Odisseia

Ruth Rocha

Resenhas - Odisséia

Caio.Kenned 16/04/2024

Clássico dos clássicos
Além de comentar apenas pela sua influência, que é uma das maiores de toda a literatura; também acho bom dizer que, a Odisseia tem uma das histórias mais emocionantes, aventuradas e divertidas que eu já li. Não atoa o nome da obra virou sinônimo de grandes aventuras, a jornada de Ulisses de mil ardis sempre será lembrada, seja para o estudo literário, mitológico, ou apenas para se entreter lendo uma maravilhosa história (como no meu caso). Uma coisa a se dizer, é que, pelo menos que eu achei, esse livro é muito mais de boa para se ler do que a Ilíada, consegui em alguns dias ler +60 páginas, é uma leitura que eu senti ser menos densa e ?chata? como é na Ilíada, mas ainda acho ambos os livros pau á pau, os dois para sendo duas Obras-primas.

Andréia 15/04/2024

Grande obra
Uma leitura bastante longa e complexa, porém de uma qualidade incrível!
Odisseia conta todo o sofrimento que Odisseu passou nos 20 anos que ficou afastado da terra natal e da esposa. E foram muitos desafios a serem superados.
No início a leitura demorou um pouco para fluir, mas logo ela passa a ser interessante e você quer descobrir quando Odisseu chegará junto a sua amada.
Valeu cada minuto da leitura ?

Kaio 15/04/2024

Místico
Lembro-me de quando era criança e tive meu primeiro contato com os livros, num tempo em que o próprio livro era, para mim, uma grande novidade.

Os meus primeiros foram os livros de aventura. Achava fantástico quando do livro desapareciam as palavras e o mundo ao meu redor também desaparecia de tão imerso que estava nas imagens criadas no meu imaginário, conduzidas pela narrativa. "A gente até esquece que está lendo", sussurrava eu para ninguém quando saia do estado fantástico.

A gente cresce e perde um pouco a habilidade de ver o filme na cabeça enquanto lê. Imaginar exige tempo e exige desapego ao mundo. Temos pouco tempo e muito menos desapego ao mundo

A epopeia mística de Odisseu foi um resgate a esta experiência. Quase do começo ao fim, li esquecido que lia de tão imerso que fiquei. Dei-me o privilégio de desapegar do mundo por algumas horas e me deixei ser conduzido pelos versos de Homero, ele próprio tão místico quanto a obra.

PatrAcia157 09/04/2024

Desafiador!
Com toda certeza a leitura mais difícil da minha vida, foi uma descoberta incrível e interessante cada parte do livro, realmente a leitura vale à pena.

Emanuele 08/04/2024

Experiência incrível
Ler a Odisseia (e também a Ilíada) é algo que todos deveriam se propor um dia. Um desafio, com certeza. Não é um livro fácil ou raso. Mas você sai da leitura com a certeza que adquiriu um pouquinho mais de conhecimento sobre a história da humanidade.

Tive a oportunidade de viajar para a Sicília enquanto terminava o livro, o que me transportou ainda mais, ao pensar que poderia ver lugares e referências que constavam nesse livro milenar.

É mais ?tranquilo? ler a Odisseia do que a Ilíada. A Odisseia se assemelha a um livro de ?aventuras?. Mas ainda acho que meu preferido é a Ilíada.

Enfim, imperdível. Faça um esforço, com o tempo você se acostuma com a linguagem do poema, busque as referências (a internet ajuda muito) e com um pouco de disciplina dá certo. Demorei bastante pra ler porque por vezes deixava de lado e engatava em outras leituras, aí tinha que retomar voltando em boas partes? agora tenho vontade de reler de uma vez.

biasilmas 04/04/2024

Li so por causa da escola
Esperava menos não é um livro que me interessa muito, mas é interessante, inclusive na minha opinião penelope é muito mais fiel que odisseu

Aline Parreira 02/04/2024

A trajetória do herói Odisseu, que após 10 anos de Guerra de Troia, leva 17 anos para retornar para sua terra passando por muitas provações.
Ótima tradução da edição da Companhia das Letras.

