dedicação. Embora conte sobre compras como uma Ducati, um Lamborghini, uma tela de Francis Bacon para presentar Stephan, seu marido e grande amor da sua vida, estas passagens fazem sentido dentro do seu contexto, não são apenas exibições e excessos.

Donna elegia SETE roupas ou produtos para definir suas coleções. Tive a idéia de usar esta fórmula nesta resenha para apresentar esta autobiografia para vocês. Vamos lá:
1) Donna nasceu no mundo da moda! Seu pai Gaby Faske (que faleceu quando ela era bem pequena), fazia roupas costumizadas. Sua mãe, Helen Faske foi modelo antes de se especializar em vendas.
"A moda era meu destino. Não exatamente um sonho. Era, na verdade, a última coisa que eu queria fazer. Tratava-se de algo óbvio demais. Previsível, fácil. Como muitas crianças eu desejava ser diferente dos meus pais" (página 25)
2) Sempre trabalhou com o conceito de roupas práticas, mas bonitas, diferenciadas e elegantes. Roupas que acompanham a mulher na yoga, no trabalho, numa recepção. Donna é uma designer que exala moda, beleza e refinamento.
3) Durante a leitura fica nítida sua busca por espiritualidade. Donna não tinha uma religião definida, mas sempre buscou inspiração e fortalecimento em diferentes áreas, inclusive no estudo da Kabala. Relata sobre caos e tempestade na sua vida e do seu marido e sua busca por equilíbrio e fortalecimento. Conta sobre seus encontros com o Dalai Lama e a emoção que despertam estes momentos únicos.

4) É praticante entusiasta de yoga. Adorei saber disso e do papel da yoga na sua vida! Conta que descobriu a yoga ainda adolescente e ficou apaixonada por ela desde a primeira aula. "Parecia uma espécie de dança, uma boa desculpa para alongar meu corpo e movimentar minhas pernas compridas. Não via nenhum elemento espiritual, o que foi uma vergonha: eu poderia ter iniciado minha jornada interior muito mais cedo! Ainda assim, eu tinha sido conquistada." (página 47)
5) Além de moda feminina, Donna desenvolveu áreas de sucesso dentro da sua marca. Moda masculina (foi a eleita para vestir Bill Clinton na sua posse e durante seu governo), produtos de beleza. Na finalização deste livro, desvincula-se da área de moda feminina, ficando com a Urban Zen, um novo conceito de moda e busca pelo equilíbrio.
6) Desenvolveu um trabalho muito interessante na área de ajuda humanitária. Projetos para arrecadação de verbas para estudos da AIDS, câncer e outras doenças, contam com sua participação e de amigos famosos, como Barbra Streisand, uma das suas melhores amigas.
7) Trabalho intensivo no Haiti e em catástrofes. Num dos terremotos que devastaram o Haiti, Donna arregaçou as mangas: " Mas fazer o que? Eu não iria preencher um cheque - não é assim que eu ajudo. Prefiro agir...Descobrimos que muitos grupos de asssitência estavam indo para lá e pus meu avião à disposição. Também juntamos tapetes de yoga, óleos e outros suprimentos para auxiliar os médicos e enfermeiras internacionais que deviam estar exaustos por trabalhar sem descanso. (Eles gostaram sobretudo da aromaterapia, por causa dos muitos mortos e corpos em decomposição). (página 394).
Para se ter uma idéia do envolvimento de Donna e sua equipe nestes trabalho, elas descobriram tendas para emergência (equipadas com suprimento prático como berços, cobertores e pratos), que poderia abrigar até 10 pessoas por vez e custavam mil dólares cada. Donna instalou uma na sua loja Urban Zen e mobilizou os amigos para angariar fundos e comprar uma tonelada delas! Achei lindo estes projetos.
Adorei a capa. Edição super caprichada e bem cuidada. Páginas amarelas, letras em tamanho confortável para leitura, bom espaçamento. Adorei as fotos pessoais, de campanha e outras recordações que recheiam o livro. Minha jornada foi escrito por Donna em parceria com a coautora, Kathleen Boyes, que é sua amiga há mais de 30 anos e isso contribuiu para um texto fluido e interessante. É uma leitura muito gostosa. Não se assuste com o tamanho do livro. A leitura é prazerosa e rende muito bem.
Gostei muito desta leitura e de conhecer o universo fascinante desta interessante designer de Nova York. Recomendo muito esta leitura para quem gosta de biografias, de moda e para quem quer uma leitura envolvente e diferente.

site: http://www.maeliteratura.com/2018/03/eu-li-minha-jornada-autobiografia-de.html