Onassis Nóbrega 31/03/2024

Uma jornada inesquecível!
A Odisseia é o poema épico de Homero que narra o difícil retorno de Odisseu/Ulisses para casa após o final da guerra de Tróia. Semelhante à Ilíada, o outro poema Homérico que narra um evento da guerra, aqui temos os Deuses do Olimpo o tempo todo interferindo (na Ilíada, temos a impressão que tudo foi orquestrado por eles como um teatro). Aqui temos uma prevalência total de Atena, que protege Ulisses. A narrativa, aqui, é um pouco diferente. Na Ilíada, ela acontece linearmente e com foco nas batalhas e suas consequências, tendo vários personagens tão ou até mais importantes (Heitor?) que Aquiles. Aqui não. Ulisses é o protagonista, com seu filho e sua esposa como coadjuvantes de respeito. Neste poema, novamente, temos um reflexo da humanidade, com personagens imperfeitos, ora heróicos , ora com atitudes controversas. Um livro que serve tanto como aula de filosofia como com roteiro para um blockbuster cinematográfico (não sei como não teve um revival recente em filme ou série).
Novamente nesta leitura, usei duas traduções simultaneamente. Esta, do professor português Frederico Lourenço e a tradução clássica do brasileiro Carlos Alberto Nunes. E gosto de dizer o mesmo que digo na briga em Playstation e Xbox nos videogames: o cliente ficará satisfeito com qualquer das opções. O Frederico Lourenço é muito claro na sua tradução, sem perder a erudição. Carlos Alberto Nunes consegue manter uma leitura poética mais próxima, mas sem deixar de ser inteligível.
Quanto as edições, esta da Penguim (Frederico Lourenço) tem uma monstruosidade de textos de apoio. Mas desta vez preferi partir direto para o poema e estou lendo eles aos poucos. Capa mole (ruim, mas aceitável pelo preço), folhas de boa gramatura e amarelas. Não tem custo benefício maior.
Para a tradução de Carlos Alberto Nunes, usei duas versões: o box da Nova Fronteira, com os dois poemas Homéricos em capa dura e box rígido, que faz jus a uma obra desta decide magnitude e tb tem alguns textos de apoio. E uma versão do Kindle da Editora Sétimo Selo, com boa diagramação para o aparelho e tb textos de apoio e notas elucidativas na medida.
Não posso deixar de estimular a leitura deste clássico em quaisquer destas traduções acima.
Ellen Seokjin 01/04/2024minha estante
É muito bom quando a gente acerta na tradução, eu li numa da Cosac naify que encontrei. Vi que essa da penguin e companhia é bem elogiada. Não consegui avançar na edição da Nova fronteira, e também tentei em outra edição não lembro qual. Parei no canto 12, pretendo voltar quando estiver com paz de espírito pra continuar, ou seja, depois da minha prova. Se eu passar, lerei, se não, pena...?

Onassis Nóbrega 02/04/2024minha estante
Esta da Penguin é massa. Só não é melhor por não ser capa dura. Como um livro destes eu demoro e fico levando para vários cantos, acaba deteriorando aos poucos. Eu comprei a da Nova Fronteira na promo da Amazon bem barato. Queria ter o box e capa dura.

Victor108 31/03/2024

Pois ledo homem não vive e satisfeito
Fora da pátria amiga e dos parentes,
Bem que noutro país nade em riquezas.

Lorrane 22/03/2024

Leitura coletiva do meu coven.
Achei a leitura desse mais dinâmica do que a Ilíada, apesar de ser mais arrastado quando Odisseu chega em Ítaca.
Tenho críticas ao personagem, mas ignoro pois é um clássico kkkkkkkk
Amei poder ler mais sobre o comportamento da Deusa Perséfone e o Hades.

Marques 17/03/2024

Pensei que Homero fosse uma seca e enganei-me?
Tive de ler a Odisseia para a disciplina de Cultura Clássica, na faculdade. E devo dizer que gostei muiiito! A história é super envolvente! Claro que a linguagem do livro pode ser uma barreira? mas assim que se entra na onda é super cativante! Gostei imenso :)

Marcos.Gonçalves 15/03/2024

Uma Odisseia de leitura
Nunca imaginei ler um poema épico por tudo que falam. Que é complexo, que os nomes são difíceis, que tem que interpretar muito e etc. Sabendo disso, eu estudei sobre o livro antes de ler, e o que me ajudou muito foram os prefácios no começo e vídeos no YouTube. Depois de ter tido essa bagagem, me propus a ler um canto por dia pra não ficar tão difícil. Acontece que tava tão prazeroso que tinha dias que queria ler mais de um. Foram 24 dias (24 cantos) de pura poesia, aventura e uma leitura totalmente diferente de tudo que já li. Com partes que me lembram as escrituras da Bíblia, isso foi muito gostoso de ler e foi incrível ver como os deuses do Olimpo foram tão importantes e como esse livro influenciou tantas coisas (principalmente Percy Jackson) da nossa cultura pop. Odisseu depois de passar 10 anos lutando na Guerra da Tróia tem que ficar mais 10 anos lutando pra voltar pra casa, isso porque provocou a ira de Poseidon. É muito boa a leitura, o que tira um pouco o clima é que isso não é realmente pra qualquer um e não é pra qualquer momento. Você tem que dedicar um tempo pra ler de forma ativa, interpretar e ainda pode ser que vc não pegue tudo. Pra me ajudar eu vi resumos de cada canto no YouTube e na Wikipedia. Por ser mais trabalhoso, foi uma delícia, mas ao mesmo tempo cansativo.

Sa Klabacher 15/03/2024

Muito legal!
Li a Ilíada ano passado e foi um evento, porque sempre tive vontade e curiosidade de ler o livro original das histórias gregas mais conhecidas. Daí que então esse ano foi a vez de ler a Odisséia! Eu estava super ansiosa, principalmente porque eu já havia ouvido sobre a história do Ulisses desde pequena.

Gostei bastante desse livro, e acho que a melhor parte ficou entre os primeiros cantos e aqueles do meio (o final achei meio paradão). O que eu gosto - e ainda assim sempre me pega de surpresa - é que o livro não começa por onde a gente espera que ele vá começar (por exemplo, exatamente no fim da Guerra de Troia): ele parte do meio da jornada e conta como forma de lembranças as aventuras anteriores. Acho que isso me deixou mais presa na história, me deixou mais ansiosa pra saber o que aconteceria depois.

A vibe da escrita é exatamente a mesma da Ilíada, por isso que acho que peguei o ritmo desse bem mais rápido do que o primeiro. Ainda assim, sinto que a Ilíada ocupa um espaço maior no meu coração, porque os eventos são mais trágicos e mais de vida ou morte, o que deixa tudo mais intenso. Ainda assim, é uma ótima leitura, e recomendo a quem tem interesse!!